Pesquise sua procura

Arquivo | 14 anos de postagens

segunda-feira, 23 de março de 2015

Pecado: é culpa da carne ou é culpa de demônios?

Por Eliseu Antonio Gomes

Tenho ouvido no meio evangélico um debate que não tem uma firmeza de base bíblica. Uns afirmam que o ser humano peca por culpa de demônios e outros que o ser humano peca por culpa própria, inocentando o Diabo de toda responsabilidade pelo pecado cometido. No meu modo de entender, os dois lados estão certos e errados ao mesmo tempo.

Ambas as afirmações ocorrem com intensidade igual entre pentecostais e neopentecostais - não sinto segurança em dizer como os crentes reformados se posicionam sobre isso porque não tive chance de apurar.

Hoje conversei sobre este assunto com alguém. Ela me fez saber que havia conversado com outra discordando que o Diabo tinha culpa sobre o pecado e reputava o ato de pecar à natureza humana. Então lembrei a ela sobre o episódio de Eva e a serpente no jardim do Éden. Lá, o inimigo de nossas almas instigou a mulher a desobedecer ao Criador. Disse-lhe que existe a participação do Diabo e do homem na prática de pecar, há culpas mútuas.

O inimigo é chamado na Bíblia de tentador (Mateus 4.13), tem esta descrição porque tenta as pessoas a pecarem. E na Bíblia também está escrito que Deus não permite que ele lance tentação sobre o ser humano além do que o ser humano possa suportar (Tiago 1.13-15). Assim sendo, tanto o Diabo quanto o homem são culpados por ocorrências de atos pecaminosos.

O Diabo sugere o erro e quem o materializa é a pessoa tentada. Como ser humano, Jesus Cristo refutou suas investidas e é o nosso melhor exemplo nesta questão (Mateus 4.1-11). Não inocentemos o pecador contumaz dizendo que é uma vítima e nem inocentemos o Diabo, pois suas intenções malignas estão sempre em curso neste mundo, no qual ele está sempre ativo de maneira incansável, buscando oportunidades para fazer com que quem estiver andando no espírito dê vazão às obras da carne. Ver Lucas 11.34; Efésios 6.12; e 1 Pedro 5.8.

Está em pecado continuado? Reconcilie-se com Deus e dê um basta às sugestões da serpente: “Se dissermos que não temos pecado, enganamo-nos a nós mesmos, e não há verdade em nós. Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados, e nos purificar de toda a injustiça” - 1 João 1.8-9.

Vive sua vida em inimizade com alguém? Então, esforce-se e se possível restabeleça sua paz com ela o quanto antes. Perdoe quem pecou contra você porque Deus só concede perdão aos que perdoam. Confira este conselho na Bíblia: Romanos 12.18; Mateus 5.23-25; 6.12.

E.A.G.

Nenhum comentário: