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sábado, 6 de julho de 2019

O irmão que repreende outro irmão merece perdão?


Jesus Cristo não proíbe aos cristãos julgar. Sobre isso, relembre comigo alguns trechos da Bíblia Sagrada.

A orientação de Jesus é para que o julgamento tenha como base as Escrituras. Cristo disse: "Não julgueis segundo a aparência, mas julgai segundo a reta justiça" (João 7.24). Não é à toa que tenha feito esta orientação, pois a Palavra é comparada "ao fogo e ao martelo que esmiúça a pedra" (Jeremias 23.29) e como a luz que ilumina o caminho" (Salmos 119.105). O "ide" de Cristo não é um mandamento de ordenança apenas para evangelizar quem está perdido no mundo, o "ide" também exige aos cristãos maduros que ensinem aos cristãos ainda não amadurecidos na fé (Marcos 16.15; Mateus 28.19-20). E nesta situação de ensinar, temos figurativamente a violência do martelo, do fogo destruidor e da iluminação do Evangelho. E isto deve ocorrer contra o pecado e contra a incontinência do pecador que ama o pecado e não quer se desprender dele.

Alguém poderia perguntar: Qual a finalidade de propagar o pecado alheio? O pecado precisa ser confrontado. Falar da vida alheia é diferente de apresentar a Palavra para pessoas, que necessitam dela. A boa Apologia Bíblica combate o pecado. Não é falta com o amor e o respeito, não acusa o próximo, vai contra a situação, não visa agredir o pecador. Aponta o pecado e indica a solução do problema. Relembremos aquela passagem em que o apóstolo Paulo repreendeu o apóstolo Pedro, porque ele estava se comportando de modo censurável. Precisamos ter a mesma motivação entre os nossos irmãos. Conferir: Gálatas 2.11.

Deus odeia a iniquidade (Salmos 45.7). Se a pessoa ama realmente a Deus, é portadora do mesmo sentimento que Ele possui. Quando o pecado é cometido por pessoas que se dizem cristãs, dentro do círculo evangélico, ninguém deveria ter dúvidas que o assunto precisa ser abordado de maneira contundente, deixar claro que a devassidão e outras práticas pecaminosas são refutadas por toda a cristandade. O crente não pode ser conivente com o estilo de vida em pecado continuado, o pecado alheio não deve ser aceito na comunidade dos crentes em Cristo. Fazendo assim, não julgamos  a ninguém, é a Palavra que anunciamos que exerce o julgamento (1 Coríntios 6.10; Efésios 5.5).

Em seu ministério, Paulo escreveu cartas porque se mostrava zeloso, portador do zelo de Deus, era ciente de seu compromisso de preparar os irmãos como uma virgem pura para o seu marido (2 Coríntios 11.2). A Palavra de Deus é pura (Provérbios 30.5). E por ser pura, tem o poder de produzir pureza, isto é, limpeza (João 15.3). A noiva de Cristo é pura, como então eu posso me fazer de cego, surdo e tetraplégico ao encontrar impurezas no meio cristão?

Temos que tomar cuidado, porque há pecado cometido por ação e outros por omissão. Omitir-se de exortar ao que necessita de exortação nos coloca em falta perante o Senhor. Confira: Tiago 4.17. 

A oportunidade que temos de apreender o conhecimento da Palavra de Deus, não nos é dada pelo Senhor para que retenhamos conosco. Todo cristão tem o dever de compartilhá-lo, para edificar vidas. E nesta condição, a Palavra precisa ser exposta em tempo e fora de tempo, por inteira, não apenas usando aquelas passagens que soam agradáveis. O objetivo é repreender, corrigir, exortar baseado na doutrina de Cristo (Ver 2 Timóteo 2.2). Então, o que dizer ao adúltero? “Tudo bem, continue na sujeira do seu pecado”? Ou falar “os adúlteros não herdarão o reino de Deus”? (Apocalipse 22.15). Ora, é claro que a filosofia humana precisa ser descartada e a Palavra anunciada, para que o pecador tenha a oportunidade de tonar-se limpo das impurezas causadas pelas atividades da carne.

Vivemos nesse mundo para fazer provocações. Por quê? “Porque para Deus somos o bom perfume de Cristo, nos que se salvam e nos que se perdem. Para estes certamente cheiro de morte para morte; mas para aqueles cheiro de vida para vida” (2 Coríntios 2.15-16).

Conclusão

A missão da Igreja é transformar vidas através do poder do Evangelho de Jesus Cristo. Anunciar o amor de Deus, conscientizar sobre o exercício da fé acompanhada das obras, trabalhar para que haja restauração de vidas, agir contra o pecado. Não apenas os cristãos em geral, mas principalmente os pastores e conselheiros de casais devem permanecer em constante vigilância, lembrando-se do alerta contido em Tiago 3.1 ("Meus irmãos, não sejam, muitos de vocês, mestres, sabendo que seremos julgados com mais rigor.") e 1 Coríntios 10.12 ("aquele que pensa estar em pé veja que não caia."). 

quinta-feira, 4 de julho de 2019

Vontade de viver - dois garotos lutam contra cobra gigante




Mateus 6.31 - Deus quer apenas nos dar o que comer, beber e vestir?


"E por que se preocupam com o que vão vestir? Observem como crescem os lírios do campo: eles não trabalham, nem fiam. Eu, porém, afirmo a vocês que nem Salomão, em toda a sua glória, se vestiu como qualquer deles. Ora, se Deus veste assim a erva do campo, que hoje existe e amanhã é lançada no forno, não fará muito mais por vocês, homens de pequena fé? Portanto, não se preocupem, dizendo: “Que comeremos?”, “Que beberemos?” ou “Com que nos vestiremos?” Porque os gentios é que procuram todas estas coisas. O Pai de vocês, que está no céu, sabe que vocês precisam de todas elas. Mas busquem em primeiro lugar o Reino de Deus e a sua justiça, e todas estas coisas lhes serão acrescentadas" - Mateus 6.28-31 (NAA).

Usando este texto bíblico, mais de uma vez presenciei cristãos, cheios de boa intenção, interpretá-lo afirmando categoricamente que o nosso Pai celeste não está interessa em nos abençoar além do prato de comida de cada dia, do copo de água e das roupas que precisamos nos resguardar.

É complicado ouvir pregadores dizer que Deus não pretende nos abençoar no campo financeiro ou material, após haver orado e ter sido atendido pelo Pai celeste. O Senhor é soberano, age de muitas formas, deseja o nosso bem-estar. Milagres acontecem na vida do crente em Cristo, e não há como explicar tais ocorrências,  só nos resta agradecer por cada uma delas. O que dizer mais? Orei considerando meu Deus o meu Pai e simplesmente após isso esqueci que havia feito a oração e o milagre aconteceu.

O apóstolo Tiago (capítulo 4 e versículos 1 ao 3) nos ensina a orar e receber a resposta positiva do Pai celeste. Ele escreveu: "De onde procedem as guerras e brigas que há entre vocês? De onde, senão dos prazeres que estão em conflito dentro de vocês? Vocês cobiçam e nada têm; matam e sentem inveja, mas nada podem obter; vivem a lutar e a fazer guerras. Nada têm, porque não pedem; pedem e não recebem, porque pedem mal, para esbanjarem em seus prazeres".

Ao orar ao Pai, o Pai vê quais são as nossas motivações e o nosso jeito de se relacionar com as pessoas em nossa volta, vê se há dentro de nós ambição egoísta, sabe se existe ou não intenção de compartilhar com os irmãos a bênção que solicitamos. Não seremos atendidos caso faltar em nós o amor ao próximo. Ao orar, que o objetivo seja nobre.

Numa pesquisa do grego koiné, sobre Mateus 6.31, vi que os verbos “comer” e “beber” estão restritos ao sentido em português que usamos, porém, “vestir” vai além do sentido de vestuário. O termo (“peribalô”) abrange tanto as roupas quanto investimentos. 

A raiz dessa palavra é “peri”, usado como superlativo, indica figurativamente tempo , assunto e ocasião e lugar; literalmente, conota “circunstância” e “propriedade”.

“Ballõ” é um verbo, significa lançar (-se) com veemência.

Disto, podemos entender que além de “o que iremos vestir?”, a tradução também poderia ser outra, remetendo às situações de trabalho digno, salário justo, residência, estabilidade financeira. Mas observando diversas traduções da Bíblia, os tradutores que consultei, tanto em português quanto em inglês, escolheram verter “peribalô” se referindo apenas às vestes.

E.A.G.

quarta-feira, 3 de julho de 2019

A ação da Bíblia Sagrada na vida de quem a lê com humildade e reverência

O que transmito ao postar a frase “O objetivo de estudar a Bíblia não é apenas encontrar informações, mas viver as transformações que nos capacitam a entrar no céu”?

É importante considerar o seguinte:

O poder da Palavra do Senhor age positivamente na vida de quem se sujeita a obedecê-la de corpo, alma e espírito. Reconhecemos que a nossa salvação vem por meio da misericórdia de Deus. O mérito da nossa salvação pertence exclusivamente a Deus, que enviou Jesus, que por sua vez é o Verbo (Palavra) que se fez gente como a gente, viveu sem pecar, morreu como Cordeiro mudo e nos abriu as portas celestiais.

 “Quem despreza a palavra terá de pagar por isso, mas o que teme o mandamento será recompensado” – Provérbios 13.13 (NAA).

“Sejam praticantes da palavra e não somente ouvintes, enganando a vocês mesmos. Porque, se alguém é ouvinte da palavra e não praticante assemelha-se àquele que contempla o seu rosto natural num espelho; pois contempla a si mesmo, se retira e logo esquece como era a sua aparência. Mas aquele que atenta bem para a lei perfeita, lei da liberdade, e nela persevera, não sendo ouvinte que logo se esquece, mas operoso praticante, esse será bem-aventurado no que realizar” – Tiago 1.22-25 (NAA).

"Porque a palavra de Deus é viva e eficaz, e mais cortante do que qualquer espada de dois gumes, e penetra até o ponto de dividir alma e espírito, juntas e medulas, e é apta para julgar os pensamentos e propósitos do coração." - Hebreus 4.12 (NAA).

Reflita com seriedade sobre as seguintes informações e reserve um momento para ler as referências bíblicas a respeito delas:
• Sem fé é impossível agradar a Deus e a fé surge e se desenvolve no coração quando ouvimos a Palavra, isto é, escutamos ou tomamos conhecimento dela pela leitura com a firme intenção de obedecê-la. Ver Hebreus 11.6 e Romanos 10.17.
• Paulo exorta a persistir em ler as Escrituras Sagradas: 1 Timóteo 4.13-16.
• A Bíblia é a Escritura Sagrada: Marcos 12.10; Romanos 12.1; 2 Timóteo 3.15.
• A Bíblia é nosso alimento espiritual, comparável ao pão e ao leite: Salmos 81.16; Joel 2.19; Mateus 4.4; 1 Pedro 2.2.
• A Bíblia como prata: Salmos 12.6.
• A Bíblia como Palavra: Tiago 1.21-23; Hebreus 4.12; e Colossenses 3.16.
• A Palavra é poderosa para salvar. Tiago 1.21. 
Conclusão:

A Bíblia Sagrada se descreve como transformadora da alma humana. Quem abre seu coração para ela, é abençoado, afinal, trata-se do poder de Deus na vida de quem dá espaço para a ação divina. 

Sigamos o exemplo de Davi, que teve a sábia decisão de fazer da Palavra de Deus a sua regra de fé e conduta. Ele escreveu sobre essa tomada de atitude, o seguinte: “Guardo a tua palavra no meu coração para não pecar contra ti. Bendito és tu, SENHOR; ensina-me os teus decretos.

quinta-feira, 6 de junho de 2019

O Dia dos Namorados - pureza sexual é questão moral e de saúde


Até cinco anos atrás, a palavra sexo recebia cerca de quatrocentos milhões de acessos no Google por mês, o que correspondia a quase cinco bilhões por ano. Hoje, este número, que já era impressionante, é bem maior. Diante desse quadro, como os adolescentes representam a maioria dos internautas, "essa tendência revela duas coisas: quando se trata de sexo, os adolescentes têm questionamentos e eles estão procurando as respostas no lugar errado" - afirma o apologista cristão Josh MacDowell.

A principal questão dos jovens nessa área geralmente é: "Por que esperar?" A propaganda e a cultura do sexo sobre a juventude é tão forte hoje em dia que muitos deles, até mesmo cristãos menos solidificados na fé, têm se feito essa pergunta. A mensagem de Deus sobre o sexo não é 'Não faça isso porque é pecado ou errado'. Sua mensagem é 'Espere, pois o sexo de acordo com este projeto é tão maravilhoso que vale a pena protegê-lo'. O desejo de Deus é nos dar coisas boas (Salmos 31.19; Jeremias 29.11).

O mundo pode ver os limites na sexualidade como negativos, mas na verdade é o contrário. Deus não é contra o sexo. Deus o criou. Ele é tão a favor disso que deseja que todo homem e toda mulher experimentem o sexo de acordo com seu projeto original. Se escolhemos acreditar em Deus quando promete o melhor para nós, podemos seguir seu plano para o sexo sabendo que Ele deseja que experimentemos o sexo em seu melhor.

Além de evitar gravidez indesejada e doenças sexualmente transmissíveis, a preservação sexual até o casamento também evita problemas de ordem psicológica. Não inventaram até agora nada melhor para se preservar nessa área do que a abstinência, mesmo os métodos preservativos usados são falhos.

Pesquisas mostram que adolescentes sexualmente ativas são 300% mais propensas a cometer suicídio do que adolescentes virgens; e os adolescentes sexualmente ativos são 700% mais propensos ao suicídio. Mais de 25% das meninas sexualmente ativas entre 14 a 17 anos dizem que se sentem deprimidas boa parte do tempo contra 7,7% das virgens.

Uma das consequências emocionais mais devastadoras do sexo fora do casamento é um coração partido. Por causa da reação neuroquímica de seu cérebro ao sexo, é fácil confundir sexo com amor. Pela liberação de ocitocina, o sexo cria um laço entre você e seu parceiro. O sexo sempre forma um vínculo emocional. Quando esse vínculo é rompido, pode ferir.

Além de todos esses dados, mais um surgiu recentemente para realçar a sabedoria divina em orientar-nos à preservação sexual até o casamento. Um novo estudo do Center of Disease Control (CDC), dos Estados Unidos que examinou os comportamentos de saúde de adolescentes em relação à sua atividade sexual autorreferida  mostra que aqueles adolescentes que se mantêm abstinentes sexualmente são muito mais saudáveis em várias frentes do que outros adolescentes sexualmente ativos.

Os adolescentes devem saber que há evidência científica muito convincente e em vários níveis que mostra que reservar o dom precioso da sexualidade para o porto seguro do casamento não tem nada a ver com o moralismo dos velhos tempos ou repressão sexual. O oposto é verdadeiro. Tem a ver com saúde, não com doença.

As vantagens de se abster de sexo durante a adolescência não são apenas físicas. Os jovens castos não têm a angústia que tantas vezes se atribui à idade adulta jovem. Evitar a atividade sexual evita um monte de dramas psicossociais que vêm junto com ela: 'Será que ele ainda gosta de mim?'; 'O que ela está fazendo com o outro, agora?'; 'Ele realmente se importa comigo?'; etc.

O problema é que muitas pessoas educam as crianças nas escolas e até mesmo seus próprios pais a assumirem uma atitude fatalista. A outra questão problemática, que eu não vejo ninguém abordar é: existe alguma coisa benéfica para todos os adolescentes que se envolvem em atividades sexuais? A resposta é claramente não. Logo, talvez o que realmente precisa ser feito é educar os pais a agirem como pais, ao invés de incentivarem a experimentação sexual entre os adolescentes, curvando-se à ideia equivocada de que eles vão fazer sexo antes do matrimônio de qualquer maneira.

À luz do fato de que 90% de todos os financiamentos federais nessa área vão para programas que tratam como normal o sexo entre adolescentes, a maioria dos adolescentes estão esperando por sexo. Esta expectativa aumentou nos últimos 28 anos, declara Valerie Huber, fundadora e presidente da We Ascend, com sede em Washington, Estados Unidos.

A propaganda e cultura do sexo impostos à juventude e iniciados desde a revolução sexual na década de 1960 têm feito mal aos jovens, tornando muitos deles viciados em sexo. É preciso enfatizar: ninguém nunca morreu de não ter relações sexuais; mas as pessoas às vezes se sentem como se elas fossem morrer sem sexo. Os adolescentes que não têm contato sexual têm comportamentos de risco à saúde muito menores em comparação com os demais que tiveram contato sexual. O sexo após o casamento equivale à segurança. O sexo fora do casamento leva á insegurança, culpa, vergonha, depressão, desesperança e sofrimento.

E.A.G.

Postagem adaptada de maneira resumida ao blog Belverede.
Fonte: Geração JC, ano 27, número 116, janeiro a fevereiro de 2017, páginas 13 a 15, Bangu, Rio de Janeiro/RJ (Casa Publicadora das Assembleias de Deus - CPAD). Título da matéria: "Pureza sexual: questão não apenas de moral, mas de saúde". Autoria não fornecida.

sábado, 1 de junho de 2019

Adoção: um ato de amor


A adoção é um ato de amor que pode salvar vidas. No Brasil há cadastrados mais de 6 mil crianças e adolescentes aptos para serem adotados. Em contrapartida existem 35.226 pretendentes a pais adotivos igualmente cadastrados (isso mesmo, cerca de 5 pretendentes para cada criança ou adolescente necessitado).

Os números de crianças em situação de abandono já poderiam estar zerados, mas adoção não é uma questão de matemática. Entendemos que há muitas variáveis nesse processo, tais como crianças especiais, ou com irmãos que precisam ser adotados juntos, entre outros. A adoção não é apenas uma questão de amor, mas é principalmente um compromisso cheio de responsabilidades.

A Bíblia apresenta histórias que ilustram alguns tipos de adoção. Vejamos:


a) Adoção parental

A Bíblia mostra alguns exemplos desse tipo de adoção. Um caso bem conhecido é o de Moisés, que foi adotado pela filha de Faraó (Êxodo 1.22; 2.5-6). Tal ato lhe poupou a vida e (como passou a ser membro da realeza egípcia) isso lhe deu oportunidade de aprender ciências, política, sobre liderança e principalmente a ler e escrever. Habilidade esta que permitiu que, no futuro, Deus usasse para escrever 5 livros que hoje estão em nossa Bíblia.

Há também a história da orfã Hadassa, criada por seu primo Mardoqueu, que lhe encaminhou de tal forma que a tornou rainha de um império que escravizava o povo hebreu (Ester 2.5, 7).

E a mais decisiva de todas: a adoção de Jesus por José (Mateus 1.19-21). Jesus "precisava" ser reconhecido como filho de José, pois haviam profecias que anunciavam o Messias como um descendente de Davi (Mateus 1.1, 16). Além disso, todo o cuidado, educação, proteção e sustento que José promoveu a Jesus, preservou a vida do Salvador ao longo dos anos de vulnerabilidade da infância e adolescência (Mateus 2.13-14). Jesus foi um filho adotivo!


b) Apadrinhamento material

Algumas adoções são um comprometimento de proteção e sustento. Esse foi o caso do adulto, enfermo e órfão Mefibosete. Ele foi adotado por Davi porque era filho do seu grande amigo Jônatas. Davi o tirou da miséria, o hospedou, lhe devolveu terras e garantiu a preservação de sua vida (2 Samuel 9.6-9).


c) Adoção espiritual

Ocorre quando alguém assume a responsabilidade de ensinar, ajudar e fortalecer outra pessoa que necessita de apoio e auxílio na fé. Podemos citar o nome de Saulo e Barnabé. Saulo era um perseguidor da Igreja, e sua conversão era questionada por muitos. Ele foi enviado pelos irmãos da comunidade para sua terra natal. Foi Barnabé quem o buscou, quem acreditou no potencial dele e quem iniciou Paulo no ministério (Atos 11.25).

Barnabé era um homem dedicado a gerar filhos na fé, da mesma forma que ele orientou Paulo, ele também acolheu e ensinou João Marcos. E perseverou em cuidar dele, mesmo quando o próprio Paulo não o apoiou (Atos 15.37-39). O resultado nós sabemos, este jovem se tornou o autor do Evangelho de Marcos e o Apóstolo dos Gentios reconheceu o seu valor futuramente (2 Timóteo 4.11).

Entretanto, a história mais incrível de adoção que há na Bíblia é a nossa. Nós fomos adotados por Deus. Em Cristo recebemos o direito de sermos chamados filhos de Deus (João 1.12). Deus nos adotou mesmo conhecendo os nossos defeitos, nossos pecados e nosso caráter. Ele nos tornou seus filhos, transformando-nos também em herdeiros simplesmente porque nos amou (Romanos 8.17; Efésios 1.4,-5; Gálatas 4.6-7).


d) Adoção é um desafio atual

Em nosso país, qualquer pessoa adulta pode adotar, seja solteira, casada ou viúva, desde que tenha condições de proporcionar uma vida digna para a criança. Claro que existe um processo burocrático e outras avaliações que visam garantir a segurança do adotado. Mas não é impossível!

Todos os que desejam amar a alguém assumindo a paternidade ou a maternidade de alguma criança ou adolescente em situação de abandono podem procurar a Vara da Infância e da Juventude de seu município.

Outra forma de praticar é procurar alguma família, criança ou adolescente que precise de ajuda financeira, oportunidade de estudo, que necessite de abrigo ou mesmo de apoio emocional e oferecer apoio pessoal. Há pessoas e famílias que praticam esse tipo de "apadrinhamento".

Todo cristão pode praticar a adoção, especialmente a espiritual. Discipulado é outro nome para adoção espiritual. Assumir a paternidade espiritual de alguém novo na fé é um desafio para todos. Abra seu coração para este tema e veja em qual dessas três opções e Espírito Santo te desafia.
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Fonte: Mensageiro da Paz, ano 89, número 1608, maio de 2019, página 6, coluna Em Tempo, Bangu, Rio de Janeiro/RJ (Casa Publicadora das Assembleias de Deus - CPAD).

Flavianne Vaz, autora deste artigo, é historiadora, possui formação teológica pela FTSA e trabalha no Centro de Estudos do Movimento Pentecostal (Cemp/CPAD).

sábado, 25 de maio de 2019

Lições Bíblicas: Tempo, Bens e Talentos - Sendo mordomo fiel e prudente com as coisas que Deus nos tem dado

“Tempo, Bens e Talentos – Sendo mordomo fiel e prudente com as coisas que Deus nos tem dado”. Este é o tema escolhido pela Casa Publicadora das Assembleias de Deus (CPAD), ao terceiro trimestre de 2019, para ser lecionado nas igrejas que adotam as revistas Lições Bíblicas - Adulto. O comentarista das trezes lições é o Pastor Elinaldo Renovato.

Sumário:

Lição 1 – O que é a Mordomia Cristã
[ Cinco etapas para você otimizar seu tempo ]
Lição 2 – A Mordomia do Corpo
Lição 4 – A Mordomia da Família
Lição 8 – A Mordomia do Tempo
Lição 9 – A Mordomia do Trabalho
Lição 10 – A Mordomia das Finanças
Lição 13 – Seja um Mordomo Fiel