Pesquise sua procura

Arquivo | 14 anos de postagens

terça-feira, 10 de março de 2015

Ai dos espertalhões

Ser esperto é uma virtude. Mas esperteza em alguns casos é a descrição de quem quer levar vantagem em tudo e age como se os fins justificassem os meios, ignorando que todos são iguais perante à lei, ignorando o mandamento que nos ordena amar o próximo como amamos a nós mesmos.

Entre os seis "ais" do livro de Isaías, capítulo 5, encontramos um "ai" que é dirigido aos "sábios aos seus próprios olhos".

Quem seriam tais pessoas?

• vivendo em sinuosidade afirmam que estão em plenitude de retidão (Provérbios 12.15);
• acreditam que perdem tempo ao buscar os conselhos do Senhor (Mateus 18.15-17);
• se consideram mais espertas do que são (Romanos 1.22);
• vivem suas vidas segundo o que consideram procedimento certo e prazeroso, pensando que não é importante mudar seu estilo de vida, o modo de viver que está em desarmonia com as recomendações das Escrituras Sagradas (Lucas 12.20).

No momento da desobediência, o pecado é indolor, é motivo de festa sentir o gosto do pecado. Mas se a pessoa "sábia aos seus próprios olhos" continuar a viver pecando, poderá chegar ao momento em que terá que prestar contas com o Justo Juiz. Nenhuma dor é maior do que a dor de ser reprovado por Deus, para essa sensação não existe analgésico eficaz (Provérbios 29.1).

Sufoquemos nossa opinião humana quando ela entra em conflito com o Evangelho de Cristo, apresentemos os nossos planejamentos ao Senhor antes de coloca-los em prática, cultivemos a humildade diuturnamente.

E.A.G.

Nenhum comentário: