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segunda-feira, 23 de março de 2015

A Igreja e a Lei de Deus

"Não cuideis que vim destruir a lei e os profetas: não vim ab-rogar, mas cumprir" - Mateus 5.17.

Os estatutos do Senhor (Salmo 119.33-36).

O salmista faz vários pedidos que expressam o desejo de ser instruído. Ele entendeu que de si mesmo não tinha condições de aprender os caminhos divinos e usufruir o que está escrito nas Escrituras Sagradas. Nenhum ser humano tem em si mesmo essa capacidade; no entanto, quando aceitamos aprender o que a Bíblia ensina, as Escrituras Sagradas passam a ser um Livro vivo, pois o Espírito Santo atua entre os crentes ensinando e fazendo-os lembrar o que Deus tem dito (João 14.26).

O cristão e a Lei. 

O Novo Testamento diz que nós, que estamos sob a graça, não estamos subordinados a Lei (Romanos 6.14). Nosso relacionamento com Deus não depende de atender uma lista extra de leis, mas, em vez disso, de adequar-se aos estímulos do Espírito Santo.

Os Dez Mandamentos foram especialmente entregues a Israel. Mas também foram dados para nós, Igreja de Cristo, as dez ordenanças do Decálogo revelam Deus como uma Pessoa moral e amável e somos instruídos a imitá-lo (Efésios 5.1).

Somos Igreja quando estamos reunidos em nome de Cristo. "Igreja" é uma palavra vertida do grego koiné do termo Eklesia, significa "assembleia", "ajuntamento". A primeira vez que aparece no Novo Testamento, foi proferida por Cristo. A citação está em Mateus 15.15-17.

Qual o significado de Mateus 5.17?

Jesus viveu toda a Lei. Ele é o sujeito, o alvo, o cumprimento das profecias do Antigo Testamento (Mateus 1.22; 2.6, 15, 17, 18, 23, 3.3; 4.14-15). As Escrituras expõem que toda a Lei foi cumprida em Jesus, o único que cumpriu-a por inteira (Gálatas 3.11, 24). Além disso, capacitou os que creem e confiam nEle a satisfazer as suas exigências.

No Sermão do Monte, Cristo afirmou enfaticamente que não veio para destruir a Lei, pois ela não pode ser anulada. O texto de Mateus 5.17 mostra a expressa e total obediência de Jesus à Lei, tanto pela sua obediência a ela como pela sua morte sacrificial.

Como o cristão se relaciona com a Lei nos dias atuais?

Ninguém pode ser justificado pelas obras da lei (Gálatas 2.16). O Decálogo nunca teve a função de salvar, mas, de conduzir as pessoas a Cristo.

A  Lei de Deus, entregue por Moisés, tinha os seguintes objetivos:
a. veio para para expor e condenar a malignidade pecado do homem (Romanos 3.20; 7.7);
b. prover um padrão de justiça; 
c. revelar a santidade de Deus; 
d. levar o homem à plena consciência de que é pecador;
e. apontar para aquEle que a viveria integralmente.
Quem ama a Cristo guarda os seus mandamentos (João 14.23-24).

Jesus deu a Lei um novo significado, enfatizando o amor a Deus e ao próximo.

Se ao guardarmos os mandamentos damos prova de que amamos a Deus, também provamos o contrário quando não os observamos.

Ninguém pode ser salvo pelas obras da Lei, apesar disso ela é dada aos crentes.

A fé em Jesus é a chave para o cumprimento da lei.

A Lei do Espírito de Vida (Romanos 8.2).

Hoje, vivemos a Lei do Espírito de vida em Cristo Jesus. O fato de estarmos debaixo da graça não nos isenta de obedecermos aos mandamentos de Deus (Romanos 6.15). Todavia, é preciso perceber com clareza que o cumprimento da lei moral não é um mérito pessoal conquistado pelo esforço próprio, mas uma situação que surge de um coração regenerado e transformado.

As Escrituras Sagradas é a inerrante Palavra de Deus revelada ao ser humano. O Criador preservou-a de forma incontestável a sua mensagem ao longo dos séculos, o que nos traz a garantia de que podemos confiar em seu conteúdo como regra de fé e conduta, como a lâmpada para os nossos pés e luz para os nossos caminhos (Salmo 119.115).

A Lei real (Tiago 2.8).

As leis do Antigo Testamento destinadas à nação de Israel , tais como as leis sacrificiais, cerimoniais, sociais ou cívicas, já não são obrigatórias (Hebreus 10.1-4). A Lei que o crente deve cumprir se consiste nos princípios éticos e morais do Antigo Testamento (Romanos 3.31; Gálatas 5.14); bem como nos ensinamentos de Cristo e dos apóstolos (1 Coríntios 7.19; Gálatas 6.2).

A ética do Reino mencionada por Jesus no Sermão do Monte não é alcançada pelo esforço humano e, muito menos, é condição para alcançar a salvação. A única maneira pela qual a humanidade pode ser redimida é pela fé em Jesus Cristo.

A sombra dos bens futuros (Hebreus 10.1).

Pensar com prudência sobre a lei divina para os dias atuais é uma necessidade que nos pressiona, pois ela nos fornece valores e princípios eternos, sustenta nossos passos e dá em momento oportuno a garantia de felicidade perpétua.

O Evangelho isenta-nos da Lei (Gálatas 4.1-5). Mesmo depois de terem conhecido Cristo, os crentes gálatas passaram a observar o calendário de festas judaicas como se ainda fossem servos da Lei. Então, por meio de uma comparação, Paulo explicou que os que creem em Jesus são filhos de Deus e não precisam fazer coisa alguma para merecer as dádivas do Senhor, pois elas foram dadas como herança.

E.A.G.

Lições Bíblicas Jovens - Professor - Jesus e o seu Templo - Conhecendo o contexto da sociedade judaica nos tempos de Jesus, Valmir Milomen - 2º trimestre de 2015, páginas 25-31, Rio de Janeiro (CPAD).
Lições Bíblicas - Professor, Os Dez Mandamentos - Valores divinos para uma sociedade em constante mudança, Esequias Soares, 1° trimestre de 2015, páginas 90-96, Rio de Janeiro (CPAD).

Pecado: é culpa da carne ou é culpa de demônios?

Por Eliseu Antonio Gomes

Tenho ouvido no meio evangélico um debate que não tem uma firmeza de base bíblica. Uns afirmam que o ser humano peca por culpa de demônios e outros que o ser humano peca por culpa própria, inocentando o Diabo de toda responsabilidade pelo pecado cometido. No meu modo de entender, os dois lados estão certos e errados ao mesmo tempo.

Ambas as afirmações ocorrem com intensidade igual entre pentecostais e neopentecostais - não sinto segurança em dizer como os crentes reformados se posicionam sobre isso porque não tive chance de apurar.

Hoje conversei sobre este assunto com alguém. Ela me fez saber que havia conversado com outra discordando que o Diabo tinha culpa sobre o pecado e reputava o ato de pecar à natureza humana. Então lembrei a ela sobre o episódio de Eva e a serpente no jardim do Éden. Lá, o inimigo de nossas almas instigou a mulher a desobedecer ao Criador. Disse-lhe que existe a participação do Diabo e do homem na prática de pecar, há culpas mútuas.

O inimigo é chamado na Bíblia de tentador (Mateus 4.13), tem esta descrição porque tenta as pessoas a pecarem. E na Bíblia também está escrito que Deus não permite que ele lance tentação sobre o ser humano além do que o ser humano possa suportar (Tiago 1.13-15). Assim sendo, tanto o Diabo quanto o homem são culpados por ocorrências de atos pecaminosos.

O Diabo sugere o erro e quem o materializa é a pessoa tentada. Como ser humano, Jesus Cristo refutou suas investidas e é o nosso melhor exemplo nesta questão (Mateus 4.1-11). Não inocentemos o pecador contumaz dizendo que é uma vítima e nem inocentemos o Diabo, pois suas intenções malignas estão sempre em curso neste mundo, no qual ele está sempre ativo de maneira incansável, buscando oportunidades para fazer com que quem estiver andando no espírito dê vazão às obras da carne. Ver Lucas 11.34; Efésios 6.12; e 1 Pedro 5.8.

Está em pecado continuado? Reconcilie-se com Deus e dê um basta às sugestões da serpente: “Se dissermos que não temos pecado, enganamo-nos a nós mesmos, e não há verdade em nós. Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados, e nos purificar de toda a injustiça” - 1 João 1.8-9.

Vive sua vida em inimizade com alguém? Então, esforce-se e se possível restabeleça sua paz com ela o quanto antes. Perdoe quem pecou contra você porque Deus só concede perdão aos que perdoam. Confira este conselho na Bíblia: Romanos 12.18; Mateus 5.23-25; 6.12.

E.A.G.

A Bíblia e as mulheres

Por Erni Walter Seiberg

Em 8 de março, é celebrado o Dia Internacional da Mulher. Nos últimos anos, o tema mulher tem sido central na sociedade. Entre os aspectos debatidos estão os papéis desempenhados na família, no trabalho e na sociedade. A discussão desse tema também está nas igrejas. Mas, nem sempre, o debate foca na situação da própria mulher e quase nunca é citado o que a Bíblia diz sobre o assunto.

Na Bíblia Sagrada, a mulher aparece já no primeiro capítulo. Deus criou homem e mulher. Mas não é só aí, ela aparece ao longo de todo o texto bíblico. A Bíblia descreve os dramas que enfrenta, suas características especiais, seu relacionamento com Deus.

Reflita sobre alguns exemplos bíblicos de mulheres. A própria Eva de Gênesis 1, tem importância fundamental para todo o desenvolvimento da história humana. Basta ler os capítulos seguintes de Gênesis. Mas não só ela. Há outras. Sara, a esposa de Abraão, é notável. Ela é a mãe de uma grande nação. Mas também enfrentou tentação e fraquezas. Rute da exemplo de confiança em Deus e de perseverança na fé. E eu poderia citar outras do Antigo Testamento.

Quando se chega ao Novo Testamento, há outras mais. Isabel, a mãe de João Batista, é um bonito modelo de mulher temente a Deus. Maria, a mãe de Jesus, é o maior exemplo, que sendo a mãe do Salvador, ao mesmo tempo de mantém humilde. Ela dá exemplo de obediência a Deus e de vida dedicada aos propósitos do Pai Celestial.

Maria Madalena é uma pecadora, que se arrepende de sua vida e passa a seguir o Mestre. Lóide e Eunice, respectivamente, avó e mãe de Timóteo, são exemplo de educadoras. E, assim, seria possível mencionar outras que aparecem nos textos bíblicos. São mulheres reais, que viveram os dramas da vida, mas que encontraram em Deus o sentido de sua existência.

Na História da Igreja Cristã são milhares, milhões de mulheres, que não apenas creram, mas fizeram com que a mensagem do evangelho fosse passada de geração em geração. Se você olhar para as pessoas que estão em sua igreja, verá que uma grande parcela, senão a maioria dos presentes é composta por mulheres. São servas do Senhor, na maioria das vezes anônimas, mas que Deus conhece pela obra que realizam.

Mulher na Bíblia não é um tema difícil de ser encontrado. Nos últimos anos, respeitando a vontade dessas mulheres, foram criadas capas da Bíblia especialmente dedicadas a elas. Além disso, A Bíblia da Mulher, publicada pela Sociedade Bíblia do Brasil, já passou de 2 milhões de exemplares distribuídos. Muitos homens compram essa publicação para ler e aprender a entender melhor suas esposas, mães e filhas.

Diante de tudo isso, gostaria de agradecer a Deus que em sua sabedoria, como diz em Gênesis criou homem e mulher. Agradecer a Deus que, em sua graça, em Cristo, é o Salvador de homens e mulheres. Além disso, pedir a Deus que continue  concedendo à sua igreja mulheres sábias, que ajudam no desenvolvimento do seu Reino. Pedir a Deus que abençoe as mulheres, pois fazem parte do imprescindível plano providencial para a humanidade.

Erni Walter Seiberg é Secretário de Comunicação e Ação Social da Sociedade Bíblica do Brasil.
Fonte: Ceifeiros em Chamas, ano 17, nº 205, março de 2015, página 6 - Órgão Oficial CONFRADESP

domingo, 22 de março de 2015

O Evangelho Segundo Lucas

Por Eliseu Antonio Gomes

Autoria

O autor do terceiro Evangelho era claramente um escritor cuidadoso e um homem de cultura, usualmente concorda-se que deve ser identificado também como o autor de Atos, pois o prefácio de Lucas (1.1-4) é muito parecido com o de Atos 1.1, as duas obras são endereçados para Teófilo, o estilo e vocabulário favorecem a unidade de autoria, e o segundo prefácio refere-se a um livro anterior. 

A tradição concorda com o prefácio, que nos mostra que o autor não era testemunha ocular das coisas que registra, não era um dos primeiros seguidores de Jesus. e nesta posição ele fez uma pesquisa apurada de todos os acontecimentos do Mestre.

Não está grafado o nome do autor no terceiro Evangelho, porém, uma tradição antiga confere a autoria a Lucas, o médico amado, baseada nas referências de Colossenses 4.14; 2 Timóteo 4.11; e Filemon 24. Lucas não era, pelo que saibamos, um cristão de tanto destaque na igreja primitiva. O fato de um homem que não era apóstolo, sem posição de destaque que se conheça, ser universalmente considerado como tendo sido o autor, deve receber a merecida consideração.

O Fragmento Muratoriano, uma lista dos livros aceitos como parte do Novo Testamento, afirma que Lucas era gentio, nativo de Antioquia, escreveu seu Evangelho em Acaia, morreu aos 84 anos solteiro e sem filhos.

Data

A data do Evangelho de Lucas é motivo de debate entre os acadêmicos, e a questão está relacionada à sua autoria. A data mais tardia possível para a autoria do Evangelho é aproximadamente 80 d.C., uma vez que há evidências do seu uso a partir de 95, e que o livro de Ato utiliza as cartas de Paulo. Por outro lado, provavelmente o Evangelho não foi escrito antes do final dos anos 50, visto não ter sido escrito muito tempo antes do livro de Atos  (Atos 1.1), e 62 é a data do último evento registrado em Atos (a prisão domiciliar de Paulo em Roma).

Conteúdo

Lucas inicia seu Evangelho com uma declaração especial: ele mesmo havia se informado minuciosamente de tudo sobre a vida de Jesus desde o princípio. A genealogia de Cristo é rastreada desde Davi e Abraão até Adão, nosso antepassado comum, apresentando-o deste modo, como alguém da nossa raça. A obra não é uma repetição monótona de datas e ações, exibe uma fervorosa sensibilidade quanto aos detalhes pessoais íntimos, retrata Jesus como o Homem Perfeito e de grande empatia.

Seu relato é um dos mais completos e ricos em detalhes a respeito do nascimento e infância de Jesus, atrai o leitor para dentro dos eventos que ele descreve. A escrita é vívida. Narra de forma inigualável a vida do Filho de Deus, apresenta a Jesus como o Filho do Homem, o Homem Perfeito que veio salvar a todos, judeus e gentios.

Comparações com os Evangelhos de Mateus e Marcos

Quando se faz um paralelo entre Lucas e os demais Evangelhos Sinóticos observa-se a peculiaridade do vocabulário médico empregado por Lucas. Ao comparar, por exemplo, Lucas 4.38 com Mateus 8.14 e Marcos 1.30, observamos que Lucas enfatiza a natureza ou grau da febre da sogra de Pedro; ao analisar Lucas 5.12 com Mateus 8.2 e Mateus 1.40, vemos que o escritor anotou "cheio de lepra" e não apenas "um leproso"; ao confrontar Lucas 8.43 com Marcos 5.26. Somente Lucas observou que o episódio da cura do homem da mão mirrada era a mão direita que estava seca (6.6; Mateus 12.10; Marcos 3.1); e quanto a orelha decepada de Malco, foi quem assinalou que o corte ocorreu do lado direito (22.50; Mateus 26.50; Marcos 14.47).

Finalidade

1. Lucas narra a história, mas não tão-somente a história como se entende hoje em seu sentido secular e positivo, que se prende à narrativa da perspectiva humana, conta a ação de Deus entre os homens e como Ele demonstra sua soberania entre eles;
2. Escreve para esclarecer que o cristianismo tem vínculos com o judaísmo, a fé cristã possui raízes judaicas;
3. Esclarece que o cristianismo não é uma religião que veio a existir para competir com o império romano;
4. O endereçamento do Evangelho a Teófilo pressupõe que o autor tinha o objetivo de circular o livro entre pessoas cultas.

Conclusão

Sabemos que o autor do terceiro Evangelho obteve as informações sobre a vida e o ministério de Jesus entrevistando testemunhas oculares, ministros e apóstolos do Senhor e pesquisando escritos sobre Jesus. Coube a Lucas colocar a história em ordem histórica e cronológica. Assim, temos o tratado extraordinário sobre o Salvador,

Enfim, sabemos que pessoas inspiradas pelo Espírito Santo escreveram os livros da Bíblia Sagrada, e que através da instrumentalização que Deus fez de Lucas foi possível chegar até nós informações relevantes sobre os passos, pormenorizadamente.

E.A.G.

Compilação:
Bíblia de Estudo Defesa da Fé, página 1588, edição 2010, Rio de Janeiro (CPAD)
Lucas, Introdução e Comentário, Leon L. Morris, página 13, 14, reimpressão 2011, São Paulo, (Vida Nova).
Lucas - O Evangelho de Jesus, o Homem Perfeito, José Gonçalves, página 14, 16, 1ª edição 2015, Rio de Janeiro (CPAD).

Flerte, paquera, cantada agressiva


Só é possível dizer que existe flerte quando as duas partes se correspondem na intenção da aproximação. Mas, segundo o que dizem muitas mulheres, a abordagem de homens em lugares públicos não acontecesse assim, eles agem de maneira inconveniente, proferem termos vulgares e palavras cheias de segundas intenções.

E.A.G.

sábado, 21 de março de 2015

Marco Feliciano e Thammy Miranda Gretchen no programa Raul Gil





Programa Raul Gil apresenta o Deputado e Pastor Marco Feliciano no quadro de entrevistas Elas Querem Saber. E. e determinado momento. a filha da cantora Gretchen, assumidamente homossexual, na posição de entrevistadora, se descontrola emocionalmente e abandona o palco, indignada com os posicionamentos de cristão que Feliciano professa e defende ao responder sobre como a Bíblia Sagrada apresenta a questão da sexualidade humana no casamento.

Fonte: https://www.youtube.com/channel/UCmndzxLayqPrwINmMnwmiaA 

sexta-feira, 20 de março de 2015

A tentação de Eva - Gênesis 3.6



Nesta semana, por conta de preparar matéria de escola dominical, cujo tema é "cobiça", fiz uma pesquisa buscando a raiz etimológica do verbo "cobiçar". O resultado da averiguação talvez tenha uma pitada de surpresa para alguns leitores da Bíblia Sagrada. Assim como a definição que acostumamos usar no idioma português, no hebraico também existe o sentido positivo ao vocábulo. Existe a "cobiça boa", que não vai contra as determinações do Decálogo.

Não cobiçarás

Sobre Gênesis 3.6, precisamos analisar em detalhes. Começa assim. “E vendo a mulher...” A vogal “e” nos remete aos versículos anteriores, porque exerce a função de conjunção aditiva, une a oração com as orações anteriores. O que encontramos nos versículos anteriores? Lemos que a serpente conquista a atenção de Eva para as árvores existentes no Éden induzindo-a a pensar que o Criador mentiu sobre a questão da morte se ela comesse o fruto proibido. A narrativa bíblica mostra que Eva só passou a ter o interesse especial pela árvore após o diálogo com a serpente.

Vale frisar que o Diabo se aproximou de Eva como se fosse uma das animálias daquela região em que Adão e Eva viviam, nada é dito sobre o tentador apresentar-se a ela dizendo de sua origem e rebelião contra o Criador. Ou seja, estava disfarçado.

Sobre o verbo "ver", no idioma hebraico, a palavra não possui sentido negativo, não possui sentido de “cobiça” entre as suas definições. Depois que Eva teve sua atenção despertada pela serpente, observou o fruto, contemplou-o com olhar de admiração (cogito que seria muito bonito), viu o fruto discernindo que ele era bom, da mesma maneira que o Criador fez tudo e em seguida discerniu o resultado de tudo que criou e declarou que todas as coisas feitas eram boas.

Mas, na continuidade de Gênesis 3.6, encontramos o adjetivo “desejável”, que entre suas definições em hebraico tem o sentido de cobiça. E o texto bíblico afirma: “árvore desejável para dar entendimento”. O erro de Eva foi acreditar na serpente, que lhe disse que o fruto lhe daria mais conhecimento do que possuía, que a partir daquela refeição ficaria mais sábia. Não foi isso que o Criador afirmou em Gênesis 2.17, apenas informou que se Adão comesse ele morreria. Aliás, quando Deus emitiu a proibição Eva ainda não havia sido criada.

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E.A.G.

quinta-feira, 19 de março de 2015

Não cobiçarás

Por Eliseu Antonio Gomes

"Que diremos pois? É a lei pecado? De modo nenhum. Mas eu não conheci o pecado senão pela lei; porque eu não conheceria a concupiscência, se a lei não dissesse: Não cobiçarás" - Romanos 7.7.

"Não cobiçarás..." - Êxodo 20.17. O verbo cobiçar expressa a ideia de encontrar prazer em alguma situação ou coisa. No versículo em apreço, a raiz primitiva em hebraico significa sentir predileção, deleitar-se em beleza, desejar intensamente, querer coisas valiosas, amar de maneira apaixonada. É inerente ao ser humano ter desejos e vontades, não existe erro algum nesta característica. O que o décimo mandamento proíbe é a ambição imprópria, como desejar a esposa, a casa, entes de outras pessoas.

O Salmo 39.11 assinala o desejo ou anseio excessivo. As palavras "beleza" (ARC), "precioso" (ARA), "valioso" (NVI) e "mais amamos" (NTLH) são extraídas do vocábulo hebraico que tem o sentido de algo ou alguém cobiçado e conquistado. Assim o salmista declara que o ser humano é vaidade e que aquele que comete o pecado da cobiça fora dos parâmetros determinados no Decálogo é castigado por Deus.

O Talmude, livro sagrado do judeus, identifica o coração e o olho como agentes de pecado. Considera que quando uma pessoa permite que a mente se encha de pensamentos contrários à vontade do Senhor, se expõe deliberadamente à tentação.

E viu a mulher que... (Gênesis 2.6).  Neste texto bíblico vemos que Deus permite que o proibido exerça a sua atração total sobre o ser humano. Assim como Eva foi conduzida pela serpente, Adão foi conduzido por Eva, ao invés de exortá-la a obedecer ao Criador. Os atos simples de tomar o fruto proibido nas mãos e comê-lo teve resultado penoso ao casal. Após homem e mulher provarem o sabor, descobriram que a declaração da serpente era mentirosa, conheceram o afastamento do Criador, a pobreza e a morte.  

A narrativa da queda de Adão e Eva é o primeiro exemplo bíblico do processo do pecado, do estágio da cobiça que rapidamente se transforma em ato de desobediência, pois Eva deu ouvidos a uma criatura em lugar do Criador, seguiu suas impressões pessoais contra as instruções recebidas e estabeleceu para sua meta a autorealização. O desejo veemente de conseguir alguma coisa é a raiz do qual surge o pecado contra si mesmo e contra o próximo, tanto no pensamento quanto na prática. 

Esta visão prospectiva de enriquecimento material, estético e mental, parecia incrementar a própria vida. Mas o prumo da vida do homem é espiritual, a saber, a Palavra de Deus e a resposta da fé (Deuteronômio 8.3, Habacuque 2.4); rompê-lo é morrer espiritualmente.

A beleza é uma porta para a entrada da cobiça.  A Palavra de Deus oferece orientações claras com a finalidade de oferecer escape aos que temem ao Senhor. Explica que por causa de uma mulher prostituta o homem passa a mendigar uma porção de pão, age tal qual um suicida pois caminha como um animal em direção ao matadouro sem tentar livrar-se da morte iminente.

No capítulo 6 de Provérbios encontramos advertência ao homem a não cobiçar a formosura da mulher do próximo. A pessoa que entrar numa relação adúltera e escolher a insensatez em vez da sabedoria piedosa certamente sofrerá as consequências dessa escolha, o preço da desobediência é altíssimo, até sua alma será destruída (Provérbios 6. 25, 29, 32; 7.1-27).

Bate-Seba, a cordeirinha roubada (2 Samuel 11. 1-27). Quando o rei Davi em vez de liderar seu exército em batalha resolveu desfrutar do conforto de seu palácio cometeu o pecado da cobiça, desejando a mulher do próximo.

Após descansar durante o calor do dia, Davi saiu para aproveitar a brisa do calor da noite em seu terraço. Aparentemente, o palácio era mais alto que as outras construções em volta, permitindo uma vista privilegiada dos pátios e terraços de outras construções em Jerusalém. Nestas condições, os olhos de Davi encontraram a bela esposa do heteu Urias em sua intimidade. Ele viu Bate-Seba no momento em que tomava banho na privacidade de seu lar e seu coração a cobiçou. Então, ordenou que a trouxessem diante de sua presença e adulterou com ela. Neste encontro adúltero ela ficou grávida. Davi quis esconder seu pecado e trouxe o marido de Bate-Seba da guerra para sua casa, para que houvesse conjunção carnal entre o casal e todos pensassem que a criança fruto de cobiça lasciva seria o filho do marido de Bate-Seba. Mas como Urias não aceitou voltar para seu lar e os braços da mulher à batalha emitindo ordem expressa que ficasse em um ponto arriscado. Urias morreu guerreando.

A luxuria de Davi causou a morte de um leal comandante do seu exército e a tristeza de Bate-Seba pelo estado de viuvez e perda de um filho (2 Samuel 11.26; 12.24).

É importante frisar que na parábola do profeta Natã, Bate-Seba é descrita como vítima, é comparada a uma cordeirinha roubada (2 Samuel 12.3-4). Apesar de nenhum texto bíblico informar que tenha resistido aos avanços do rei, também não diz que ela tentou seduzi-lo. Portanto, não é correto descrevê-la como uma mulher sensualmente provocativa, que usou sua beleza física para morar no palácio, tal interpretação de texto não possui fundamentos bíblicos.

A vinha de Nabote (1 Reis 21.1-19). O rei Acabe poderia ter a terra que desejasse, porém tomado pela cobiça desejou a bela plantação de videiras do jizreelita Nabote, que se recusou a vendê-la ou trocá-la porque era herança de seus pais, e entristeceu-se a ponto de não querer comer. Deu plena liberdade para que sua esposa, Jezabel, cometesse abuso de poder, mentisse, usasse métodos degradantes para que dessa forma se apoderasse do que era de seu próximo.

Jezabel havia aprendido o suficiente da lei judaica, era conhecedora que nenhum homem deveria ser condenado à morte sem duas ou três testemunhas de seu crime  então usou o conhecimento da prescrição da lei para transgredi-la, ao chamar duas testemunhas falsas para dizer que Nabote havia blasfemado contra Deus e o rei, visando a morte de um homem inocente por apedrejamento (Deureronômio 17.6). Nabote morreu. Quando Acabe estava para se apossar da vinha, recebeu o recado do profeta Elias anunciando que sua casa seria exterminada e cães lamberiam seu sangue e devorariam Jezabel. A profecia se cumpriu (1 Reis 22.38; 2 Reis 9.34-37).

Conclusão

A cobiça é o resultado da maldade humana. Os Dez Mandamentos preservam os cristãos de todas as espécies de cobiça e todos os outros pecados existentes (Provérbios 6. 24, 25, 26, 29).

O mundo continua a oferecer coisas que façam o ser humano agir contra as determinações do Senhor (1 João 2.16). O Diabo tem sido eficiente na vida de muitos crentes ao ter sucesso na estratégia de fazer crer que a Palavra de Deus não é significante nos dias atuais, vende a falsa ideia do mal como se fosse uma coisa que está além do bem; da sabedoria, como sofisticação; e, de grandeza, como ambição. É capaz de fazer de tudo para levar o cristão a desfrutar de um pouco de prazer mundano, mas, na sequência do pecado vem a cobrança caríssima.

Nunca devemos confiar unicamente em nossa consciência para ser salvo da condenação pela prática do pecado. O interesse da carne em pecar encobre a doce e calma voz da consciência. A função da Lei de Deus é apontar a sujeira que possa estar oculta na alma humana. É imprescindível que se exponha a Lei espiritual, porque somente quando o crente vê suas falhas à luz da santidade de Deus e da Lei é que ele terá a sua consciência despertada e aceitará a direção do Evangelho de Cristo.

Jamais caia na armadilha de pensar que a Lei de Deus não tem mais importância. Além de ser a tutora que nos leva até Cristo, ela também nos oferece o conhecimento que nos guiará por toda a vida. Não é edificante desprezar os ensinamentos bíblicos (Gálatas 3.24).

E.A.G.

Compilações
A Bíblia da Mulher páginas 530, 531, 605, 1008. edição 2009, Barueri  (Sociedade Bíblica do Brasil).
Bíblia de Estudo Palavras Chaves, página 1642 , edição 2011, Rio de Janeiro (CPAD). 
Bíblia Evangelismo em Ação, Ray Comfort (organização), página 580, edição 2005, São Paulo-SP (Editora Vida). 
Gênesis, Introdução e Comentário, Derek Kidner, página 64, reimpressão 2011, São Paulo (Vida Nova).
Lições Bíblicas - Professor, Os Dez Mandamentos - Valores divinos para uma sociedade em constante mudança, Esequias Soares, 1° trimestre de 2015, página 85, Rio de Janeiro (CPAD). 

domingo, 15 de março de 2015

Manifestações contra o governo Dilma em 15 de março de 2015







José Antonio Dias Toffoli já trabalhou como subordinado do réu, condenado, do Mensalão, o ex-ministro da Casa Civil José Dirceu. Ele foi subchefe da área de assuntos jurídicos da Casa Civil quando Dirceu era o ministro. Como advogado, em 2012, Toffoli defendeu Dirceu no escândalo do Mensalão. Agora a população brasileira observa apreensiva seus passos como Ministro do Supremo Tribunal Federal. A proximidade dele com o Partido dos Trabalhadores é uma situação delicada, e espera-se que como magistrado analise e delibere no julgamento do Petrolão com total imparcialidade. Se agir de maneira ruim, sua conduta demolirá a confiança do Brasil na instituição STF.

Os protestantes em São Paulo lembraram a transferência do ministro Toffoli para a 2ª turma do STF, onde serão julgados os eventuais réus do Petrolão. Não esqueceram que ele foi advogado do PT e de José Dirceu.

E.A.G.

sábado, 14 de março de 2015

Não darás falso testemunho

Por Eliseu Antonio Gomes

Numa sociedade simples, vivendo no deserto, Moisés apresentou o Decálogo, que entre as dez determinações divinas havia a proibição ao falso testemunho. A justiça deveria ser preservada por considerações das circunstâncias sociais e econômicas. Então, o nono mandamento surgiu para vetar a mentira, o mexerico e o testemunho falso contra o próximo, nos tribunais e no dia a dia.

Tanto no Antigo Testamento quanto na Nova Aliança esses três pecados são considerados partes do estilo de vida do ímpio, que motivado por intriga, inveja ou suborno usa a língua com maldade e com falta da verdade.

A mentira

Não devemos mentir contra ninguém. A Bíblia declara que a mentira é pecado e que o Diabo é o pai da mentira. Entre as pessoas mundanas, é aceitável a busca pelo interesse pessoal usando despudoradamente a mentira. Inventa-se o dolo contra alguém e este alguém que se vire com as explicações necessárias para restabelecer a verdade.

A verdade corresponde aos fatos e permanece em oposição à falsidade. A verdade é o conhecimento da realidade que o ser humano constata e relata. Deus é a Verdade e deseja que os nossos relacionamentos sejam pautados na verdade.

Deus se importa com o que sai da boca de seus servos e deseja que haja somente a verdade nos lábios do seu povo. O crente deve escolher sempre andar pela e na verdade em quaisquer lugares. Na família, na escola, no trabalho, nas amizades.

O mexerico

Entre os israelitas, as pessoas que espalhassem tagarelice maldosa estavam sujeitas à condenação da legislação mosaica.  "Não andarás como mexeriqueiro entre o teu povo; não te porás contra o sangue do teu próximo. Eu sou o Senhor" - Levítico 19.16.

Atualmente, com o advento das redes sociais, um comentário maldoso e mentiroso pode produzir danos irreparáveis muito rapidamente devido ao número de pessoas que terão acesso a ele.

Quem é de Jesus tem compromissos relacionados com a verdade. A verdade de quem é, do que faz e do que fala. Portanto, jamais deve emprestar a sua língua para levantar falso testemunho e espalhar ondas de boatos contra o próximo.

O falso testemunho

A mentira e a falsidade aborrecem a Deus e prejudicam o próximo, pode destruir lares, arruinar carreira profissional, e até induzir a vítima ao suicídio. É um atentato contra o Criador e contra a criatura. é capaz de destruir o bom nome que alguém levou uma vida inteira para construir (Salmo 109.2; Provérbios 6.16-19).

Quando os judeus caminhavam pelo deserto rumo à Canaã, quase todos os crimes tinham como resultado as penas capitais. A pessoa que testemunhasse com falsidade sabia que se não fosse descoberta em seu erro teria que ser executora do próximo contra quem mentiu, e por ser culpada de sangue inocente, a lei determinava que aquele que cometeu tal delito, o falso testemunho, deveria pagar com a própria vida (Deuteronômio 17.7).

A violação do nono mandamento é um pecado grave na lei divina e crime na lei dos homens - calúnia e difamação - mas muitos não se dão conta disso. De acordo com o código penal brasileiro, o crime de falso testemunho consiste em fazer afirmação falsa, ou negar ou calar a verdade como testemunha em processo judicial, policial ou administrativo. Dar, oferecer ou prometer dinheiro ou outra vantagem a testemunha, para fazer afirmação falsa, negar ou calar a verdade em depoimento, ainda que a oferta não seja aceita.

Conclusão

"Jesus respondeu: Tu dizes que eu sou rei. Eu para isso nasci, e para isso vim ao mundo, a fim de dar testemunho da verdade. Todo aquele que é da verdade ouve a minha voz" -  João 18.37.

O propósito do nono mandamento é erradicar a imputação falsa que ofenda a reputação e a honra do próximo, coibir difamadores e caluniadores. Jesus Cristo ratificou o nono mandamento e o apóstolo Paulo reafirmou que emitir falso testemunho é uma ação de pecado, portanto está claro que é dever do cristão permanecer longe da mentira, calúnia, falsidade e mexericos (Mateus 19.18; Romanos 13.9; 2 Corintios 12.20).

Deus deseja que venhamos a amar a respeitar o próximo, jamais usar subterfúgios maldosos contra o nosso semelhante. O cristão verdadeiro não se ajunta com fofoqueiros e mentirosos. Sabe que no Dia do Juízo teremos que dar conta ao nosso Senhor de toda palavra ociosa proferida pela nossa boca (Mateus 12.36).

E.A.G.

Compilação:
Ensinador Cristão, ano 16, nº 61, página 41, jan/fev/mar 2015, Rio de Janeiro (CPAD). 
Êxodo, Introdução e Comentário, R. Allan Cole, páginas 154, 155, reimpressão 2011, São Paulo (Vida Nova);
Lições Bíblicas - Professor, Os Dez Mandamentos - Valores divinos para uma sociedade em constante mudança, Esequias Soares, 1° trimestre de 2015, páginas 76 a 82, Rio de Janeiro (CPAD). 

sexta-feira, 13 de março de 2015

Chamados para viver em paz e ser agradecidos

"Que a paz de Cristo seja o juiz em seus corações, visto que vocês foram chamados a viver em paz, como membros de um só corpo. E sejam agradecidos" - Colossenses 3.15 (NVI).


quarta-feira, 11 de março de 2015

Jean Wyllys, quando você acordará?

Por Eliseu Antonio Gomes

A primeira vez que eu li o nome Jean Wyllys foi em uma comunidade chamada Assembleia de Deus Tradicional, na extinta rede social Orkut. Apesar do espaço virtual se chamar Assembleia de Deus, se reuniam ali muitos perfis que não tinham qualquer relação com a doutrina apregoada pela denominação  pentecostal, inclusive alguns ferozes simpatizantes do nobre "para lamentar" vinculado ao PSOL.

Perguntei: Quem é Jean Wyllys? Isso foi o bastante para que os simpatizantes dele digitassem divervos impropérios, palavreados chulos contra mim. Não acreditaram que eu desconhecesse essa figura saída do Big Brother Brasil, e estava ali fazendo um desdém contra ele.

Nunca perdi tempo com BBB no meu televisor. Considero o reality show a mancha que desbotou o currículo profissional do jornalista Pedro Bial. Aliás, nunca dei atenção nem para as notas inseridas em sites de fofocas abordando o programa, acredito que elas nada mais são do que peças de propagandas desse subproduto anacrônico. Sendo assim, não tinha condições de saber quem era o tal de Jean Wyllys e sua turminha esbravejou de todas as formas, como se o fato de desconhecer um participante dessa espécie de programa fosse ser alguém alienado. 

Depois de todos os insultos recebidos, quis saber de quem se tratava. Saí do Orkut e fui persquisar. Descobri que era alguém de carne e osso, soube que ele existia, não era fruto da imaginação daqueles usuários da extinta rede social, cheios de imaginação,  criadores de encrenca através de personagens fakes. Constatei que o sujeito havia mesmo participado do BBB, era assumidamente homossexual e havia sido eleito "para lamentar" federal representando o Rio de Janeiro, estava eleito graças ao jogo político do voto proporcional, ele era o político com menor número de votos recebidos.

Desde então, sempre que leio-o em redes socias ou assisto-o em alguns programas de televisão, tenho a impressão que é uma pessoa sonâmbula, ele deve estar dormindo desde aqueles tempos que viveu preso na casa do Bial. Suas falas são sempre fora de sintonia com a realidade, nunca demonstra conhecer plenamente os assuntos que aborda, sempre se manifesta como se estivesse sendo perseguido por cristãos evangélicos, trata a classe de cidadãos cristãos como se fosse os inimigos da nação brasileira.

Por favor, acordem Jean Wyllys!

terça-feira, 10 de março de 2015

Ives Gandra explica porque Dilma Roussef precisa receber impeachment ao ser entrevistado por Danilo Gentili no The Noite da edição 9 de março de 2015



O programa The Noite, na segunda-feira de 9 de março de 2015, trouxe aos telespectadores brasileiros o renomado jurista Ives Gandra Marins para explicar o seu posicionamento sobre o seu parecer que declara ser legal pedir o impeachement da presidente do Brasil Dilma Roussef. 

O que é um parecer jurídico?

O parecer é a conclusão do olhar técnico do especialista. Nenhum analista deve pender ao interesse do contratante, porque o que o contratante busca é saber a realidade de uma situação à luz das leis. O resultado simpático ao contratante, se não for imparcial, é prejudicial porque oferece ilusão e não a verdade.

Gandra e Dalmo Dallari

Assim que saiu na revista Veja a tese de Gandra, o jurista Dalmo de Abreu Dallari contestou: "Esse parecer do Dr. Ives Gandra é absolutamente inconsistente. Ele cita uma porção de artigos e leis, mas não cita um único fato que demonstre a responsabilidade da presidente Dilma. O que ele está fazendo é uma aplicação da chamada doutrina do conhecimento do fato, ou domínio do fato, e que é absolutamente absurda, não é juridicamente aceitável",

A crítica do Dallari e o Dallari estão lembrados no vídeo da entrevista. Existe refutação coerente na entrevista.

Análise profissional?

Petistas tentam desqualifar o parecer alegando que teria sido encomendado por Fernando Henrique Cardozo. Mas mesmo que seja, este fato não desvaloriza a análise. O próprio Ives Gandra já emitiu parecer em favor de José Dirceu em relação a sua prisão, isso demonstra sua idoneidade em suas emissões de pareceres.

Dilma impedida

Segundo a fala de Gandra, Dilma pode ser impedida de governar com base em culpa (omissão, ingerência, negligência, imprudência, imperícia) e não por dolo (a intenção de cometer o crime). 

Baseado em decisões de artigos da Constituição Federal e decisões do Supremo Tribunal de Justiça (STJ), explica que a culpa também representa crime de improbidade.  É a falta de probidade que gera o motivo de impedimento à governança. 

Fonte: https://www.youtube.com/channel/UCEWOoncsrmirqnFqxer9lmA

Ai dos espertalhões

Ser esperto é uma virtude. Mas esperteza em alguns casos é a descrição de quem quer levar vantagem em tudo e age como se os fins justificassem os meios, ignorando que todos são iguais perante à lei, ignorando o mandamento que nos ordena amar o próximo como amamos a nós mesmos.

Entre os seis "ais" do livro de Isaías, capítulo 5, encontramos um "ai" que é dirigido aos "sábios aos seus próprios olhos".

Quem seriam tais pessoas?

• vivendo em sinuosidade afirmam que estão em plenitude de retidão (Provérbios 12.15);
• acreditam que perdem tempo ao buscar os conselhos do Senhor (Mateus 18.15-17);
• se consideram mais espertas do que são (Romanos 1.22);
• vivem suas vidas segundo o que consideram procedimento certo e prazeroso, pensando que não é importante mudar seu estilo de vida, o modo de viver que está em desarmonia com as recomendações das Escrituras Sagradas (Lucas 12.20).

No momento da desobediência, o pecado é indolor, é motivo de festa sentir o gosto do pecado. Mas se a pessoa "sábia aos seus próprios olhos" continuar a viver pecando, poderá chegar ao momento em que terá que prestar contas com o Justo Juiz. Nenhuma dor é maior do que a dor de ser reprovado por Deus, para essa sensação não existe analgésico eficaz (Provérbios 29.1).

Sufoquemos nossa opinião humana quando ela entra em conflito com o Evangelho de Cristo, apresentemos os nossos planejamentos ao Senhor antes de coloca-los em prática, cultivemos a humildade diuturnamente.

E.A.G.

A gratidão dos corvos

Katy Sewall
de Seattle para a BBC News 

Gabi Mann alimenta as aves há anos. Em troca, eles trazem de volta pequenos objetos, como botões, clipes de papel e até brincos. Gabi guarda seus "presentes" cuidadosamente em uma caixa na sala de jantar da casa da família. "Você pode olhar de perto, mas não toque", avisa a menina, repetindo uma frase que diz ao irmão mais novo.

Dentro da caixa é possível ver os objetos embalados e até alguns com rótulos. "Guardamos na melhor condição que conseguimos", disse a menina segurando uma das embalagens. Entre os presentes, está uma bola prateada em miniatura, um botão preto, um clipe azul, uma miçanga amarela, um pedaço de espuma preta, desbotada, uma peça azul de Lego. Muitos deles estão sujos e arranhados, mas, para Gabi, este é um verdadeiro tesouro.

A amizade da menina com os corvos começou por acidente em 2011. Gabi estava com 4 anos e sempre deixava o que estava comendo cair no chão. Ela saía do carro da família, e um pedaço pequeno de frango empanado caía de seu colo. Um corvo vinha voando para pegá-lo. Logo, os corvos estavam observando Gabi, esperando por mais restos de comida. Quando ficou mais velha, a menina recompensou esta atenção das aves dividindo seu lanche a caminho do ponto de ônibus para ir para à escola. O irmão se juntou à brincadeira.

Depois disso, os corvos se reuniam na parte da tarde para receber Gabi, esperando por mais comida. A mãe de Gabi, Lisa Mann, não se importava com o fato de as aves devorarem a maior parte do lanche que ela preparava para a filha.

Em 2013, Gabi e Lisa começaram a oferecer os alimentos seguindo uma rotina diária, em vez de simplesmente derrubar alguns restos de vez em quando. Todas as manhãs, mãe e filha enchiam o bebedouro para aves do quintal com água fresca e cobriam as bandejas para alimentação das aves com amendoins. Gabi também espalhava comida para cachorro na grama. Enquanto elas terminavam este trabalho, os corvos já se reuniam nas linhas telefônicas e postes, piando alto para as duas. Depois que elas adotaram esta rotina, os presentes começaram a aparecer. Os corvos comiam todo o amendoim e deixavam os pequenos objetos nas bandejas vazias: um brinco, uma pedra polida, uma dobradiça. (...)

Gabi já recebeu alguns presentes diferentes. A mãe teve que jogar fora uma pata de caranguejo que estava apodrecendo. A menina também já recebeu um parafuso enferrujado que ela embalou e rotulou como seu "terceiro presente favorito", pois, para ela, o corvo poderia estar tentando "construir uma casa".

A mãe, Lisa, fotografa os corvos e registra o comportamento das aves. O presente mais incrível deixado por eles chegou há algumas semanas, quando Lisa perdeu uma tampa de uma lente da câmera em uma rua próxima e encontrou tempos depois no bebedouro das aves.

Lisa filmou o quintal e assistiu ao vídeo pelo computador. O corvo estava nas imagens. "Você pode vê-lo trazendo a tampa para o quintal. Indo até o bebedouro e até mesmo passando um tempo enxaguando a tampa da lente." "Tenho certeza de que foi intencional. Eles nos observam o tempo todo. Tenho certeza que eles sabiam que eu deixei cair. Sei que eles decidiram que queriam devolver", acrescentou.

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Artigos paralelos em Belverede:

A inteligência do corvo
Os corvos na Bíblia

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Comentário Belverede: 

"Cantai ao Senhor em ação de graças; cantai louvores ao nosso Deus sobre a harpa. Ele é o que cobre o céu de nuvens, o que prepara a chuva para a terra, e o que faz produzir erva sobre os montes; o que dá aos animais o seu sustento, e aos filhos dos corvos, quando clamam" - Salmos 147.7-9. Interpretação do texto bíblico: Deus usa pessoas bondosas como instrumentos de propagação de sua bondade.

Matéria apresentada neste blog em forma resumida. Acesse a fonte do artigo para encontrar fotos das aves e o parecer de um professor, especializado em vida selvagem, falando sobre a situação apresentada no artigo.

http://www.bbc.co.uk/portuguese/noticias/2015/02/150226_vert_menina_alimenta_corvos_fn.shtml?ocid=socialflow_facebook

segunda-feira, 9 de março de 2015

A pérola de Castro Alves sobre Democracia



"A praça é do povo."
 Castro Alves

Em face do discurso de Dilma Roussef via rádio e televisão, ontem, Dia Internacional da Mulher, quando usou a data comemorativa para defender o Partido dos Trabalhadores, envolvido na enorme corrupção investigada pela Polícia Federal, investigação apelidada de Lava-Jato, o povo brasileiro protestou em muitas partes do Brasil com panelaço e buzinaço. 

Esta situação política trouxe à lembrança a frase do poeta baiano, que louva e enfatiza a importância da Democracia.

A oposição pública contra o governo, que não satisfaz às necessidades do país, é legítima. 

E.A.G.

Lembre! (Reflexão bíblica em Lamentações de Jeremias 3.21-23)

Vanessa Weiler Ribas

"Disto me recordarei na minha mente; por isso esperarei. As misericórdias do Senhor são a causa de não sermos consumidos, porque as suas misericórdias não têm fim; novas são cada manhã; grande é a tua fidelidade" - Lamentações 3.21-23.

Não é Deus que nos desampara em momentos difíceis, nós é que não enxergamos a sua presença.

O terceiro capítulo do livro Lamentações de Jeremias registra uma situação de calamidade. O povo de Judá tinha abandonado o seu Deus e por isso foi levado ao exílio na Babilônia.

Os judeus sofreram muito durante o cerco de Jerusalém e ao ver sua amada capital destruída. Quando tiveram que deixar sua pátria desolada, sentiram-se abandonados pelo Senhor.

O escritor de Lamentações se lembra de todas as circunstâncias desfavoráveis que os cercam, de sua tristeza e dor. Ele sabia que aquele castigo terrível e a humilhação que seu povo sofria tinham sido causados pela desobediência - Deus não estava sendo injusto. Mesmo assim, o sofrimento o dominava. Até que ele para de pensar apenas nas circunstâncias e se lembra de algo que lhe dá esperança: o amor do Senhor é o que nos mantém, sua misericórdia se renova constantemente e sua fidelidade é grande!

Sua atitude nos ensina a também reagirmos positivamente diante do sofrimento. Todos enfrentamos dificuldades - elas se multiplicam e não nos dão descanso! Porém, o texto bíblico nos leva a pensar; quando estamos cercados de problemas e tudo parece perdido, de que lembramos? Do nosso Deus? Ou nos concentramos apenas nos problemas e esquecemos tudo o que o Senhor já fez por nós?

Quando sofremos, precisamos lembrar-nos do Senhor. Ele nos ama incondicionalmente e sua fidelidade não tem limites - então podemos confiar em que ele nunca vai nos desamparar. Além disso, podemos contar com sua misericórdia, que também não tem prazo de validade. Quando lembramos de tudo isso e buscamos a Deus, Ele nos ajuda a vencer nossas dificuldades - ou ao menos nos dá paciência para suportá-las. Portanto, não esqueça que Deus está sempre perto. Lembre-se dEle em todas as situações e peça a sua ajuda quando as circunstâncias levarem você a pensar que não há mais esperança.

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Comentário Belverede: A palavra em hebraico para "misericórdia", encontrada em Lm 3.22, refere-se ao amor incondicional sempre operante e que nunca acaba. Somos objeto desse amor inclusive quando estamos no erro, pois Deus refreia o juízo por causa do sacrifício vicário de Jesus em nosso favor. Se você sabe que colhe amarguras hoje porque plantou sementes erradas no passado, volte-se ao Pai, imediatamente, crendo que Ele ainda está perto de você e quer seu bem-estar. Medite em 1 João 1.9: "se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para perdoar os nossos pecados e nos purificar de toda injustiça".

Fonte: Presente Diário: O Livro de leituras devocionais diárias - nº 16, página referente ao dia 9 de março (Rádio Trans Mundial). 

sexta-feira, 6 de março de 2015

Não furtarás

"Não furtarás" - Êxodo 20.15.

Furtar é subtrair a coisa alheia. No Decálogo, a proibição visa preservar a comunhão da comunidade da aliança. Originalmente, segundo os exegetas do Antigo Testamento, o oitavo mandamento está dirigido aos sequestradores, ao rapto com propósito de escravidão, contudo o contexto é aplicável contra todo tipo de apropriação indébita,  diz respeito à proteção da propriedade, porque ninguém tem o direito de tomar posse daquilo que não lhe pertence. Ver: Êxodo 22.1-4.

Na antiguidade dos israelitas, numa sociedade camponesa cuja vida era árdua, pessoas eram roubadas para serem vendidas como escravas, como aconteceu com José do Egito, que foi vendido pelos próprios irmãos (Gênesis 37.22-28). Este tipo de crime também era comum no período do Novo Testamento, e o apóstolo Paulo o citou na passagem 1 Timóteo 1.10.

O sistema mosaico aplica a pena capital a quem violar o oitavo mandamento no crime de tráfego de seres humanos. E o receptador de bens roubados ou furtados é igualmente culpado com o autor do crime (Êxodo 21.16; Deuteronômio 24.7; Salmo 50.18; Provérbio 29.24).

Deus garantiu a todos os seres humanos o direito de adquirir bens materiais, é considerado um direito sagrado a posse de bens desde que essa aquisição seja de maneira honesta e envolva trabalho.

"Não furtarás" abrange grande variedade de furto sobre os quais o cristão precisa vigiar para não cair nas ciladas do Diabo. A ação de furto pode acontecer em vários níveis humanos:

1. Acontece na família
O pai furta o filho, o filho furta o pai; o esposa furta a esposa, a esposa furta o esposo; o tio para com o sobrinho, avós e netos.
2. Na área profissional
A empresa pode furtar o salário do funcionário quando não lhe paga o que é devido pelo trabalho; e o funcionário furta a empresa quando não cumpre o combinado entre as partes. O chefe furta o funcionário; o funcionário furta o patrão.
3. No âmbito religioso
A relação financeira entre pastores e membros tem causado escândalo em muitos lugares por não observar o princípio do oitavo mandamento. Irmãos furtando irmãos; o pastor furtando os irmãos.
4. O nível coletivo
O Estado pode furtar o dinheiro do cidadão quando aplica altos encargos tributários, e diminuir o poder do pequeno e médio empreendedor de gerar mais empregos.
Nem mesmo o Estado pode lançar mão de propriedade alheia. O rei Acabe de apropriou ilegitimamente do campo de Nabote e Deus se irou com essa atitude do monarca, por isso ordenou ao profeta Elias anunciar o seu fim e o fim de sua esposa (1 Reis 21.17-19).

O oitavo mandamento foi dado a Israel como preceito jurídico e religioso, no Novo Testamento na pessoa de Jesus Cristo a Palavra de Deus retoma o princípio do "Não Furtarás", enfatizando a avareza como agente motivador do furto e apresentando o tema em nível espiritual.

1. O perigo de acumular bens materiais. "E disse-lhes: Acautelai-vos e guardai-vos da avareza; porque a vida de qualquer não consiste na abundância do que possui" - Lucas 12.15,
2. Dois senhores. "Nenhum servo pode servir dois senhores; porque, ou há de odiar um e amar o outro, ou se há de chegar a um e desprezar o outro. Não podeis servir a Deus e a Mamom" - Lucas 16.13.
3. A avareza dos doutores da lei. "E os fariseus, que eram avarentos, ouviam todas estas coisas, e zombavam dele. E disse-lhes: Vós sois os que vos justificais a vós mesmos diante dos homens, mas Deus conhece os vossos corações, porque o que entre os homens é elevado, perante Deus é abominação" -  Lucas 16.14-15.
4. A denúncia de Jesus sobre o furto dos escribas. "E, ensinando-os, dizia-lhes: Guardai-vos dos escribas, que gostam de andar com vestes compridas, e das saudações nas praças, E das primeiras cadeiras nas sinagogas, e dos primeiros assentos nas ceias; Que devoram as casas das viúvas, e isso com pretexto de largas orações. Estes receberão mais grave condenação" - Marcos 12.38-40.


 Ladrões e roubadores não herdarão o Reino de Deus (1 Corintios 6.10).

Não haverá paz em uma sociedade se não houver proteção da propriedade. Isso inclui o compromisso de cada um na construção de uma sociedade mais justa e saudável.

"Aquele que furtava, não furte mais; antes trabalhe, fazendo com as mãos o que é bom, para que tenha o que repartir com o que tiver necessidade"- Efésios 4.28.

E.A.G.

Compilações:
Ensinador Cristão, ano 16, nº 61, página 41, jan/fev/mar 2015, Rio de Janeiro (CPAD).
Êxodo, Introdução e Comentário, R. Allan Cole, página 154, reimpressão 2011, São Paulo (Vida Nova). 
Os Dez Mandamentos - Valores Divinos para uma Sociedade em Constante Mudança, Esequias Soares, 1ª edição outubro de 2014, páginas 99, 111, Rio de Janeiro (CPAD).

domingo, 1 de março de 2015

A educação dos filhos e a escola




Outro dia, num debate, um pai me perguntava:

- Professor, o que a família pode fazer para ajudar na educação de nossos filhos?

E eu disse:

- Olha pai, há uma inversão na tua questão. Não é a família que ajuda a escola na educação dos teus filhos, é o contrário.

Mario Sergio Portella (Filósofo, Educador).

No blog Belverede: Família - projeto de Deus para você!

Fonte: Marcio Antonio Rosseto da Cunha - https://www.youtube.com/channel/UC_205r695Ib35TJNJHSdXig 

sábado, 28 de fevereiro de 2015

A morte de Leonard Nimoy e a homenagem dos apresentadores do Jornal Nacional


Morreu na manhã de sexta-feira passada, aos 83 anos, em sua residência, em Bel Air, Los Angeles (EUA), o ator Leonard Nimoy, o Spock da série de ficção científica Jornada nas Estrelas e filmes de cinema Star Treck.

Nunca acompanhei o seriado na telinha ou telona, mas, como a maioria dos telespectadores, em algum momento tive que parar e observar a figura impactante do personagem vulcano que Nimoy interpretava. Aquelas orelhas pontudas, sobrancelhas levantadas e nenhum traço de emoção causaram estranheza e interesse. Mas, gostei mais do seu personagem em Missão Impossível, que fez menos sucesso.

Renata Vasconcellos e William Bonner
 Homenageiam a Leonard Nimoy na edição em que o Jornal Nacional noticiou sua morte.
No início de 2014, o ator informou aos fãs que estava com uma doença pulmonar obstrutiva crônica, resultante do vício de cigarro. Ele esteve internado por cinco dias. Antes do falecimento deixou um recado em seu perfil no Twitter aos fumantes: "Não fume. Eu fumei. E desejei que nunca tivesse fumado. Vida longa e próspera."

sexta-feira, 27 de fevereiro de 2015

Não adulterarás

Por Eliseu Antonio Gomes

Para muitos, a prática do adultério pode parecer normal, mas a Palavra de Deus é clara ao declarar: "Não adulterarás" (Êxodo 20.14; Deuteronômio 5.18).

O adultério é a relação sexual de uma pessoa casada com alguém que não é o cônjuge e vive-versa. "Adultério" e "pecado contra o sétimo mandamento" na maior parte das igrejas evangélicas tornaram-se sinônimo da relação sexual extraconjugal com outra pessoa casada ou solteira.

O objetivo do sétimo mandamento é preservar a sacralidade da família que foi instituída pelo Criador por meio do casamento no jardim do Éden (Gênesis 2. 18-24). Requer um relacionamento de amor e fidelidade entre marido e esposa. Foi apresentado no Decálogo para Israel manter a pureza sexual e evitar as práticas da cultura egípcia, de onde os israelitas saíram, e da cultura cananéia, para onde o povo se dirigia.

Homens de coração endurecido

Embora o adultério viole o princípio de Deus para com os seres humanos, jamais ter sido a vontade do Criador para a humanidade, era comum em Israel o homem adulterar.

Coisa feia

"Quando um homem tomar uma mulher e se casar com ela, então será que, se não achar graça aos seus olhos, por nela achar coisa feia, ele lhe fará escrito de repúdio, e lho dará na sua mão" -  Deuteronômio 24.1.

O significado de "coisa feia" foi alvo de muitas interpretações entre os sábios de Israel e teve como resultado o fim de muitos casamentos por motivos absurdos.

Pela dureza do coração humano as esposas israelitas dos tempos antigos eram preteridas por quaisquer desculpas, e a ruptura matrimonial era motivada com a intenção de trocar uma mulher envelhecida por outra jovem e mais bonita.

O sentido da expressão "coisa feia" no texto de Deuteronômio 24.1 não é claro, mas podemos conjecturar que se após o casamento o homem descobrisse comportamento indecente ou conduta inapropriada de sua esposa (nudez pública, por exemplo) poderia repudiá-la. Não podemos considerar que "coisa feia" signifique adultério, pois se assim fosse a consequência era a pena capital da esposa infiel e de seu parceiro de pecado.

O valor do casamento pela ótica de Cristo

"Ele, porém, respondendo, disse-lhes: Não tendes lido que aquele que os fez no princípio macho e fêmea os fez, e disse: Portanto, deixará o homem pai e mãe, e se unirá a sua mulher, e serão dois numa só carne? Assim não são mais dois, mas uma só carne. Portanto, o que Deus ajuntou não o separe o homem" - Mateus 19.4-6.

No Novo Testamento, Jesus retomou o ideal de Deus para a humanidade, denunciou a covardia dos israelitas, principalmente a dos religiosos. Advertiu os homens casados de sua geração a continuarem casados, pois eles determinavam o bem-estar das mulheres. Naquela época, as esposas repudiadas tinham apenas duas opções para sobrevirem, elas partiam para à mendicância ou viravam prostitutas.

Na doutrina de Cristo, o adultério vai mais além da cópula extraconjugal, abrange a imaginação lasciva e os pensamentos impuros. "Ouvistes que foi dito aos antigos: Não cometerás adultério. Eu, porém, vos digo, que qualquer que atentar numa mulher para a cobiçar, já em seu coração cometeu adultério com ela" - Mateus 5.27-28.

Conclusão

A santidade do relacionamento familiar deve ser mantida entre todos. É isso que Deus espera dos casais, principalmente entre quem se diz seguidor de Cristo. "Venerado seja entre todos o matrimônio e o leito sem mácula; porém, aos que se dão à prostituição, e aos adúlteros, Deus os julgará" - Hebreus 13.4.

O mundo de hoje está às avessas e o sétimo mandamento continua vigente. Mesmo que a sociedade atual diga "não" para tudo aquilo que Deus diz "sim", o crente temente a Deus obedece as orientações das Escrituras Sagradas, prazerosamente.

E.A.G.

Compilações:
Deuteronômio, Introdução e Comentário, J. A. Thompson, reimpressão 2011, página 233, São Paulo (Vida Nova). Ensinador Cristão, ano 16, nº 61, página 40, jan/fev/mar 2015, Rio de Janeiro (CPAD).  
Os Dez Mandamentos - Valores Divinos para uma Sociedade em Constante Mudança, Esequias Soares, 1ª edição outubro de 2014, páginas 99, 100,  Rio de Janeiro (CPAD). 

Uma flor gloriosa - Harpa Cristã - hino nº 196


Uma flor gloriosa
Harpa Cristã
196

Já achei uma flor gloriosa, e quem deseja a mesma terá;
A rosa de saron preciosa entre mil mais beleza terá;
No vale de sombra e morte, nas alturas de glória e luz,
Esta rosa será a minha sorte, precioso p'ra mim é Jesus!

Precioso p'ra mim é Jesus! precioso p'ra mim é Jesus!
Eu confesso na vida e na morte que tudo p'ra mim é Jesus!
Já de muitos foi achada a rosa e provado o excelente odor
E o poder desta flor gloriosa que dá vida ao vil pecador

Mui zeloso pela lei foi Saulo, perseguia o povo de Deus,
Mas transformado foi em um Paulo, pois achou ele a rosa dos céus.
Vai buscar a Jesus precioso, vai depressa, a noite já vem,
E, se perdes o amor glorioso, será triste p'ra ti o além;
Esta flor hoje é ofertada a quem humildemente a buscar;
Será logo da terra tirada, para brilhar em outro lugar.

quarta-feira, 25 de fevereiro de 2015

Catedral - Mais do que imaginei





Mais que imaginei

Quis enganar meu coração
Mas foi em vão, a verdade vem e não dá
E eu só penso em te encontrar
Eu quero o teu amor
Se eu disser que perdi a direção
Se eu disser que machuquei meu coração
Quando eu disse não
Tudo que eu vejo só lembra você
E é impossível te esquecer
Por isso, vem amor
De tudo que vivi você foi mais
Do que eu imaginei ser capaz
Se eu tiver todo o teu calor outra vez aqui
Olhe bem para os meus olhos
Pra sentir, quanto eu sofri
Hoje eu sei que preciso de você
E não dá pra imaginar te perder
Eu amo o teu amor
De tudo que vivi você foi mais
Do que eu imaginei ser capaz

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Comentário Belverede: Hoje eu li uma garota evangélica citando versos dessa canção. Sim, para quem não sabia os evangélicos adolescentes também passam pela fase do romantismo e paixão! Espero que essa garota, tão dedicada às coisas de Deus, tenha encontrado um garoto com a mesma fé e devoção ao Senhor.

E.A.G.