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sábado, 28 de janeiro de 2012

Prossigo Para o Alvo: Robson Silva pergunta

Perfil no Blogger: São Paulo, SP, Brazil. 38 anos, casado há 18 com Vera Carvalho, pai de 3 joias, membro da Assembleia de Deus Ministério de Cubatão; Presbítero; Líder de Missões e Superintendente da EBD. Bacharel em Direito. Servo abnegado. Editor do blog Prossigo para o Alvo.
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Graças ao mundo virtual, tenho contato com o preclaro irmão em Cristo Robson Silva desde o primeiro semestre de 2007. Nosso contato em comum é o ilustre Pr. Carlos Roberto (Point Rhema).
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Por algumas vezes, tive a honra de recebê-lo no Belverede, comentando meus posts. E estive fazendo o mesmo no blog dele. Para mim, essa honraria voltou a acontecer ontem, na postagem que eu escrevi sobre a lição nº 5 da escola dominical.
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Achei por bem transformar o comentário dele e as minhas respostas em um post, assim como foi o tratamento que ele disponsou para mim.
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Robson: Meu prezado amigo Eliseu, Graça e Paz! É possível que minhas palavras não caibam em um único comentário então vou divídí-lo. Também sou pela moderação, pelo verdadeiro ensinamento bíblico – que é segundo a doutrina de Cristo, pela transparência na administração da "bolsa" e por uma homilética coerente e condizente com uma hermenêutica não viciada, não soberba, não interesseira, não fadada a defender um objetivo pessoal, não particular: “Sabendo primeiramente isto: que nenhuma profecia da Escritura é de particular interpretação.” (2Pe 1.20).
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Belverede: Prezado irmão, nos esforçamos para que seja assim. Anunciamos o Evangelho e porfiamos para viver o que é anunciado.
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Realmente é importante trabalhar em favor dos interesses do reinado de Deus entre nós. Muitos entram no ministério cristão, como é o caso de um pedreiro que convivi no passado, que andava de fusquinha. De evangelista a pastor, de pastor de igreja para pastor setorial, e quando isso aconteceu se desligou da CGADB e, dizem, "vendeu" o ministério. Escândalo nacional em rede de televisão. Após isso, se arrependeu e quis reaver o que havia vendido. O povo o rejeitou, fizeram uma Assembleia Geral Extraordinária (AGE), aberta para os membros, e o excluíram daquela igreja.
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Robson: 1. Por que o evangelho de Cristo precisa ser anunciado sobre uma plataforma antropocêntrica e egoísta (RECEBER) e não cristocêntrica e altruísta (DAR)? (At 20.35).
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Belverede:  Atos 20.35 apresenta duas bem-aventuranças pronunciadas por Jesus Cristo. Daquele que dá e daquele que recebe. Ambos são bem-aventurados. Nem todos que recebem são egoístas, se seus corações são abertos ao compartilhamento daquilo que receberam.
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Penso que é preciso cuidado ao tocar no assunto do antropocentrismo. Alguns confundem o que venha ser. Tenho encontrado quem esteja defendendo a Doutrina da Gnose em nome da prática do cristocentrismo. Escrevi sobre isso, é uma das postagens escritas como subsídio ao 1º trimestre de 2012 da EBD / CPAD. Conferir: Prosperidade Versus Doutrina da Gnose.
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Robson:  2. Por que prosperam sobremaneira os defensores da chamada Teologia da Prosperidade a ponto auferirem para si fortunas incalculáveis, bens supérfluos e geradores de custos insuportáveis (imagina quanto custa manter uma aeronave particular, ou o IPVA de um SUV blindado), sabidamente às custas de DOAÇÕES de fiéis seguidores de suas doutrinas? (Is 55.2; At 8.20).
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Belverede: Olhando o movimento que diz fazer apologia ao Evangelho e se coloca contra a Teologia da Prosperidade, vejo que não existe uma militância uniforme. Muitos se posicionam contra a TP. Mas quando fazemos observação e comparação geral dessa gente, eles apenas parecem um grupo, defendem e atacam  conceitos doutrinários que se chocam entre eles mesmos.
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Sobre doações: Elas são voluntárias, feitas por pessoas maiores de idade, independentes, em um país em que há liberdade de culto. O dinheiro é do doador, que não pede assessoramento financeiro de ninguém. Quem sou eu para me intrometer nesta relação? Prefiro não opinar em vida alheia.
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Além disso, é um preconceito pensar que os doadores são gente sem personalidade própria, uma massa da marionetes nas mãos de quem recebe as doações.
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Sobre fortunas: vivemos num Brasil em que há um abismo entre ricos e pobres. Para uns, R$ 600,00 representa o salário mensal, para outros é o preço de um jantar na companhia da esposa na região dos Jardins, na cidade de São Paulo. Neste cenário - eu que não sou pastor e nem penso em ser - sou da ideia que o pastor deve ter uma vida digna, com um bom ganho mensal. Escrevi sobre isso detalhadamente em Dezembro de 2011: Pastor Evangélico em tempo integral.
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Sobre aeronave e carro blindado: Cada ministro tem um ministério característico, dentro do cenário socioeconômico brasileiro, onde existem muitos com pouco e poucos com muito. Se o líder lidera uma membresia paupérrima, 50 membros, será um erro locomover-se em automóvel importado e avião. E se a membresia é abastada, em número bastante expressivo em território nacional e estrangeiros, ele não deverá locomover-se em Fiat 147. É preciso olhar os contextos.
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Robson: 3. Por que a Teologia da Prosperidade não funciona como uma “montanha russa”, com seus disseminadores abrindo mão vez ou outra de TUDO O QUE TÊM em favor dos pobres – como os vistos no referido vídeo do You Tube – a fim de MATAR a fome dos que MORREM por causa dela? Será que DEUS não os RESTITUIRIA, cem vezes mais? (Mc 10.21).
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Belverede: Amigo, essa ideia de abrir mão de tudo é antibíblica. Parece ter origem no catolicismo de São Francisco de Assis.
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Jesus ensina diferente: "E Pedro começou a dizer-lhe: Eis que nós tudo deixamos, e te seguimos. E Jesus, respondendo, disse: Em verdade vos digo que ninguém há, que tenha deixado casa, ou irmãos, ou irmãs, ou pai, ou mãe, ou mulher, ou filhos, ou campos, por amor de mim e do evangelho, que não receba cem vezes tanto, já neste tempo, em casas, e irmãos, e irmãs, e mães, e filhos, e campos, com perseguições; e no século futuro a vida eterna - Marcos 10:28-30.
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Sobre o vídeo no YouTube, fiz o seguinte comentário em Novembro de 2011: Claudio Pimenta aos trancos e barrancos. Não sei ao certo a quem o Pimenta se dirige, mas sei que existem igrejas perto da região mencionada por ele, essas que são classificadas como neopentecostais e professoras da TP.
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Robson: "4. Por que a LEI MAIOR da Teologia da Prosperidade, a da SEMADURA, não se aplica da mesma forma aos disseminadores da doutrina? Não deveriam eles também SEMEAR proporcionalmente àquilo que colhem, preferencialmente nas vidas dos fiéis e não nos próprios bolsos ou de seus parceiros ministeriais? (Ef 4.28).
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Belverede: Quem sou eu para dizer se fulano Y ou fulano X não pratica o ato do dízimo e o ato das ofertas? Não tenho essa capacidade para saber tudo, sou pó.
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Sabemos que a onisciência pertence exclusivamente ao Senhor. Portanto, ambos concordamos que apenas Ele, e quem estiver gozando da intimidade de Y e X, têm condições para dizer que não ou que sim.
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Lembro-me da época que ocorreu o grande terremoto no Haiti. Fazendo parte de uma comunidade do Orkut, encontrei um tópico com diversas pessoas criticando um determinado evangelista. Comentavam a calamidade e perguntavam, em tom de cobrança, porque o fulano X, que havia comprado um jatinho não fazia nada a respeito. Sabia que o mesmo havia enviado um grupo de socorro por conta própria, as  pessoas enviadas eram enfermeiros e médicos. Ele não fez propaganda "olhem, sou bonzinho", como fazem alguns atores de Hollywood nessas horas...  Então, o óbvio é: às vezes esquecemos que não é porque não sabemos que algo acontece, que este algo não está acontecendo ou aconteceu.
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As igrejas que eu conheço em São Paulo praticam obras assistências. Os membros em crise financeira não são deixados em esquecimento. Mas não tenho como comentar de ministérios que não possuo informação alguma da rotina deles.
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Eu sou da seguinte ideia: todo ofertante e dizimista precisa saber se o ministério onde contribue presta assistencialismo em favor dos membros. Se não fizer isso, ele deve mudar-se de congregação, ir para onde os pobres não são esquecidos.
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Eu sei de líderes que "semeiam" em ministérios de colegas líderes. As ofertas vão para quem eles gostam. É assim comigo e com você também. Sua oferta não vai ao ministério do pastor que não se simpatiza. E está certo em ser assim, porque é preciso contribuir com alegria.
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Robson: 5. É lícito, justo e ético barganharmos com DEUS a oferta ou a contribuição espontânea em favor de Seu Reino (leia-se Igrejas) na Terra, mas não em favor dos pobres miseráveis que diuturnamente morrem de fome na África, Ásia, Oriente Médio e outros rincões a fora? Não deveriam os defensores da TP organizar campanhas contra a fome, a pobreza a falta de abrigo o desemprego, ao invés de Campanhas vultuosas de R$1.000,00, R$911,00, R$900,00, R$600,00 + uma Bíblia capaz de extirpar a pobreza da vida dos fiéis? (1Tm 6.18).
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Belverede: Ser filantropo é algo bom e bonito. Muitos ricos fazem isso para garantir uma boa aparência na foto social. Uma boa devolução do imposto de renda está garantida, uma parte do que foi volta.
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A missão da Igreja não é levantar fundos para tentar acabar com a miséria do mundo. Paulo ensinou que os pastores devem cuidar daqueles que são servos de Jesus Cristo (1 Timóteo 5, capítulo inteiro).
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Falamos da África, o métodoo cristão é estabelecer igrejas lá, e aos africanos que se convertem prestar a assistência social necessária. Isso acontece hoje. Mas é muito complicado. Há convertidos polígamos, com mais de uma família constituída legalmente... O problema é bem mais complicado do que imaginamos!
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Robson: Muitas outras questões poderiam ser formuladas para refutar a Teologia da Prosperidade (não da verdadeira prosperidade à luz da Bíblia) tal como ela é apresentada e aplicada por seus defensores. No entanto, para não tornar cansativa e enfadonha a leitura vou me ater a essas somente.
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Belverede: Sinta-se livre para se manifestar quando julgar necessário.
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Falando do geral, não especificamente. O problema na questão dessa refutação é que muita gente não conhece a Bíblia Sagrada suficientemente para elaborar conteúdo próprio. Vemos cópias de cópias. Existem muitos "Loros Josés" por aí. Mas ninguém vê quem é o manipulador desses bonecos.
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Outro dia, quis rastrear.  Usa-se textos de terceiros sem dar créditos... Reservei tempo, quando cheguei ao fim do fio de novelo embaraçado, descobri um site ateu como fonte, que provavelmente também deveria ser de um homossexual. A questão da preferência sexual não ficou confirmada.
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Robson: Sabedor que sou do equilíbrio e bom senso com que debates temas tão ácidos, e da tua simpatia pelo Pr. Silas Malafaia, me antecipo em dizer que as questões acima não dizem respeito exclusivamente às suas doutrinas, mas a de todo aquele que de alguma forma defende ou pratica a TP em substituição à cruz de Cristo.
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Belverede: Amigo, sou simpático até com os que se comportam como inimigos. Deus vive em mim. Difamaram-me? Minha oração: Senhor, me guie para encontrar pontos positivos na vida dessa pessoa para que eu possa falar bem dela sem mentir. Acusaram-me injustamente? Senhor, me ajude a não deixar crescer uma raiz de amargura e possa continuar levantando minhas mãos em seus cultos sem ira e nem contenta.
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Sobre Malafaia. Existe alguma identificação com ele. Mas não é plena, como não é plena com ninguém. Meu coração é inteiro só para Jesus. Como me identifico? Antes de Malafaia entrar nessa briga do PL 122/2006, eu já estava dentro usando Internet. Sou um nada, e a minha militância parecia invisível naquela época. Tenho ameaça de processo por causa disso, assim como ele tem...
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Além disso,  tendo muitos conhecidos que participam da CGADB, percebo que muitas ações contrárias a Malafaia são motivações da política eclesiásticas e a praça comercial.
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Ele desfiliou-se da convenção assembleiana, mas muita coisa ainda está aí como ecos de braçadeiras em portas enferrujadas. Não pretendo tomar partido de um ou outro lado. E a minha imparcialidade incomoda alguns.
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Ele é dono de publicadora de livros e lojista. O marketing negativo, tão presente no mundo secular também é usado no meio cristão. Triste!
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A boa apologética trabalha com o conhecimento pleno sobre quem é o alvo da critica, olha o todo, e faz isso sem parcialidade, sem interesse pessoal.
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Sem ser específico. Temos na atualidade muitos "Apologetas de Youtube". tem muita gente deixando que vídeos editados formem as suas cabeças e dirijam as suas vidas. É impressionante!
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Certa vez, conversava com um eminente membro da Convenção Geral das Assembleias de Deus no Brasil. Ele revelou crer que o re-te-té era uma movimento de origem entre os neopentecostais, mais precisamente na Igreja Internacional da Graça de Deus e na Igreja Universal do Reino de Deus. Ledo e crasso engano! E... o tal é formador de opinião entre os assembleanos. Refutei-o!
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Sei que se um sapatinho de fogo quiser fazer show nas reuniões da IIGD e IURD, são orientados a calar e manterem-se em seus assentos prestando atenção na mensagem. Minha refutação se confirmou dois anos depois. Edir Macedo usou o jornalismo da Rede Record para criticar o re-te-té, até considerando quem rodopia, pula, grita, como gente possessa. RR Soares também se manifestou contra publicamente, porém, com mais brandura.
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Robson: “Porque para mim tenho por certo que as aflições deste tempo presente não são para comparar com a glória que em nós há de ser revelada.” (Rm 8.18).
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Belverede: Amém!

Vitória no deserto - Ministério Hebrom

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Divulgação
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O grupo Ministério Hebrom faz parte de Igreja Assembleia de Deus Ministério Hebrom e faz parte do staff da gravadora Patmus Music.

Fonte: Eliseu07 Rede Social com slideshow e legendas de Canal Mel Barros Demais

E.A.G.

Edméia Williams: O governo começou o que estava pronto!

"O governo é inteligente, começou pelo que estava pronto".

Edmeia Williams, falando sobre a pacificação do Morro Dona Marta, que de área dominada pelo tráfico voltou a ser lugar de domínio do governo e foco turístico. Resposta em uma entrevista concedida  ao Presbítero Daniel Sacramento, no programa Verdade e Vida, da Igreja Presbiteriana do Brasil, transmitido em 28 de Janeiro de 2012 pela RedeTV!.

A entrevistada é missionária, fundadora da instituição Casa de Maria e Marta, presta assistência social há 22 anos, para crianças, na comunidade Dona Marta, em Botafogo, Rio de Janeiro. As portas estão abertas entre segunda e sexta-feira para meninos e meninas, até 14 anos. Quando não estão na escola, recebem três refeições diárias, reforço escolar e participam de atividades promovidas pelo projeto.

E.A.G.

Resposta branda

Existe um hino que possue um verso assim: "Tenha a paciência de Jó". Eu prefiro me espelhar na paciência de Jesus Cristo.

Muitos anos atrás, algumas vezes ouvi um programa humorístico de rádio em que havia um quadro chamado Perguntas Idiotas, Respostas Cretinas.

O bobalhão:

- Por que cachorros latem?

O cretino:

- Porque você não ensinou nenhum deles a miar.

Jesus Cristo é o nosso Mestre em relações interpessoais. E nesta função se apresentou como manso e humilde. Tinha paciência para dispensar uma boa lição em todas as situações que apareciam diante da agenda diária. Agendas das pessoas que procuravam por Ele! Ele doou espaço de seu tempo, o tempo que Deus lhe deu nas 24 horas de todos os dias em que viveu na terra.

Certa vez, fui repreendido pelo Senhor. Eu não estava com paciência para compartilhar meus conhecimentos. "O pouco que você sabe é muito para quem não sabe nada". É importante compartilhar o que sabemos, principalmente os conhecimentos das Escrituras Sagradas.

Donald Weiss, escreveu o seguinte sobre relações interpessoais: O processo de mudança real inicia-se quando você reconhece que a única pessoa sobre a qual exerce algum controle significativo é você mesmo - e sabe o que é tentar mudar a si mesmo e sua personalidade. ¹ Realmente, com critério razoável, é necessário adaptar-se para ser ouvido. Ao se comunicar, Jesus usou a figura da semente entre os agricultores; da ovelha entre os pastores.

Em família:

"O homem de bem deixa uma herança aos filhos de seus filhos" - Provérbios 13.22. A maior herdade que alguém pode deixar para seus descendentes são as lições morais.

Os bons exemplos são imprescindíveis para a formação de um bom caráter dos filhos, é necessário ensinar a fazer fazendo: trabalhar dignamente; prometer e cumprir as promessas; estender as mãos a quem precisa.

Na sociedade:

"Lembra-te de que Jesus Cristo, que é da descendência de Davi, ressuscitou dentre os mortos, segundo o meu evangelho" - 2 Timóteo 2.8.

Diante deste mundo em crise, das palavras ríspidas, das intrigas, contendas, setas de ódio e invejas, é importante fazer uso de todos os lugares, reconhecer os momentos oportunos, para falar do plano da salvação aos que nos rodeiam.

Seja articulador de boas respostas em todos os lugares. Na escola, no ambiente do emprego, no trânsito, nos hospitais e prisões. As almas clamam sem pronunciar perguntas sobre a existência além-túmulo.

 "Tudo fez formoso em seu tempo; também pôs a eternidade no coração do homem, sem que este possa descobrir a obra que Deus fez desde o princípio até ao fim". Eclesiastes 3.11(ARA). Mostre para elas o plano da salvação, pois você tem a resposta na Pessoa do Espírito Santo que mora em seu coração.

Quando o ser humano está atolado no pecado, não tem forças para pedir socorro espiritual. O cristão que passa a aproveitar as oportunidades é sábio, se transforma em ganhador de almas (Provérbios 11.30).

Não se preocupe em demasia com os resultados de evangelismo, ocupe-se em se consagrar orando antes de evangelizar. O interesse maior por resultados positivos é do Senhor, e Ele fará a parte dEle.

E.A.G.


Veja outras reflexões sobre a importância da resposta branda: Belverede.
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1 - Donald Weiss, Convivendo com gente difícil, Círculo do Livro, 1986.



O Anticristo e os anticristos

Muita gente não compreende a razão da existência de diversos Herodes, antes, durante e depois de Jesus Cristo. Alguns confundem pensando que era apenas um.
Os Herodes eram de uma linhagem edomita de reis que dominaram a Judéia sob o governo romano:

Herodes, o grande: - 37 - 3 a.C.
Responsável pela morte dos meninos de Belém. Herodes Antipas (filho) Matou João Batista (Mc 6:14-29 e escarneceu de Cristo (Marcos 6.14-29; Lucas 23)

Herodes Agripa I (neto)
Matou o apóstolo Tiago, recebeu a glória do povo durante um discurso e morreu comido de bicho (Atos 12.1-2)

Herodes Agripa II (bisneto)
Perante quem Paulo foi julgado.

Além desses, outros Herodes, governaram a Judéia .

Eu me lembro que em escatologia, temos a abordagem dizendo que na Grande Tribulação se levantará alguém, usado diretamente pelo diabo, que será considerado o salvador da humanidade - porque resolverá os problemas midiáticos da economia global. Este, tem a alcunha de o Anticristo e será adorado pelo mundo, aceitará toda a adoração e a exigirá também.

Mas, lendo as cartas do apóstolo João, lembro-me, que entre nós, hoje, na Dispensação da Graça, há muitos anticristos. Eles usam o poder que têm para atrapalhar o crescimento do cristianismo. Às vezes é o poder político, às vezes é alguma espécie de influência social dentro do raio de ação em que vivem e convivem com cristãos. Descrevendo-os melhor: convivem contra cristãos.

A família de Herodes é um exemplo desses anticristos.

Fonte: Manual Bíblico; Halley, Henry H. via Genivaldo Tavares de Mello

sexta-feira, 27 de janeiro de 2012

EBD 2012 - As Bênçãos de Israel e o que cabe à Igreja

A lição nº 5 da revista Lições Bíblicas  A Verdadeira Prosperidade, a ser apresentada em Janeiro de 2012, tem como título As Bênçãos de Israel e o que cabe à Igreja, comentada por José Gonçalves.

Até o momento, considero que esta é a melhor matéria da série de doze lições, como também as anotações do autor na revista Ensinador Cristão, ano 13, nº 49, página 38.

Gonçalves transcorre sobre a ordem que Abraão recebeu de sair de Ur dos Caldeus - atualmente Mugheir - às margens do rio Eufrates, sem nenhuma expectativa de receber recompensas financeiras e nem ter o endereço para onde ir (Hebreus 11.8).

É importante considerar que descobertas arqueológicas de Ur dos Caldeus revelam que a região em que Abraão habitava era uma sociedade desenvolvida e próspera. Foram encontradas muitas habitações cheias de conforto. Foi em Ur dos Caldeus que surgiu os tijolos de alvenaria, usado em todo o mundo, até os de hoje. Lá, ao contrário do restante da Mesopotâmia, haviam construções arquitetônicas de três andares e muito luxuosas.  ¹  Era a capital dos simérios por volta de 3.500 a.C.. Segundo Sir Leonard  Wooley, arqueólogo, foi encontrado na cidade muitos vestígios de uma grande enchente, que continua ainda hoje a ser investigada. ² Abraão deixou isso para trás ao atender a voz de Deus. Essa atitude lhe foi imputada como justiça.

Abraão peregrinou em busca de um lugar aqui na terra, porém, o cristão tem dupla cidadania. É cidadão da terra e do céu. Vive neste mundo com a perspectiva de ir morar com o Senhor, pela fé é um peregrino em busca de uma posse espiritual.

Nesta manhã, tive a oportunidade de conversar com uma pessoa sobre interesses materiais e interesses espirituais. Eu lembrei da questão dos graus de importância entre a primeiro e a segundo interesse. E, em determinado momento nos ativemos em Hebreus 10.32-35, o período em que os servos de Deus que se curvaram ao senhorio de Cristo sofriam perseguição feroz, perdiam bens e até a própria vida por causa da confissão de fé. Eles sabiam priorizar muito bem entre os valores das esferas no âmbito do efêmero e do eterno.

Está escrito assim: "Lembrem do que aconteceu no passado. Naqueles dias, depois que a luz de Deus os iluminou, vocês sofreram muitas coisas, mas não foram vencidos na luta. Alguns foram insultados e maltratados publicamente, e em outras ocasiões vocês estavam prontos para tomar parte no sofrimento dos que foram tratados assim. Vocês participaram do sofrimento dos prisioneiros. E, quando tudo o que vocês tinham foi tirado, vocês suportaram isso com alegria porque sabiam que possuíam uma coisa muito melhor, que dura para sempre. Portanto, não percam a coragem, pois ela traz uma grande recompensa" (NTLH).

Pela tarde, um link publicado na minha rede no Facebook me levou ao blog do Pr. Ciro Zibordi. E lá, li uma parágrafo que se encaixou no que eu havia comentado pela manhã.

É o seguinte: "Concordo que todo o extremismo é perigoso, como disse Silas. Não é porque sou contrário à teologia da prosperidade que serei, por causa disso, favorável à teologia da miséria. Afinal, a Bíblia diz que devemos nos contentar com o que temos, e não nos conformar com o que temos (Fp 4.11-13; 1 Tm 6.8-10). Conformar-se é uma coisa. Contentar-se, outra. Posso estar contente com um carro velho, pois o contentamento vem do Senhor. Mas não preciso me conformar com isso, pois Deus pode me dar um carro melhor".  ³

Confira todas as abordagens sobre as matérias da revista no blog Belverede: EBD 2012 primeiro trimestre: Verdadeira prosperidade - vida cristã abundante.

E.A.G.

1 - Wikipedia http://pt.wikipedia.org/wiki/Ur_dos_Caldeus
2 - David Conrado Sabbag, Minidicionário Bíblico, Difusão Cultural do Livro
3 - Ciro Sanches Zibordi, Blog do Ciro, Considerações sobre Silas Malafaia e a Teologia da Prosperidade, http://cirozibordi.blogspot.com/2012/01/algumas-consideracoes-sobre-o-pastor.html

Crente vegetariano e crente carnívoro (onívoro)


Antes de tudo, quero relembrar a todos que Deus é sábio. Ele criou o estômago, o paladar e as comidas, colocou o ser humano no topo da cadeia alimentar.

Tantos as carnes quanto os vegetais possuem valores nutritivos para o ser humano:

Vegetais: proteínas, carboidratos, lipídeos, vitaminas e sais minerais;

Carne: água, proteína, lipídeos, vitaminas, e minerais.

Sou um cristão que come carnes e tenho total respeito pelas pessoas que escolhem viver a vida como vegetarianas. Gosto não se discute.

Sou aquele que classificam como onívoro. Isto é, eu como de tudo. Mamíferos, répteis, aves e anfíbios. Também aprecio plantas e os produtos delas: frutas, legumes, verduras, hortaliças, tubérculos. Mas, ainda não tive coragem para experimentar o gafanhoto, inseto predileto do profeta João Batista, que apesar de não comer carne, vestia-se com pele de animal. (não tenho esses sonhos de consumo alimentar e nem de moda!). Mateus 3.4; Lucas 7.33.

Apesar de me alimentar com carnes vermelhas e brancas, não sinto falta delas. Aceito de bom grado os pratos contendo vegetais e legumes. Mas também não sinto falta e nem faço questão por ter apenas eles. Aprendi que a porção mais rica nutricionalmente é o prato que contém o maior número de cores. Então, gosto mais do almoço ou jantar cuja refeição é multicolorida, não pelo sabor, mas porque sei que é o mais saudável para mim.

Ao ler a Bíblia Sagrada, eu me lembro que no princípio o Criador da fauna e da flora manifestou o desejo que o ser humano fosse vegetariano, mas depois do dilúvio determinou que comesse carne (Gênesis 1.29-31; 2.9, 16; 3.2-3). Encontramos nas Escrituras Sagradas muitos registros sobre a liberdade cristã quanto às preferências pela comida.

Não existe da parte do Senhor uma receita culinária, orientando a comer, ou deixar de comer, vegetais ou carne. Existe regramento sobre quais condições das carnes que devem ser comidas e a proibição de beber sangue.

Atos 21.25: "Quanto aos gentios convertidos, já lhes escrevemos a nossa decisão de que eles devem abster-se de comida sacrificada aos ídolos, do sangue, da carne de animais estrangulados e da imoralidade sexual".

Quanto à culinária, existe a proibição contra quem queira acabar com a liberdade que o cristão tem para alimentar-se. Ninguém tem base doutrinária para criar regras sobre o que o cristão deve ou não ingerir. Não há nenhuma pessoa sobre a terra com autoridade espiritual que possa apresentar base doutrinária impondo diretrizes sobre o que o cristão possa comer ou precisa evitar comer.

As Escrituras são duríssimas contra aqueles que tentam restringir a liberdade à mesa. 1ª Timóteo 4.1-5, veja: “O Espírito diz claramente que nos últimos tempos alguns abandonarão a fé e seguirão espíritos enganadores e doutrinas de demônios. Tais ensinamentos vêm de homens hipócritas e mentirosos, que têm a consciência cauterizada e proíbem o casamento e o consumo de alimentos que Deus criou para serem recebidos com ação de graças pelos que crêem e conhecem a verdade. Pois tudo o que Deus criou é bom, e nada deve ser rejeitado, se for recebido com ação de graças, pois é santificado pela palavra de Deus e pela oração”.

Em Atos 10.9-16, encontramos a passagem em que o apóstolo Pedro tem um arrebatamento de sentidos e recebe uma revelação por três vezes seguidas de uma voz que lhe diz: "mata e come". A voz manda-o matar e comer animais de todas as espécies, todos as espécies de animais que a religião judaica considerava, cerimonialmente, limpos ou imundos.

Quem quer ser vegetariano, seja. Quem é carnívoro, que coma carne. Onívoros, bom apetite! Referências: Neemias 8.10; Jeremias 17.1; 29.5; 1 Coríntios 10.25.

Há proibição dos excessos alimentares. A glutonaria é pecado. Deus não aceita os glutões, sejam eles apreciadores dos vegetais ou da carne (Gálatas 5.16-23). Aqui na terra, carnes e vegetais fazem parte do cardápio do cristão, mas quando chegarmos no céu não teremos mais fome (Apocalípse 7.16).

O apóstolo Paulo defendeu a preferência e a liberdade gastronômica do cristão, portanto, que o gosto culinário de cada um não seja pretexto para contendas.

“Porque um crê que de tudo se pode comer, e outro, que é fraco, come legumes. O que come não despreze o que não come; e o que não come, não julgue o que come; porque Deus o recebeu por seu” - Romanos 14.2-3.

A única espécie de carne condenável nas Escrituras Sagradas é no sentido simbólico. O Novo Testamento usa o termo "carne" para designar o desejo do coração humano para pecar (Gálatas 5.16-23).

E.A.G.

O pastor, o evangelista e a fama

Malafaia aceita posar ao lado de
 assembleiano do ministério AD Belenzinho
 na Expo Cristã 2011 - SP
Não devemos querer agradar todas as pessoas sempre e em tudo, mas ao Senhor sim.

Cheio do Espírito Santo e de ousadia, o apóstolo Pedro disse aos religiosos judaicos que importa obedecer a Deus e não aos homens.

O contexto dessa frase sobre obediência e desobediência (agrado / desagrado) refere-se à proibição que o apóstolo havia recebido, queriam que ele parasse de pregar o Evangelho. Os sacerdotes judeus queriam impedir que a liderança cristã parasse de anunciar Jesus como Senhor e Salvador. Mas alguns interpretam a frase de Pedro equivocadamente. Usam a conotação de uma intenção de ser agradável às multidões com o objetivo de conquistar a fama pela fama, o comportamento de ser simpatico a qualquer preço para receber massagem de ego. (Atos 5.29).

Pedro, obedecendo ao Senhor, fez o papel do bom evangelista. Pregou a Palavra, desagradando os líderes judaicos e obedecendo a Deus. Com a pregação dele, o Espírito convenceu três mil pessoas de uma vez só a se tornarem servos do Todo Poderoso, e o número passou para quase 5 mil almas em pouquíssimas horas.

Em obediência a Deus, Pedro, o humilde pescador galileu, ficou popular entre os israelitas e estrangeiros, entre todos da sua geração. Conferir: Atos 2.41; 4.4.

Isto posto, vamos para a questão da administração da popularidade, surgida ao pregar o genuíno Evangelho do Senhor.

Jesus deu atenção para sua imagem. "E aconteceu que, estando ele só, orando, estavam com ele os discípulos; e perguntou-lhes, dizendo: Quem diz a multidão que eu sou? E, respondendo eles, disseram: João o Batista; outros, Elias, e outros que um dos antigos profetas ressuscitou. E disse-lhes: E vós, quem dizeis que eu sou? E, respondendo Pedro, disse: O Cristo de Deus - Lucas 9.18-20.

Quando mais jovem, usei os púlpitos para pregar. Algumas vezes pessoas vieram a mim com um carinho imenso, dando depoimentos de fatos bons que aconteceram na vida delas por causa da ministração da Bíblia Sagrada feita por mim. Sei que foi o Espírito em mim, transfiro essa glória ao Senhor.

Imagine quem faz uso de uma televisão para anunciar o Evangelho, quantas pessoas são alcançadas e ficam afeiçoadas e gratas. Deus usa bastante os televangelistas famosos através da alta projeção  de visibilidade que eles têm.

O Evangelho produz fama aos que o anunciam. O pregador tem rosto, tem nome. Quem prega a Palavra e é usado para a libertação dos perdidos, ganha a afeição de quem foi abençoado por intermédio de seu ministério.

A fama do ministro da Palavra é inevitável quando Deus o usa. Cabe ao homem que está em notoriedade cuidar de sua imagem pessoal, com vista a não servir de tropeço a ninguém e não ser envergonhado.

"Procura apresentar-te a Deus aprovado, como obreiro que não tem de que se envergonhar, que maneja bem a palavra da verdade" -  2 Timóteo 2.15.

Ser famoso não é uma situação má, se a notoriedade é usada para expandir a mensagem do Evangelho.

E.A.G.

quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

O Evangelho de Cristo é poder de Deus entre os homens


Sobre o Evangelho que Jesus pregava, lembro-me da ocasião em que João Batista estava preso, e enviou a Jesus um grupo para perguntá-lo se Ele era o Messias ou não. Jesus respondeu que no ministério dEle os cegos enxergavam, os mudos falavam, os surdos ouviam e os aleijados voltavam a andar, os mortos ressuscitavam.

Tal resposta é no sentido de que o verdadeiro ministro cristão prega com a presença do poder de Deus agindo junto com a pregação. Em outra ocasião Jesus disse que os sinais acompanham aos que creem. Referências: Mateus 11.1-6; Marcos 16.17.

Hoje em dia, vemos alguns pregadores condenarem o cristão doente que deseja a cura, dizem que a doença é uma tribulação que ele deve passar... Fim dos tempos!

Nas páginas do Novo Testamento, nenhum doente que encontrou-se com Jesus permaneceu com a doença e nenhum deles foi censurado por querer ficar são.

E.A.G.

Belverede


Atualmente, o blog Belverede recebe, aproximadamente, 1.500 à 1.000 visitantes por dia. A grande maioria de Internautas vêm até nós por meio do Google. Ficamos felizes quando uma postagem antiga - de 2007, por exemplo - recebe o comentário de alguém. É sinal que alcançamos o objetivo de construir uma Fonte de Consulta aos que se interessam pela Palavra de Deus e o círculo cristão. Somos construtores de respostas em nível atemporal. Nós estamos contentes com a situação do Belverede na Blogosfera Cristã. O Editor deste blog agradece a Deus e a todos que prestigiam este espaço da Internet.

Nossa filosofia foi apresentada quando o Belverede nasceu, em 12 de Junho de 2007. Não mudou. É a mesma de sempre. Com línguagem informal, este site tem a finalidade, com toda a simplicidade das pombas, prudentemente, mostrar o que o crente em Jesus espera. Quer refletir, informar, trocar imagens e postagens.

Dizem que a imagem é tudo. Não cremos assim, mas reconhecemos que ela é importantíssima. Se o blog tem visual ruim, ele se torna um tiro no pé do blogueiro. Mesmo que as postagens sejam bem escritas e sejam conteúdo de valor, a comunicação com os Internautas não será satisfatória para quem lê.

Pensando na satisfação do Leitor, tornar o meio de comunicação mais apreciável, ágil, independente, entramos num processo de mudança de layout. Quem nos visita diariamente já percebeu.

A intenção é melhorar mais no campo visual. Continuaremos com os tons azuis, branco e cinza, manteremos a linha abrangente de abordagens de temas e também a dinâmica de, sempre que possível, apresentar ao menos uma nova postagem por dia.

 Objetivamos apenas algumas mudanças, que consideramos como pequenas melhorias necessárias.
  
1.  As letras estão com tamanhos maiores e ganharam cores mais escuras sobre o plano de fundo, que é claro. A intenção é tornar a leitura mais agradável. O contraste mais forte possibilita isso.

2.  A listagem de tags (marcas) diminuiu, embora o número delas tenha aumentado. Retiramos do campo de visão do leitor aquelas cujos assuntos eram pessoas jurídicas e físicas. Agora só é possível encontrá-las no rodapé dos assuntos em que são mencionadas.

3. Os aplicativos que levam às redes de relacionamento estão menores.

Esperamos que gostem e sempre voltem a apreciar este trabalho.

E.A.G.

quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

Viva a nossa São Paulo


Parabéns para você, cidade de São Paulo, por chegar aos 458º aniversário

Sim, meus parabéns pela geografia dos planaltos, vales , montes, fontes

Do chão vermelho batido, de favelas e de sonhos de Cinderela negra

Sim, grande metrópole do artesanato do índio da aldeia Jaraguá Itu

Das grades, lajes, craque-de-bola, da fumaça na Cracolândia

Dos esgotos ao céu aberto e córregos e rios canalizados

Da arte dominical em barracas na Praça da República

Riachos, pardais, cercas-vivas com  unhas-de-gato

Das bananas, laranjas, maçãs em feiras-livres

De lagos, lagoas,  enchentes - infelizmente!

Alta gastronomia, teatros, de gente feliz

De viadutos, de pontes e pinguelas

Cidade dos grandes palacetes

De alguns sonhadores tortos

“Atenção, perdeu, é assalto!”

Levante suas mãos ao alto”

Cidade do trabalho árduo

Gente trabalhadora

Da testa que sua

Gente de fé

Assim seja

Assim

É.

terça-feira, 24 de janeiro de 2012

Vivendo bem muito além dos 40



“Ensina-nos a contar os nossos dias, de tal maneira que alcancemos corações sábios” - Salmo 90.12.
Quando éramos crianças, olhávamos para cima e víamos os adultos como seres velhos. Não importava qual a idade. Hoje, amadurecidos, percebemos que tínhamos uma cabecinha limitada, que não sabíamos julgar a situação, não tínhamos a consciência devidamente preparada.
O sonho de muitos é ter uma cabeça madura num corpo eternamente jovem. Quem dera houvesse a fonte da juventude! Não é?
Mas, penso que a vida que mais nos interessa é a espiritual. Que o renovo do Senhor esteja sempre presente, junto com todas as misericórdias do Senhor a cada amanhecer. Assim, os anos passarão, e seguiremos com Cristo para muito mais do que 40 anos.  Assim, todo o futuro nos encontrará estando muito bem.

Que dia após dia tenhamos paz com Deus, paz com as pessoas de perto e de longe, paz com a natureza e paz interior.
E.A.G.

Prioridades cristãs


Lembrem-se disso

1. Antes da política eclesiástica, a igreja.

"Levantai as vossas mãos no santuário, e bendizei ao SENHOR" - Salmos 134.2.

"E, chegando a Cesaréia, subiu a Jerusalém e, saudando a igreja, desceu a Antioquia" - Atos 18:22.

2. Antes da igreja, a família.

"Com a sabedoria se edifica a casa, e com o entendimento ela se estabelece; e pelo conhecimento se encherão as câmaras com todos os bens preciosos e agradáveis" - Provérbios 24.3-4.

"Mas, se alguém não tem cuidado dos seus, e principalmente dos da sua família, negou a fé, e é pior do que o infiel" - 1 Timóteo 5.8.

3. Antes da família, a fé em Jesus.

"Porque todos sois filhos de Deus pela fé em Cristo Jesus" - Gálatas 3.26.

"A fé que opera pelo amor" - Gálatas 5.6 b.

Conclusão:

É a fé que nos impulsiona a amar ao Senhor e ao próximo. Sem essa fé não somos vistos pelo Criador como filhos de Deus. Então, que haja priorização de ações de amor em tudo e em todos os lugares que colocarmos as plantas de nossos pés.

E.A.G.

segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

Belverede 600 mil visualizações!

Segundo o serviço de contagem oferecido pelo Blogger, marcamos 600 mil visualizações nesta data. Obrigado! Clique sobre as figuras para visualizar melhor.


Imagem 1: Blog











Imagem 2: página das estatísticas.

5 anos UBE Blogs União de Blogueiros Evangélicos

Nesta data, cinco anos atrás, iniciava o projeto UBE Blogs. Me sinto feliz por fazer parte dessa história. Confira: http://www.ubeblogs.net/

C. I. Scofield e a Bíblia de Referências para Estudo

Qual é a melhor Bíblia de Estudo?

Frequentemente vejo o interesse de internautas nas pesquisas do Google que arrolam o blog Belverede. Não existe uma resposta definida, porque a opinião está em paralelo com a expectativa do estudante das Escrituras Sagradas.

As características da  Bíblia de Estudo Scofield, são:

• o método dispensacional de estudo bíblico;
• exposição das notas e comentários observando o caráter progressivo do trato de Deus com a humanidade por meio das alianças firmadas com o homem;
• defende a inspiração verbal e plenária e a inerrância das Escrituras;
• defende a existência de um Deus em três pessoas - Pai, Filho e Espírito Santo -, a divindade de Cristo, sua morte substitutiva, ressurreição física e ascensão, e sua iminente volta para buscar sua noiva, a Igreja.

Quem foi Cyrus Ingerson Scofield?

Ele nasceu em 19 de Agosto de 1843 e faleceu em 24 de Julho de 1921. Foi escritor, teólogo, pregador e apologista da doutrina dispensacionalista. Nasceu na zona rural do condado de Lenawee, Michigan, ao sudeste de Detroit, nos Estados Unidos. Foi o filho caçula entre sete irmãos. A sua  mãe morreu quando tinha apenas três meses de vida, e seu pai casou-se duas vezes antes de que atingisse a maioridade. Sobre a infância, descreveu-se como  um grande entusiasta da leitura, revelou  que enquanto criança leu Shakespeare e Homero.  ¹   ³ 

Antes de converter-se, com 17 anos, alistou-se em 1860 e prestou serviço militar no Exército da Confederação por dois anos, saiu ao pedir dispensa quando estava hospitalizado, e pelo serviço patriótico recebeu a Cruz da Honra; estudou leis; o presidente Ulisses S. Grant o designou Fiscal dos Estados Unidos para o estado do Kansas. ¹   ³

Ainda antes da conversão, em 1866, casou-se casou Leontine Cerrè LeBeau, de uma proeminente família francesa católica. Trabalhou como aprendiz no escritório de advocacia de um de seus irmãos. Trabalhou como assessor de um político. Em 1871, Scofield foi eleito para a Câmara dos Deputados Kansas. Em 1873, trabalhou para a eleição de John J. Ingalls como senador do Kansas. Quando Ingalls venceu o pleito, quando Scofield, aos 29 anos, foi nomeado Procurador Distrital dos EUA em Kansas. Deixou a carreira política sob acusações não comprovadas de desvios dos fundos de verbas eleitorais e falsificação de assinaturas. Neste período, sua esposa, com quem teve duas filhas, pediu divórcio. Separado legalmente, no mesmo ano casou-se com Hettie Salão von Wartz, com quem acabou por ter um filho.  ¹   ³

A conversão de Scofield

Embora sua origem tenha sido em uma família cristã, que se reunia para ler a Bíblia Sagrada em casa, conhecia-a apenas como um livro de histórias interessantes, não costumava fazer estudos devocionais e nem sistemáticos. Assim, até os 36 anos sua experiência religiosa era superficial, era um cristão nominal.

Por meio do testemunho de um colega advogado, Scofield converteu-se ao Senhor Jesus no período em que era alvo das acusações como assessor de campanha política. Foi pastoreado por James H Brooks, da Igreja Presbiteriana, de quem recebeu os primeiros ensinos sobre a doutrina dispensacionalista pré-milenista. Em 1879, conheceu Dwigth Moody. Em 1883 foi ordenado pastor da Igreja Congregacional de Dallas, com 14 membros, e dois anos após ela contava com mais de 500 membros.  Em 1890,  Scofield fundou a Missão da América Central. Scofield também atuou como superintendente da American Home Missionary Society of Texas e Louisiana, e em 1890, ele ajudou a fundar Lake Charles College (1890-1903), em Lake Charles, Louisiana. Em 1895, Scofield foi convidado para pastorear a Igreja Moody, a Igreja Congregacional Trinitariana, em Massachusetts.  ³

Como escritor, Scofield é autor do livreto Manejando Bem a Palavra da Verdade, que o fez reconhecido como ministro e líder da doutrina pré-milenismo dispensacionalista.

Scofield morreu em sua casa em Long Island. ³


A Bíblia de Estudo

A Bíblia de Estudo Scofield não é obra de apenas um homem. O conteúdo que o leitor tem em mãos hoje,  é fruto de uma comissão constituída após a morte de Scofield.

A origem da Bíblia de Scofield com Referências foi explicada por C.I. Scofield em sua introdução à edição de 1909, quando nega origininalidade pessoal da obra, que ocupou muitos anos de sua vida, afirmando que outros homens - eruditos e espirituais - trabalharam e ele apenas usou o trabalho deles. Usando modéstia, afirma que sua tarefa seria debruçar-se sobre o conjunto de textos aperfeiçoados, resumí-los e arranjá-los coordenadamente. Ele, ainda, agradece a cooperação de diversos editores consultores. Cita nominalmente: James Barrellet, professor da Faculdade Teológica de Lausanne; Sayce e Margollouth, professores de Oxford; C.R. Erdman, de Princeton. Agradece, também, aos que generosamente o ajudaram prestando auxílio financeiro: "Finalmente, muito obrigado àqueles cuja generosa assistência material tornou possível a preparação de uma obra envolvendo um período de anos e repetidas viagens aos centros de ensaio bíblico no estrangeiro". ²

Em 1903, Scofield dividia suas ocupações entre o pastorado em Dallas e os trabalhos que culminaria com a Bíblia de Referências Scofield. Sua segunda esposa foi uma dedicada assistente de edição nesta obra. Neste período, de elaboração de estudos bíblicos, viajou bastante para a Europa para coletar dados. Em 1909, a obra foi lançada e logo se tornou grande influenciadora ao ensino do pré-milenismo dispensacionalista.  A popularidade de Scofield aumentou e ele passou a fazer muitas conferências sobre a doutrina. ³

Scofield tinha fervoroso desejo de ajudar as pessoas a estudar a Bíblia Sagrada por si sós, o que o levou a consolidar o sistema de estudo bíblico pessoal da The Scofield Reference Bible. ¹ O resultado dessa visão e iniciativa é o reconhecimento da obra, como sendo uma das melhores Bíblias de Estudos já publicadas no mundo. O conteúdo didático e erudito de seus comentários bíblicos, no que diz respeito ao texto sacro é recebido pelos leitores como excepcional e digno de confiança.

Passados meio século da publicação da primeira edição, assim como o próprio Scofield sentiu a necessidade de melhorar a edição original oito anos após o lançamento, em 1967 surgiu a edição revisada por uma comissão da Imprensa da Universidade de Oxford. Houve acréscimos textuais, devido descobertas arqueológicas e o desenvolvimento dos acontecimentos do mundo à luz da profecia bíblica, alterações em introduções aos livros bíblicos, inclusive cancelamentos em notas de rodapés e publicações de novas notas. ²

Publicações em português

Li em alguns sites e blogs que a Bíblia de Estudo Scofield é uma publicação da Bom Pastor. No entanto, na página de dados bibliográficos, não consta que ela seja uma publicação desta editora. Lá, está assim: “todos os direitos reservados para Broadman & Holman Publishers / The Scofield Bíble copyright por Oxford University Press, Inc / O nome Scofield está registrado na Oficina de Patentes e Marcas Registradas nos EUA. Publicado por Holy Bible. impresso no Brasil”. 4

A primeira Bíblia de Estudo com Referências de Scofield que eu adquiri veio do exterior, da Espanha. Todas as notas em português constavam estar sob o copyright de Spanish Publications, Inc. - 1986, indicando que a New Scorfield Reference Bible pertence à Oxford University Press, Inc. .  O texto bíblico usado nela é o Almeida Revista e Atualizada, da Sociedade Bíblica do Brasil, Comprei-a em novembro de 1996.  4

No evento Expocristã, feira de editores cristãos, ocorrida entre 8 e 13 de setembro de 2009 no Shopping Center Norte - São Paulo, foi apresentado nova edição da Bíblia de Estudo Scofield, com impressão no Brasil  em 2009, no stand da Bom Pastor, que firmou contrato de distribuição no Brasil com o editor. 4

Os dados bibliográficos dessa nova publicação, concernente ao detentor de direitos atuais são os mesmos, sendo que a diferença é a editora que a publicou. A editora atual é a Holy Bible e a anterior é Publicações Espanholas S.A. Aparentemente, as mudanças de revisão são tênues. O texto bíblico usado é Almeida Corrigida Fiel (ACF), da Sociedade Bíblica Trinitariana do Brasil. O vocabulário das notas possuem alterações pequeninas. Não aderiu ao Novo Acordo Ortográfico. 4


Como não deveria deixar de ser, esta nova edição apresenta recursos essenciais à boa compreensão das Escrituras: introdução explicativa a cada livro bíblico; textos introdutórios às diferentes seções da Bíblia; mais de 1.700 notas de rodapé tratando de seis temas (história, geografia, linguística, usos e costumes, novas evidências arqueológicas, cronologia).

A edição da Holy Bible tem apêndice de valor considerável, é a Concordância Bíblica Abreviada, criada pela Sociedade Bíblica Trinitariana do Brasil.

 E.A.G. 
__________

1. Bíblia de Estudo Scorfield, páginas iv, v, edição 2009 (Holy Bible)

2. A Bíblia Sagrada - Anotações por Scofield, páginas iii, vi, 4ª edição, 1993 (Spanish Publications Inc).

3. Wikipédia - http://en.wikipedia.or/wiki/C._I._Scofield

4. UBE Blogs - Eliseu Antonio Gomes - http://www.ubeblogs.net/2009/10/um-comentario-sobre-nova-biblia-de.html

domingo, 22 de janeiro de 2012

Casos de estupros? A privacidade de Myke Tyson, a exposição em Reality Show e os casos do cotidiano

Myke Tyson gosta de criar pombos.

No meu profile do Facebook, tenho como um de meus contados Genivaldo Tavares Melo, pastor assembleiano jubilado, alguém que sinto prazer em ler. Comentando sobre o suposto estupro num Reality Show, ele lembrou-se do caso Myke Tyson, que em Julho de 1991 fez parte do júri do concurso Miss América, e terminou acusado de violação por uma das participantes que o procurou no apartamento em que ele estava hospedado. Devido a isso, foi condenado a seis anos de prisão. O pastor escreveu:
Não me sinto confortável falando sobre esse assunto, mas, vamos lá: Li os vários comentários sobre o caso de suspeita de estupro (...) Devemos nos lembrar que uma jovem foi ao quarto onde um lutador americano estava hospedado, em plena madrugada, 1h00. Resultado: tomou cadeia por estupro. Faz-se um programa tipo Reality Show em horário nobre, para toda família, (para qual tipo de familia?), convoca-se mulheres de excelente forma física; no mínimo, são instruídas para aquelas dancinhas sem-vergonha e cheia de sensualidade, bebida alcoólica, incentivando o seu consumo a quem está do lado de cá da telinha. Termina a festa e o cara tá doidão em todos os sentidos; convida-o para dormir junto e o resultado é essa safadeza em rede nacional e querem jogar toda culpa em cima do rapaz sozinho. Não é o mesmo que uma senhora ou uma jovem se conduzindo ao seu trabalho, minha filha ou sua, minha esposa ou sua, e um cafajeste, ataca-a na rua forçando a conjunção carnal. Neste segundo caso, não há o que discutir. Certamente faz parte da educação familiar, o respeito por si e pelo público. Depois dizem que estou viciado em face, pelo menos aqui, não tem essa porcariada e ainda posso dividir minhas experiências, contribuindo com centenas de pessoas (...) é preciso que haja mais rigor, principalmente nas questões de ordem moral e pública, caso contrário, esta sociedade vai parar na latrina.
Sem entrar na questão de houve relação violência, compartilho da mesma ideia. A mulher que faz uma acusação, como a que estava no apartamento de um homem, e a que se deita na cama de um, sem ter ido para lá forçada, e depois o acusa de estuprador, está em menos condição moral do que aquela que encontra um desconhecido armado.

Outra pessoa, no perfil do pastor, disse não entender a razão do assunto ter gerado tanta discussão e lembrou muito bem que o Reality Show não é escola de moral. É querer muito esperar que o programa contenha formato familiar. O que acontece ou ainda venha acontecer de ruim ali, só pode ser situações de baixa qualidade.

A Igreja deveria ser a autoridade dominante dos valores éticos da sociedade, mas infelizmente não é. A mídia secular busca espaço. Entra nas casas dos cidadãos, leva suas ideologias imorais e traiçoeiras, reduz a mulher ao patamar do objeto de uso sexual. Vivemos a época de incredulidade, sexo e orgias. Infelizmente, não temos um órgão governamental que venha em defesa cabal dos cidadãos e da família brasileira, pois também está comprometido com essa filosofia.

Mais comentários no Facebook: Cabe ao cristão condenar, fazendo suas reflexões embasadas nas Escrituras Sagradas. Porém, o que espanta é saber da existência de cristão que se coloca na condição de telespectador, vibrando com as etapas de líder, anjo, paredão. Gente que fala mais sobre o programa do que sobre Jesus Cristo.

Minha conclusão:

Eu não vejo com espanto os diversos comportamentos diferentes de cristãos quanto ao Reality Show. Nós sabemos que a vida cristã é tal qual a biológica, uma linha crescente, cuja estrutura se desenvolve com o passar do tempo. Para cada atitude, de crítica ou contemplação, existe um alguém com estatura espiritual diferente.

O adulto na fé, usa de todos os meios que está em seu alcance, inclusive as ferramentas que a mídia secular usa, só que do cooperarando para pelo menos minimizar a dor da falência moral de nossos dias.

E.A.G.

Vem, esta é a hora - Vineyard



Site: Ministério Vineyard

quinta-feira, 19 de janeiro de 2012

Pedro Bial: estupro e o Falsehood Show


Determinadas atrações de final de noite na televisão brasileira, com a exposição de cantores, atrizes e modelos desconhecidos em ambientes fechados, cujas ações são registradas por câmeras supostamente indiscretas, deveria ser chamado de Falsehood Show. Nestes programas, não existe um roteiro a ser seguido à risca, mas há uma orientação, estabelecida antecipadamente, para direcionar o desenrolar do jogo.

Evito assistir programas que alegam mostrar a realidade de gente ociosa, enclausarada em casas luxuosamente decoradas. Tenho aversão por este estilo de programa, a repulsa é tamanha que não gosto nem de ler notas sobre eles em portais, UOL, Terra, e outros. Se estou sintonado em uma emissora e a pauta é comentar o tal programinha, mudo o canal ou desligo o televisor.

É presumível que todos os participantes desse tipo de atração têm contrato que vai além da televisão. O contrato dos envolvidos obriga-os a criar factoides e manter sigilo sobre esse acordo. Eles são peças marcadas para o espetáculo de horrores. Ganham quantias consideráveis de dinheiro e aceitam ser usados antes, durante, e depois de eliminados da exibição do programa. Tudo o que acontece não é por acaso. Tudo já estava projetado para acontecer, com a intenção de criar grande atenção do público para a produção. O imprevisto não tem espaço em produções milionárias.

Eu, morando na cidade de São Paulo, em tempos remotos tive a oportunidade de viver alguma aproximação com pessoas do meio artístico, sem muita intimidade. Nunca fui do meio e nem tive vontade de ser. Mas, indiretamente ao show business, tive relação profissional com uma pessoa conhecidíssima que se apresenta semanalmente na televisão, ovacionado por quase todos do círculo artístico e da imprensa. Portas se abriram para mim e familiares. Por algum tempo andei pelos bastidores de alguns programas, estúdios em São Paulo. Assim, tive a oportunidade de gozar certa proximidade com pessoas vistas nas telas de televisores espalhados pelas casas brasileiras. Um de meus rebentos tem  muitos autógrafos, inclusive da Shakira na fase da carreira dos Estados Unidos, e fotos posando ao lado de artistas (interesse adolescente, a febre passou). E, nesta condição pude analisar comportamentos.

Em nome do espetáculo e da projeção da carreira, a desfaçatez na prática da dissimulação é quase total. Dizem “sim” quando querem dizer “não”, elogiam quando a vontade é “puxar o tapete”, destruir. São, literalmente, atores. Lembrando que o termo" ator" é o mesmo que "hipócrita". Não generalizo nesta questão de artistas usarem a hipocrisia. Mas, fui testemunha por onde passei, e o resultado é um sentimento de desprezo enorme pelos ambientes que produzem a televisão. Sinto asco e me afastei e quero manter  essa distância física.

Graças a Deus, tenho o privilégio de possuir o sistema de televisão fechada. A transmissão via cabo aumenta enormemente o poder de escolha dos telespectadores. Assisto pouquíssimas coisas na grade de Rede Globo e outros canais com sinal aberto - sim, apesar dos pesares assisto-os, porque não convém alienar-se da sociedade.

Leio muita gente criticando o programinha do Pedro Bial. A argumentação dos críticos segue a linha "Reality Show não é cultura". Mas, sem levar em consideração que os telespectadores que resolvem assistir esse lixo não possuem o desejo de aprimorar-se culturalmente ao assistí-los. Eles querem apenas descansar o corpo e os neurônios, depois da luta dura de escola e trabalho, para em seguida dormir e voltar à rotina de estudos e trabalho. Para essa classe de telespectadores, só resta dizer que eles precisam selecionar melhor o tempo de lazer.

E.A.G.

quarta-feira, 18 de janeiro de 2012

Jesus Cristo e o monte Gerizim

O poço de Jacó, ponto turístico no monte Gerizim
Nablus, Cisjordânia. 
"E será que, quando o SENHOR teu Deus te introduzir na terra, a que vais para possuí-la, então pronunciarás a bênção sobre o monte Gerizim, e a maldição sobre o monte Ebal." - Deuteronômio 11:29.

Os montes Gerizim e Ebal, situados na serra de Efraim, Palestina, são considerados gêmeos, são muito semelhantes em altura e formas. Na topografia de Israel, ocupam posições estratégicas de defesa. Estão próximos um do outro, separados por um profundo vale onde foi edificada a cidade de Siquém, a moderna Nablus (Juízes 9.7).

Ambos foram usados como símbolos da escolha entre o bem e o mal, entre ser obediente e desobediente ao Senhor. Antes de apresentar as leis e mandamentos a que os israelitas deveriam obedecer, Moisés ordenou que assim que o povo tivesse atravessado o rio Jordão, se dirigisse a Siquem e naquele local se dividisse em dois grupos, cada um composto de seis tribos, e fossem um grupo para o Gerizim e outro para o Ebal. Aqueles que estivessem no Gerizim deveriam proclamar as bênçãos de Deus aos israelitas que observassem com fidelidade as leis do Senhor, enquanto que aqueles que estivessem sobre o Ebal deveriam proferir maldições aos infiéis (Deuteronômio 11.29; 27.11-13; Josué 8.30-31).

O monte Ebal

Ebal, no idioma hebraico é "descoberto", "pedra". Considerado célebre, tem 900 metros de altura, fica a mais de mil metros acima do Mediterrâneo, está ao norte do vale de Siquém. É desprovido de vegetação tem solo aridificado e com muitas escarpas.

O primeiro grande altar foi construído nele (Deuteronômio 27.2-8). Ali foi erigido um memorial em pedras para recordar a chegada dos israelitas na terra prometida depois da vitória sobre as cidades de Jericó e Ai. Os samaritados sustaram a versão que este memorial foi feito no monte Gerizim.

O monte Gerizim

Gerizim, em hebraico significa "terra estéril", embora se encontre paisagem verde. Um monte de 869 metros acima do nível do mar. mais ao sul do vale de Siquém, defronte do monte Ebal, que faz sombra para a moderna aldeia Nablus, na Cisjordânia.

Por ter sido o local onde ocorreu os pronunciamentos de bênçãos, é conhecido como o Monte da Bênção. Neste monte foram abertas muitas cisternas para captação de águas das chuvas. Segundo tradição samaritana, diz-se que Abraão teria entregue o dízimo para Mequisedeque neste lugar, e que foi ali que Abraão sacrificaria Isaque, apesar de Gênesis 22.2 apontar como certo o monte Moriá..

Jotão pronunciou seu apólogo do cume deste monte. E dessa engenhosa maneira incitou Israel a lutar contra o usurpador Alimeleque. Uma saliência, a meio caminho do topo, ganhou o nome de Púlpito de João por conta dessa ocorrência.

Os samaritanos, povo miscigenado através da migração de babilônicos, descendentes das tribos de Manassés e Efraim, circularam bastante por esta região. A mistura de povos provocou sincretismo religioso e causou guerras contra Israel. Moedas encontradas em Nablus apresentam a figura de uma escadaria que conduzia adoradores a um templo dedicado a Júpiter no topo do Gerizim.

Ali contou-se a parábola de Jotão aos homens de Siquém (Juízes 9.7).

O monte foi venerado pelos samaritanos - que aceitavam apenas Moisés como profeta. O templo samaritano localizava-se neste mesmo monte. Após o exílio babilônico, por volta do ano 400 a.C, foi construído no monte Gerizim o templo de Sambalate, com objetivo de centralizar o culto judaico no local, depois que o genro foi expulso pelo governo persa. O objetivo da construção era tirar a glória do templo reconstruído por Neemias e Esdras em Jerusalém. Segundo o historiador Flávio Josefo, era uma réplica do templo de Israel. E por este motivo os judeus entraram em guerra contra eles e quase os eliminaram.

O templo dos samaritanos foi destruído por João Hircano. aproximadamente em 129 a.C..

No tempo de Antioco IV, o monte Gerizim tornou-se centro político e de culto. Descobertas arqueológicas fez com quem se soubesse que era uma construção suntuosa. A mulher samaritana fez alusão a esse templo ao conversar com Jesus. Na beira do poço de Jacó, ela perguntou para Cristo qual era o lugar correto para adorar a Deus, se no templo em Jerusalém ou no templo situado no monte Gerizim. Jesus respondeu que não era em nenhum dos dois, pois Deus procura adoradores que o adorem em espírito e não fisicamente. (João 4.20).

Ainda nos dias de hoje o monte Gerizim é endereço de culto. os remanescentes dos samaritanos celebram ali a Festa dos Tabernáculos, da Páscoa e do Pentecostes. O nome atual do monte é Jebel et-Tor.

