Pesquise sua procura

Arquivo | 14 anos de postagens

domingo, 27 de maio de 2012

Malafaia e blogueiros no debate sobre prosperidade


Fico feliz ao encontrar cristãos evangélicos que seguem o exemplo dos crentes bereianos. Sempre que há liberdade, sugiro aos blogueiros que construam linha editorial seguindo o exemplo dos crentes de Beréia. Agir assim é promover um enorme bem para todos.

Recentemente, em seu programa de 19 de Maio, o Pr. Silas Malafaia lançou um desafio na televisão, dirigido aos blogueiros que o criticam na questão do seu posicionamento quanto às pregações sobre prosperidade. Avisou que transmitirá nos dias 2 e 19 de Junho uma pregação entitulada Uma Vida de Prosperidade, e pediu a eles que, usando a Bíblia Sagrada, respondam quais são seus erros teológicos quando fala sobre o assunto.

Eu sugiro aos blogueiros que se propuserem a escrever contra-argumentações ao pastor que escrevam sobre as sementes, seguindo fielmente a ótica bíblica. As Escrituras Sagradas fazem citação delas analogicamente. Creio ser de extrema importância pensar em produzir algo assim.

Quem aceitar escrever, cogite em lembrar-se das consequência da liberalidade, do egoísmo e da avareza. Existem muitos textos bíblicos, veterotestamentários e neotestamentários, nos ensinando sobre os resultdos desses três comportamentos. Quando as sementes são plantadas elas brotam surtindo seus efeitos na vida de quem as plantou, inclusive na Dispensação da Graça. Não é novidade: o cristão colhe tudo o que produz: o mau plantador colhe males de maneira multiplicada sobre si; o bom plantador colhe o bem, muitas bênçãos divinas.

Minha proposta também passa por uma sugestão do exercício exegético de 2 Coríntios 9.6-13. Observo quem faça críticas contra pastores solicitantes de ofertas, sendo até crítico cristão, mas não lembrando essa passagem bíblica tão relevante ao tema das ofertas e das bênçãos que Deus reserva aos fiéis. Paulo exorta aos crentes em Cristo a colaborar e avisa que o Senhor os abençoa os colaboradores.

Toda crítica biblicamente contextualizada é bem-vinda. Aprendemos, crescemos na fé, somos edificados com elas. Como internauta e amante da Bíblia Sagrada, estou cheio de expectativa para assistir um debate com alto nível teológico, muito acima do mero sentimento humano, do sentimento anti-Malafaia, criem ocasião acima das questiúnculas despidas de espiritualidade.

Não é à toa que o Senhor “deu uns para mestres”. Ele fez isso “querendo o aperfeiçoamento dos santos, para a obra do ministério, para edificação do corpo de Cristo; até que todos cheguemos à unidade da fé, e ao conhecimento do Filho de Deus, a homem perfeito, à medida da estatura completa de Cristo" (Efésios 4.11-13). É necessário ponderar: se Jesus nos concedeu uns para ministrar como mestres, é porque existe muita gente precisando aprender matérias importantes. Ponderemos sobre o conselho de Tiago, não queiramos ser mestres, pois o rigor sobre nós será maior do que se ficarmos na posição de quem quer aprender (Tiago 3.1).

Entendo que, para executar a comunicação do que há para ser ensinado, muitos mestres cristãos fazem uso de púlpitos nas igrejas e palestras de cunho interdenominacional fora delas. Lançam mão do recurso audiovisual que são os programas de rádio, TV e DVDs. E, também, a escrita: livros, jornais, revistas, cartilhas, sites, blogs. Façamos uso responsável da tecnologia.

Sempre haverá trigo no meio do joio. Importa a cada um de nós examinar o conteúdo de tudo o que é apresentado e reter o bem. Importa fazer o exame das pregações à luz das Escrituras Sagradas, deixando de lado a opinião pessoal. Importa, não se deixar guiar pela simpatia ou antipatia por pastor/ denominação X e Y.

E.A.G.

29 comentários:

Altemar Oliveira disse...

Realmente muito bom, não vou perder este programa por nada.
http://www.blognagraca.co.cc/2010/08/desenho-animado-o-fim-de-silas-malafaia.html

Alvaro Luciano Ribeiro Caetano disse...

Deus é dono do ouro e da prata. Tem tudo em suas mãos e dá pra quem quiser. Se Ele decide abençoar, abençoa, se decide fechar os céus, ninguém o abrirá. Deus é Deus e não pode ser limitado nem pela Bíblia, quanto mais por suas opiniões e artigos! Então, rendam-se a Sua supremacia e não o limitem.
http://alvarocaetano.blogspot.com.br/2012/05/o-deus-que-age-na-frequencia-do.html

Alvaro Luciano Ribeiro Caetano disse...

Deus é dono do ouro e da prata. Tem tudo em suas mãos e dá pra quem quiser. Se Ele decide abençoar, abençoa, se decide fechar os céus, ninguém o abrirá. Deus é Deus e não pode ser limitado nem pela Bíblia, quanto mais por suas opiniões e artigos! Então, rendam-se a Sua supremacia e não o limitem.
http://alvarocaetano.blogspot.com.br/2012/05/o-deus-que-age-na-frequencia-do.html

Irmão Oliveira disse...

Graça e Paz!
Amados, vejo a properidade como um meio e não o alvo, pois o alvo principal é Jesus. Precisamos pregar o evangelho de Jesus, se não eles pregam heresia.

Karla Maria disse...

Não sou a favor dessamoderna Teologia da Prosperidade,ela tem dado lado e aberto brechas para verdadeiros abusos! Por outro lado, Deus não criou o Homem, principalmente no que se refere a Cristão,
e cumpridor de seus mandamentos, para ser um miserável! Quando nos atemos as coisas do alto, Tudo nos é acrescentado ... De nada, temos falta!!! A uns, a medida é maior, a outros um pouco menor, mas a nenhum, o Senhor fecha as portas ... e, a todos dá conforme as necessidades! Buscar prosperidade não é errado, mas buscar apenas prosperidade, sem fazer nada ao próximo, ou pela Obra, e divulgação do Evangelho, essa não provém de Deus!!! E, ainda disse o Senhor, onde estiver o seu tesouro, ali estará o coração do homem...

Jefferson Marques e Tainá Moreira disse...

Concordo,também fiz e postei um vídeo que ilustra bem esse momento nosso.... um abraço que cresçamos juntos!!!!!

jeffo-jefferson.blogspot.com

Unknown disse...

Graça e Paz Irmão,
Aconselho, a não entrar em um debate desses porque ninguém sai ganhando, porque um é mestre na Palavra de Deus que tem o Dom de Ministerial de analisar a Bíblia minuciosamente, outro Evangelista, que tem o Dom de atrair pessoas, que Deus o usa em apenas um versículo da Bíblia, ele consegue fazer uma pregação e Deus falar os corações das pessoas e vim para Jesus.
Jesus Esta Voltando e por isso estão querendo tirar o alvo do Evangelho, que é trazer pessoas a Jesus e ela elas ser discipulada a ser uma nova criatura em Cristo Jesus.
Vivemos no sistema econômico capitalista, onde o dinheiro é quem manda!
Existe uma crise financeira mundial, escândalos acontecendo, o Sr. Jesus nos advertiu, sobre isto, por isso corpo de Cristo tem que se afastar de tudo que venha promover porfias, escândalos, porque o sistema do mundo esta levando a uma liberalidade tão grande ao pecado que ninguém sabe distinguir mais a mão direita da esquerda. Vamos continuar ensinando o Evangelho como ele É. Quem tem ouvidos ouça que o Espírito diz a Igreja, acredito para alguns estão vivendo Apocalipse 3:14-22 e 1 João 2:15

João Claudio disse...

Essa teologia da prosperidade é um perigo para os novos convertidos pois podem se decepcionar por algo não dar certo em suas vidas já vi um caso de um jovem casal que fazia grandes propósitos com Deus ofertas alçadas em troca de conseguirem atingir um proposito e quando vira que não se realizara eles Desviaram e não acreditam mas no evangelho, No meu entender temos que buscar primeiro o reino de Deus e as demais coisas nos sera acrecentado

nao q seja mentira o q ele fala disse...

graça e paz povo de jesus, esta escrito jesus era rico e ficou pobre para q nos enricarsse, pobresa e do diabo. no mundo que vivemos você vale o possui , e verdade ou mentira. sou a favor do pr. silas homem de Deus que tem botado a cara para bater. q Deus abençoe a todos

Osvaldino Monteiro disse...

Considero que a união de todos os santos num só pensamento aqui na Terra é uma utopia.
Já há muito que não suporto ouvir as pregações do pastor em questão, mas não é por isso que vou entrar nessa onda de criticá-lo. Sei que Deus o ama, assim como ama a qualquer um de nós.
O que muitos pensam que enriquece a teologia, na verdade escandaliza muitas pessoas. A minha teologia é Cristo, e importa que Ele seja pregado.
Pensa que há coisa melhor pra se fazer do que entrar nesse jogo de críticas um ao outro.
Eu, particularmente, não darei ibope a nada disso. Continuarei utilizando a dádiva do blog tão somente para anunciar a Cristo.
Espero que tenham me compreendido. Fiquem na paz de Cristo (não só de palavras).

Lisraelfarias disse...

paz meu querido acho muito bom a sua ponderação com relação á analisar-mos tudo a luz da bíblia como os crentes bereanos. entendo que as vezes o Pr. Silas Malafaia realmente passa do ponto. mas não podemos esquecer de que ele mas tem sido de grande benção pra nação brasileira do que erro teológico. e considerando que todos nós somos imperfeitos, não podemos julgar o Pr. Silas por um ou outro erro teológico de menor importãncia. Lembrando que a Doutrina principal da Salvação não é mudada. pois essa Doutrina da Prosperidade ou Escatologia acerca da Tribulação Milênio e etc. Eu crendo ou não elas não vão enterferir na minha certeza de Salvação. Uns ficam ricOs outros não , mas o que importa é que todos cheguem ao pleno conhecimento do Filho de Deus Jesus Cristo.Certo é que o Pr. Silas Tem crescido muito o seu Ministério em todo o Brasil e fora do Brasil e isso incomoda muitas pessoas,pois na minha visão que ele continue crescendo e difundindo o reino de Deus pra as Nações.

Rafael Nogueira disse...

Só gosteria de lembrar aos blogueiros que o que está em debate é a Teologia pregada pelo Pr. Silas Malafaia na mensagem Uma Vida de Prosperidade. Espero não ver blogueiros criticando a Teologia da Prosperidade que é totalmente paralela à apresentada pela Pr. Malafaia, e muito menos criticando sua pessoa ou outras atitudes que ele tenha tido. Se nós realmente somos compromissados com a verdade, vamos pelo menos ser coerentes, principalmente com a Bíblia, pois estou certo de que muitos blogueiros opinarão com sinceridade, outros porém, com ignorância e egoísmo sem ao menos terem assistido a mensagem.

Unknown disse...

PROSPERIDADE
Condição de estar bem de vida (Sl 30.6; 1Co 16.2).
[35]

BEM, O QUE ENTENDO POR SER PRÓSPERO NO PREGAR O EVANGELHO AS: BOAS-NOVAS? ACREDITO QUE TUDO PROVÉM DO ETERNO CRIADOR...!!! E SE PREGAR: ATOS MATERIAIS SOMENTE, É, ERRADO! MAS SE ENRIQUECER-SE DO EVANGELHO, MAS, SENDO DA VONTADE DO ETERNO? COMO PODEMOS JULGAR??? O QUE ENTENDO ERRADO É ENRIQUECER E SER EGOÍSTA AVARENTO ESSE SIM É UM ERRO! MESMO PORQUE SE VIVERMOS 70 OU MAIS ANOS... E NUMA VIDA COM SAÚDE....O DINHEIRO NÃO O LEVAMOS.....FICA NO MUNDO......!!!!! ESSE É O MEU PENSAR! ENRIQUECER E PREGAR A PROSPERIDADE.......??? TODOS DARÃO CONTAS DE TUDO O QUE FOI FEITO NESSA VIDA. É ERRADO SÓ PREGAR MATERIALISMO!!! MAS O ENRIQUECER-SE, SE FOR “DADO” PELA VONTADE DE: YHVH O QUE PODEMOS FALAR????
ANSELMO. FORMADO EM BACHAREL EM TEOLOGIA PELA FACULDADE IBETEL DE SUZANO.
§
·MATEUS (cap. 10)·
8 Curai os enfermos, ressuscitai os mortos, limpai os leprosos, expulsai os demônios; de graça recebestes, de graça dai.
·II TESSALONICENSES (cap. 3)·
8 nem comemos de graça o pão de ninguém, antes com labor e fadiga trabalhávamos noite e dia para não sermos pesados a nenhum de vós.

·HEBREUS (cap. 13)·
9 Não vos deixeis levar por doutrinas várias e estranhas; porque bom é que o coração se fortifique com a graça, e não com alimentos, que não trouxeram proveito algum aos que com eles se preocuparam.
·I PEDRO (cap. 4)·
10 servindo uns aos outros conforme o dom que cada um recebeu, como bons despenseiros da multiforme graça de Deus.

·APOCALIPSE (cap. 21)·
6 Disse-me ainda: está cumprido: Eu sou o Alfa e o èmega, o princípio e o fim. A quem tiver sede, de graça lhe darei a beber da fonte da água da vida.

·APOCALIPSE (cap. 22)·
17 E o Espírito e a noiva dizem: Vem. E quem ouve, diga: Vem. E quem tem sede, venha; e quem quiser, receba de graça a água da vida.

·MATEUS (cap. 6)·
33 Mas buscai primeiro o seu reino e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas.

·LUCAS (cap. 12)·
31 Buscai antes o seu reino, e estas coisas vos serão acrescentadas.
É ISSO E SOMENTE ISSO QUE ACREDITO! PROCURAR SE REINO EM 1ª LUGAR..............!!!!!!!
http://estudosdaescritura.blogspot.com/

Antonio Carneiro de Sousa disse...

O mau dessa teologia do Pr. Silas e doutros mais é que ela prega uma FALSA PROSPERIDADE, a ponto de utilizar uma mega estrutura e milhões de reais para divulgar uma mensagem que além de não levar ao arrependimento e à conversão leva as pessoas ao materialismo e a buscarem a Deus simplesmente para alcançarem bens materiais.

Newton disse...

Paz do Senhor,
Fico feliz em meio a tanta informação que não agrada a Deus termos pessoas ajudando a levar a genuina palavra de Deus, acredito que devemos ser firmes e constantes tendo o correto discernimento da palavra de Deus, que Deus continue abençoando aqueles que tem compromisso com sua palavra.

Pr. Flávo Carvalho disse...

A paz seja convosco, muitas vezes entramos em desacordo com algumas questões devido a forma que ela é apresentada, mais quando falamos de PROSPERIDADE não estamos falando apenas na área finaceira, pois Deus quando abre as portas e decide prosperar alguem, essa prosperidade vem sobre: finanças, saúde, espiritualidade, família, enfim quando Deus prospera singnifica que Ele abriu portas diante dessa pessoa e tudo passa a dar certo.

Joel Alexandre & SABER disse...

Eu já tenho pronta a resposta ao desafio, e postarei esta semana em meu blog www.saber.teo.br pois trata-se de uma "pregação" antiga, podem baixar na internet...

Corrigindo as datas em que o Pr. Malafaia irá passar as palestras na TV: 2 e 9 de junho.

Graça e Paz do Senhor Jesus.

Fabio Silveira de Faria disse...

Sinceramente creio que "é impossível que os que foram iluminados, e provaram o dom celestial, e si fizeram participantes do Espírito Santo e provaram a boa palavra de Deus, e os poderes do mundo vindouro, e depois caíram, sejam outra vez renovados para arrependimento; visto que, quanto a eles, estão crucificando de novo o Filho de Deus e o expondo ao vitupério". Sinceramente não posso crer que aqueles que receberam a Nova natureza venham a negar a verdadeira doutrina da Bíblia.
Diante disso entendo que o Sr Silas Malafaia é alguém que realmente não conheceu o Deus da Bíblia, e, não é agora que irá se converter, ou seja, em realidade nunca transpôs os umbrais da "porta estreita", pois, como ela só tem entrada ´torna-se impossível alguém sair.
Abraços.
Fabio, cristaodebereia.blogspot.com

Antonio Sousa disse...

Irmãos, o mau dessa teologia do Pr. Silas e doutros mais é que ela prega uma FALSA PROSPERIDADE, a ponto de utilizar uma mega estrutura e milhões de reais para divulgar uma mensagem que além de não levar ao arrependimento e à conversão leva as pessoas ao materialismo e a buscarem a Deus simplesmente para alcançarem bens materiais.

www.causasganhas.blogspot.com

evandro josé moloni disse...

pregar sobre prosperidade financeira é o q esta acabando com o povo de Deus, vamos voltara a essência do evangelho, q é Jesus Cristo

PASTOR CRISTIANO SANTOS BANDEIRA disse...

QUE A GRAÇA DE NOSSO SENHOR E SALVADOR JESUS CRISTO, SEJAM SOBRE TODOS, EM NOME DE JESUS,A TEORIA E EMBASAMENTOS, QUE O SENHOR PASTOR MALAFAIA, USA, É FORA DOS PRINCIPIOS DE DEUS, PRA UMA VIDA DE PROSPERIDADE, A BIBLIA NOS ENSINA A REAL PROSPERIDADE, SOMOS UM POVO RICO, PRIMEIRO PORQUE ALGUNS VAO ENTRAR NO CEU, E OUTROS, QUE SE PREOCUPAM MUITO COM OS BENS DA TERRA, VAI FICAR, DEUS PROMETE EM ABENÇOAR SEU POVO, NA TERRA, MAIS NADA NESSA TERRA SE COMPARA, COM O CEU, QUE DEUS POSSA ABENÇOAR A TODOS EM NOME DE JESUS.

EM CRISTO,

PASTOR CRISTIANO BANDEIRA
http://pastorcristianobandeira.blogspot.com//

nadia pereira disse...

Concordo,com Cristiano bandeira,a biblia diz:buscais o reinos dos cèus e as demais serão acrescentadas,na terra teremos ricos e pobres,por este motivo não prego prósperidade,o que acho de porósperidade é ter Jesus no coração e em todas as nossas atitudes,e os pobres é a riqueza do mundo se todos prosperarem da forma que certos pastores falam,quem vai plantar o arroz e o feijão?Deus é fiel!!

Blog do Samuca disse...

Irmãos em Cristo,

Há alguns pontos a considerar em torno do debate:
1.É bom levar em conta que a Igreja Evangélica Brasileira evoluiu financeiramente, até porque os custos da mídia é caro.
2. Uma coisa é levantar a bandeira da Teologia da Prosperidade;outra é ensinar a verdadeira prosperidade como uma dádiva de Deus.
3. O Silas tem sido confundido ensinando sobre a prosperidade, nesses tempos de muitos se aproveitando das massas com o falso ensino da "Ideologia da Prosperidade".
4. Quer queira ou não, o Pr. Silas não foge dos ideais e sonhos pastorais, visando alcançar almas, investimentos em obreiros, etc...
5. O que faz trás ao conhecimento do público, uma vez que tem o dever de prestar contas dos fundos que arrecada.
6. Por muito tempo, fomos ensinados a ter uma fé franciscana, a qual ensina que só estamos na vontade de Deus sofrendo ou na prova.
7. Que todos possam fazer uma leitura do contexto da IEB nos dias atuais e separar quem realmente tem pregado abertamente a Teologia da Prosperidade.
8. O Silas, por ser polêmico, não fica em cima do muro, é quem mais tem sofrido por invejas e facções dentro da própria IEB.
9. Por ser transparente, não esconde que tem aproveitado muito bem esses dias, e crescido financeiramente, através da central gospel, sua editora. É hoje um suporte da Associação Vitória em Cristo, a qual segue seus objetivos definidos.
10. E falhas, todos temos. Por que Deus nunca dá tudo a um só.

samuca-borges.blogspot.com

ASSEMBLEIA CRISTÃ DAS NAÇÕES disse...

Prosperidade X prosperidade= hipocrisia.
Basta observarmos os homens, e ver de onde vem as suas riquezas, e qual é o uso que fazem dela. Pelos seus frutos os conhecereis.Mt7.16. Aonde está o teu tesouro ai estará o seu coração. Mt 6.21.
Não tenho nada contra as pessoas que são financeiramente prosperas, dês de que não abandonem a sua cruz. Já quanto a pregar sobre esse assunto é complicado, pôs Jesus nôs alerta sobre os perigos da riqueza. É mais fácil passar um camelo pelo fundo de uma agulha do que entra um rico no reino de Deus.Mc10.25.
Desse modo, devemos pregar sobre a Salvação, sem engodo ou preocupação em atrair multidões ou holofotes, pôs a honra e a gloria pertencem unica e exclusivamente ao Senhor Jesus.
A Graça e a Paz a todos.
PR. Oscar Mulet
assembleiacn.blogspot.com

Enos Gileade disse...

A Paz de Cristo a todos, O Pastor Silas em muitas de suas colocaçoes ele tem razão, não sou contra ele fazer este desafio, existe realmente muitos blogueiros que só leva o tempo em criticar, procurar noticias que realmente dar NOTICIAS, mas vejam bem; Se o Silas Malafaia ou qualquer outro pastor não estivesse na TV quem estaria?? temos que olhar por outro lado, quantas pessoas são alcançadas pelas sua pregaçoes ??, então pessoal temos que ver o lado bom do pastor, todos somos pecados e cheios de defeitos, se eu fosse "deus"Ja teria fuminado muita gente da terra, mas graças a DEUS que nao sou nada, então, vamos ver o programa e depois retirar o que é ruim e comer o que Deus deixou para todos que creem na prosperidade, que alias creio.

Por favor me sigam neste humilde blog; www.clarinrn.blogspot.com.br

Enos Gileade disse...

Pastor Cristiano, se você não crer na prosperidade aqui na terra você não crer na bíblia como um todo, então você não segue a cristo, pois aquele que não crer em minhas palavras como diz as escrituras? O que diz. Veja quando um dos discípulo perguntou a JESUS, Mestre vamos deixar pai e mãe para te seguir, o que ganharemos com isso? É uma pergunta amigo e a resposta “Aqui na TERRA terá 100 vezes mais e por fim VIDA ETERNA...então pastor é bom o senhor rever sua posição, sei que existe irmãos que se tocar no que é dele ele vira baixo, não deve ser assim o DINHEIRO ESTA AQUI PARA NOS SERVI E NAO PARA NÓS SER A ELE... a PAZ DO SENHOR A TODOS

Unknown disse...

O pastor Silas Malafaia é um homem de uma grande inteligência, eu acho ate que ele seria um dos maiores advogado deste pais se tivesse optado por essa profissão. Meus amados Irmãos em se tratando desse maldito e mentiroso [EVANGELHO DA PROSPERIDADE], quero ver que argumento ele vai dar.
Essa tão pregada prosperidade não é Bíblica, isso é coisas da carne e não do Espírito.Vou parar por aqui deixandoum pequeno lembrete;: “
A minha graça te basta, pois o meu poder se aperfeiçoa na fraqueza
”. (II Co 12.9)

Eu Presente Terapias disse...

Prosperidade é você viver bem com o que tem.
Há muitos cristãos que fazem campanha, jejum, corrente e até água benta para ter uma vida próspera, mas esquecem de estudar, se capacitar e ser um bom profissional.

A Bíblia diz, quem não quer trabalhar que não coma.

Hoje em dia a prosperidade tem tomado um conceito totalmente diferente e muitos tem participados de atos totalmente religiosos, as famosas "macumbas gospel".

Quer ser próspero? Trabalhe para Deus, faça o seu melhor no emprego, estude, busque a cada dia ter mais conhecimento e ser alguém melhor, dizime e oferte, não como barganha pra Deus mas por amor.

Eliel disse...

Infelizmente não assisti o primeiro programa, mas não perderei o proximo.

http://dmsdoreino.blogspot.com.br/