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domingo, 11 de dezembro de 2011

Neemias e o jugo desigual

Com o objetivo de fazer desse blog uma ferramenta que possa ajudar aos cristãos que estão usando a revista Lições Bíblicas, Neemias - Integridade e Coragem em Tempos de Crise, com uso no 4º trimestre de 2011, publicação da editora CPAD, e pesquisam subsídios na Internet para complementar o conteúdo da lição nº 12 - As Consequências do Jugo Desigual - cujos comentários são de autoria de Elinaldo Renovato, indico algumas postagens que publiquei sobre o tema aos longo da minha jornada na Blogosfera Cristã.

Antes, gostaria de falar um pouco sobre Neemias, cuja vida possuem ensinamentos de grande valor aos cristãos de todos os tempos.

Ele foi um homem de grandes virtudes. Movido por essas qualidades, ele enfrentou todos os desafios e os venceu. Neemias foi corajoso ao jogar os móveis de Tobias para fora do casa do Senhor, ao resolver a questão da falta de mantimentos aos levitas, abolir as atividades comerciais aos sábados, e, por tudo isso teve facilidade em ser contundente na questão de ir contra o matrimômio entre israelitas e povos estrangeiros, entre judeus e gentios.

Precisamos conhecer, cultivar em nós e incentivar que as pessoas em nosso círculo social e cristãso também cultivem as características de Neemias e ajam como ela agia. Quais ações?

•  reverenciou sempre a Deus. e sempre apreciou orar constantemente;

• renunciou ao bem-estar em favor do bem-estar de seu povo;

•  teve inteligência emocional - soube convencer o rei sobre o que era certo fazer em favor de Israel e não se deixou levar por provocações de inimigos; foi perseverante e venceu todas as adversidades;
• foi líder com estratégias que revelaram grande habilidade organizacional e por ser assim atingiu com total sucesso as metas empreendidas.

Clique nas linhas abaixo e confira os tópicos publicados no Belverede sobre jugo desigual:

1 - O jugo desigual na questão do casamento

2 - Jugo desigual ou paradigma

3 - As Escrituras Sagradas versus o “eu acho”

4 - Um exemplo de jugo desigual nos negócios


E.A.G.

PL 122/2006 Marco Feliciano protesta contra Marta Suplicy

Marco Feliciano, Deputado Federal (PSC), e pastor assembleiano, eleito com 211.855 votos por São Paulo, protesta na Câmara das Deputados contra a atitude da Senadora Marta Suplicy, relatora do projeto da Mordaça Gay, por ela recusar-se a colocá-lo em votação na CCJ de 8 de Dezembro de 2011, quando a maioria dos legisladores presentes estavam dispostos a votar pelo seu arquivamento.



Fonte: Deputado Pr. Marco Feliciano

sábado, 10 de dezembro de 2011

O dia de adoração e serviço a Deus

"Quem és tu, que julgas o servo alheio? Para seu próprio senhor ele está em pé ou cai. Mas estará firme, porque poderoso é Deus para o firmar. Um faz diferença entre dia e dia, mas outro julga iguais todos os dias. Cada um esteja inteiramente seguro em sua própria mente. Aquele que faz caso do dia, para o Senhor o faz e o que não faz caso do dia para o Senhor o não faz. O que come, para o Senhor come, porque dá graças a Deus; e o que não come, para o Senhor não come, e dá graças a Deus" - Romanos 14.4-6.

"No primeiro dia da semana, estando nós reunidos com o fim de partir o pão, Paulo, que devia seguir viagem no dia imediato, exortava-os e prolongou o discurso até à meia-noite" - Atos 20.7.

A palavra para sábado em hebraico é sabbath, significa cessão, descanso. Neste dia os judeus e seus animais não deveriam trabalhar. Neste dia o judeu celebra o descando de Deus depois da sua obra da criação do mundo (Êxodo 20.8-11; Gênesis 2.2).

Qual é o dia que o cristão deve adorar ao Senhor? Sábado ou domingo?

Sobre o sábado

O sábado é dia santo para Israel, um concerto perpétuo. Gurardá-lo demonstrava submissão a Deus e honrá-lo trazia grandes bênçãos (Isaías 58.13-14).

Deus havia ordenado na Lei de Moisés, que os israelitas guardassem o dia do sábado. O propósito era que o povo tivesse um dia de descanso, momentos de adoração ao Senhor. O objetivo do sábado era que os israelitas tirassem um dia de repouso e consagração ao Criador. O povo deveria  reunir-se em assembleia solene e trazer suas ofertas, e dessa maneira manter sempre em mente que o Senhor era quem os santificava, que os israelitas eram um povo exclusivamente dEle  (Êxodo 31.12-17).

No sábado, o judeu que realmente amava a Deus se alegrava. Era o dia em que ele lembrava que Deus havia libertado a nação da escravidão do Egito (Deuteronômio 5.15; Salmo 103.1).

O sábado representa aos judeus o selo da aliança mosaica (Isaías 56.4, 6). Neste dia, os judeus deviam consagrarem-se e adorar ao Criador. Todavia, por diversas vezes, eles não cumpriram esta ordenança divina. Os israelitas constamente ignoraram o dia santo.

No tempo de Neemias não foi diferente. Após os judeus retornarem do exílio e já instalados em sua pátria, com os muros que os protegia totalmente construídos, continuaram a profanar o sábado. Bastou o servo de Deus se ausentar por um período de tempo para que o povo deixasse de observar a guarda do sábado. Neemias, protestou contra os negociantes que desrespeitavam o dia santo, não se calou, antes agiu energicamente. Num gesto de temor a Deus, ordenou que os comerciantes se ausentassem da cidade e parassem as vendas, fez com que ao pôr do sol da sexta-feira, quando tinha início o sábado, as portas de Jerusalém permanecessem fechadas, impedindo que ninguém vendesse ou comprasse. Ele deu-lhes um ultimato: "Por que passais a noite defronte do muro? Se outra vez o fizerdes, hei de lançar mão sobre vós" (Neemias 13.20,21). Com muito medo, eles foram embora.

Quem profanasse o sábado recebia o prejuízo capital, pagaria com a própria vida (Êxodo 31.15). Neemias, judeu consciente que o povo quebrava os mandamentos do Senhor em diversas ocasiões, fez com que todos considerassem que a desobediência tinha como consequência todas as sortes de maldições descritas em Levíticos 26.13-33, a fim de evitar o juízo sobre a cidade.

Sobre o domingo

Os discípulos colheram espigas no sábado. Quando Jesus foi inquirido quanto ao fato, respondeu-lhe que nenhuma lei estava sendo transgredida, pois semelhantemente Davi havia agido, quando ele e seus homens tinham fome, além disso, lembrou-lhes que era o Senhor do sábado. Cristo aproveitou a oportunidade para esclarecer que o descanso (sábado) foi criado para o ser humano e não o contrário (Mateus 1.21; Marcos 2.26-28).

A Igreja de Cristo também deve ter um dia especial no qual precisa dedicar-se integralmente a Deus.

O sábado era um sinal de aliança de Deus com Israel, porém, na Nova Aliança, a morte vicária de Jesus fez com que as exigências cerimôniais da Lei de Moisés fossem canceladas, então o  sábado judaico não é obrigatório para os crentes em Cristo. Nós não estamos sob o jugo da Lei de Moisés. A morte expiatória de Jesus nos tornou libertos da obrigação do Código Mosaico (Colossenses 2.14, 16).

A guarda do sábado é o único dos Dez Mandamentos que não se repete depois do Dia de Pentecostes (Atos 2). Embora não tenhamos a obrigação de guardar o sábado judaico, precisamos valorizar o descanso semanal. para que possamos adorar ao Senhor. É imprescindível que o ser humano tenha, ao menos, um dia de descanso semanal, com vista a conservar a saúde física, mental e espiritual. É necessário considerar que somos templo do Espírito Santo, portanto, é preciso zelar da morada do Senhor (1 Coríntios 3.16, 17; 6.19).

Ao cristão, não é o sábado, em si, que precisa ser observado, mas o princípio de separar um dia na semana para descansar e adorar ao Senhor. Este princípio deve ser levado em conta, todos nós precisamos consagrar um dia a Jesus Cristo, e neste dia estudar a Palavra de Deus e adorá-lo em reuniões de culto ao Senhor.

Para os cristãos o domingo é o dia de adoração e serviço a Deus, este princípio precisa ser considerado com seriedade. No primeiro dia da semana o Senhor Jesus ressuscitou. A Igreja Primitiva passou a reunir-se nesse dia para adorar e servir a Deus. Então, o domingo serve como um sinal entre Deus e o seu povo. A Igreja Primitiva adotou o domingo como o dia de adoração e continuou a fazer isso regularmente (Mateus 28.1; Marcos 16.2, 9; Atos 20.7; 1 Coríntios 16.2).

Como dia de adoração e serviço de fé, o domingo é um dia referencial em que o crente em Cristo deve usar para consagrar-se a Deus. por isso, nós cristãos celebramos o domingo como dia de descanso, adoração e comunhão fraternal.

Conclusão

Jesus é Senhor do sábado (Mateus 12.8). Ele sempre se posicionou contra o abuso dos fariseus a respeito da guarda do sábado, porém, nunca anulou o princípio de que o ser humano precisa de um dia para descansar.

Como cristãos, estamos agindo como os negociantes do tempo de Neemias, visamos apenas o lucro e não nos importamos com o bem-estar social e espiritual? Assim como Neemias, não devemos compactuar com o erro, e jamais ter olhar leniente para a transgressão.

O cristão tem um dia da semana para servir a Deus. Neste dia não deve preocupar-se com o aumento de seu patrimônio. No entanto, há pessoas que, ansiosas quanto ao futuro, não separam um dia sequer para descansar. E acabam desenvolvendo doenças, como a hipertensão, enxaqueca e insônia. Algumas morrem prematuramente.

A comunhão dominical dos santos traz vida e vigor tanto para a alma quanto ao corpo (Salmo 133). Como você tem tratado o seu corpo, tem reservado um dia para repousar e servir a Deus, juntamernte com seus irmãos em Cristo?

O domingo, como o primeiro dia da semana, foi o dia instituído pela Igreja Primitiva para ser o principal dia da reunião mais importante da semana. Então, como cristãos, não podemos deixar de ter, pelo menos, um dia reservado para estarmos com o Senhor, em sua casa, adorando-o em espírito e em verdade.

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Observação: Compilação em modo resumido dod comentários de Elinaldo Renovato à revista Lições Bíblicas, 4º trimestre de 2011, páginas 77 à 83, edição Mestre (CPAD).

O surgimento da Teologia da Prosperidade

A Casa Publicadora das Assembleias de Deus entrega aos assembleianos a revista Lições Bíblicas para o 1ª trimestre de 2012, cujo título é A Verdadeira Prosperidade - A Vida Cristã Abundante, cuja autoria dos comentários é de José Gonçalves.

A primeira lição, de 1º de Janeiro, o título é O Surgimento da Teologia da Prosperidade. No trecho Leitura Bíblica em Classe, o texto escolhido foi Lucas 12.23-21, a passagem em que uma pessoa pede a Jesus para aconselhar o irmão dele a dividir a herança, e o Mestre responde "homem, que me pôs a mim como juiz ou repartidor entre vós?" e em seguida pede cuidado aos discípulos para não se deixarem dominar com a avareza e conta a parábola do rico insentato, que é um avarento.

Eu me lembrei de uma experiência que tive com essa passagem bíblica.

Sem defesas e sem ataques.

Certa vez, escrevi neste blog, algo sobre finanças e apareceu alguém atacando o Pr. Silas Malafaia, Morris Cerullo e a Bíblia Batalha Espiritual e Vitória Financeira.

O assunto do artigo que escrevi  não era  Cerullo, não era Silas Malafaia e nem a tal Bíblia de Estudo, tão criticada e tão pouco conhecida por quem a critica. Eu dei um jeitinho de fazer o crítico comentar sobre a passagem da parábola O Rico Insensato (Lucas 12.13-21). Ele comentou. Depois, peguei a Bíblia Batalha Espiritual e Vitória Financeira e publiquei o comentário de Cerullo sobre a mesma passagem. O conteúdo estava em acordo com o comentário do crítico. Depois pedi ao crítico para opinar, se estava de acordo com o que eu havia publicado, sem dizer a fonte, claro! Ele elogiou bastante. Eu revelei que era de autoria de Cerullo, texto extraído da Bíblia de Estudo que ele acabara de falar muito mal. Ele ficou embasbacado, tentando remediar o irremediável, porque havia dito que Cerullo era pregador da Teologia da Prosperidade. Por fim, ele quis me convencer que não agia preconceituosamente.
Difícil entender algumas atitudes!
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"Ganância. Grego - O termo pleonexia significa o desejo avarento de ter mais do que possuímos. A ganância é idolatria (Col. 3.5), um pecado que exclui a pessoa do céu (1 Co 6.10). É a raiz de muitas outras formas de pecado e afasta o ser humano da fé (1 Tm 6.9, 10). Além disso, estimula as pessoas a mentir (2 Rs 5.22-25), a roubar (Js 7.21) e a cometer assassinato (Ez 22.12). Enfim, é capaz de levar a pessoa à ruína e a à perdição eterna (1 Tm 6.9).

A ganância foi um dos primeiros pecados a surgir depois que Israel entrou na Terra Prometida e fez com que o povo de Deus fosse derrotado na guerra (Js 7.21). Também estava presente na Igreja primitiva, e o juízo divino caiu  sobre os avarentos, para demonstrar a gravidade desse pecado (At 5). Devemos estar vigilantes, para impedir que a ganância entrte em nosso coração.

Lucas 12.22-29. Jesus, após advertir os discípulos a não tornarem-se gananciosos e a não confiarem nas riquezas terrenas, acrescentou que NÃO SE PREOCUPASSEM com as necessidades básicas da vida. (...) Se olharmos para as circunstâncias, permitiremos que Satanás enchaa nossa mente com preocupações e dúvidas e ficaremos presos em um ciclo de derrota financeira. Temos que lançar fora toda preocupação e dúvida. Precisamos desviar os olhos das circunstâncias e apresentar as nossas necessidades ao Pai, com fé, confiando que Ele fará exatamente o que prometeu" - Bíblia Batalha Espiritual e Vitória Financeira,  página 1305, Edição Janeiro de 2007 (Editora Central Gospel).

Confira todas as abordagens sobre as matérias da revista no blog Belverede: EBD 2012 primeiro trimestre: Verdadeira prosperidade - vida cristã abundante


E.A.G.