__________

Geografia Bíblica, Claudionor de Andrade, edição de 1987 (CPAD).

Minidicionário Bíblico, David Conrad Sabbag, edição 2008 (Difusão Cultural do Livro).

Dicionário Bíblico Universal, A.R. Buckland & Lukyn Willians, maio de 2007 (Editora Vida).

O Novo Dicionário da Bíblia - volumes I e II, 4ª edição, 1983 (Edições Vida Nova).

terça-feira, 17 de janeiro de 2012

EBD 2012 O Novo Testamento e o ensino sobre a prosperidade (parte 2)

A riqueza em si não é um mal, embora o amor a ela o seja. O apóstolo Paulo ensinou que o amor ao dinheiro é raiz de todos os males (1 Timóteo 6.10). Não há nada de mal  com o dinheiro em si. Mas devido ao pecado que habita no coração humano, o amor a ele pode aprisionar uma pessoa - até mesmo crentes - e causar-lhes terríveis sofrimentos. ¹

O dinheiro é como o camaleão: assume a cor do coração de quem o possui. Será que existe mesmo o que se chama de dinheiro contaminado, ou "manchado de sangue"? Os principais sacerdotes achavam que sim, pois se recusaram a guardar as moedas pagas a Judas no cofre das ofertas. ¹

De fato, o dinheiro é muito importante para nós, e por isso a Palavra de Deus fala bastante sobre ele. Existem na Bíblia nada menos que 3.225 referências a questões financeiras. Quem estuda as Escrituras encontra muita informação acerca do que Deus determina com relação ao dinheiro e à maneira como devemos gastá-lo. ¹

"Dai, e ser-vos-á dado..." (Lucas 6.38). Dando é que se recebe, é uma verdade que só pela experiência podemos comprovar. Muitos cristãos têm até mesmo o coração "dilatado" para isso e compreendem sinceramente a importância de dar, entretanto têm dificuldade de abrirem suas mãos e começar. ²

A lei da vida é dar para receber. Quem não dá, não pode receber, porque corta o elo da corrente divina. As nuvens dão chuva, o sol dá os seus raios vivificantes, as plantas dão flores, sombra e frutos, a terra produz para os homens e os demais seres, os mares dão de volta a água que recebem tornando-a em forma de vapor que as nuvens acolhem e dão de novo. Tudo dá e tudo recebe. ²

Paulo apresenta Jesus como o verdadeiro modelo na beleza de dar. Essa "bem-aventurança", que diz: "Mais bem-aventurada coisa é dar do que receber", foi eloquentemente ilustrada em toda a vida e história de Jesus. A cruz foi o ponto culminante ou a fruição completa desse espírito desinteressado de entrega. As dádivas de Cristo não se limitaram às suas curas espirituais e a outros atos de bondade, mas, pelo contrário, estendem-se a todos os séculos e a todos os seres, porquanto Ele é o Salvador de todos quantos dEle se queiram valer. ²

É interessante vermos como Paulo elevou a um ponto culminante toda a sua fala, cristalizando-a com algumas palavras do Mestre. Tudo se assemelhou a um sermão que leva a um texto. Verdadeiramente, muito mais feliz é o homem que, como Paulo, passa os seus dias e as suas noites dando de si mesmo, dando o que tem e dando o que é, do que o homem que, temeroso do que o futuro lhe possa reservar, passa os seus dias amealhando quantas coisas possa colher. ²

Os apóstolos do Senhor trataram o assunto da mesma forma que Jesus tratou. Eles recomendaram que não confiássemos na incerteza das riquezas, e que tívessemos um coração aberto para não apenas contribuir com a obra de Deus, mas também para socorrer os necessitados. Na igreja, havia pessoas de diferentes classes sociais, e as orientações apostólicas deixam claro que os que mais tinham deveriam ajudar os que tinham pouco. ³

"Agora vou tratar do dinheiro para ajudar o povo de Deus da Judéia. Façam o que eu disse às igrejas da província da Galácia. Todos os domingos cada um de vocês separe e guarde algum dinheiro, de acordo com o que cada um ganhou. Assim não haverá necessidade de recolher ofertas quando eu chegar. Depois que chegar, eu enviarei, com cartas de apresentação, aqueles que vocês escolherem para levarem a oferta até Jerusalém. Se for conveniente que eu também vá, eles farão a viagem comigo" - 1 Coríntios 16.1-4 (NTLH).

Contribua na medida de sua possibilidade. O ato de doar não tem como objetivo empobrecer o contribuinte. O que agrada a Deus não é montante da doação comparada com a nossa disponibilidade, mas a disposição em fazê-lo. Contribua para satisfazer as necessidades. 4

Contribuir é semear. A oferta é um investimento para o nosso futuro eterno. Quanto maior o investimento, maior será o retorno (2 Coríntios 9.6). 4

Existe por aí muitos planos de enriquecimento, a prometer independência financeira. Deus também garante que podemos ser livres nesse aspecto. Entretanto a independência financeira que Ele oferece é muito diferente das promessas vazias dos "vendedores da sorte". Ele diz que conheceremos a verdade e a verdade nos libertará. E nessa afirmação está incluída a verdade sobre as finanças. Podemos ser verdadeiramente livres. ¹

Antes, porém, precisamos tomar conhecimento da relação do nosso adversário. Deus não é o único que está interessado nessa questão. Satanás, o nosso inimigo, também costuma imiscuir-se nela, tanto em escala mais ampla, no plano internacional, como na pessoal, a nível do indivídio. ¹

Como designaríamos Satanás hoje? Ele controla os homens por meio da ganância. Através de um comércio injusto, procura assumir as rédeas não só dos negócios, mas também da ciência, da tecnologia, da saúde pública, da política e do governo, dos meio de comunicação de massas, das artes, dos entretenimentos, dos esportes, da educação, e até das igrejas e das famílias. E para escravizar financeiramente os homens, emprega os seguintes recursos: ganância, sede de poder, orgulho, medo, e em especial o temor da insegurança financeira. ¹

A Bíblia condena o "amor do dinheiro", mas não a sua aquisição através do trabalho honesto e responsável (1 Timóteo 6.10). Na História Sagrada, encontramos várias pessoas ricas e, nem por isso, foram condenadas, pois tinham a Deus em primeiro plano (Mateus 27.57; Lucas 19.2). Mas, infelizmente muitos preferem as riquezas a manter uma profunda e doce comunhão com o Senhor (Lucas 18.24). Na perspectiva mundana, os bens materiais produzem: acepção de pessoas, consumismo, avareza, inveja, orgulho e outras práticas ruins. Mas, na perspectiva bíblica, amor altruísta, consumismo consciente, bons frutos, generosidade, cortesia, humildade. 4

"Sempre que puder, ajude os necessitados. Não diga ao seu vizinho que espere até amanhã, se você pode ajudá-lo hoje. Não planeje nenhum mal contra o seu vizinho; ele mora ao seu lado e confia em você. Nunca discuta sem motivo com alguém que não lhe fez nenhum mal. Não tenha inveja dos violentos, nem faça o que eles fazem, pois o SENHOR Deus detesta os que praticam o mal, mas é amigo dos que são direitos. O SENHOR amaldiçoa a casa dos maus, porém abençoa o lar dos que são corretos. Ele zomba dos que zombam dele, mas ajuda os humildes. Os sábios ganharão prestígio, mas os que não têm juízo passarão cada vez mais vergonha" - Provérbios 3.27-35 (NTLH).

"Alguém está pensando que é religioso? Se não souber controlar a língua, a sua religião não vale nada, e ele está enganando a si mesmo. Para Deus, o Pai, a religião pura e verdadeira é esta: ajudar os órfãos e as viúvas nas suas aflições e não se manchar com as coisas más deste mundo" - Tiago 1.26-27 (NTLH).

A vida abundante está relacionada a um correto relacionamento com Deus, que resulta em paz interior. Embora possamos ser agraciados com bens materiais, nossa vida não deve ser direcionada  por uma cultura de consumismo que busca desenfreadamente a realização do ego em detrimento dos valores espirituais. É o que ensina o Novo Testamento. 4

Confira todas as abordagens sobre as matérias da revista no blog Belverede: EBD 2012 primeiro trimestre: Verdadeira prosperidade - vida cristã abundante.

E.A.G.

Encontre mais sobre o assunto:

EBD 2012 - O Novo Testamento e o ensino sobre a prosperidade (parte 1)

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Compilação:


1. Fé e Finaças no Reino de Deus. Loren Cunningham & Janice Rogers - 1ª edição, 1993, páginas 50, 52 (Editora Betânia).


2. O crente e a Prosperidade. Severino Pedro da Silva - edição de 1989, páginas 86, 87, 88, 89 (CPAD).


3. Ensinador Cristão - Ano 13, nº 49 - janeiro/fevereiro/março 2012, página 38 (CPAD)


4. Lições Bíblicas, A Verdadeira Prosperidade - A vida Cristã Abundande - José Gonçalves - 1º trimestre de 2012, páginas 28, 29, 31, 32.