Pesquise sua procura

Arquivo | 14 anos de postagens

terça-feira, 24 de setembro de 2019

Seja um Mordomo Fiel


Por Eliseu Antonio Gomes

INTRODUÇÃO 

Os crentes que fielmente zelam pela vida cristã serão gloriosamente recompensados.

Um dos ensinamentos bíblicos mais significativos para os pentecostais é a proximidade da volta de Jesus, que é capaz regressar a qualquer momento. Então, devemos estar precavidos, cuidadosos quanto ao seu retorno. A promessa da Volta de Jesus é um grande incentivo para trabalhar fielmente até o momento do Arrebatamento da Igreja. 

Neste período de expectativa quanto a reaparição, o crente deve reconhecer seu papel de mordomo e dedicar-se às coisas de Deus com fidelidade ao Senhor, sabendo que Ele é o nosso galardoador, tem reservado a recompensa que contemplará aqueles que viverem em fidelidade. Os cristãos devem se manter prontos e vigilantes, pois o Senhor pode voltar a qualquer hora.

I - O QUE DEUS ESPERA DE SEUS MORDOMOS

1. Que sejam prudentes na espera do Senhor (Lucas 12.37).

No mundo antigo, era dada ao mordomo a responsabilidade de zelar por todas as propriedades, enquanto o senhor estivesse fora. Uma de suas tarefas era cuidar para que os membros da casa recebessem a partilha de comida. Ele poderia dá-la diária, semanal ou mensalmente.

Em Lucas, capítulo 12.35-48, Jesus apresenta três parábolas de modo bem resumido, para ressaltar a importância da preparação espiritual: "Estejam preparados, com o corpo cingido e as lamparinas acesas. Façam como os homens que esperam pelo seu senhor, ao voltar ele das festas de casamento; para que logo abram a porta, quando vier e bater. Bem-aventurados aqueles servos a quem o senhor, quando vier, encontrar vigilantes. Em verdade lhes digo que ele há de cingir-se, dar-lhes lugar à mesa e, aproximando-se, os servirá. Quer ele venha à meia-noite ou de madrugada, bem-aventurados serão eles, se os encontrar vigilantes. Porém, considerem isto: se o pai de família soubesse a que hora viria o ladrão, não deixaria que a sua casa fosse arrombada. Estejam também vocês preparados, porque o Filho do Homem virá à hora em que vocês menos esperam"(NAA).

2. Que esperam o Senhor com prontidão (Lucas 12.38).

A vida na terra é incerta, mas a Vinda do Filho do Homem é uma certeza. O aspecto central da mordomia cristã é estar o tempo todo de prontidão para a Volta de Cristo, apesar de não sabermos o dia e a hora deste grande evento, porque quando Ele retornar não haverá segunda chance para quem estiver despreparado.

Na parábola O Servo Vigilante, consta a seguinte advertência: "Estejam preparados, com o corpo cingido" (versículo 38). Esta ênfase tem significado profundo, pois no Oriente, os homens usavam roupas longas e soltas, mas para trabalhar era necessário amarrar a roupa ao redor da cintura, de modo que a pessoa não se atrapalhasse.

Neste texto o ponto central é a orientação para estar preparado para a vinda do Filho do Homem, sempre perseverante na fé, porque não sabemos em que momento o Senhor voltará. Ele pode vir tarde da noite, quando o sono é pesado e nos induz a dormir, mas é preciso resistir e permanecer acordado. O Senhor exige que nos mantenhamos sempre prontos para servir a Deus e ao próximo. Aqueles que se mantém alertas receberão uma bênção extraordinária.

3. Esperem a recompensa do Senhor.

Na parábola, Jesus pronuncia uma bênção aos servos que estão alertas e prontos quando seu senhor voltar (Lucas 12.37-38). A narrativa diz que o senhor fica tão feliz que inverte os papéis normais; em vez de fazer os servos atendê-lo, ele os serve. É altamente incomum um senhor servir seus escravos, mas a graça de Deus faz o inesperado.

Por meio deste texto, somos informados sobre a felicidade que os cristãos que estiverem prontos para a Segunda Vinda de Cristo experimentarão. Os crentes preparados são bem-aventurados, pessoas felizes. Temos a informação que a bem-aventurança será maior quando os salvos se assentarem à mesa, neste momento o Senhor "há de cingir-se", isto significa que Ele agirá como servo de seus servos, os salvos serão tratados com honraria máxima, pois serão servidos pela própria Pessoa do Senhor.

Não é a primeira vez que é apresentado na Escritura o conceito de um senhor que serve os escravos. Quando Jesus se fez gente como a gente, “sendo em forma de Deus”, tomou “a forma de servo” (Filipenses 2.6,7). E assim Ele serviu seu povo, e não agirá diferente quando voltar outra vez.

II - AS CARACTERÍSTICAS DO MORDOMO INFIEL (Lucas 12.45-47)

1. Ele não espera que o Senhor em breve venha.

A garantia de que o Pai celeste cuida dos que lhe pertencem, tenta os seguidores de Cristo a ficar preguiçosos e ter uma atitude despreocupada. Sobre isso, Jesus deixa claro que o verdadeiro discipulado inclui ser fiel no serviço e estar preparado para sua vinda.

A Volta de Cristo será uma grande surpresa para todos, é comparável ao ataque do ladrão, que sempre chega sem avisar que chegará (Lucas 12.39). Não é situação corriqueira um pai de família ter de antemão a informação que um ladrão invadirá sua casa, se ele soubesse o dia e a hora programada para efetuação da ocorrência, tomaria as providências necessárias para que o elemento mau fosse impedido pela polícia de causar malefícios aos seus familiares e a si próprio.

Jesus louva o servo que serve fielmente na ausência do senhor. Por sua eficiência, o senhor o recompensará com promoção, dando-lhe responsabilidade não só sobre sua casa e servos, mas também sobre todas as suas propriedades (Lucas 12.44) 

O cristão não tem a informação sobre o momento do Advento de Cristo, portanto, deve estar em constante alerta, vigiando em todo o tempo para não ser encontrado desprevenido. É importante se manter preparado, mas são muitos os cristãos que não cogitam sobre A Segunda Vinda do Senhor e o Dia da Prestação de Contas.  

No sermão profético (Mateus 24.1 a 25.46), está contida a parábola das Dez Virgens (25.1-13). As dez virgens representam a Igreja de Cristo, o Noivo é Jesus Cristo, o qual parece demorar a vir para a festa. No entanto, esse intervalo se refere ao tempo entre a subida do Senhor aos Céus e Sua vinda para buscar seus discípulos. Nesta parábola, cinco virgens prudentes estocam azeite, que é o símbolo do Espírito Santo na vida de quem não anda segundo as obras da carne (Gálatas 5.16-23). As outras cinco, insensatas, não fazem reserva de azeite, elas representam a parte da Igreja composta de crentes não vigilantes, que apagou a presença do Espírito Santo, não têm comunhão plena com o Senhor  (1 Tessalonicenses 5.19).

Apenas as virgens prudentes entraram para as bodas (versículo 10). Os crentes que são representados pelas virgens desprecavidas não aguardam a chegada de Jesus como convém. Então, correm o risco de não participarem das bodas. Jesus voltará e quando isto acontecer, o cristão deve estar espiritualmente pronto, acordado, vigilante (Mateus 25.4).

2. Ele "espanca" outros servos.

A tendência do ser humano é fazer julgamentos precipitados sobre o próximo, desconsidera ou se esquece da lição contida em Mateus 7.3. Somente Deus sabe o que se passa dentro do coração e o que acontece na particularidade de cada vida. É preciso se relacionar com o próximo orando por ele e tratando-o com compaixão e deixar o julgamento para Deus.

O mordomo infiel não espera que o seu Senhor volte, ele espanca outros servos e age de modo irresponsável. Vive negligentemente, talvez porque pense que levará muito tempo para o senhor chegar e que terá tempo suficiente para "arrumar a bagunça". Assim ele se descuida e desenvolve uma falsa sensação de independência. Em vez de cuidar dos seus servos que estão subordinados a ele, abusa deles e se entrega à bebida e embriaguez. Para os tais, a volta de Cristo poderá ocorrer inesperadamente, ou suas vidas chegar ao fim aqui na Terra, sendo que após a morte só lhe restará seguir ao juízo.

O crente que vive segundo os apetites desordenados da carne, terá como consequência experimentar punição serera. As loucuras, as maldades, as atitudes arrogantes serão postas diante de si e julgadas pelo Justo Juiz e ele será responsabilizado por todos os seus pecados (Hebreus 9.27). Em seu castigo, compartilhará o mesmo destino com os incrédulos, será designado a passar a eternidade com os hipócritas, estar em meio ao pranto e ranger de dentes para sempre, fará parte daqueles que prantearão e atritarão a dentição sem que esta condição seja revertida ou tenha fim (Mateus 24.51). 

3. Age de modo irresponsável.

Jesus ensina seus discípulos a viver espiritualmente corretos. Em João 15.1-9, o Mestre usa a imagem de uma videira e seus ramos para mostrar a seus seguidores a importância de permanecerem nEle e permitirem que Ele viva por seu intermédio Nos versículo 10 a 17, do capítulo 15 do Evangelho de João, Ele ordena a seus discípulos que amem uns aos outros e que estejam dispostos a dar a vida uns pelos outros.

Amar quem nos ama é fácil. De bom grado nós sacrificamos nossos próprios desejos e necessidades pelo bem daqueles a quem amamos e com quem nos preocupamos: nossos cônjuges, nossos descendentes e amigos e amigas. E as pessoas que não amamos? E as pessoas cujas palavras e ações tornam difícil amá-las? Como dar nossa vida àqueles com quem não temos amizade ou que nos magoaram com palavras e ações cruéis?

Na condição de mordomo de Deus, é necessário deixar de lado a nossa raiva, mágoa, indiferença e orar diariamente por aqueles que nos magoaram, ao fazer isso estamos entregando um espaço de tempo que o Senhor nos deu em favor deles. Esta prática permite que Deus nos agracie com a capacidade de mostrar-lhe bondade, é o modo de agir com responsabilidade cristã, ser o catalizador necessário para restauração de relacionamentos conflituosos e fortalecermos nossa decisão de ser fiel ao Senhor em tudo o que fizermos.

Acostume-se a orar por alguém que não costuma orar. Deus nos chama para luzir. Não luz nossa, mas a de Cristo. Perdoar, orar por quem não nos perdoou. Isso reluz Jesus ao mundo!

III - AS QUALIDADES DO MORDOMO FIEL

1. Fidelidade.

Por haver a liberdade dos cuidados do mundo, alguns crentes são desleixados em relação ao exercício da mordomia cristã, que Deus lhe confiou.

A Igreja de Pérgamo, apesar de reter o nome de Cristo e não negar a fé diante das perseguições, era digna de censura da parte de Deus. Isto porque os cristãos se deixaram influenciar por práticas pagãs e assim introduziram ao estilo de vida a filosofia de Balaão, alguns viviam conforme a doutrina dos nicolaitas, que se consistia de todo tipo de erro, e afetava os cristãos liderados a líderes. Portanto, aborreceram ao Senhor, e receberam uma reprimenda de Cristo.

Deus reconhece os crentes dedicados, promete recompensar os mordomos fiéis, tem recompensas reservadas, espera que os cristãos sejam prudentes, aguardem prontamente o retorno de Cristo para então  recompensá-los por sua fidelidade. "Portanto, arrependa-se! (...) Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas: ‘Ao vencedor, darei do maná escondido. Também lhe darei uma pedrinha branca, e, sobre essa pedrinha, um novo nome escrito, o qual ninguém conhece, exceto aquele que o recebe'" (Apocalipse 2.12-17).

O autor do Livro de Hebreus, em 6.10, adverte sobre o perigo da negligência, mostra que o afastamento de Deus, e a consequente apostasia, resultam em uma condição totalmente irreversível. Quando um pessoa cai em pecado e se arrepende, a Palavra diz que a misericórdia divina se manifesta a fim de que seja restaurada (Lamentações 3.21-23; Provérbios 24.16). Mas, em caso de comportamento indolente praticado de maneira consciente, aquele que deliberadamente rejeita a orientação bíblica, estes não herdarão as promessas relacionadas à herança na vida eterna.

2. Prudência.

Os textos sagrados evidenciam a importância do exercício da mordomia e a prontidão espiritual, tais atitudes fazem parte da característica do autêntico discípulo de Cristo. O servo fiel é prudente. Em sua moderação, equilíbrio e prevenção, representa o cristão que recebeu do Senhor a missão de mordomo e a cumpre fielmente. Ao agir assim, permanece dentro do parâmetro da vocação que o Senhor lhe. Em referência à Segunda Vinda de Jesus, quando o Filho de Deus retornar, Ele encontrará este crente trabalhando e honrando seu compromisso, por isso o Mestre irá retribuí-lo.

Porém, o servo mau, aquele crente cuja característica é agir fora da vontade do Senhor, ser negligente quanto aos princípios da mordomia cristã, extravasar a perversidade que há em seu coração, o Dia do Julgamento Final o aguarda. O Altíssimo, que não é enganado pela hipocrisia humana, a quem nada está oculto, assim que retornar fará o ajuste de contas com ele.  

3. Constituído pelo seu Senhor.

Na parábola, o servo fiel e prudente é constituído pelo senhor "sobre sua casa", não assume compromissos que o seu senhor não lhe atribui É imprescindível considerar com ênfase que ele não se constituiu a si mesmo, foi constituído pelo seu senhor.

Jesus não quer em sua Igreja pastores, missionários, líderes de departamentos que assumem o posto sem que tenha sido constituído por Ele. Aqueles que geralmente ocupam funções na igreja e agem com intenções de favorecer-se do cargo que assumiram, demonstram que não foram constituídos por Deus ou apostataram da fé em Cristo. O obreiro que realmente quer fazer a vontade de Deus, tem como importante apegar-se ao crescimento do conhecimento de Cristo através de seu ministério, ao mesmo tempo que diminui-se negando agir com o objetivo de beneficiamento próprio.

CONCLUSÃO

Deus promete recompensar os fiéis. Alguns textos bíblicos de teor escatológico indicam que Cristo reinará por um período de tempo sobre a terra depois que Ele voltar (Lucas 19.17; 1 Corintios 6.1-3; Apocalipse 20.1-6). Durante esse tempo, Ele precisará de assistentes que servirão com Ele no seu Reino. A recompensa envolve este futuro governo de Cristo, em cujo tempo a fidelidade será recompensada com maiores oportunidades de serviço.

E.A.G.

Commentário Bíblico Pentecostal Novo Testamento, editado por French L. Arrington e Roger Stronstad. 4ª edição 2006. Página 404. Rio de Janeiro/RJ (Casa Publicadora das Assembleias de Deus - CPAD).
Lições Bíblicas. Tempo, Bens e Talentos - Sendo Mordomo fiel e prudente com as coisas que Deus nos tem dado. Elinaldo Renovato. Lição 13: A Mordomia do Tempo. Terceiro trimestre de 2019. Páginas 93, 94. Bangu, Rio de Janeiro/RJ (Casa Publicadora das Assembleias de Deus - CPAD).
Tempo, Bens e Talentos - Sendo mordomo fiel e prudente com as coisas que Deus tem nos dado. Elinaldo Renovato. 1ª edição 2019. Página 157. Bangu; Rio de Janeiro / RJ (Casa Publicadora das Assembleias de Deus - CPAD).

Nenhum comentário: