Pesquise sua procura

Arquivo | 14 anos de postagens

terça-feira, 30 de maio de 2017

Os cinco benefícios da água


O hábito de beber água é simples e fácil de colocar em prática e também é muito acessível. Você deve estar pensando “Eu já ouvi isso antes”.

Claro que já ouviu! Beber água é fundamental. Este guia vai lhe ensinar de maneira prática como beber mais água e se manter hidratado 24 horas por dia. Se você já tem o hábito de beber de 3 a 4 litros de água de boa qualidade todos os dias, não precisará ler este material. Precisamos focar e reaprender o básico, porque podemos nos tornar indiferentes sobre esta necessidade de beber água, apesar de sabermos de sua importância.

Como a hidratação com água pode mudar Totalmente a sua vida

Nosso corpo é composto, em média, de 70% de água. Isto que dizer, que um indivíduo de 70 quilos, pode ter até 49 quilos de água espalhados pelo corpo. A água, portanto, é o nutriente mais abundante do nosso corpo. Como exemplo, 85% do cérebro é água, 92% do sangue é água e 87% do fígado é água. Além disso, 70% de seus músculos são formados por água. Para completar, 67% da água que esta em nosso corpo é intracelular. Ou seja, 2/3 do que compões as células é água. Como se pode ver a água tem papel fundamental no nosso corpo.

Vamos então ao tema da desidratação…

Você sabia que a desidratação leve pode diminuir o nosso metabolismo em 3%? Ao considerar isso, você pode ver porque a hidratação pode influenciar na perda de peso. A hidratação adequada é muito importante para todas as funções do corpo e a desidratação é a causa de um grande número de sintomas negativos: sede, depressão, câncer, obesidade, fadiga, bulimia, problemas digestivos, problemas de pele e assim por diante. Isto não quer dizer que a desidratação é a única causa, mas sim um dos fatores causadores.

O simples hábito de beber bastante água, pode ter um efeito profundo em sua vida. Certamente vai ajudá-lo a perder peso, por que a água ajuda a liberar as toxinas do seu sistema e promove o aumento do seu metabolismo. Muitas vezes confundimos a sede com fome, o que acaba em excessos de ingestão de alimentos, que não serão propriamente gastos depois. Uma redução de 5% em fluidos do corpo pode causar uma perda de 25% a 30% da energia na maioria das pessoas.

Aqui estão mais alguns fatos para mostrar o quão importante é a hidratação:

Um estudo de 6 anos publicado em maio de 2002, no American Journal of Epidemiology concluiu que aqueles que bebem mais de cinco copos de água por dia tinham 41% menos probabilidade de morrer de um ataque cardíaco, durante o período de estudo, do que aqueles que beberam menos de dois copos. Beber o equivalente a cinco copos de água por dia diminui o risco de câncer de cólon em 45%. Beber 2 litros de água por dia diminui o risco de câncer de mama em 79%.

Qual a quantidade de água que devo beber?

O ideal são 3 a 4 litros por dia. Eu sei que isso parece muito, mas na verdade não é.

O cálculo oficial recomendado é:

1 litro de água por 30 kg de peso corporal

Por exemplo, uma mulher de 60 kg = 2,0 litros por dia.

OS 5 MAIORES BENEFÍCIOS PARA MANTER‐SE HIDRATADO:

1 – Energia

Quando estamos desidratados a maioria de nós irá ter uma redução de 25% a 30% de energia. A perda de energia é apenas o primeiro sinal pois em seguida sentimos dores de cabeça, confusão mental, fadiga, alterações de humor, redução do metabolismo e perda de motivação. A água é necessária para quase todas as funções metabólicas do corpo. É simplesmente vital manter-se hidratado. Quando estamos desidratados nosso corpo não consegue fazer seu trabalho corretamente e nossa energia e estado mental sofrem com o resultado.

A fadiga normalmente é um sinal de desidratação.

Se você está se sentindo cansado, beba 2 litros de água ao longo dos próximos 90 minutos para ver se os sintomas passam.

2 ‐ Perda de Peso

Nosso cérebro, literalmente, não faz distinção entre as sensações de sede e fome. Ambos são derivados do mesmo lugar, o hipotálamo. Ao vivenciarmos esses baixos níveis de energia as sensações de sede e fome são gerados ao mesmo tempo, e nós, instintivamente, assumimos a necessidade de comer. Em outras palavras, acabamos ingerindo comida mesmo quando o corpo precisa de água. Isso faz a pessoa engordar. 

Recomendo que ao sentir fome, tome um copo de água antes, se a fome passar, o que você estava sentido era sede, na verdade.

3 ‐ Pele limpa e mais clara

Quando você começar a manter-se hidratado e consumir 3-4 litros de água por dia, você também vai começar a notar algumas mudanças dramáticas na sua pele. Problemas tais como a acne, a secura, o eczema e a psoríase, por exemplo, começarão a desaparecer. Por quê? Quando desidratado, o corpo preserva o fornecimento de água aos órgãos críticos, tais como o cérebro e do coração, mas “corta” o fornecimento de a água para órgãos periféricos tais como a pele. Manter-se hidratado também garante que as células do seu corpo são capazes de funcionar de forma eficaz, para a absorção de nutrientes, construção e circulação de sangue e para ajudar o corpo a eliminar toxinas.

4 ‐ Alcalinidade e pH Balanceados

Quando você bebe água limpa e filtrada com um pH entre 8,5 e 9,5 você vai notar que você começa a sentir mais saúde, energia e vitalidade. Nosso corpo está concebido para ser alcalino, mantendo um nível de pH de cerca de 7,365 em nossas células, especialmente no sangue. Quando comemos e bebemos muitos alimentos formadores de ácidos como refrigerantes, açúcares, pães, doces, pizza, batatas fritas, álcool, arroz branco e massas, gorduras trans, fast-food, alimentos refinados, molhos, condimentos, laticínios e carnes, por exemplo, colocamos nosso corpo sob uma incrível pressão para manter esse equilíbrio pH em 7.365. 

Ao hidratar o seu corpo com água de pH elevado (veja como fazer essa água em casa em mais adiante!), você vai ajudar o seu organismo a manter a alcalinidade, liberar toxinas e ácidos do corpo (como leveduras / cândida e bactérias) e além disso a sua energia e vitalidade vai subir de nível. Estar acima do peso também é um problema de acidez, então quando você começar a hidratar e alcalinizar seu organismo, você também vai começar a ver o seu peso diminuir. Ao beber, pelo menos, 4 litros de água alcalina por dia você vai começar a ver grandes melhorias na balança.

5‐ Anti‐Aging

O envelhecimento ocorre quando não eliminamos os resíduos e toxinas gerados internamente no nosso corpo. Este é o processo de envelhecer quando nossas células se oxidam, assim como uma maça fica oxidada em contato com o oxigênio. Antioxidantes são conhecidos como uma forma de retardar o processo de envelhecimento porque eles ajudam a desintoxicar o organismo destes resíduos. Beber água alcalina (água rica em antioxidantes) é uma maneira fantástica para retardar e reverter o processo de envelhecimento.

Veja também este artigo sobre água alcalina, onde esta disponível um super livro digital sobre o assunto para baixar gratuitamente. 

Fonte: Dr. Barakat | drbarakat . com . br/
Nota do Editor: o presente artigo não substitui visita ao ambulatório e orientações médicas mediante consulta.

Nenhum comentário: