Research | Pesquisar artigos de Belverede

Select the language

quarta-feira, 10 de julho de 2013

Definição do ignorante religioso


Por Eliseu Antonio Gomes

"O que despreza a palavra perecerá, mas o que teme o mandamento será galardoado" - Provérbios 13.13. 

Atribui-se a Marc Bloch, historiador francês, a seguinte frase: "A incompreensão do presente nasce fatalmente da ignorância do passado. Mas talvez não seja mais útil esforçarmo-nos por compreender o passado se nada sabemos do presente". Sem endossar a frase, lembro que ignorância é a ação de ignorar. No contexto social da atualidade, o termo "ignorante" é usando para aqueles que possuem pavio curto e ignoram o diálogo e a paciência, preferem a contenda sem pensar em usar diplomacia.

"Ignorância opõe-se a sapiencia. Sapiência é sabedoria", lembrou-me um amigo com toda razão. É necessário ponderar sobre a diferença entre inteligência (capacidade do aprendizado rápido e fácil) e sabedoria (o estoque de conhecimento adquirido). 

O apóstolo Tiago (1.5-6) escreveu que todo aquele que quiser ser sábio tem a possibilidade de receber a sabedoria divina, se orar com fé pedindo-a ao Senhor. Deus dá a sabedoria a quem pedir, disponibiliza as informações necessárias para quem quer ser mais sábio nas páginas da Bíblia Sagrada. Levanto a questão da interpretação deste trecho bíblico. Não é correto pensar que a sabedoria divina (estoque do saber) é dada de repente. Tcham, durmo e acordo sabendo tudo? Não é assim.  É preciso estudar. Precisamos pôr a inteligência em ação, para ser sábios sobre as coisas do Senhor. Precisamos fazer a nossa parte, usar a intelegência dada a todos os seres humanos de maneira inerente.

No meu modo de entender, os piores ignorantes são os que desprezam a Palavra de Deus. Tudo o que Ele quer de nós está escrito, o indivíduo às vezes sabe superficialmente o conteúdo bíblico e como aplicá-lo mas não tem disposição para aumenar seu saber e não o aplica ao seu modo de viver.  

E.A.G.

Um comentário:

Albervan disse...

Irmão Eliseu, ótimo dia!
Concordo com a explanação que você fez e ainda costumo refinar mais o conceito de sabedoria. Costumo dizer que existe a "Inteligencia", o "Conhecimento" e a "Sabedoria", onde:
- Inteligencia é a habilidade e disponibilidade de adquirir novos conhecimentos;
- Conhecimento é tudo que aprendemos e guardamos em nossa mente (o estoque que você mencionou);
- E Sabedoria é quando conseguimos aplicar (praticar) o conhecimento que temos no nosso dia-a-dia de forma ativa e que edifica!

As 7 postagens mais acessadas na semana

As 7 postagens mais acessadas nos últimos 30 dias

As 7 postagens mais populares (geral - desde 12 de junho de 2007)

▲ Clique na imagem para retornar ao topo do blog.

Bola colorida na areia da praia. By Eliseu Antonio Gomes

Bola colorida na areia da praia. By Eliseu Antonio Gomes
Cidade Ocean - Praia Grande - São Paulo/SP - Brasil.