Pesquise sua procura

Arquivo | 14 anos de postagens

terça-feira, 26 de março de 2019

A expectativa da chegada do filho e a depressão pós-parto

Alterações hormonais na mulher podem provocar reações negativas em relação ao recém-nascido.

A chegada do bebê é extremamente comemorada pela família, afinal foram nove meses de espera. A vontade de conhecer o pequenino rosto do neném, trazê-lo ao colo, a primeira mamada, o primeiro sorriso, tudo é motivo de alegria. Mas, inesperadamente alguma coisa pode acontecer e estragar toda essa felicidade.
O que faz terminar o prazer neste caso pode ser o surgimento da depressão após o parto. A circunstância atinge duas em cada dez mulheres.

Algumas dicas:
• Procure descansar bastante. Aproveite o sono do bebê para dormir também, mesmo que seja dia.
• Não queira voltar à rotina de uma hora para a outra. O serviço de casa pode esperar, asssim como outras atividades.
• Faça apenas o que consegue dar conta. Se a casa estiver cheia de visitas e você não aguentar o cansaço, peça licença e vá deitar-se um pouco.
• Beba bastante água. Alimente-se bem. Coma bastante frutas e legumes. A mamãe precisa de energia para suportar o novo pique.
Amamentar - você é mãe o suficiente 
Elias - A depressão do homem de Deus

Entre os principais fatores que provavelmente desencadeiam a depressão, segundo alguns médicos, está a queda de produção de hormônios, agravados por noites mal dormidas, e o estresse provocado por excesso de visitas.

O desequilíbrio do humor após o parto, porém, pode ocorrer em algumas mulheres que já apresentaram tendências depressivas. Um estudo realizado em Minnesota, nos Estados Unidos revelou que algumas mulheres que já tiveram depressão pós-parto apresentaram muita ansiedade e distúrbios depressivos prévios. A mulher , outrossim, pode estar com sua auto-estima abalada por causa dos seios que estão grandes, o corpo inchado e a barriga flácida. A responsabilidade de cuidar de um novo ser também pode assustar a nova mamãe.

Durante a gravidez, o organismo produz uma quantidade elevada de progesterona. Parte desse hormônio fica concentrado na placenta, que é expelido após o parto. Essa retirada provoca uma queda brusca no nível de hormônios, afetando a fabricação de serotonina, que é responsável pela inibição da depressão. Fundamentados nisso, os especialistas entendem que é comum, nas primeiras semanas depois do parto, o aparecimento de cansaço, irritabilidade, choro e desânimo. Mas em casos mais graves, a mulher pode rejeitar o filho e, até, pensar em suicídio.

"A paciente que apresenta sintomas de depressão pós-parto é, geralmente encaminhada a um médico psiquiatra, e só ele poderá receitar antidepressivos, se for o caso", observa a obstreta Maria Bianca Atchschin. A atenção dos familiares e a compreensão do marido ajudam na recuperação da mulher.

O caso mais divulgado de depressão pós-parto foi o de Andrea Pia Yates, uma americana que matou os cinco filhos, afogados, em Houston, Estados Unidos. Andrea estava em tratamento contra a depressão desde o nascimento de seu penúltimo filho, nascido dois anos antes da tragédia.

Sente-se deprimido (a)? Leia e  medite nestas três porções bíblicas selecionadas para você:

1. Jesus Cristo se importa com seu bem-estar. "O Espírito do SENHOR Deus está sobre mim, porque o SENHOR me ungiu para pregar boas-novas aos pobres, enviou-me a curar os quebrantados de coração, a proclamar libertação aos cativos e a pôr em liberdade os algemados, a apregoar o ano aceitável do SENHOR e o dia da vingança do nosso Deus, a consolar todos os que choram e a pôr sobre os que choram em Sião uma coroa em vez de cinzas, óleo de alegria em vez de pranto, manto de louvor em vez de espírito angustiado. Eles serão chamados carvalhos de justiça, plantados pelo SENHOR para a sua glória. Reconstruirão as antigas ruínas, restaurarão os lugares anteriormente destruídos e renovarão as cidades arruinadas, destruídas de geração em geração" - Isaías 61.1-4.

2. Não existe problema que Deus não possa resolver. "Da mais profunda cova, SENHOR, invoquei o teu nome. Ouviste a minha voz, quando pedi: 'Não feches os teus ouvidos aos meus lamentos, ao meu clamor.' No dia em que te invoquei, chegaste perto de mim e disseste: 'Não tenha medo.'” - Lamentações de Jeremias 3.55-57.

3. A missão de Jesus Cristo: "E assim como Moisés levantou a serpente no deserto, assim também é necessário que o Filho do Homem seja levantado, para que todo o que nele crê tenha a vida eterna. Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo o que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna. Porque Deus enviou o seu Filho ao mundo, não para que condenasse o mundo, mas para que o mundo fosse salvo por ele" - João 3.14-17.

E.A.G    .

Fonte: Revistas Saúde e Ana Maria Bebê e Mamãe via revista Enfoque Gospel, página 33, edição setembro de 2001

Nenhum comentário: