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quinta-feira, 17 de julho de 2014

A mostarda como condimento e símbolo de fé cristã

Por Eliseu Antonio Gomes

O inimigo de nossas almas trabalha para inserir em nossos corações a dúvida. Ele injeta a pergunta: "será que você tem fé suficiente para receber a bênção?"

Não duvide da sua fé, duvide da dúvida, pois está escrito na Bíblia que Deus responde as orações daquelas pessoas que oram com fé, não importando ser uma fé notável ou insignificante. Assim sendo, a atitude mais acertada após orar é guardar na alma o conteúdo que oramos e partir para as nossas obrigações do cotidiano, colocando a incerteza para longe do coração.

Parábolas

Jesus declarou que não é preciso ter uma fé do tamanho do monte Everest para ter orações respondidas, basta que a fé seja do tamanho de uma minúscula semente de mostarda, cujo diâmetro esférico aproximado é de 1 a 2 milímetros (Lucas 17.6).

Em outra oportunidade, Jesus lançou uma pergunta retórica aos seus discípulos: "com o que pode ser comparado o reino de Deus?" Conferir: Marcos 4.30; Lucas 13.18. A pergunta era compreensível, pois a terminologia da palavra "reino" tem conotações políticas, remete ao mundo visível. Em seguida, Jesus explicou com uma parábola, dizendo-lhes que o reino de Deus nada tinha a ver com a política deste mundo, é igual a semente da mostardeira - entre as sementes, a mostarda é a semente que o olho humano tem mais dificuldade de ver, devido seu tamanho pequenino. E continuou a explicar dizendo que o reino de Deus cresce como uma mostardeira, que oferece seus galhos para servir de abrigo aos pássaros e suas sementes como alimento às aves do céu.

História

Existem achados arqueológicos de origem suméria que citam a semente da mostardeira usada em forma de pó, como tempero por volta do ano 3 mil a.C. Desde os tempos dos antigos romanos a mostarda é usada em cataplasma e sais aromáticos para aliviar a dor e a congestão. Conforme alguns escritos gregos apontam, Hipócrates fazia uso na forma de emplastros com finalidade de combater resfriados.

No século 20, a semente desta erva é encontrada como suplemento e realçador do sabor da carne, de salsichas e saladas, hamburguer, torradas e cachorros-quentes; é encontrada combinada ao fabrico de maionese, curry e picles. 

Por possuir valor nutricional importante, propriedades antioxidantes, conter carboidratos, vitamina, gordura, cálcio, ferro, magnésio, zinco, fósforo, potássio, sódio e água, a semente de mostarda é um condimento muito popular em cozinhas de muitas partes do nosso planeta. Ela é acrescentada às receitas de culinária porque dá sabor e aroma especial à comida. Em algumas ocasiões, é cozida antes de ser levada às refeições, sendo transformada no óleo principal da receita ou moída para ser consumida como farinha. De uma ou outra maneira, os grãos de mostarda sempre ganham destaques aos elementos do prato.

Seu aroma e sabor fortes se desenvolvem somente após trituração e umedecimento. Quando misturada com a água ou o vinagre, produz uma reação química que não existia em seu estado natural, criando uma espécie de óleo volátil de cheiro agradável e sabor picante.

Ainda hoje, entre as especiarias, é a terceira mais consumida, perdendo apenas para o uso do sal e da pimenta, é comum na Europa Ocidental usar a mostarda com mel para suprimir a tosse.

No Paquistão, a semente de mostarda é a segunda principal fonte de riqueza do país. Gera 233 mil toneladas de produção ao ano aos paquistaneses.

Comparações

A fé e o reino de Deus se parecem com a semente de mostarda, que não é vista com facilidade. Não é possível perceber com olhos naturais a fé e também não é possível ver o reino de Deus germinar no coração do crente no primeiro lance de observação.

Entretanto é possível analisar a vida cristã das pessoas a partir destas comparações. Quando a semente é colocada em solo fértil ela se transforma em uma enorme planta. A natureza não tem pressa, é necessário regar, esperar que a semente se transforme em broto e cresça viçosa. Se houver cultivo da fé, o resultado será visível, palpável, provado, aprovado, útil e impressionante. A semente da mostarda é associada ao estímulo, incentivo e satisfação. De igual forma é a fé. Mesmo que pequenina, é o tempero que transforma a vida do crente para melhor.

Assim como não há possibilidade de encontrar a raiz, o caule e as folhas dentro de uma semente, não é possível encontrar, sem exame apurado, os resultados da fé e da obediência antes do tempo adequado. A fé se materializa em atos de obediência; o reino de Deus é realidade na vida das pessoas a partir do momento em que elas decidem, voluntariamente, viver em obediência ao Senhor, o Rei dos reis!

Conclusão

"Mas nem todos têm obedecido ao evangelho; pois Isaías diz: Senhor, quem creu na nossa pregação? De sorte que a fé é pelo ouvir, e o ouvir pela palavra de Deus" - Romanos 10.16-17.

Antes de experimentar os resultados da fé em atividade, é preciso crer nas promessas de Deus e obedecer suas orientações com boa disposição.

Fé como um grão de mostarda (parte 1 de 2)
Fé como um grão de mostarda (parte final)

E.A.G.

Consultas:
Alimentos Saudáveis, Alimentos Perigosos, impressão 1998, impresso na Itália (Reader's Digest).
el.wikipedia.org/ wiki/Μουστάρδα
en.wikipedia.org/ wiki/Mustard_seed
fr.wikipedia.org/ wiki/Moutarde_(condiment)
it.wikipedia.org/ wiki/Senape

Novelas e o Programa Nacional de Direitos Humanos PNDH 3


Entre as diversas estratégias publicitárias de propagação de produtos, uma bastante usada é o método de criar polêmica. Polemizar é a forma mais barata de fazer a propaganda, pois a divulgação do produto se multiplica no boca a boca. Como blogueiro e usuário de redes sociais, para evitar tomar parte como massa de manobra deste marketing, costumo fazer minhas críticas – especificamente para uma atração - depois que o programa criticado acabou, não está mais no ar.

Ontem, após um telejornal, o meu televisor continuou sintonizado num determinado canal e a próxima atração era uma determinada novela. No diálogo entre três personagens, dois eram patrões homofóbicos e a terceira personagem era uma pessoa homossexual. Também ontem, em outro determinado canal passador de novelas, assistia outra programação quando entrou o espaço de comerciais e surgiu a chamada de uma novela. Qual seria a personagem? Você já deve ter a vaga ideia que a cena posta para chamar a atenção era de uma pessoa interpretando um homossexual!

É muita falta de criatividade mesmo, não é? Depois destas duas situações relatadas acima, fiquei pensando: quanta falta de criatividade, os escritores de novelas deveriam pagar para escrever; os telespectadores deveriam ser bem pagos para perder seu tempo assistindo este tipo de coisa insana.

É uma insanidade jogar fora nove meses da vida, parando por quase uma hora ao dia, para acompanhar em capítulos, maus tratos, adultérios, fornicações, traições, inimizades, vingança. É algo totalmente ridículo as construções de personagens de novelas: duas pessoas após os 30 anos de idade se comportando como dois apaixonados na faixa da adolescência. Caso não fossem invenção de um autor de folhetim, todos os personagens ocupariam manicômios e não haveria tratamento que os curassem.

Refilmagens e o PNDH

Falando de releitura de novelas, a onda agora são as refilmagens. Obras do passado, em que não havia personagens homossexuais são refeitas incluindo essas personagens. Por que será? Além da ausência de criatividade de autores, também existe a doutrinação das massas, cuja mola propulsora é a atual política vigente. Na cúpula do governo executivo federal, é expedida uma tal "carta de intenções", o chamado PNDH (Plano Nacional de Direitos Humanos), "sugestionando" aos meios de comunicação a glamorizar a filosofia gay. E como os canais são concessões públicas, se sentem obrigados a atender a "sugestão". E há quem acredite que vivemos numa liberdade democrática írrestrita.

Conheça o PNDH

"Eixo orientador III

O combate à discriminação mostra-se necessário, mas insuficiente enquanto medida isolada. Os pactos e convenções que integram o sistema regional e internacional de proteção dos Direitos Humanos apontam para a necessidade de combinar estas medidas com políticas compensatórias que acelerem a construção da igualdade, como forma capaz de estimular a inclusão de grupos socialmente vulneráveis. Além disso, as ações afirmativas constituem medidas especiais e temporárias que buscam remediar um passado discriminatório. No rol de movimentos e grupos sociais que demandam políticas de inclusão social encontram-se crianças, adolescentes, mulheres, pessoas idosas, lésbicas, gays, bissexuais, travestis, transexuais, pessoas com deficiência, pessoas moradoras de rua, povos indígenas, populações negras e quilombolas, ciganos, ribeirinhos, varzanteiros e pescadores, entre outros.
Definem-se, neste capítulo, medidas e políticas que devem ser efetivadas para reconhecer e proteger os indivíduos como iguais na diferença, ou seja, para valorizar a diversidade presente na população brasileira para estabelecer acesso igualitário aos direitos fundamentais. Trata-se de reforçar os programas de governo e as resoluções pactuadas nas diversas conferências nacionais temáticas, sempre sob o foco dos Direitos Humanos, com a preocupação de assegurar o respeito às diferenças e o combate às desigualdades, para o efetivo acesso aos direitos.
Por fim, em respeito à primazia constitucional de proteção e promoção da infância, do adolescente e da juventude, o capítulo aponta suas diretrizes para o respeito e a garantia das gerações futuras. Como sujeitos de direitos, as crianças, os adolescentes e os jovens são frequentemente subestimadas em sua participação política e em sua capacidade decisória. Preconiza-se o dever de assegurar-lhes, desde cedo, o direito de opinião e participação.
Marcadas pelas diferenças e por sua fragilidade temporal, as crianças, os adolescentes e os jovens estão sujeitos a discriminações e violências. As ações programáticas promovem a garantia de espaços e investimentos que assegurem proteção contra qualquer forma de violência e discriminação, bem como a promoção da articulação entre família, sociedade e Estado para fortalecer a rede social de proteção que garante a efetividade de seus direitos.
Diretriz 22:

Garantia do direito à comunicação democrática e ao acesso à informação para consolidação de uma cultura em Direitos Humanos.

Objetivo Estratégico I:
Promover o respeito aos Direitos Humanos nos meios de comunicação e o cumprimento de seu papel na promoção da cultura em Direitos Humanos.
Ações Programáticas:

a) Propor a criação de marco legal regulamentando o art. 221 da Constituição, estabelecendo o respeito aos Direitos Humanos nos serviços de radiodifusão (rádio e televisão) concedidos, permitidos ou autorizados, como condição para sua outorga e renovação, prevendo penalidades administrativas como advertência, multa, suspensão da programação e cassação, de acordo com a gravidade das violações praticadas.
a) Propor a criação de marco legal, nos termos do art. 221 da Constituição, estabelecendo o respeito aos Direitos Humanos nos serviços de radiodifusão (rádio e televisão) concedidos, permitidos ou autorizados. (Redação dada pelo decreto nº 7.177, de 2010)

Responsáveis: Ministério das Comunicações; Secretaria Especial dos Direitos Humanos da Presidência da República; Ministério da Justiça; Ministério da Cultura
c)Suspender patrocínio e publicidade oficial em meios que veiculam programações atentatórias aos Direitos Humanos.
Responsáveis: Ministério das Comunicações; Secretaria Especial dos Direitos Humanos da Presidência da República; Ministério da Justiça
d)Elaborar critérios de acompanhamento editorial a fim de criar ranking nacional de veículos de comunicação comprometidos com os princípios de Direitos Humanos, assim como os que cometem violações. (Revogado pelo decreto nº 7.177, de 2010) Responsáveis: Ministério das Comunicações; Secretaria Especial dos Direitos Humanos da Presidência da República; Secretaria Especial de Políticas de Promoção da Igualdade Racial da Presidência da República; Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres da Presidência da República; Ministério da Cultura; Ministério da Justiça (Revogado pelo decreto nº 7.177, de 2010)
Responsáveis: Ministério das Comunicações; Secretaria Especial dos Direitos Humanos da Presidência da República; Ministério da Justiça
b)Incentivar pesquisas regulares que possam identificar formas, circunstâncias e características de violações dos Direitos Humanos na mídia. Responsáveis: Ministério das Comunicações; Secretaria Especial dos Direitos Humanos da Presidência da República"

Acesso ao documento completo: http://www.ohchr.org/Documents/Issues/NHRA/ProgrammaNacionalDireitosHumanos2010.pdf

Observação os parágrafos riscados ("Propor a criação de marco legal"...) está apresentado desta maneira na página de origem.

Opiniões

Abordando a questão da doutrinação através de novelas em minha conta no Facebook, tive acesso aos seguintes comentários:

Vera Caldas: "Não assisto, eles (produtores das emissoras) são obrigados a passar, mas eu não sou obrigada a assistir, se todos que não concordam fizessem o mesmo, a audiência não seria tão boa, como eles dizem que está."
João Edis: "Concordo plenamente (sobre o marketing via polêmicas), as pessoas sem perceberem, são usadas como disseminadoras de diversos programas televisivos e de opiniões radicais e nefastas, quando criticam este ou aquele programa, ou personagem, atraem a atenção dos outros para aquilo que foi criticado, é a famosa curiosidade. Outrossim, não preciso assistir nenhuma novela para saber - assim como a pornografia - o quão perniciosa é. Na embalagem de raticida somente 2% é de veneno letal, o restante, ou seja, 98% é saboroso ao paladar."

A síntese da minha opinião sobre novelas e o PNDH

O Programa Nacional de Direitos Humanos é um bom documento. Em se tratando de Direitos Humanos, é claro que qualquer pessoa gozando de juízo saudável concorda com as intenções nele contidas. Porém, as emissoras de televisão, principalmente as produtoras de novelas, precisam estabelecer equilíbrio, pois do jeito que tratam o PNDH parece que esses órgãos de comunicação consideram seres humanos, pobrezinhos carentes de socorro, apenas os homossexuais. É preciso ter o mesmo ânimo para trabalhar com garra na desestruturação de discriminação social contra índios, negros, portadores de deficiência. As concessões públicas de rádio e televisão devem empenhar-se em favor destas classes também, pois também são compostas de seres humanos necessitados de atenção.

Por que não se escreve novelas colocando o negro como personagem principal, patrão dos brancos de todo o elenco? O que leva o autor de novelas a não promover as causas indígenas, tratando-os sem esteriótipos? Cadê o casal de namorados cadeirantes, ou o cadeirante conquistador da atriz mais bela da trama. Onde estão os deficientes protagonistas, qual razão deles não serem as pessoas que mais tempo permanecem em tela?

Os novelistas parecem não se importar muito com esses preconceitos, no dicionário deles o vocábulo diversidade deve estar restrito aos grupos LGBT. Aliás, a impressão é que os autores de novelas colaboram para que cresça mais em nossa sociedade diversos tipos de preconceitos de todas as formas, exceto o que fira os grupos de homossexuais. Será que têm preconceito contra héteros?

E.A.G.

quarta-feira, 16 de julho de 2014

Esperando respostas de Deus


Por Katie Bivens
Tradução livre: Eliseu Antonio Gomes

Nós sempre esperamos por algo. 

Entre nós sempre há quem tenha esperança de encontrar nova oportunidade de emprego ou receber uma promoção. Alguns, simplesmente aguardam o novo álbum do cantor preferido ou cantora predileta. Outros, esperam que seja servido o jantar.

Mas existem pessoas cuja esperança tem como objetivo algo com significância mais séria. Querem respostas para entender situações que quase beiram o limite da impossibilidade de esclarecimento ou realmente é impossível receber explicações satisfatórias nesta vida. 

Há uma mulher, ainda cheia de juventude, que deseja entender a razão de seu marido ter ido embora há seis meses levado por uma doença. 

Uma garota, pretende saber o motivo do falecimento repentino do namorado, encontrado com uma arma na mão. Apesar de não ter dúvidas que houve disparo acidental, deseja receber mais respostas. Outra garota, sonha com o amor correspondido, igual ao que teve e perdeu quando seu namorado foi vítima de leucemia. As duas continuam com suas expectativas. Quando chegará a oportunidade de ambas serem felizes?

Filhos, filhas, irmãos e irmãs do homem que morreu alvejado à bala por policiais, desejam saber o que passou pela mente dele no momento de sua morte violenta. Qual seria o motivo dele não ter acatado a autoridade da polícia?

Crianças em orfanatos precisam de respostas sobre seus pais. O que os levou a não cuidar deles? Qual a razão de desistir de lutar por eles? Por que não mantê-los por perto? Qual a razão de enviá-los aos cuidados de pessoas que não possuem nenhum laço de sangue, nenhum parentesco?

O casal que sonha em um dia ter seu bebê biológico, deseja muito um filho próprio, aguarda a gravidez e se pergunta o motivo da espera e qual a razão de haver tantos casais conhecidos concebendo crianças com extrema facilidade. E, outro casal, pergunta porque seu menino de cinco anos foi tão cedo ao descanso eterno.

Por que ele? Por que ela? Por que eles? Por que isso tinha que ser assim desse jeito? Qual o motivo de Deus permitir isso acontecer?

Todos nós nutrimos alguma espécie de esperança. Talvez, estejamos à espera de uma resposta que jamais chegará. Às vezes, não é possível entender o sentido da vida, então continuamos parados ansiosos por respostas. 

Ao anoitecer, orarei para que você tenha perguntas respondidas. Eu me sinto exausta e sei que você também talvez esteja se sentindo cansado de esperar sua resposta. Não desanime. Lembre-se que Deus é soberano sobre todos os fatos e coisas, inclusive Ele tem poder irrestrito dentro da sala de espera em nossos corações.

__________

Nota Belverede:

"Mas os que esperam no Senhor, renovarão as suas forças, subirão com asas como águias, correrão e não se cansarão, caminharão e não se fatigarão" - Isaías 40.31.

Não é sempre que haverá respostas para as ocorrências desta vida que nos afetam e quase sempre nos machucam. A dor é sempre inconveniente, torturante, e parece insuportável. Ao crente, cabe confiar na bondade de Deus em todas as circunstâncias, seguir adiante embasado e confortado em Romanos 8.28, e manter a certeza que Ele jamais deixará que nos falte o necessário.

E.A.G.

Fonte: Faith is the Thing Required of You - www.katiebivens.blogspot.com

Artigo publicado originalmente em 18 de maio de 2014 com o título Waiting. A autora mora em Hunsville, Alabama, Estados Unidos. Como blogueira, escreve sobre sua fé e sentimentos nos blogs Faith - Is the only think required of you, e registrou experiências missionárias no Peru em Take heart and wait. Possui alguns artigos publicados na revista Shattered Magazine [ http://shatteredmagazine.net/following-jesus-is-hard ], versão online e impressa.

segunda-feira, 14 de julho de 2014

A importância da sabedoria humilde

Tiago distingue dois tipos de sabedoria. Aborda o assunto em duas passagens: 1.5 e 3.13-18. Na primeira, estimula seus leitores a pedirem sabedoria a Deus, se tiverem falta dela. E na segunda, censura algumas pessoas ciumentas e causadoras de divisões na igreja, que, reividicavam ser sábias, comparando o tipo de sabedoria que possuem - terrena, animal e diabólica - com a sabedoria que desce lá do alto.

A aplicação que o apóstolo faz do termo está de acordo  com a ênfase do Antigo Testamento, onde se diz que a sabedoria é uma dádiva divina altamente valorizada (Provérbios 2.6) pelo fato de que ajuda aquele que a possui a compreender a vontade do Senhor e a obedecer a esta vontade.

Há uma ligação entre o Espírito e a sabedoria feita pelo profeta Isaías (11.2) e destaca-se que a descrição das virtudes produzidas pela sabedoria, segundo Tiago (3.17), corresponde de perto à descrição que Paulo fez do fruto do Espírito (Gálatas 5.22-23).

Descrevendo a sabedoria que vem de Deus

A sabedoria genuína pode ser medida pelo caráter de uma pessoa, da mesma maneira que é possível saber que tipo que uma árvore é pela produção de seus frutos.

A verdadeira sabedoria tem origem em Deus e se centraliza em Cristo (Colossenses 2.3; 1 Corintios 1.30). Ela é humilde, é caracterizada por boas obras e produz virtudes que garantem relacionamentos harmoniosos entre os irmãos. Dá capacidade de pensar da maneira mais apropriada, nos faz pessoas melhores quanto ao trato com o próximo. Assinala até onde podemos ir; quanto e como falar. É geradora de amor, cortesia e brandura, sempre manifesta respeito e modéstia e se compraz em fazer o bem.

Não é fator estimulante que leva o crente à arrogância e soberba.

A sabedoria terrena

A falta da sabedoria do alto conduz à desordem, logo a pessoa tola segue à cobiça e à competitividade destrutiva, conforme às pressões da sociedade.

A sabedoria que não vem do alto é a sabedoria do homem sem Deus, que Paulo descreve como "sabedoria deste mundo" (1 Coríntios 1.20, 21). Tiago esclarece que a sabedoria mundana é diferente da sabedoria do alto, é terrena, animal e demoníaca. É terrena porque está em contraste com o que Deus cria a partir do céu e se opõe ao que é sagrado e divino; é animal porque tem origem no homem natural, que não possui condições de entender as coisas de Deus; e, demoníaca, porque é pertinente aos demônios, age de modo contrário aos planos de Deus.

A sabedoria terrena resulta em problemas; inveja, sentimento faccioso (Tiago 3.17), e nos remete aos três inimigos do cristão: o mundo, a carne e o diabo (Efésios 2.1-3).

A necessidade de buscar e ter a sabedoria

Não é o bastante ensinar, é preciso falar e ter o que dizer. Quem pretende ensinar deve ter bom conteúdo e sabedoria para se expressar. Tiago aborda essa questão. Todos os crentes necessitam da sabedoria do alto, pois ela o capacidade a atender ao mandamento de fazer discípulos e o sustenta em todas as situações da vida (Mateus 28.19; Provérbios 4.7).

Caso haja em si falta de sabedoria em alguma área, peça-a a Deus. Ele é bom e liberalmente dá sabedoria a quem lhe pede, para que seja posta em prática como uma ação concreta através da humildade.

A sabedoria do alto nos é transmitida  pelo Espírito Santo (Efésios 1.17; 1 Corintios 2.1-5), através da Palavra (2 Timóteo 3.15) e pela oração (Tiago 1.5).

Conclusão

A vida obedece à Lei da Semeadura, colhemos o que plantamos. O delineamento daquele que não porta a sabedoria do alto é de alguém que comete muitos pecados, principalmente o pecado que Deus mais abomina, a semeadura de contenda entre irmãos. O perfil do crente portador de sabedoria é retratado em pessoas que realizam a colheita de justiça, que é semeada em paz, pois toda pessoa sábia promove a paz (Provérbios 6.16-19; Tiago 3.18).

Tiago orienta seus leitores a abandonarem seus maus desejos e incentiva-os a viverem de modo sábio. A sabedoria de Deus produz bênção, pois o Senhor ama os pacificadores (Mateus 5.9). Busque-a e use-a sempre.

E.A.G.

Bíblia de Estudo Aplicação Pessoal, página 1757, edição 2004, Rio de Janeiro (CPAD).
Revista Exposição Bíblica - Liberdade, Fé e Prática - Gálatas e Tiago; Arival Dias Casimiro; páginas 53-54; 3ª edição em julho de 2013; Santa Bárbara d'0este/SP (Z 3 Editora Ltda). 
Tiago - Introdução e Comentário, Douglas. J. Moo, páginas 52 e 53, 1ª edição 1990, reimpressão 2011, São Paulo (Edições Vida Nova).

Fuleco: o legítimo representante da vergonha brasileira na Copa das copas

Segunda-feira, neste primeiro dia de trabalho após o término da "Copa das copas", cujo campeonato a Alemanha saiu levando ouro, Argentina a prata, e a Holanda o bronze, parece que o povo brasileiro começa a entender a razão de o mascote dos jogos ter sido representado por um tatu.

As amargas derrotas da Seleção Brasileira, de 7 a 1 contra os alemães e 3 a 0 contra os holandeses, são mesmo motivo para pôr a cabeça debaixo da terra, feito um bicho cavador de buracos.

O quarto lugar poderia até ser aceito como algo normal no processo da competição esportiva, se essas duas últimas partidas que o Brasil participou não se desenrolassem com o time - que alguns dizem ser a nossa Pátria de chuteiras - não estivesse composto com onze jogadores se movimentando dentro do gramado sem nenhuma estratégia inteligente de jogo. Foi horrível ver atletas gringos criando ataques eficazes enquanto alguns de nossos compatriotas simulavam faltas tentando enganar o árbitro, esquecidos da tecnologia de última geração presente no estádio - lentes potentíssimas em câmeras geradoras de imagens em alta definição -  que flagrava a "esperteza" e enviava as imagens com os flagras aos quatro cantos do mundo em televisionamento ao vivo.

De tudo isso, o que ficará de bom na lembrança de muitos telespectadores são as imagens em super slow motion, super zoom, e os resultados das transmissões captadas pela câmera que percorria acima do campo presa em um cabo. Vimos cenas excelentes: a vibração do torcedor; o minúsculo gafanhoto devorando folha de grama; a emoção transbordando em lágrima; a gota de suor sobre a pele; o diálogo do atleta que pudemos fazer leitura labial - antes da joelhada nas costas o Neymar proferiu uma expressão torpe. O profissionalismo da equipe de televisão da Fifa está de parabéns!

E.A.G.

domingo, 13 de julho de 2014

Billy Graham fazendo a diferença em uma época de crise

Billy Graham

A palavra que descreve mais adequadamente esta época é crise. Convulsões políticas, convulsão nacional, agitação racial, rebelião contra a ordem existente e revolução definitivas estão se tornando quase comum. Sabemos que as manchetes de amanhã provavelmente trarão algo de novo para a crise e despertarão nossa atenção. 

Muitas pessoas estão perguntando: "Para qual lado caminha a história?" Um estudioso cuidadoso da Bíblia percebe que Deus controla o relógio do destino. Em meio a confusão deste mundo, Deus move-se onipotente, desenvolvendo seu plano imutável e objetivo; os reinos deste mundo se tornarão o Reino do Senhor Jesus Cristo: "Pois Ele deve reinar até que tenha posto todos os inimigos debaixo de seus pés" (1 Coríntios 15.25).

Jesus Cristo está vindo de novo à terra. É Cristo que está no controle, e Ele irá determinar o resultado. A Bíblia é clara em todo momento, contendo a seguinte declaração: "Assim também Cristo, oferecendo-se uma vez para tirar os pecados de muitos, aparecerá segunda vez, sem pecado, aos que o esperam para salvação" (Hebreus 9.28).

Qual é a atitude cristã quanto ao fato da vinda de Cristo? Um homem me disse: "Bem, o Senhor está chegando; então há alguma coisa a ser feita?"

Tal postura fatalista não é ensinada pelo Senhor Jesus Cristo. Quando Ele disse aos seus discípulos sobre seu retorno à Terra, Ele disse: "Negociai até que eu venha" (Lucas 19.13), e "Bem-aventurado aquele servo a quem o seu senhor, quando vier, achar fazendo assim" (Mateus 24.46).

Dwight L. Moody disse uma vez: "Eu olho para este mundo como um navio naufragado. A sua ruína está ficando cada vez mais perto. Deus disse-me: 'Moody, aqui está um bote salva-vidas. Saia e salve o maior número possível antes que a embarcação afunde." Se o fim parecia prestes a vir nos dias de Moody (ele morreu em 1899), será que nós não estaremos muito mais próximos ao clímax da história?

Se alguma vez houve um momento em que o homem deveria fazer uso de botes salva-vidas e sair resgatando tantos quanto possível, este momento é o atual. É por este motivo que o anúncio do Evangelho nos centros estratégicos do mundo sempre será viável.

Acreditamos que o tempo de agora é um dia de gloriosa oportunidade para proclamar a graça e o poder de Cristo, época de aproveitar bem as oportunidades e declarar o Evangelho contra a oposição de toda ideologia falsa.

George Whitefield, o grande evangelista inglês, disse: "Eu estou diariamente à espera da vinda do Filho de Deus." Mas ele não se acomodou e cruzou os braços. Ele dedicou sua vida para divulgar o Evangelho de Cristo.↓4 O profeta Daniel vivia em uma nação pagã e sob as piores condições possíveis. Ele sabia que o juízo de Deus estava prestes a vir, mas não cruzou os braços a esperar o ataque. Abriu as janelas em direção a Jerusalém e orou. Ele andava com Deus.

Não parece que o reinado de Acabe e Jezabel em Israel tenha sido uma boa configuração para o ministério de um grande profeta de Deus. Mas Elias andou com Deus durante esse período escuro, usou a traição covarde do rei Acabe e a estratégia inteligente de Jezabel, a rainha má, como pano de fundo, no qual sua oposição refletiu a glória e o poder de Deus.

Os tempos de crise são momentos em que Cristo deve ser proclamado. Apesar de nunca ter havido um reavivamento mundial, acredito que possa estar iminente. O Espírito de Deus está tornando Seu poder sentido em todo o mundo. Da África, Ásia, América Latina e América do Norte, a partir das ilhas do mar e da Austrália, há relatos de atividade do Espírito de Deus. Este é um momento glorioso para estar vivo.

Descobri que as pessoas em toda parte, em todo o mundo, podem responder ao Evangelho de Jesus Cristo, se o Evangelho foi apresentado forma simples, com piedade cristã.

Há alguns que estão em profundo desespero. Recebo muitas cartas diárias de pessoas que estão desanimadas, deprimidas e à beira de desistir. Elas estão colaborando para o pessimismo do nosso tempo, para a disposição e espírito de nossa época. Um homem na Inglaterra, escreveu: "É tarde demais para fazer qualquer coisa em favor do mundo."

Isso não é verdade. Nem tudo está perdido. Nós ainda temos a Bíblia, e "a palavra de Deus não está presa" (2 Timóteo 2.9). Nós ainda temos o Espírito Santo. Nós ainda temos a comunhão dos crentes. Ainda temos as orações do povo de Deus. Nós ainda temos uma porta aberta para proclamar o Evangelho em muitas partes do mundo.

Há muito a ser adquirida. Lembre-se, Jesus disse: "Bem-aventurado aquele servo a quem o seu senhor, quando vier, achar fazendo assim" (Lucas 12.43).↓4 Eu gostaria de dar-lhe três chaves que abrirão portas de utilidade e poder para você. O primeiro é a chave da humildade, humildade nasce da auto-avaliação honesta. É essencial para todas as pessoas ter a percepção de suas próprias fraquezas, pecados e fracassos. A Bíblia diz: "Se dissermos que não temos pecado, enganamos a nós mesmos, e a verdade não está em nós" (1 João 1.8). A palavra para o pecado aqui é hamartia ; que significa "errar o alvo, falhar, decepcionar."

É uma situação muito difícil ter que confessar que somos pecadores, porque somos suscetíveis ao orgulho. Desejamos manter a sensação que podemos ser bons, honrados e decentes, sem qualquer ajuda de Deus.

Mas Deus declarou: "Não há justo, nem sequer um" (Romanos 3.10), e uma vez que "todos pecaram e estão destituídos da glória de Deus" (Romanos 3.23).↓4 A Bíblia diz para mim que eu pequei.

Minha consciência me diz que eu pequei.

Cada parte da minha natureza aponta um dedo acusador e grita: "Culpado! Culpado! Não há um justo!"

John Bunyan disse: "Quando eu vi John Bunyan como Deus viu John Bunyan, eu não disse que eu era um pecador; eu disse que eu era o pecado a partir do topo da minha cabeça até as solas dos meus pés."

Grandes profetas foram usados ​​por Deus, porque eles eram humildes. Eles viam a si mesmos como Deus os via e perceberam a realidade sobre si mesmo. Quando você confessar como Isaías: "Eu sou um homem de lábios impuros" (Isaías 6.5), estará no limiar de uma vida vitoriosa. Quando você encarar o fato de sua própria inadequação, reconhecer seu próprio fracasso, o seu próprio pecado, terá dado o primeiro passo em direção à obtenção de uma vitória pessoal,gloriosa e maravilhosa que o levará através dos dias de crise que se avizinham.

A segunda chave é o reconhecimento de que o padrão de uma vida consagrada a Deus não é atingível pelo esforço humano. Deus é, antes de tudo, preocupado com o que você é. O que você faz é o resultado do que você é.

Não há nenhuma maneira que nós por nós mesmos possamos gerar santificação. A nossa santificação tem origem em Cristo. Não há nenhuma maneira que nós possamos ser santos sozinhos. A nossa santidade é Cristo. Isso fez com que Paulo escrevesse o seguinte: "Não tendo a minha justiça que vem da lei, mas a que vem pela fé em Cristo, a saber, a justiça que vem de Deus pela fé" (Filipenses 3.9).

A terceira chave é confiança no Espírito Santo. Parafraseando Gálatas 5:16 - "Caminhe por meio do Espírito". Em Romanos 8.14, Paulo escreve: "Todos os que são guiados pelo Espírito de Deus, esses são filhos de Deus."

Você não pode viver a vida cristã por si mesmo. O Espírito Santo deve viver em você e se expressar através de você.

Paulo declarou: "A vida que agora vivo na carne, vivo-a na fé do Filho de Deus, que me amou e se entregou por mim" (Gálatas 2.20). "Assim também vós considerai-vos como mortos para o pecado, mas vivos para Deus em Cristo Jesus, nosso Senhor" (Romanos 6.11).

Os pecados deixam de governar ou dominar você quando você permite que o Espírito Santo viva a vida de Cristo através de você. Tal situação é viver pela fé, viver através da confiança, viver na dependência de Deus.

Se olharmos para os nossos próprios recursos, a nossa própria força ou a nossa própria capacidade, como fez Pedro quando andou sobre a água, então falhamos. Durante estes dias de crise, é preciso lembrar que muitos tropeçam ao longo da estrada da vida. Devemos resgatar tantos quantos pudermos antes da catástrofe paralisante.

Deus está trabalhando no meio da crise. Em meio aos problemas, ao pessimismo e às frustrações dos nossos dias, Deus realiza seu trabalho. É perceptível que há certas coisas que não podemos fazer. Sejamos fiéis nas coisas que Ele nos capacitou a fazer.

Você se submeterá totalmente a Cristo? Como está olhando ao futuro, como se prepara para o dia em que Cristo voltará? Não deve manter-se inerte e querer repassar suas tarefas, cujo cumprimento e resultado é de sua responsabilidade ao seu Pai, não pode reclamar de sua renda, é preciso usar o tempo em oração, ser fiel na adoração, falar aos outros sobre Jesus Cristo, e assim revelar a utilidade, o otimismo , a confiança, que pertence aos filhos de Deus.

Créditos: Associação Evangelística Billy Graham. http://billygraham.org/

sábado, 12 de julho de 2014

Seguir Jesus é difícil?

Por Katie Bivens
Tradução livre: Eliseu Antonio Gomes

Não é fácil seguir a Jesus.

Ser uma pessoa cristã é escolher fazer sempre as escolhas certas, e viver assim pode ser complicado.

Ver os outros como Jesus os via é difícil.

Às vezes, quero sentar e falar da vida alheia sem compromisso com minhas convicções. Por vezes, sinto vontade de julgar pessoas que conheço superficialmente, sem saber os motivos que as levaram a fazer o que fizeram. De vez em quando, desejo apenas ofender aquela garota que "roubou" o bonitão que eu sinto vontade de conquistar (ah... ele gosta mais dela do que de mim).

Ocasionalmente, acho que ao fazer coisas assim eu me sentiria muito melhor comigo mesma. Sou ser humano. Ainda faço essas coisas. Mas, ultimamente, ao fazê-las frequentemente me sinto condenada.

Notícia de última hora: seguir Jesus pode acabar com seu mundinho confortável.

Ao começar seguir Jesus de verdade o coração muda. Ao colocar os joelhos no chão e com sinceridade clamar, confessar que não precisamos mais nada neste mundo além dEle, a transformação interior acontece. Então, passa a ser fácil analisar as mesmas situações acima descritas de um jeito diferente, com a clareza necessária: "Oh, aquela garota parece menos louca do que eu pensava ser" ou "ela não foi tão ruim assim, de fato ela nunca roubou meu namorado". Mas você sabe o que acontece realmente em você? Estamos em constantemente reforma, o Senhor se faz presente em nós mudando os nossos corações para melhor.

Será que pelo fato da nossa caminhada com Deus estar em andamento, significa que nunca mais fofocaremos, deixaremos de agir como juízes dos outros, ou nunca mais nos comportaremos de modo rude? Logicamente que não será desse jeito. Será que mudará a maneira que nos sentiremos após tudo isso? Absolutamente, sim.

Se orarmos e buscarmos a orientação do Senhor o suficiente, as nossas ideias e prioridades mudam. A idolatria acaba. Aquela necessidade de receber aprovação ao criticar duramente os outros desaparece. Aprendemos a crescer silenciosamente quando não temos nada edificante a dizer. Eventualmente, tomamos conhecimento de como nos expressar corretamente contra o ridículo. Ganhamos experiência para dirigir as conversas para assuntos edificantes, evitando o escândalo. E espalhamos mais amor e menos ódio. Estamos sempre evoluindo em nosso aprendizado. 

É vivermos nossas vidas sem temer que outras pessoas descubram o que dissemos delas quando estavam ausentes. Vivendo com Cristo, vamos viver de maneira exemplar, demonstrando a todos continuamente amor e benevolência.

Escolhamos viver nossas vidas como Jesus viveu a dEle aqui na terra.

Com certeza, muitas vezes optar por seguir Jesus pode ser difícil, mas sempre valerá a pena porque Deus estará conosco para dar forças e nos fazer superar tudo o que for preciso.

E.A.G.

Fonte: Following Jesus Is Hard -  http://shatteredmagazine.net/following-jesus-is-hard/
A autora mora em Hunsville, Alabama, Estados Unidos. É blogueira www.katiebivens.blogspot.com ], escreve sobre sua fé e sentimentos nos blogs Faith - Is the only think required of you, e registrou experiências missionárias no Peru em Take heart and wait. Possui alguns artigos publicados na revista Shattered Magazine, versão online e impressa. 

Atualizado em 13/07/14 às 22h20.

sexta-feira, 11 de julho de 2014

A recompensa dos bons e maus semeadores

"Sabendo que recebereis do Senhor o galardão da herança, porque a Cristo, o Senhor, servis" -Colossenses 3.24.

Deixamos de praticar o bem pelo fato de esperar alguma coisa em troca? Se não houver estimativa de bom retorno, nos negamos a ser bondosos ou não nos esforçamos além do habitual e não nos dedicamos a fazer tudo bem feito? Só há esmero quando existe a certeza que haverá alguma recompensa?

A pergunta mais frequente nesta situação, se as respostas às questões acima foram "sim", é: "O que eu vou ganhar com isso?"

No capítulo 3 da Carta aos Colossenses, Paulo orienta sobre os aspectos sociais. Ele fala do relacionamento e dos aspectos entre marido e esposa, entre pais e filhos, relações trabalhistas. Ao concluir as orientações, ele exorta aos leitores a "tudo quanto fizerdes, fazei-o de todo o coração, como ao Senhor, e não aos homens" (versículo 23). A perspectiva que o cristão deve ter é sempre esta: tudo o que faz para alguém, deve ser feito como sendo feito não apenas para este alguém, mas feito também para Deus.

Os tratamentos de Deus com seus filhos segue princípios que são peculiarmente dEle, e que expressam fielmente seu modo de agir com justiça. Será que a sementinha errada insiste em brotar dentro de nós, levando-nos a fazer as coisas sempre do nosso jeito, visando nosso benefício? "Não erreis: Deus não se deixa escarnecer; porque tudo o que o homem semear, isso também ceifará" - Gálatas 6.7.

Nossos pecados foram perdoados por Cristo? Então, é nosso privilégio, daí por diante, ser conduzidos por Ele, de maneira voluntária adotar metodologias e procedimentos que sirvam para glorificá-lo na grandeza de sua santidade e misericórdia.

Viver em Cristo não é um caminho áspero, é um caminho de amor, de tal modo preparado, que nos proporciona toda a necessária proteção. Para receber as bênçãos de Deus, é necessário permanecer no mesmo caminhar do Espírito Santo, que apresenta-nos a semente certa a semear (Gálatas 5.16-23). Apenas quem plantou amor, alegria, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fé, mansidão, temperança, colherá amor, alegria, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fé, mansidão, temperança. Ninguém espere lançar ao solo as obras da carne e ser agraciado com o fruto do Espírito.

Quando aceitamos as diretrizes da Palavra, evitamos plantar dissabores, e assim mais tarde não teremos que engolir pratos indigestos. Aquilo que estamos experimentando hoje está diretamente relacionado com alguma coisa praticada em nosso passado, trata-se de uma colheita do que plantamos anteriormente.

Assim, a pergunta inteligente, que todos deveriam formular antes de qualquer ação, é: "qual será a consequência disto em meu futuro?" O princípio que opera nossas vidas é: com a medida com que medirmos seremos medidos por Deus. Temos sido benignos? Benignidade nos será multiplicada. Temos criticado as atitudes de outras pessoas com intenção má? Provavelmente, num futuro não muito remoto descobriremos que estamos fazendo a mesma ação que nos motivou a criticar - ou algo pior - e recebendo as consequências do ato reprovável. Prejudicamos o próximo? Sofreremos, não seremos bem-sucedidos em nossos planos.

Deus já fez tantas coisas em nosso favor, que jamais conseguiremos retribuir-lhe por tudo que fez, a nossa dívida é impagável. Então, tudo o que realizamos agora, seja para nós ou para o próximo, que seja realizado pautado no amor verdadeiro, como se feita para o Criador num gesto de gratidão. A perspectiva correta do cristão é agir assim, este é o procedimento de um autêntico servo de Deus. Paulo declara que somente desta maneira  seremos recompensados como seus herdeiros do Pai Celestial (Colossenses 3.24).

E.A.G.

quinta-feira, 10 de julho de 2014

Divórcio e novo casamento pela ótica da Reforma Protestante

Por Cristiano Santana

Sei que a questão do divórcio e novo casamento é um assunto que sempre gera debates acirrados, por isso nem quero entrar no mérito da discussão. Eu apenas gostaria de me endereçar àqueles que acreditam estar seguindo toda a tradição reformada ao defenderem o indissolubilidade absoluta do casamento, que se resume nisso: um cristão só está livre para novo casamento quando o seu ex-cônjuge morrer. 

Na verdade, a doutrina acima é muito mais católica do que reformada. Na Reforma do séc. 16, no esforço de retornar ao ensino bíblico, os protestantes rejeitaram a natureza sacramental do casamento, e com isso a indissolubilidade absoluta do casamento cristão. Com base na Bíblia, desenvolveu-se no campo protestante o consenso que o casamento é santo, e em princípio indissolúvel, mas que existem situações que rompem o laço matrimonial, e que permitem o divórcio e novo casamento. 

Lutero, João Calvino, Zwinglio, Melanchton e outros, se pronunciaram a favor do divórcio, como último recurso nos seguintes casos: infidelidade, recusa em se manter relações sexuais, abandono do casamento, diferenças religiosas irreconciliáveis, perigo de vida, insanidade. Em Estrasburgo até o consentimento mútuo era aceito (abandono do casamento por ambos).

 Olhem o que diz a Confissão de Westminster, uma das últimas confissões formuladas durante a Reforma:

"O adultério ou a fornicação cometidos depois de um contrato, sendo descoberto antes do casamento, dá à parte inocente justo motivo de dissolver o contrato; no caso do adultério depois do casamento, à parte inocente é lícito propor divórcio, e, depois de obter o divórcio, casar com outrem, como se a parte infiel fosse morta."

Encerro dizendo, mais uma vez, não quero discutir se o novo casamento é válido ou não. Mas creio ter atingido o meu propósito ao demonstrar que a doutrina da indissolubilidade do casamento não tem nada de reformada, mas é de origem católica.

Fonte: Cristiano Santana - Uma Visão do Mundo

quarta-feira, 9 de julho de 2014

Barack Obama, gay? Joan River diz que é


Fumaça e fogo? A americana Joan Rivers, 81 anos, atriz, comediante, escritora - o mais recente livro é "Diary of a Mad Diva" -, produtora de televisão, apresentadora de um talk show no YouTube, notória por inúmeras plásticas, e uma das primeiras pessoas a tomar parte no formato talk show na televisão mundial, ainda em atividade no canal E! como apresentadora e participante de reality show, durante uma entrevista num evento de união entre gays, deu uma declaração bombástica para um repórter.

Ao responder a um fotógrafo se acreditava que um dia os Estados Unidos teria um presidente homossexual, respondeu “Nós já temos um, Obama, então, fiquemos tranquilos”. Em seguida, disse que a primeira-dama, Michelle Obama, seria uma transexual.

Depois, uma pessoa ligada a Joan Rivers declarou em entrevista ao canal CNN que a atriz, na declaração considerada politicamente incorreta, na verdade teria feito um elogio a Michelle, pois considera a esposa de Obama atraente, alguém que não precisa de muita maquiagem para apresentar-se bela e que acredita que as transexuais são sempre mais bonitas que as mulheres.

E.A.G.

Consulta: CNN Entertaiment | http://www.cnn.com/2014/07/04/showbiz/celebrity-news-gossip/joan-rivers-michelle-obama-gay-transgender/index.html 

A terra do bolsa família e a copa do mundo padrão fifa

Por João Cruzué

"A bolsa fifa custou por baixo 50 bilhões de dólares. A merreca da merreca para o pobre é a bolsa-família. Bilhões para meia dúzia de empreiteiras, bancos e fornecedores é a bolsa-padrão fifa. E sobre bolsa família, qualquer estudante de curso médio sabe que a SOMA dos impostos pagos pelo pobre sobre o arroz, o feijão, a condução, o sapato, o caderno de escola, é bem menor que o valor do bolsa família que um pobre recebe. A tributação em nosso país é uma coisa tão injusta, que até no pão que o mendigo compra na padaria da cidade, o governo gatuna pelo menso uns 30% de impostos. É tempo de ser crítico e condenar a má administração e gestão públicas. Deus não concorda com governos injustos que tomam do pobre para encher o ventre de bilionários. E eu como filho Dele, também não concordo e assino embaixo de Sua vontade."

Veja a íntegra desta crítica: Olhar Cristão

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Comentário do Editor deste blog: Aconteceu o choque da Fantasia com a Realidade, e a "festa" do campeonato mundial acabou para os brasileiros, no vexame 7 a 1 contra alemães. Agora, talvez tenha terminado também aquele discurso de que o Brasil é dono do melhor futebol do planeta. Essa conversinha arrogante servia para girar a "máquina de fazer dinheiro" de cartolas e imprensa desportista.

E.A.G. 

segunda-feira, 7 de julho de 2014

O propósito da tentação

Por Eliseu Antonio Gomes

O que é uma tentação no sentido bíblico?

Tentar é provar. A ideia bíblica da tentação não é primariamente a de sedução, conforme o conceito moderno, mas a de pôr  uma pessoa em prova, de sujeitá-la a um teste, o que pode acontecer com o propósito benevolente de provar ou melhorar sua qualidade, ou então com o objetivo malicioso de mostrar a sua fraqueza ou levá-lo a cair na armadilha de fazer uma ação má. Somente mais recentemente é que a palavra carrega o sentido limitado de testar com má intenção.

Há dois aspectos da tentação: o sofrimento e a sedução: tanto a perseguição quanto o desejo de pecar são provações.

Os verbos hebraicos "mãsâ" (costumeiramente traduzido como "tentar") e "bãhan" (provar, testar) são usados na Bíblia como metáfora, baseada na refinação de metais. A Septuaginta e o Novo Testamento usam como equivalentes de "peirasmo", os verbos "(ek)  peirazo" e "dokimazo", este último correspondente a "bãhan".

O substantivo locativo, hebraico, "massá" transformou-se em um memorial permanente da tentação contra Deus, atitude considerada irreverência extrema, proibida por Deus (Deuteronômio 6.16; Mateus 4.7; 1 Coríntios 10.9 e versos seguintes).

O apóstolo Paulo recomenda que o homem teste ("dokimazõ) a si mesmo antes de participar da Santa Ceia, para não se iludir com seu estado espiritual (1 Corintios 11.28); e também testar o seu trabalho, a fim de que não se desvie e perca seu galardão (Gálatas 6.4).

A origem da tentação (má intenção)

Embora Tiago tenha escrito aos cristãos perseguidos, não aborda de maneira abrangente a tentação originada da perseguição religiosa, quando a própria vida é colocada em risco de ser ceifada e o cristão perseguido pode se sentir tentado a negar sua fé. Ao líder da igreja de Esmirna, Cristo afirmou o seguinte a esse respeito: "Nada temas das coisas que hás de padecer. Eis que o diabo lançará alguns de vós na prisão, para que sejais tentados; e tereis uma tribulação de dez dias. Sê fiel até à morte, e dar-te-ei a coroa da vida" - Apocalipse 2.10.

Tiago 1.13-21 nos ensina que a tentação não vem de Deus, tampouco afirma que vem do diabo, mas dos desejos descontrolados (concupiscências) do ser humano. O aspecto da tentação abordado por Tiago tem origem no coração humano, vem de maus desejos interiores. Começa com um pensamento mau, e se torna pecado quando alimentado e permitimos que se transforme em ação.

Jesus Cristo descreveu as más ações de quem cede aos desejos desenfreados: crimes de morte; adultérios, imoralidades sexuais; roubos; mentiras e calúnias (Mateus 15.19, NTLH); e Paulo também mencionou a tentação transformada em pecado ao catalogar as obras da carne: imoralidade sexual, impureza, ações indecentes, adoração de ídolos, feitiçarias, inimizades, brigas, ciumeiras, acessos de raiva, ambição egoísta, desunião, divisões, invejas, bebedeiras, farras, e outras coisas parecidas (Gálatas 5.19-20, NTLH).

Deus testa as pessoas, mas jamais induzindo-as a pecar. Ele permite a Satanás tentar - a revelação mais clara é a experiência de Jó - com a finalidade de refinar a sua fé e ensiná-las a crescer em sua dependência a Cristo. Permite que aconteçam momentos de provas, colocando o seu povo em situações que revelam a qualidade de sua fé e devoção afim de que possam ver o que está em seus corações. Conferir: Gênesis 22.1; Êxodo 16.4; 20.20; Deuteronômio 8.2, 16; 13.3; Juízes 2.22; 2 Crônicas 32.31; Jó 1.6-12.

O propósito da tentação/provação

Tiago faz uma explanação competente no que que diz respeito às questões que envolvem o crente. No capítulo 1, além de destacar a importância da sabedoria, perseverança, fé, conduta em humildade, nos versículos 2-4; 12-15, leva o leitor a tomar consciência da necessidade de conviver com as provações de forma alegre, visto que todo crente deve saber que não vem sobre ele nenhuma provação sem que, primeiro, passe pelo crivo do Senhor, por mais que sejam ardentes.

Podemos observar que a provação muitas vezes traz proveito, se não material, ao menos moral. Quando as pessoas passam pelas provações com Deus, desenvolvem paciência, serenidade de espírito, coragem, resolução, habilidade. Por isso, podemos considerar a provação como uma situação vantajosa, sabendo que dela resultará benefício espiritual (versos 2-4).

Conclusão

É possível que o pobre possa ser provado com inesperada riqueza e o rico passar pela prova da pobreza inesperada. Orientações para vencer as provações: Mateus 4.1-11; 1 Corintios 10.13; 2 Timóteo 2.22.

Ao ser derrotado pela tentação, o caminho certo para se consertar é não usar desculpas, como: não foi possível evitar, alguém o induziu ao erro, todos fazem o mesmo, ninguém é perfeito, não sabia que era errado, a culpa é do diabo, a culpa é de Deus. No momento do fracasso, é preciso ser humilde e assumir a responsabilidade pelo ato falho cometido, confessá-lo e pedir perdão a Deus e não voltar a cometê-lo (Provérbios 28.13; 1 João 1.9). Misericordioso, o Senhor levanta o caído, o pecado é esquecido e ele pode seguir adiante de cabeça erguida (Salmos 34.18; 51.7, 17; Isaías 1.17-18).

A coroa da vida pode ser comparada com a coroa da vitória dada aos atletas vencedores (1 Corintios 9.25). Porém, a coroa celestial não é glória e honra aqui neste mundo, mas a recompensa irrevogável de receber a oportunidade de viver com Deus para sempre, a vida eterna.

Bem-aventurado aquele que experimenta e vence a provação, pois morará no céu (Tiago 1.12).

Podemos resistir à tentação de pecar. O melhor momento para deter uma tentação é antes que esta esteja demasiadamente forte ou se mova demasiadamente rápido e dificulte ser controlada.  A estratégia eficaz para vencer a tentação é amar a Deus e permanecer atento à Palavra, apenas desta maneira o crente tentado poderá fazer parte do feliz grupo de vencedores.

E.A.G.

Compilações de:
A Bíblia Explicada - S. E. McNair, 12ª edição em 1997, página 478, Rio de Janeiro (CPAD). 
Bíblia de Estudo Aplicação Pessoal, página 1753, edição 2004, Rio de Janeiro (CPAD).
Ensinador Cristão, ano 15, nº 58, abril-junho de 2014, página 15, A Carta de Tiago - Eliezer de Lira e Silva, Rio de Janeiro (CPAD).
O Novo Dicionário da Bíblia, volume III, página 1580 e 1581, edição 1981, São Paulo (Edições Vida Nova).

Bruna Marquezine: fé e amor por Neymar?

A atriz Bruna Marquezine, namorada do jogagor Neymar Jr, usou o Instagram no sábado da semana passada para comentar sobre o infeliz ocorrido que tirou o atleta da Copa do Mundo.

Ela expressou sua fé postando a seguinte passagem bíblica:

"Respondeu-lhe Jesus: O que eu faço, tu não o sabes agora; mas depois o entenderás" - João 13.7.

Em seguida, extravasou sentimentos ao camisa 10 da Seleção Brasileira (ipsis letteris): 

"A ficha ainda não caiu! Mas eu não quero falar de sofrimento, nem da nossa dor, nem dessa injustiça toda! Quero só dizer que você é amado DEMAIS! Te lembrar que o Deus que nós servimos é milagroso e vai te curar de uma maneira inexplicável, que a palavra final é Dele, e não de médico nenhum! Não foi nada irreversível! Você é novo, ainda vai realizar todos os seus sonhos, alcançar muitos objetivos, porque é merecedor e sua luz nunca vai acabar, porque ela vem de Deus! Ele te ama muito! Agora vamos que vamos, você sempre diz que tudo passa, e é verdade ! Você é forte e Deus nunca dá uma cruz maior do a gente possa aguentar, Ele acredita que você pode passar por isso e Ele tem planos muito maiores pra você ! Eu creio nisso ! Estou orando por vc e por toda seleção que vai seguir forte! Você ajudou muito a seleção a chegar onde está hoje e se Ele quiser vamos ser campeões! Por você e pra Glória de Deus! O seu sonho vai ser realizado, não acabou! Foi só interrompido! Eu amo você meu preto e to com você até o fim! Beijos, sua Bru".

E.A.G.

Fonte: Bruna Marquezine via Veja Online

domingo, 6 de julho de 2014

Copa do Mundo de Futebol 2014: a alegria de pobre com a entrada da Seleção nas quartas de final


Grafite de Paulo Ito, paulista de 36 anos, ilustra bem qual será o benefício do campeonato mundial de futebol ao cidadão das classes mais baixas da população brasileira, caso conquiste o Hexa. Enquanto os ramos de hotelaria e cervejaria comemoram o aumento de lucros, ainda nas quartas de final, a mesa das classes C e D continua escassa, e a Educação e Saúde continuam deficientes.

O garoto com fome, atrofiado e a chorar, é uma arte de rua que contesta os altos gastos da Copa e a indiferença das autoridades pública em face das distorções na distribuição da renda.

A imagem circula na Internet entre os gringos. Confira a galeria virtual do artista: https://www.flickr.com/photos/pauloito/13998946669/

E.A.G.

O Bom Samaritano e a vida eterna

Por Eliseu Antonio Gomes

A parábola do Bom Samaritano, registrada em Lucas 10.25-35, é muito conhecida. Todos sabem que um homem samaritano socorreu um estranho. Mas o que podemos aprender com esta parábola, e que relação isso pode ter com a vida eterna?

Primeiro, vamos observar as partes contextuais, começando em Lucas 10.25-28. Um doutor da lei se aproximou de Jesus para provocá-lo, perguntou o que ele precisava fazer para herdar a vida eterna. Jesus, então perguntou-lhe o que estava escrito na Lei. A resposta: "Amarás ao Senhor teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todas as tuas forças, e de todo o teu entendimento, e ao teu próximo como a ti mesmo". E Jesus em seguida explicou "Respondeste bem; faze isso, e viverás".

No  versículo 29, tentando justificar a si mesmo, o doutor da lei perguntou: "quem é o meu próximo?" A partir desta pergunta, Jesus passou a narrar a parábola do Bom Samaritano.

A religiosidade carrega a indiferença

Um viajante, provavelmente de origem judaica, foi vítima de roubo e espancamento. Os ladrões fugiram do local do crime e ele ficou caído no chão, muito ferido, à beira da morte. Naquela rua, em profunda necessidade de socorro, ele foi visto ferido por um sacerdote e um levita, que se mostraram indiferentes, deliberadamente eles passaram  pelo homem morimbundo do outro lado da estrada, evitando a solicitação de ajuda, e seguiram seus destinos - provavelmente, indo em direção ao templo, ou retornando do templo para suas casas. Ambos eram religiosos e deveriam estar dispostos a ajudá-lo, mas se abstiveram de fazer o bem (Lucas 10.30-32).

Na continuação da parábola, um samaritano viu o homem que estava morrendo, caído na estrada, era um desconhecido para ele, mas mesmo assim de imediato resolveu socorrê-lo, interrompendo os afazeres do seu dia para ajudá-lo. Os atos que se seguiram foram baseados na compaixão: tratou as feridas daquele necessitado, colocou-o no lombo de seu animal e dirigiu-se caminhando até uma estalagem. Isto é, o samaritano cedeu sua montaria com disposição de ir à pé para beneficiar o viajante necessitado. (Lucas 10.33-34).

É interessante notar nesta situação que os judeus desprezavam os samaritanos, e exatamente um samaritano foi compassivo. Pense bem sobre isso: o socorro que o viajante ferido recebeu foi oferecido por alguém que era considerado desprezível por todos os israelitas.  Ao prestar assistência, ele deve ter perdido pelo menos um compromisso; ele fez alguma espécie de sacrifício por amor a quem não conhecia.

Jesus ensinou nesta parábola, com ênfase, que o nosso próximo é qualquer pessoa. Portanto, devemos tratar o outro como desejamos ser tratados, se agimos assim receberemos a vida eterna.

O exemplo e ordem de Cristo

A narrativa dos Evangelhos está repleta de eventos em que Cristo age movido por compaixão. Alguns milagres ocorreram devido a compaixão que havia em seu coração: a multiplicação dos pães; a ressurreição do filho de uma viúva, libertação de pessoas endemoninhadas, etc. Com certeza ocorreram inumeráveis ações compassivas por parte de Cristo que não foram registradas, pois o evangelista declarou que seria impossível relatar em livro tudo o que aconteceu (João 21.25).

Jesus ensinou que para ser filho do Pai Celestial é preciso dar a quem nos pede, não ignorar quem nos pede emprestado, amar nossos inimigos, bendizer nossos maldizentes, orar por quem nos trata mal e nos persegue (Mateus 5.42, 44).

Movidos de compaixão

O sentimento de dó é espontâneo. Ninguém planeja quando irá senti-lo, simplesmente acontece em nós. Mas o apóstolo Pedro escreveu o seguinte: "E, finalmente, sede todos de um mesmo sentimento, compassivos, amando os irmãos, entranhavelmente misericordiosos e afáveis" - 1 Pedro 3.8.

Deus mandou os israelitas amarem os estranhos: "Como um natural entre vós será o estrangeiro que peregrina convosco; amá-lo-ás como a ti mesmo, pois estrangeiros fostes na terra do Egito. Eu sou o Senhor vosso Deus" - Levítico 19.34.

Jesus disse em Lucas 6.35-36: "Amai, pois, a vossos inimigos, e fazei bem, e emprestai, sem nada esperardes, e será grande o vosso galardão, e sereis filhos do Altíssimo; porque ele é benigno até para com os ingratos e maus. Sede, pois, misericordiosos, como também vosso Pai é misericordioso". E, em Mateus 5.16: "Assim resplandeça a vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras e glorifiquem a vosso Pai, que está nos céus".

É fácil ajudar um amigo, quanto ao estranho é comum haver hesitação, quase sempre temos pouca vontade de dispor o nosso tempo e usar o nosso dinheiro com quem não conhecemos. Precisamos ir além do sentimento natural e agir pela fé em favor de desconhecidos e de quem não age conosco amigavelmente.

Como devemos nos relacionar com quem está em necessidade?

"Quem, pois, tiver bens do mundo, e, vendo o seu irmão necessitado, lhe cerrar as suas entranhas, como estará nele o amor de Deus? Meus filhinhos, não amemos de palavra, nem de língua, mas por obra e em verdade" - 1 João 3:17-18.

"Meus irmãos, que aproveita se alguém disser que tem fé, e não tiver as obras? Porventura a fé pode salvá-lo? E, se o irmão ou a irmã estiverem nus, e tiverem falta de mantimento quotidiano, E algum de vós lhes disser: Ide em paz, aquentai-vos, e fartai-vos; e não lhes derdes as coisas necessárias para o corpo, que proveito virá daí?" - Tiago 2.14-16.

Nos grandes centros das metrópoles, sempre é preciso agir com cautela, pois grassa a criminalidade e a violência, mas jamais o perigo deverá ser uma desculpa para não socorrer aqueles que precisam da nossa ajuda. Na atualidade, a agenda sempre está cheia de compromissos, porém, esta situação não poderá ser a razão que nos fará  não ajudar o necessitado. É claro que nada disso significa que o cristão deixará de usar o bom senso e preservar-se.

Bons, sim... Bobos, não!

Nos anos da década de setenta, na minha minha ingenuidade de adolescente, durante meu expediente em um estabelecimento comercial, uma jovem me abordou com uma criança no colo e pediu dinheiro para comprar remédios ao bebê. De pronto, atendi e lhe dei alguns trocados. Passados trinta e poucos minutos, pude sair do meu posto para quinze minutos de descanso. Então fui à lanchonete que estava do outro lado do quarteirão, e me surpreendi reencontrando a pedinte tomando cerveja, sozinha, sem a criança. Descobri que aquela pessoa era uma exploradora.

Devemos ter cuidado com o quê e quem ajudar. Há pessoas que fingem ser necessitadas, pobres, são pedintes porque querem dinheiro sem precisar trabalhar, gastam o que ganham com álcool, drogas e coisas supérfluas.

Note as lições contidas na parábola do Bom Samaritano:

a. O Bom Samaritano encontrou o homem gravemente ferido. A pessoa necessitada estava totalmente impossibilitada de ajudar-se a si mesma. Tal exemplo nos faz entender que muitas pessoas pedem ajuda mas não estão em real situação de desespero, pois recusam-se a empreender os esforços necessários para mudar o péssimo estado de suas vidas. Preferem pedir esmolas porque são preguiçosas.
b. O Samaritano era uma pessoa forte, pegou o homem desacordado no colo e o colocou em seu animal. O cristão que se dispõe a socorrer quem está necessitado precisa observar sua condição, deve fazer apenas o que estiver em seu alcance, não convém tirar o pouco que tem e ficar sem nada. Se fosse um alguém fraco, certamente pediria auxílio de outra pessoa para carregar o homem desfalecido. A ajuda a ser oferecida não deve ir além das possibilidades que temos, não é correto dar aquilo que nos fará falta depois. Ame o próximo como ama a você mesmo.

Conclusão

Através da parábola do Bom Samaritano, podemos refletir o que há em nós de Bom Samaritano, extrair deste texto bíblico a análise de o quanto as atitudes do Bom Samaritano se encaixam em nosso modo de viver.

A parábola do Bom Samaritano fala sobre o estilo de vida ideal ao cristão. Precisamos amar todas as pessoas com quem entramos em contato, amigos e estranhos, tratá-los da maneira que desejamos receber tratamento. Para isso, às vezes é preciso lançar mão de nosso tempo e dinheiro. É preciso praticar o bem todos os dias.

O cristão como luz do mundo, não pode se recusar prestar socorro, pois através da ajuda providencial aos necessitados as pessoas em volta observam como nos comportamos e convém glorificar a Deus por intermédio de boas obras.

"E não nos cansemos de fazer bem, porque a seu tempo ceifaremos, se não houvermos desfalecido. Então, enquanto temos tempo, façamos bem a todos, mas principalmente aos domésticos da fé" - Gálatas 6.9-10.

Deus promete que não esquecerá o bem que oferecemos aos outros (Hebreus 6.10). 
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Fonte: Jornal United News, Janeiro 2006. Texto adaptado de http://www.sporeas.gr/?p=3728

sábado, 5 de julho de 2014

Descoberta sinagoga dos tempos de Cristo

Na sexta-feira de 11 de setembro de 2009, um comunicado com data do dia anterior da Autoridade de Antiguidades de Israel (IAA), informou que em uma escavação nas margens do Mar da Galileia, com o objetivo de construir o resort  Magdala Center - construção da entidade católica Legionários de Cristo, cuja finalidade era servir de centro para peregrinos -, arqueólogos descobriram ruínas de uma sinagoga que remonta o primeiro século.

O terreno situa-se às margens do Lago Tiberíades, na localidade de Migdal (Magdala, em aramaico, terra natal de Maria Madalena).

A escavação arqueológica, dirigida por Dina Avshalom-Gorni e Arfan Najar, teve iniciou em 27 de julho daquele mesmo ano e após um mês de trabalho descobriu-se os primeiros vestígios que aquele local era um lugar importante.

Segundo os especialistas, essa é uma importante e surpreendente descoberta, revela a exata localização da cidade de Migdal, ou Magdala. No decorrer escavações, outros achados relevantes levaram a considerar de que se tratava de uma sinagoga dos tempos de Jesus, em que Maria Madalena, cuja origem é este lugar, como também muitas testemunhas oculares do ministério de Cristo, devem ter frequentado. Como Magdala está a apenas sete quilômetros da antiga Cafarnaum, região onde Jesus se estabeleceu durante o tempo de seu ministério público, existe a possibilidade de alguma vez o próprio Jesus ter comparecido ali para ensinar e pregar.

As sinagogas eram templos em que os judeus de uma região costumavam se reunir a fim de estudar e ler as Sagradas Escrituras. Essas construções surgiram durante o cativeiro babilônico quando a cidade de Jerusalém e o Templo estavam em ruínas após a conquista efetuada por Nabucodonosor em 586 a.C.

Representantes da IAA revelaram que a construção era contemporânea do Templo de Jerusalém, remodelado por Herodes, o Grande (mencionado no Evangelho segundo Mateus ao decretar o massacre de crianças da cidade de Belém, possivelmente destruída nos anos da revolta dos judeus contra os romanos, entre os anos 66 e 70 d.C.).

A construção pertence a um grupo de outras seis sinagogas descobertas recentemente, todas pertencentes ao mesmo período histórico. O mais interessante da descoberta é uma pedra esculpida que se encontrou no centro do edifício de cerca de 11 metros por 11. Nela estão esculpidos vários sinais, mas sobretudo tem um menorá, ou seja, um candelabro de sete braços; ao que parece, trata-se do menorá mais antigo que se encontrou até a data em uma sinagoga. "Encontramos um bloco de pedra [foto] que provavelmente foi usada como uma tábua onde a Torá era lida. Acreditamos que seu desenho era uma réplica em miniatura do Segundo Templo de Jerusalém", disseram os arqueólogos.

Numerosos arqueólogos israelenses e também cristãos se   reuniram para visitar as ruínas. Cientistas disseram que o detalhe mais importante do descobrimento arqueológico - considerado extraordinário, único e de grande interesse ao mundo judeu  - pois Jesus pôde ter frequentado esta sinagoga que serviu como um local que o Nazareno ensinou os cidadãos daquela área. "Nós não entendemos completamente o potencial (histórico) dessa pedra ainda", afirmou Arfan Najar, arqueólogo e co-diretor da escavação em Magdala, numa entrevista ao New York Times.

Autoridades israelenses pediram a continuidade da escavação na área da sinagoga, que os achados sejam preservados no lugar e se incluam no projeto do "Magdala Center" - centro multimídia -, as ruínas serão mantidas e expostas. O desenvolvimento do projeto segue graças ao apoio de milhares de cristãos de todo o mundo, de muitas as confissões religiosas

Fonte:
Mensageiro da Paz, ano 83, Julho de 2014, página 25, Rio de Janeiro (CPAD).
Regnun Christ - http://www.regnumchristi.org/por/articulos/articulo.phtml?id=27419&se=362&ca=966&te=707

As batalhas do obreiro

"Muito tem sido escrito sobre os desafios que o obreiro enfrenta em seu ministério, mas pouco tem sido escrito sobre os conflitos pessoais do obreiro. (...) Aliás, só podemos melhor servir as pessoas quando temos os nossos próprios conflitos administrados e resolvidos."

Declaração de Ronaldo Rodrigues de Souza, Diretor executivo da Casa Publicadora das Assembleias de Deus, em Carta da CPAD, à página do editorial da revista Obreiro Aprovado, ano 36, nº 66, terceiro trimestre de 2014.

quinta-feira, 3 de julho de 2014

As abelhas na Bíblia Sagrada

Apis Fasciata: abelha de faixas.
O nome "abelha" é aplicado hoje em dia a diversas famílias da ordem de insetos Hymenoptera, e inclui as "abelhas solitárias" e "mamangaba", como também as produtoras de mel.

A palavra hebraica "debbôrâ" provavelmente abrangia um escopo ainda maior de insetos dessa ordem.

No Brasil, as abelhas que conhecemos é da espécie Apis Mellica, enquanto que nas terras bíblicas são vistas a Apis Fasciata.

Na aparência e hábitos, a abelha da Palestina é muito semelhante à do norte da Europa, porém, menor e as faixas pretas do seu corpo são mais visíveis; por isso é classificada de espécie diferente.

Por causa de sua abundância produtiva, Canaã foi descrita como "terra que mana leite e mel", indicando que o produto da vaca e deste inseto eram os produtos domésticos mais comuns entre os israelitas (Êxodo 3.8, 17). É possível que a maior parte do mel fosse produzido por abelhas silvestres em árvores ocas ou nas cavidades das rochas (Deuteronômio 32.13; Salmo 81.16; 1 Samuel 14.25-26), ainda que desde os tempos mais remotos houvesse esforços em levar as abelhas a ocupar colmeias simples em cestas e receptáculos de barro.

Existem numerosíssimas referências bíblicas ao mel, tanto no Antigo como no Novo Testamento. As passagens indicam que o produto era comum e generalizado.

Sansão encontrou um enxame de abelhas na carcaça de um leão (Juízes 14.8). O mel era exportado para Tiro (Ezequiel 27.17).

Refira-se nas outras três passagens em que há a palavra "abelha", o destaque ao seu ânimo para a guerra: Deuteronômio 1.44; Salmo 118.12; e, Isaías 7.18-21.

E.A.G.

Bíblia Sagrada com Dicionário de Concordância, apêndice: Conciso Dicionário Bíblico - Ilustrado, D. Ana e Dr. S. L. Watson, página 215, edição 2013, Santo André (Casa Publicadora Batista / Geográfica editora). 
O Novo Dicionário da Bíblia, volume I, página 19, edição 1981, São Paulo (Edições Vida Nova). 
Pequena Enciclopédia Bíblica - O. S. Boyer, 19ª impressão, páginas 10 e 11, São Paulo, edição 1992 (Editora Vida).