Pesquise sua procura

Arquivo | 14 anos de postagens

sábado, 28 de janeiro de 2012

Resposta branda

Existe um hino que possue um verso assim: "Tenha a paciência de Jó". Eu prefiro me espelhar na paciência de Jesus Cristo.

Muitos anos atrás, algumas vezes ouvi um programa humorístico de rádio em que havia um quadro chamado Perguntas Idiotas, Respostas Cretinas.

O bobalhão:

- Por que cachorros latem?

O cretino:

- Porque você não ensinou nenhum deles a miar.

Jesus Cristo é o nosso Mestre em relações interpessoais. E nesta função se apresentou como manso e humilde. Tinha paciência para dispensar uma boa lição em todas as situações que apareciam diante da agenda diária. Agendas das pessoas que procuravam por Ele! Ele doou espaço de seu tempo, o tempo que Deus lhe deu nas 24 horas de todos os dias em que viveu na terra.

Certa vez, fui repreendido pelo Senhor. Eu não estava com paciência para compartilhar meus conhecimentos. "O pouco que você sabe é muito para quem não sabe nada". É importante compartilhar o que sabemos, principalmente os conhecimentos das Escrituras Sagradas.

Donald Weiss, escreveu o seguinte sobre relações interpessoais: O processo de mudança real inicia-se quando você reconhece que a única pessoa sobre a qual exerce algum controle significativo é você mesmo - e sabe o que é tentar mudar a si mesmo e sua personalidade. ¹ Realmente, com critério razoável, é necessário adaptar-se para ser ouvido. Ao se comunicar, Jesus usou a figura da semente entre os agricultores; da ovelha entre os pastores.

Em família:

"O homem de bem deixa uma herança aos filhos de seus filhos" - Provérbios 13.22. A maior herdade que alguém pode deixar para seus descendentes são as lições morais.

Os bons exemplos são imprescindíveis para a formação de um bom caráter dos filhos, é necessário ensinar a fazer fazendo: trabalhar dignamente; prometer e cumprir as promessas; estender as mãos a quem precisa.

Na sociedade:

"Lembra-te de que Jesus Cristo, que é da descendência de Davi, ressuscitou dentre os mortos, segundo o meu evangelho" - 2 Timóteo 2.8.

Diante deste mundo em crise, das palavras ríspidas, das intrigas, contendas, setas de ódio e invejas, é importante fazer uso de todos os lugares, reconhecer os momentos oportunos, para falar do plano da salvação aos que nos rodeiam.

Seja articulador de boas respostas em todos os lugares. Na escola, no ambiente do emprego, no trânsito, nos hospitais e prisões. As almas clamam sem pronunciar perguntas sobre a existência além-túmulo.

 "Tudo fez formoso em seu tempo; também pôs a eternidade no coração do homem, sem que este possa descobrir a obra que Deus fez desde o princípio até ao fim". Eclesiastes 3.11(ARA). Mostre para elas o plano da salvação, pois você tem a resposta na Pessoa do Espírito Santo que mora em seu coração.

Quando o ser humano está atolado no pecado, não tem forças para pedir socorro espiritual. O cristão que passa a aproveitar as oportunidades é sábio, se transforma em ganhador de almas (Provérbios 11.30).

Não se preocupe em demasia com os resultados de evangelismo, ocupe-se em se consagrar orando antes de evangelizar. O interesse maior por resultados positivos é do Senhor, e Ele fará a parte dEle.

E.A.G.


Veja outras reflexões sobre a importância da resposta branda: Belverede.
_______

1 - Donald Weiss, Convivendo com gente difícil, Círculo do Livro, 1986.



Nenhum comentário: