Pesquise sua procura

Arquivo | 14 anos de postagens

sexta-feira, 27 de janeiro de 2012

O pastor, o evangelista e a fama

Malafaia aceita posar ao lado de
 assembleiano do ministério AD Belenzinho
 na Expo Cristã 2011 - SP
Não devemos querer agradar todas as pessoas sempre e em tudo, mas ao Senhor sim.

Cheio do Espírito Santo e de ousadia, o apóstolo Pedro disse aos religiosos judaicos que importa obedecer a Deus e não aos homens.

O contexto dessa frase sobre obediência e desobediência (agrado / desagrado) refere-se à proibição que o apóstolo havia recebido, queriam que ele parasse de pregar o Evangelho. Os sacerdotes judeus queriam impedir que a liderança cristã parasse de anunciar Jesus como Senhor e Salvador. Mas alguns interpretam a frase de Pedro equivocadamente. Usam a conotação de uma intenção de ser agradável às multidões com o objetivo de conquistar a fama pela fama, o comportamento de ser simpatico a qualquer preço para receber massagem de ego. (Atos 5.29).

Pedro, obedecendo ao Senhor, fez o papel do bom evangelista. Pregou a Palavra, desagradando os líderes judaicos e obedecendo a Deus. Com a pregação dele, o Espírito convenceu três mil pessoas de uma vez só a se tornarem servos do Todo Poderoso, e o número passou para quase 5 mil almas em pouquíssimas horas.

Em obediência a Deus, Pedro, o humilde pescador galileu, ficou popular entre os israelitas e estrangeiros, entre todos da sua geração. Conferir: Atos 2.41; 4.4.

Isto posto, vamos para a questão da administração da popularidade, surgida ao pregar o genuíno Evangelho do Senhor.

Jesus deu atenção para sua imagem. "E aconteceu que, estando ele só, orando, estavam com ele os discípulos; e perguntou-lhes, dizendo: Quem diz a multidão que eu sou? E, respondendo eles, disseram: João o Batista; outros, Elias, e outros que um dos antigos profetas ressuscitou. E disse-lhes: E vós, quem dizeis que eu sou? E, respondendo Pedro, disse: O Cristo de Deus - Lucas 9.18-20.

Quando mais jovem, usei os púlpitos para pregar. Algumas vezes pessoas vieram a mim com um carinho imenso, dando depoimentos de fatos bons que aconteceram na vida delas por causa da ministração da Bíblia Sagrada feita por mim. Sei que foi o Espírito em mim, transfiro essa glória ao Senhor.

Imagine quem faz uso de uma televisão para anunciar o Evangelho, quantas pessoas são alcançadas e ficam afeiçoadas e gratas. Deus usa bastante os televangelistas famosos através da alta projeção  de visibilidade que eles têm.

O Evangelho produz fama aos que o anunciam. O pregador tem rosto, tem nome. Quem prega a Palavra e é usado para a libertação dos perdidos, ganha a afeição de quem foi abençoado por intermédio de seu ministério.

A fama do ministro da Palavra é inevitável quando Deus o usa. Cabe ao homem que está em notoriedade cuidar de sua imagem pessoal, com vista a não servir de tropeço a ninguém e não ser envergonhado.

"Procura apresentar-te a Deus aprovado, como obreiro que não tem de que se envergonhar, que maneja bem a palavra da verdade" -  2 Timóteo 2.15.

Ser famoso não é uma situação má, se a notoriedade é usada para expandir a mensagem do Evangelho.

E.A.G.

Nenhum comentário: