Pesquise sua procura

Arquivo | 14 anos de postagens

terça-feira, 13 de julho de 2010

O que a Bíblia fala sobre anjos, arcanjos, querubins e serafins

Não existe uma exposição bíblica específica sobre angeologia. Toda abordagem sobre este tema é em forma de estudo sistemático, com uso de paralelismo hermenêutico de tópicos, ou seja, através da interpretação de textos paralelos.

Na figura ao lado, o anjo anuncia aos pastores o nascimento de Jesus Cristo. Diferente do imaginário popular retratado nesta imagem, na Bíblia Sagrada não existe o relato da existência de anjos na faixa-etária infantil.

Os anjos seguem ordens hierárquicas (Colossenses 1.16)


Deus se mantém no céu, é o Soberano, o Criador de todas as coisas.

Na questão dos anjos, está revelado que eles foram criados antes do mundo que conhecemos e vivemos, eles são em número incontável e que existe entre eles uma hierarquia estabelecida por Deus (Jó 38.6-7; Hebreus 12.22).

As classes conhecidas de anjos seguem o plano divino de autoridade. A classificação é: arcanjos, querubins e serafins.

Segundo Colossenses 1.16 e 1ª Pedro 3.22, a organização angelical segue uma hierarquia distinta em cinco principais representações: tronos (thrónoi); domínios (kyrioótetes); principados (arkai); potestades (exousiai) e poderes (dynámeis). Essa classificação refere-se à esfera do governo, com a finalidade de distingui-los dos demais anjos que somam exércitos e atuam diante de Deus, do Universo e do ser humano, em particular.

Na organização dos anjos, a Bíblia fala mais: primeiros príncipes (Daniel 10.13); anjos da guarda de todos e de crianças (Hebreus 1.14; Mateus 18.10); e, anjos eleitos (1ª Timóteo 5.21).

O princípio de autoridade que Deus criou sofreu uma tentativa de rebelião, por parte de Satanás, diante do fracasso o mesmo foi precipitado do céu (Ezequiel 28.1).

• Os anjos Miguel e Gabriel

Entre os anjos, apenas dois são citados nominalmente, Gabriel e Miguel. O fato de haver a revelação apenas de dois nomes não dá margem para crer que os outros anjos não tenham os seus.

Os anjos têm intelecto, emoções e vontade, ou seja, uma personalidade, um indício de que cada um deles tenham nomes próprios (1ª Pedro 1.12; Lucas 2.13; Judas 6).

Gabriel significa poderoso, herói de Deus. E Miguel é uma variante de Miqueias e Micaías, e significa “quem é como Deus?”. Não nos é revelado o porquê deste significado, mas ponderamos que seja em oposição às disposições hostis de Satanás, que tentou ser igual a Deus (Isaías 14.14).

Miguel é descrito como arcanjo, o anjo patrono e guardião do povo de Israel, que lutou contra o diabo (Daniel 10.13, 21; 12.1; Judas 9; Apocalipse 12.7).

Na Bíblia, Gabriel não tem classificação definida. Não temos a informação que ele seja um arcanjo, querubim ou serafim. Foi portador de mensagens muito especiais (Daniel 8.16; 9.21; Lucas 1.19, 26). Porém, no livro de Tobias, um apócrifo, ele está arrolado como um dos sete arcanjos que estão na presença de Deus.

• Arcanjos

O termo “arch” quer dizer “sumo”, “chefe”. Trata-se de uma categoria de anjos que exercem função superior aos demais, a expressão designa algum poder altíssimo. Em todo o Novo Testamento, ele aparece apenas em Judas 9 e 1ª Tessalonicenses 4.16.

Existe uma corrente de estudiosos da Bíblia que alegam haver apenas um arcanjo, que é Miguel. Mas, embora haja apenas uma citação bíblica, o contexto das Escrituras dá a entender que hajam outros.

No dia do arrebatamento o Senhor será acompanhado dos arcanjos: “Porque o mesmo Senhor descerá do céu com alarido, e com voz de arcanjo, e com a trombeta de Deus” - 1ª Tessalonicenses 4.16. Se houvesse apenas um arcanjo, a preposição viria articulada “do” arcanjo, porém a preposição é “de”, passando a ideia que haja mais de um. Pode-se observar isso no idioma original.

Os “principados” (Colossenses 1.16), para os escritos pós bíblicos são tipos de arcanjos. As explicações judaicas dadas sobre este tema indicam que tais anjos têm sob suas ordens, vasto número de seres angelicais. Naturalmente, todos estão sujeitos a Deus.

No livro de Daniel, Miguel é citado como “um dos primeiros” e mencionado por Gabriel (10.13, 21). Na carta de Judas, ele é citado para disputar o corpo de Moisés (versículo 9), em Apocalipse ele aparece acompanhado de outros anjos lutando contra Satanás (12.7).

O livro de Enoque, apócrifo, dá o nome de sete arcanjos, a saber: Uriel, Rafael, Raquel, Saracael, Miguel, Gabriel e Remiel. Segundo é dito ali, a cada um deles Deus entregou uma província sobre a qual reina. Os livros apócrifos não são considerados inspirados pelo Espírito Santo.

• Os querubins

O vocábulo querubim ou querubins, acha-se pela primeira vez em Gênesis 3.24. Tem raiz no verbo “querub”, que significa “guardar”, “cobrir”, “proteger” e, também, “celestial”. A palavra “querubim” não ocorre no grego secular; é uma transliteração do hebraico, ou aramaico, e daí a variedade de terminação no plural.

Eles representam a classe dos adoradores, tanto pela função quanto pela aparência de animais. São associados ao trono de Deus e mencionados tanto no Antigo quanto no Novo Testamento. Cogita-se que o Criador honre a criação animal por intermédio deles.

No Salmo 18.6-10, Davi escreveu em seu cântico que angustiado clamou ao Senhor e Ele desceu cavalgando sobre um querubim e voou, deslizando sobre as asas do vento.

Os querubins constituem uma ordem muito elevada entre os anjos. Eles exercem a função de guardiões. Quando o homem pecou, o Senhor fechou o jardim do Éden, e, para protegê-lo, pôs um querubim e uma espada flamejante ao oriente e ocidente (Gênesis 3.24).

Sem nenhuma conotação com a idolatria, Deus ordenou que se pusessem na tampa da arca da aliança, o propiciatório, estátuas de dois querubins feitas em ouro, voltadas uma de frente para a outra (Êxodo 25.17-18; 2º Reis 19.15; Salmo 80.1). Não era para idolatrá-los, apenas o sumo sacerdote, uma vez ao ano, entrava no local onde a arca estava para fazer o cerimonial de expiação pelo povo.

Salomão também usou a figura de dois querubins de madeira, revestidos de ouro, como ornamento na construção do templo (1º Reis 6.23-28).

Os querubins têm definições de aspectos variados. Podem ter rosto de águia, de touro e de homem. Às vezes aparecem descritos como “cheios de olhos”, com quatro asas e em outras com seis (Ezequiel 10; 16; Apocalipse 4.8). Em outra situação, têm a aparência dos serafins (Ezequiel 1.10; Isaías 6.2; Apocalipse 4.7).

O profeta Ezequiel descreve as plantas dos pés dos querubins como de uma bezerra, têm quatro cabeças, sendo que seus pés seguem em direção para onde suas cabeças olham (1.7; 10.11-12). O profeta ainda revela que rodas são movidas pela força desses anjos (10.16-17).

A expressão “zoon”, encontrada no livro de Apocalipse (4.6-11) significa “o que vive”. Diferente de “therion”, que significa “uma fera”. Os querubins não devem ser considerados animais, e, sim, criaturas viventes.

Antes de sua queda, Satanás era um querubim ungido (Ezequiel 28.14,16). Andava no meio de pedras afogueadas (Ezequiel 28.13,14). Como os outros querubins, Satanás é representado na Bíblia pela figura de animais: a serpente no jardim do Éden, e nos livros de Isaías e Apocalipse como um mitológico grande lagarto, um dragão (Gênesis 3.1-6; Isaías 27.1; Apocalipse 12.9; 20.2).


Descobertas arqueológicas na Palestina têm trazido alguma luz às representações antigas dos querubins. Em Samaria, painéis de marfim apresentam uma figura composta com um rosto humano, corpo de animal quadrúpede, e duas asas elaboradas e vistosas.

• Os serafins

O vocábulo “serafim” deve vir da raiz hebraica “sarafh”, cuja raiz primitiva queria dizer “consumir com fogo”. Hebraístas a traduzem como “queimadores”, “ardentes”, “brilhantes”, “refulgentes”, “amor”, “nobres”.

Apenas na chamada ministerial de Isaías é que encontramos os serafins destacados. Segundo a visão do profeta, eles são agentes de purificação pelo fogo, têm forma humana, apesar de possuírem seis asas. Veja: Isaías 6.1-7.

Na classe dos anjos, os serafins desempenham função no coro celestial, entoando “Santo, Santo, Santo”, incessantemente. Intérpretes bíblicos afirmam que o louvor seja dirigido ao Deus Pai, Deus Filho e Deus Espírito Santo, à Trindade, considerando o “nós”, encontrado em Isaías 6.8.

Eles são a classe que menos está mencionada na Bíblia.


E.A.G.

A inspiração divina e a autoridade da Bíblia
A criação dos anjos e a doutrina da predestinação
Anjos, mensageiros de Deus
Aprendei a parábola da figueira
As setenta semanas de Daniel
Na hora da raiva a regressão ao baixo nível da carnalidade reaparece em sua reação?
Maria, mãe de Jesus: uma mulher humilde
__________

O texto está liberado para cópias, desde que citados o nome do autor e o link (URL) do blog Belverede.

Artigo escrito com a intenção de auxiliar nas lições da revista Lições da Palavra de Deus - Anjos; Mensageiros de Deus, cujo comentarista é o Pr. Walter Brunelli (Editora Central Gospel).


Consultas: Novo Dicionário da Bíblia (Edições Vida Nova); Os Anjos - Sua Natureza e Ofício (Severino Pedro da Silva - CPAD); Bíblia de Estudo Almeida (notas e dicionário - 1ª edição - SBB); A Bíblia Anotada Expandida, de Charles C. Ryrie (apêndice Um Resumo da Doutrina Bíblia, páginas 1287 e 1288, 1ª impressão - 2007 - Editora Mundo Cristão).

29 comentários:

Anônimo disse...

Estou estudando o assunto "Anjos" e foi de muita utilidade o conjunto de informações. Muito bom.
Abraços
Araujo

Eliseu Antonio Gomes disse...

Amigo.

Obrigado por prestar a informação do uso deste artigo em sua pesquisa.

Deus o abençoe.

Artigos & Crônicas disse...

Artigo excelente e bastante esclarecedor.
Obrigada por compartilhar tão importantes informações.

Sonia Costa

Anônimo disse...

A PAZ DO SENHOR, VOCÊS ESTÃO DE PARABÉNS, POR ESSE ESTUDO SOBRES ANJOS, TIROU MUITAS DUVIDAS, APRENDI MUITO.
DEUS ABENÇOE....


DE: DIEGO DOS SANTOS.

Anônimo disse...

Muito obrigado pelo artigo, muito esclarecedor, meus parabens pois esta claro de mais.
Abraço, Jaime

Elvis Pereira Salviano disse...

Olá meu nome é Elvis, quanto ao descrito se eu estiver no assunto certo, pois, sou meio que leigo quanto a seguimentos de aplicantes no "face" como exemplo onde comentar ou mesmo qualquer atenuante em redes sociais ,ou seja, as redes sociais em seu total funcionamento é um mistério para mim o entendo parcialmente, isso, se eu não estiver só me achando, o assunto é anjos,éisso? Bom, foi sobre isto que li!
O tema é importantissimo e a forma como foi colocado bem compreensiva e a biblia fala que a fé não vem de outra forma se não por ouvir ou "ler", e ouvir da palavra de Deus e falar sobre anjos é compleender e aceitar o sobrenatural e se somos realmentes crentes em Deus em toda suas obras e planos os anjos é um assunto encantador aos homens além de fazer parte de todo nosso viver mesmo que não os vejamos, em Deus nós fomos coroados com a coroa de honra e pouco menores que os anjos fomos formados seg. a biblia, creio que para os anjos somos obras encatadoras de Deus temos o livre arbitrio coisa que eles não possuem, podemos pregar, adorar, falar de Deus e servimos a Ele em diversa situações eles tão já vivem sobre controle total de suas atitudes e ainda temos o direito do perdão eles eu já não sei, mas, para nós pensar que existe seres racionais que vooam, teletransportam, possuem diversos poderes como a transfiguração e ainda veem a Deus! Seres de vida eterna ja decidida e inlubriante faz a gente sonhar é um ótimo meio de fortificar a fé no Criador o unico Deus todo poderoso.
Todavia o quero hoje mais saber é o seguinte, tenho um livro gospel escrito e preciso de ajuda para entender todos meandros até a publicação uma "mãozinha " abençoada conto com Deus ,mas, esperava que o Eber Coocareli pudesse me ajudar ou outro que seja bem a par do assunto, atenciosamente lisonjeado se estiverem me lendo e ficarei especialmente agradecido em o nome de Jesus, se me ajudarem a realizar este sonho de poder passar para outras pessoas o que vivo tendo minha vida nas mãos de Deus! E que Deus abençoe a todos nós, amém!E um forte abraço a todos!

Luis Oliveira disse...

A paz do Senhor Jesus querido irmão em Cristo. Gostei muito do seu post e estou pedindo a sua autorização para reproduzi-lo na integra em nosso blog. Claro, com o seu link.

Luis Oliveira

Anjos Rodrigo-Desenhos disse...

Parabéns. Muito bom o post. Deus abençoe à todos.

Adam Rodrigues disse...

MEU IRMÃO, A PAZ DE JESUS O CRISTO, SEJA COM VC E TODA SUA FAMÍLIA!
O ASSUNTO SOBRE ANJOS, É MUITO BM DE SER ESTUDADO E ESTIVE OBSERVANDO EM MINHA BÍBLIA EM 1ª TESSALONISSENCES 4;16 Q DIZ:"PORQUE HAVERÁ O GRITO DE COMANDO,E A VOZ DO ARCAJO..." E, TAMBÉM EM JUDAS V9 DIZ:"NEM MESMO O ARCANJO MIGUEL..." NOTE QUE EM AMBOS A BÍBLIA REFERE-SE A APENAS UM ARCANJO E MAIS, EM JUDAS, CITA O NOME DE MIGUEL.PENSE NISTO!!PAZ DO SENHOR E FIQUE COM DEUS.

Alex G. Pires. disse...

Irmão, a paz!

Excelente trabalho, muito edificante para a igreja o conteúdo e serviços disponibilizados por este blog.

Este post sobre os anjos da bíblia, foi muito bem embasado biblicamente. Parabéns! Temos um artigo com o título: O QUE QUASE NINGUÉM SABIA SOBRE O APOCALIPSE, que cita entre outras revelações surpreendentes a relação de anjos de Judas 6 com o apocalipse.

Gostaríamos de saber se é possível nos ceder um banner para o nosso site Busk Bíblia. Antecipadamente agradecemos. A Paz!

Assembleia Teológica Busk Bíblia.

Eliseu Antonio Gomes disse...

Ao irmão (ã) de Assembleia Teológica Busk Bíblia

Fique à vontade para indicar o blog Belverede, quanto a essa decisão me sinto honrado, imerecidamente,e também grato.

No entanto, o blog não possui banner. As pessoas que nos indicam usam listas com links ativos (blogroll).

Deus continue abençoando você.

Eliseu Antonio Gomes disse...

Adam.

O tema angeologia é muito cativante.

Abraço.

Sara disse...

Eu gostei mto do artigo, mto obg pelos detalhes e principalmente pelas referências bíblicas. Que o Senhor continue te usando dessa forma maravilhosa!

Eliseu Antonio Gomes disse...

Sara.

Fico contente em saber que o blog Belverede tem sido útil para você com esta matéria.

Que Deus continue abençoando sua vida.

Boas festas.

E.A.G.

Unknown disse...

Vc disse tudo , também m interessei muito nesse post sobre anjos ,é magnifico ,Que Deus abençoe vc com sua fé e seu comentário pq pensar sozinha sobre o que li sem lê um comentário como o seu confesso que eu não saberia expressar o que eu senti depois que li sobre os anjos, pois é tanta coisa que passa sobre a mente da gente que chega a nos deixar sem palavras�� boa noite amigo fica c Deus

Eliseu Antonio Gomes disse...

Luana.

Obrigado pelo seu comentário, que um incentivo importante para eu continuar compartilhando conhecimento bíblico.

Fico contente ao saber que este trabalho, feito apenas com o interesse de abençoar vidas, sem visar lucro financeiro, atinge pessoas como você, que busca saber mais sobre as coisas de Deus.

Deus te abençoe cada vez mais.

Anônimo disse...

Porque vcs saúdam com a paz do Senhor? Porque se for de Jesus, ele mesmo diz não tem paz alguma pra vos dar. Então a paz vem direto de Deus, Ele é a paz...a sabedoria etc. O apostolo Paulo quando pedia que os irmãos saúdassem uns aos outro que o fizessem com a Santa Paz de Deus. Isso não salva, obvio. Mas porque a ignorancia a cerca da palavra de Deus faz distorcer tudo que está escrito?

Eliseu Antonio Gomes disse...

Caro Paulo,

Creio que você tenha se esquecido da passagem bíblica João 14.27, na qual lemos as seguintes palavras do Senhor Jesus Cristo: “Deixo-vos a paz; a minha paz vos dou. Não vo-la dou como o mundo a dá. Não permitais que vosso coração se preocupe, nem vos deixeis amedrontar”.

Sobre a sua afirmação de que Paulo pedia para que os irmãos saudassem uns aos outros com "a paz de Deus", não encontrei isso na Bíblia. Peço a gentileza que faça a citação, como fiz acima para você.

Deus continue o abençoando.

Anônimo disse...

Muito interessante este assunto em pensar que os querubim tem aspectos de animais e muito interessante.obg.fiquem na paz de Deus.

Unknown disse...

Uma Benção!

Unknown disse...

Olá!

O artigo é de grande importância e esclarece diversos pontos específicos, porém, não posso concordar com o trecho seguinte:
"No dia do arrebatamento o Senhor será acompanhado dos arcanjos: “Porque o mesmo Senhor descerá do céu com alarido, e com voz de arcanjo, e com a trombeta de Deus” - 1ª Tessalonicenses 4.16. Se houvesse apenas um arcanjo, a preposição viria articulada “do” arcanjo, porém a preposição é “de”, passando a ideia que haja mais de um"

Se for apenas por conta de uma preposição para dar o sentido de plural, ou seja, para que existir o "plural" p enfatizar mais de um.
É lógico que a preposição "de" está no texto para dar ênfase à classificação e categoria do tipo e não de plural como se fala.
"De arcanjo" e não "de serafim" ou, não "de quetubim". Entendeu?

Abraços!

Eliseu Antonio Gomes disse...

Olá, Roberta.

A Bíblia apresenta dois arcanjos (grego: “archangelos” - chefe de anjos) pelo nome: Miguel (Daniel 10.13; 12.1; Judas 9; Apocalipse 12.7); e Gabriel (Daniel 8.6; 9.21; Lucas 1.19, 26).

Embora não seja bom senso ser enfático sobre suposições, estudiosos da Bíblia Sagrada consideram que existem sete arcanjos posicionados diante do trono de Deus. Eles se baseiam em Apocalipse 8.2, que não parece ser um texto claro para declarar que os setes seres angelicais sejam arcanjos.

Abraço.

Tecnólogo Moreira disse...

Caro Elvis,
Os anjos também possuem o livre arbítrio. Foi por isso que houve rebelião no céu.
E nesta mesma ocasião, foi dado aos mesmos a oportunidade de se arrependerem dos seus erros.
Se Deus os criasse sem o livre arbítrio e sem a condição do perdão, estaria sendo injusto, tirano.opressor.

Victor Viana disse...

Boa tarde!

Qualquer forma eu penso que a forma visível do anjo é relativa, eles aparecem na forma que deve ser entendida. As descrições de seres do mundo espiritual são irrelevantes se não o seu valor interpretativo, pois eles são espírito e não carne. Então é necessário imaginar os anjos desta forma, sendo que se apresentam de formas variadas para trazer entendimento ao homem de sua ação espiritual. As asas ou chifres, ou rostos humanos, de animais, cada coisa tem uma interpretação profética, mas no fim das contas, anjos assumem a forma que Deus determina. Os serafins aparecem com muitas asas que cobrem o seu corpo como ato de humilhação diante de Deus e nos dá a entender que possuem alta posição na hierarquia angelical. A sua manifestação iluminada reflete a proximidade e o reflexo da glória divina, e a forma humana é uma forma de se causar empatia, anjos podem aparecer em forma de animais, ou com milhares de olhos, cabe ao ser humano entender a mensagem.

Eliseu Antonio Gomes disse...

Olá, Victor.

Entendo seu comentário como uma expressão totalmente lúcida. Eu penso igual. A vontade e poder de Deus prevalecem nesta questão dos anjos se manifestarem no mundo físico.

Abraço.

Anônimo disse...

Que cada vez mais Deus venha habitar dentro de nós. Nós somos anjos aqui na terra encarregado de transmitir o Evangelho de Jesus Cristo. Nossa imagem e semelhança tem quer ser da Trindade santíssima, onde quer que chegarmos temos que exalar a essência do Espírito Santo. Jesus conheçe o nosso interior.
Obrigado pela ajuda dos estudos postados aqui nesse Endereço.
Deus abençoe.
Bye: Bruno

Eliseu Antonio Gomes disse...

Caro Bruno.

Realmente, sendo o nosso corpo templo de Deus, logo não é de nós mesmos. Então, que com essa consciência avivada, possamos, dia após dia, glorificar a Deus levando a mensagem do Evangelho de Jesus Cristo ao mundo inteiro.

Sou eu quem agradece a sua visita. E o convido a estar visitando o blog Belverede em outros temas aqui publicados.

Abraço.

Unknown disse...

Muito obrigado pelo o carinho do estudo sobre anjos. Que as bênção do Senhor Jesus Cristo caia sobre você.

Eliseu Antonio Gomes disse...

Unknown | 25 de junho 2018.

Deus abençoe sua vida.

Abraço.