Pesquise sua procura

Arquivo | 14 anos de postagens

segunda-feira, 23 de março de 2015

A Bíblia e as mulheres

Por Erni Walter Seiberg

Em 8 de março, é celebrado o Dia Internacional da Mulher. Nos últimos anos, o tema mulher tem sido central na sociedade. Entre os aspectos debatidos estão os papéis desempenhados na família, no trabalho e na sociedade. A discussão desse tema também está nas igrejas. Mas, nem sempre, o debate foca na situação da própria mulher e quase nunca é citado o que a Bíblia diz sobre o assunto.

Na Bíblia Sagrada, a mulher aparece já no primeiro capítulo. Deus criou homem e mulher. Mas não é só aí, ela aparece ao longo de todo o texto bíblico. A Bíblia descreve os dramas que enfrenta, suas características especiais, seu relacionamento com Deus.

Reflita sobre alguns exemplos bíblicos de mulheres. A própria Eva de Gênesis 1, tem importância fundamental para todo o desenvolvimento da história humana. Basta ler os capítulos seguintes de Gênesis. Mas não só ela. Há outras. Sara, a esposa de Abraão, é notável. Ela é a mãe de uma grande nação. Mas também enfrentou tentação e fraquezas. Rute da exemplo de confiança em Deus e de perseverança na fé. E eu poderia citar outras do Antigo Testamento.

Quando se chega ao Novo Testamento, há outras mais. Isabel, a mãe de João Batista, é um bonito modelo de mulher temente a Deus. Maria, a mãe de Jesus, é o maior exemplo, que sendo a mãe do Salvador, ao mesmo tempo de mantém humilde. Ela dá exemplo de obediência a Deus e de vida dedicada aos propósitos do Pai Celestial.

Maria Madalena é uma pecadora, que se arrepende de sua vida e passa a seguir o Mestre. Lóide e Eunice, respectivamente, avó e mãe de Timóteo, são exemplo de educadoras. E, assim, seria possível mencionar outras que aparecem nos textos bíblicos. São mulheres reais, que viveram os dramas da vida, mas que encontraram em Deus o sentido de sua existência.

Na História da Igreja Cristã são milhares, milhões de mulheres, que não apenas creram, mas fizeram com que a mensagem do evangelho fosse passada de geração em geração. Se você olhar para as pessoas que estão em sua igreja, verá que uma grande parcela, senão a maioria dos presentes é composta por mulheres. São servas do Senhor, na maioria das vezes anônimas, mas que Deus conhece pela obra que realizam.

Mulher na Bíblia não é um tema difícil de ser encontrado. Nos últimos anos, respeitando a vontade dessas mulheres, foram criadas capas da Bíblia especialmente dedicadas a elas. Além disso, A Bíblia da Mulher, publicada pela Sociedade Bíblia do Brasil, já passou de 2 milhões de exemplares distribuídos. Muitos homens compram essa publicação para ler e aprender a entender melhor suas esposas, mães e filhas.

Diante de tudo isso, gostaria de agradecer a Deus que em sua sabedoria, como diz em Gênesis criou homem e mulher. Agradecer a Deus que, em sua graça, em Cristo, é o Salvador de homens e mulheres. Além disso, pedir a Deus que continue  concedendo à sua igreja mulheres sábias, que ajudam no desenvolvimento do seu Reino. Pedir a Deus que abençoe as mulheres, pois fazem parte do imprescindível plano providencial para a humanidade.

Erni Walter Seiberg é Secretário de Comunicação e Ação Social da Sociedade Bíblica do Brasil.
Fonte: Ceifeiros em Chamas, ano 17, nº 205, março de 2015, página 6 - Órgão Oficial CONFRADESP

Nenhum comentário: