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terça-feira, 28 de outubro de 2014

Agradabilidade

Por João Garcia

"Veio, porém, a lei para que a ofensa abundasse; mas, onde o pecado abundou, superabundou a graça; para que, assim como o pecado reinou na morte, também a graça reinasse pela justiça para a vida eterna, por Jesus Cristo nosso Senhor" - Romanos 5.20-21.

Rasputin, o "monge gênio do mal", viveu na corte dos czares da Rússia durante a última fase da dinastia Romanov. Ele fazia parte de uma seita segundo a qual a salvação era o resultado de experiências repetidas de pecar, arrepender-se, ter o perdão e graça de Deus. Assim, os que mais pecassem, mais precisariam ter o perdão e a graça de Deus! Ele acreditava que este era o ensino de Romanos 5.20. Ao que parece, ele não leu o capítulo seguinte de Romanos, onde Paulo explica que não se justifica, de modo algum, pecar mais para ter mais da graça de Deus.

"Assim também vós considerai-vos certamente mortos para o pecado, mas vivos para Deus em Cristo Jesus nosso Senhor. Não reine, portanto, o pecado em vosso corpo mortal, para lhe obedecerdes em suas concupiscências; nem tampouco apresenteis os vossos membros ao pecado por instrumentos de iniquidade; mas apresentai-vos a Deus, como vivos dentre mortos, e os vossos membros a Deus, como instrumentos de justiça. Porque o pecado não terá domínio sobre vós, pois não estais debaixo da lei, mas debaixo da graça" - Romanos 6:11-14.

Na verdade, para agradar a Deus é preciso abandonar o pecado. A transgressão não pode dominar a vida do cristão, pois não há como agradar a Deus e ao mesmo tempo viver pecando. Paulo explicou que os cristãos deveriam parar de apresentar seus corpos ao pecado, ele usa o mesmo verbo para dizer que, em vez disso, deveriam apresentar-se a Deus. A vida nos foi dada para que fosse dedicada a Jesus e, para agradá-lo, nela não deve haver lugar para experiências constantes de pecado.

Essa é a essência do verdadeiro culto a Deus. Você se oferece, rende-se e apresenta-se a Ele a fim de adorá-lo (Romanos 12.1). Então você o adora e lhe agrada com tudo o que você é - seus olhos, mãos, pés, mente e personalidade. Assim como no sistema sacrificial do Antigo Testamento os animais precisavam ser perfeitos, sem mancha, para serem apresentados a Deus, também o cristão deve oferecer o seu corpo se, mancha, sem aquilo que o impede de adorar em espírito e em verdade. Deus quer que a sua vida toda - noventa e nove por cento não é o suficiente.

Agrade a Deus oferecendo sua vida toda a Ele e evitando o pecado.

Fonte: Pão Diário, nº 12, página dedicada ao dia 10 de julho (RTM).

terça-feira, 14 de outubro de 2014

Dois tipos de intolerantes sociais

"Entre um e outro, fico com a dengue." - Guy Franco. 

A frase está no artigo "Os fiscais de votos de gays, negros e outras minorias", publicado em Blog do Guy Franco. 

O autor demonstra bom tino de observador. Faz uma crítica inteligente sobre dois tipos de intolerantes. Fala sobre a intolerância de homofóbicos e também sobre a intolerância do "sindicado LGBT".

E.A.G.


domingo, 12 de outubro de 2014

Marina Silva apoia oficialmente Aécio Neves

Neste 12 de outubro de 2014, o site oficial de Marina menciona a carta de intenções de Aécio Neves, Juntos pela Democracia, pela Inclusão Social e pelo Desenvolvimento Sustentável, que podemos considerar a intenção de apoio eleitoral e a resposta da acreana ao candidato presidencial, apresentada neste blog.

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Ontem, em Recife, o candidato Aécio Neves apresentou o documento “Juntos pela Democracia, pela Inclusão Social e pelo Desenvolvimento Sustentável”.

Quero, de início, deixar claro que entendo esse documento como uma carta compromisso com os brasileiros, com a nação.

Rejeito qualquer interpretação de que seja dirigida a mim, em busca de apoio.

Seria um amesquinhamento dos propósitos manifestados por Aécio imaginar que eles se dirigem a uma pessoa e não aos cidadãos e cidadãs brasileiros.

E seria um equívoco absoluto e uma ofensa imaginar que me tomo por detentora de poderes que são do povo ou que poderia vir a ser individualmente destinatária de promessas ou compromissos.

Os compromissos explicitados e assinados por Aécio tem como única destinatária a nação e a ela deve ser dada satisfação sobre seu cumprimento.

E é apenas nessa condição que os avaliei para orientar minha posição neste segundo turno das eleições presidenciais.

Estamos vivendo nestas eleições uma experiência intensa dos desafios da política.

Para mim eles começaram há um ano, quando fiz com Eduardo Campos a aliança que nos trouxe até aqui.

Pela primeira vez, a coligação de partidos se dava exclusivamente por meio de um programa, colocando as soluções para o país acima dos interesses específicos de cada um.

Em curto espaço de tempo, e sofrendo os ataques destrutivos de uma política patrimonialista, atrasada e movida por projetos de poder pelo poder, mantivemos nosso rumo, amadurecemos, fizemos a nova política na prática.

Os partidos de nossa aliança tomaram suas decisões e as anunciaram.

Hoje estou diante de minha decisão como cidadã e como parte do debate que está estabelecido na sociedade brasileira.

Me posicionarei.

Prefiro ser criticada lutando por aquilo que acredito ser o melhor para o Brasil do que me tornar prisioneira do labirinto da defesa do meu interesse próprio, onde todos os caminhos e portas que percorresse e passasse só me levariam ao abismo de meus interesses pessoais.

A política para mim não pode ser apenas, como diz Bauman, a arte de prometer as mesmas coisas.

Parodiando-o, eu digo que não pode ser a arte de fazer as mesmas coisas.

Ou seja, as velhas alianças pragmáticas, desqualificadas, sem o suporte de um programa a partir do qual dialogar com a nação.

Vejo no documento assinado por Aécio mais um elo no encadeamento de momentos históricos que fizeram bem ao Brasil e construíram a plataforma sobre a qual nos erguemos nas últimas décadas.

Ao final da Presidência de Fernando Henrique Cardoso, a sociedade brasileira demonstrou que queria a alternância de poder, mas não a perda da estabilidade econômica.

E isso foi inequivocamente acatado pelo então candidato da oposição, Luiz Inácio Lula da Silva, num reconhecimento do mérito de seu antecessor e de que precisaria dessas conquistas para levar adiante o seu projeto de governo.

Agora, novamente, temos um momento em que a alternância de poder fará bem ao Brasil, e o que precisa ser reafirmado é o caminho dos avanços sociais, mas com gestão competente do Estado e com estabilidade econômica, agora abalada com a volta da inflação e a insegurança trazida pelo desmantelamento de importantes instituições públicas.

Aécio retoma o fio da meada virtuoso e corretamente manifesta-se na forma de um compromisso forte, a exemplo de Lula em 2002, que assumiu compromissos com a manutenção do Plano Real, abrindo diálogo com os setores produtivos.

Doze anos depois, temos um passo adiante, uma segunda carta aos brasileiros, intitulada: “Juntos pela democracia, a inclusão social e o desenvolvimento sustentável”.

Destaco os compromissos que me parecem cruciais na carta de Aécio:

O respeito aos valores democráticos, a ampliação dos espaços de exercício da democracia e o resgate das instituições de Estado.

A valorização da diversidade sociocultural brasileira e o combate a toda forma de discriminação.

A reforma política, a começar pelo fim da reeleição para cargos executivos, que tem sido fonte de corrupção e mau uso das instituições de Estado.

Sermos capazes de entender que, no mundo atual, a ampliação da participação popular no processo deliberativo, através da utilização das redes sociais, de conselhos e das audiências públicas sobre temas importantes, não se choca com os princípios da democracia representativa, que têm que ser preservados.

Compromissos sociais avançados com a Educação, a Saúde, a Reforma Agrária.

Prevenção frente a vulnerabilidade da juventude, rejeitando a prevalência da ótica da punição.

Lei para o Bolsa Família, transformando-o em programa de Estado

Compromissos socioambientais de desmatamento zero, políticas corretas de Unidades de Conservação, trato adequado da questão energética, com diversificação de fontes e geração distribuída.

Inédita determinação de preparar o país para enfrentar as mudanças climáticas e fazer a transição para uma economia de baixo carbono, assumindo protagonismo global nessa área.

Manutenção das conquistas e compromisso de assegurar os direitos indígenas, de comunidades quilombolas e outras populações tradicionais. Manutenção da prerrogativa do Poder Executivo na demarcação de Terras indígenas

Compromissos com as bases constitucionais da federação, fortalecendo Estados e municípios e colocando o desenvolvimento regional como eixo central da discussão do Pacto Federativo.

Finalmente, destaco e apoio o apelo à união do Brasil e à busca de consenso para construir uma sociedade mais justa, democrática, decente e sustentável.

Entendo que os compromissos assumidos por Aécio são a base sobre a qual o pais pode dialogar de maneira saudável sobre seu presente e seu futuro.

É preciso, e faço um apelo enfático nesse sentido, que saiamos do território da política destrutiva para conseguir ver com clareza os temas estratégicos para o desenvolvimento do país e com tranquilidade para debatê-los tendo como horizonte o bem comum.

Não podemos mais continuar apostando no ódio, na calúnia e na desconstrução de pessoas e propostas apenas pela disputa de poder que dividem o Brasil.

O preço a pagar por isso é muito caro: é a estagnação do Brasil, com a retirada da ética das relações políticas.

É a substituição da diversidade pelo estigma, é a substituição da identidade nacional pela identidade partidária raivosa e vingativa.

É ferir de morte nossa democracia.

Chegou o momento de interromper esse caminho suicida e apostar, mais uma vez, na alternância de poder sob a batuta da sociedade, dos interesses do país e do bem comum.

É com esse sentimento que, tendo em vista os compromissos assumidos por Aécio Neves, declaro meu voto e meu apoio neste segundo turno.

Votarei em Aécio e o apoiarei, votando nesses compromissos, dando um crédito de confiança à sinceridade de propósitos do candidato e de seu partido e, principalmente, entregando à sociedade brasileira a tarefa de exigir que sejam cumpridos.

Faço esta declaração como cidadã brasileira independente que continuará livre e coerentemente, suas lutas e batalhas no caminho que escolheu.

Não estou com isso fazendo nenhum acordo ou aliança para governar.

O que me move é minha consciência e assumo a responsabilidade pelas minhas escolhas.

Fonte: http://marinasilva.org.br/posicionamento-de-marina-silva-segundo-turno-da-eleicao-presidencial/ 


sexta-feira, 10 de outubro de 2014

Talita, o homossexual homofóbico? Alertas contra o decreto presidencial 8243



Para o cidadão acostumado a digerir informação apenas através de jornais convencionais, a mensagem do vídeo, veja-o aqui, soará muito estranha, mas aos que além de ler e ouvir a mídia tradicional também analisam o histórico do editorial das mídias consultadas, não sentirá estranhamento algum.

Talita Oliveira, travesti nordestino, criou sua página no YouTube e publica vídeos para criticar abertamente o movimento LGBTT dizendo que ele usa retórica vitimista, não se identifica com a iniciativa deste grupo que amordaça opiniões conservadoras, promove passeatas de orgulho gay, faz lobby em busca de causas desnecessárias. Afirma discordar homossexuais que fazem sexo em áreas públicas e sofre preconceito dos próprios gays por apoiar a família tradicional e reconhecer que sem essa estrutura de família o mundo se acabaria. Carrega em seu corpo um sinal de violência, uma cicatriz de golpe de faca desferido por outro homossexual, e diz que a realidade marginal existente no mundo gay é deturpada pelos números de pesquisas e escondida pela imprensa tradicional.

Também, emite alertas sobre as aspirações do PT em destruir as Democracia. Creio que o alerta mais contundente é o vídeo em que Talita faz menção ao Decreto 8243, assinado por Dilma Rousseff, que claramente visa enfraquecer os parlamentos brasileiros e fortalecer o Executivo Federal ao nível de uma ditadura.

E.A.G.

Fonte: https://www.youtube.com/watch?v=WXX6XCxSu0o

quinta-feira, 9 de outubro de 2014

Cinco motivos para votar em Aécio Neves no segundo turno da Eleiçao 2014

Existem mais de cinco razões para afastar Dilma Rousseff e o Partido dos Trabalhadores da cadeira presidencial. No entanto, enumerar apenas cinco é mais do que suficiente para que o eleitor reflita e decida votar em Aécio Neves para que isso aconteça.

Recomendo que assista o pronunciamento do Pr. Silas Malafaia e pondere sobre o assunto.

 

quarta-feira, 8 de outubro de 2014

EBD - Lição nº 2: A firmeza do caráter moral e espiritual de Daniel




Por Eliseu Antonio Gomes

No ano 605 a.C., Nabucodonosor dominou a Síria e a Palestina. No ano 606, sitiou Judá e Jerusalém e confiscou utensílios de valor do templo de Jerusalém que eram consagrados a Jeová e os levou para a Babilônia para depositá-los perante seu deus. Destruiu os muros da cidade de Jerusalém e queimou o templo de Jerusalém. Também, levou consigo nobres da casa real que eram versados em conhecimentos gerais e ciência. Cumpriu-se assim a profecia do profeta Isaías ao rei Ezequias, proferida muitos anos antes (2 Reis 25.8-21; Isaías 39.1-6), e o pronunciamento da profetiza Hulda (2 Crônicas 43.22-28). Além de cumprirem-se as profecias de Jeremias 25.11, Miqueias 4.10  e Habacuque 1.5-11.

O primeiro capítulo do livro de Daniel apresenta a história de Daniel, Ananias, Misael e Azarias, situando-os no processo de deportação de Jerusalém para a Babilônia de Nabucodonosor. Dá ênfase no caráter ilibado de Daniel e seus três amigos, que mesmo forçados a viverem em uma sociedade distante de Deus não se deixaram influenciar por seus costumes pagãos.

Daniel pertencia à nobreza, era de descendência real (1.3). Estava no primeiro grupo de cativos levados de Jerusalém para a Babilônia, no ano 605 a.C. Ganhou maior destaque na narrativa bíblica entre os três outros jovens judeus pela demonstração  de integridade, fidelidade, fé em  meio a situações instáveis e opostas a tudo que conhecia no meio do seu povo. Segundo o historiador Josefo, tanto Daniel quanto seus três amigos eram parentes do rei Ezequias, condição que lhes facilitou o acesso ao palácio babilônico. 

Os quatro jovem tinham boa aparência, eram sem defeito algum, talentosos, instruídos em toda a sabedoria, sábios em ciência e deram bom testemunho na corte pagã, que naquela época governava o mundo. Estudaram com afinco o idioma e a literatura dos caldeus.

Frequentemente, o termo caráter é conceituado como um tipo ou sinal convencionado em uma sociedade. Refere-se à índole, ao temperamento e à forma moral. A família, a escola e a religião contribuem para o caráter de uma pessoa.

A força da fé e caráter  de Daniel e seus amigos era algo que aparecia em suas falas. Nabucodonosor quis mudar a identidade deles, trocando seus nomes hebraicos por caldeus, mudar a educação cultural e religiosa, fazê-los desprezar as regras da religião judaica, educá-los nas ciências da Babilônia para que fossem usados como astrólogos e adivinhadores, além de serem aproveitados através de todo conhecimento adquirido na sua terra em Judá. Os jovens foram desafiados na sua fé em Deus e resistiram sabiamente. Eles propuseram outra estratégia para viverem no palácio  babilônico  sem desonrar a Deus e conservando a integridade de caráter herdado de seu povo.

Eles não eram vegetarianos, mas tomaram a firme decisão de ingerirem apenas verdura, legumes e água. Corajosamente, com sabedoria e respeito pela autoridade, recusaram comer, "a fina iguaria do rei" (1.8) porque como judeus, a lei mosaica proibia que comessem carne de animais "imundos" (Levíticos 11; Deuteronômio 14), além disso aquela comida antes de ir à mesa era oferecida em sacrifício aos ídolos da Babilônia. A decisão de recusa era uma forma de desprezar a idolatria e o paganismo babilônico. Essa atitude significava a disposição moral e espiritual recebida de seus pais.

A história de Daniel e seus amigos, entre tantos outros  exilados de Judá é um testemunho vibrante de que entre circunstâncias adversas é possível preservar valores espirituais e morais. Foram expostos ás seduções que satisfariam os desejos da juventude, mas não se deixaram atrair pelas paixões que a vida palaciana oferecia. Eles demostraram possuir um caráter imaculado e não se deixaram seduzir pelas ofertas malignas de Nabucodonosor. Apesar de estarem no exílio, o relacionamento deles com Deus não foi afetado, mantiveram-se fiéis aos Senhor e às suas leis.

A fé desses rapazes fez com eles se tornassem exemplo de fidelidade para os crentes de todas as épocas. Neste início do século 21, somos desafiados na nossa integridade como cristãos a termos uma postura que jamais renegue a nossa fé cristã. Para esse tempo de crise de integridade, os exemplos de Daniel e seus amigos -  assim como José (Gênesis 39.2),  Samuel (1 Samuel 3.1-11), Davi (1 Samuel 16.12), Timóteo (2 Timóteo 3.15) são modelos que nos inspiram a agir com firmeza espiritual e do caráter. A conduta deles nos ensina que é possível ser feliz neste mundo sem se deixar contaminar por ele.

Como cristãos, tenhamos como propósito não aceitar a contaminação deste mundo, assim como Daniel, Ananias, Misael,Azarias não se contaminaram ao negarem a dieta imposta por Nabucodonosor.

E.A.G.

Compilações:
Ensinador Cristão, ano 5, ,nº 60, página 37, outubro-dezembro de 2014, Rio de Janeiro (CPAD)
Integridade Moral e Espiritual - O Legado do Livro de Daniel para a Igreja Hoje, Elienai Cabral, páginas 27-36, agosto de 2014, Rio de Janeiro (CPAD).
Lições Bíblicas - Mestre,, Elienai Cabral, 4º trimestre de 2014, páginas 8-17, Rio de Janeiro (CPAD).
Manual Bíblico Henry H. Halley, página 304, edição 1994, São Paulo, (Edições Vida Nova).

Profecias ou profetadas sobre Marina presidente em 2014?

Por Eliseu Antonio Gomes


Antes de tudo, esclareço sobre minha situação nesta postagem.

Primeiro: não votei em Marina Silva ao cargo de presidente do Brasil.

Segundo: Li em rede social e em alguns blogs pessoas criticando profecias (ou "profecias") que prognosticaram que Marina Silva seria eleita presidente. 

Terceiro: gosto de analisar todas as situações por todos os ângulos existentes antes de marcar meu posicionamento.

Quarto: Eu não dou apoio aos profetas, aos que hoje muitos dizem que suas profecias falharam sobre a vitória da Marina nessas eleições 2014. Minha posição é de neutralidade entre eles e quem os criticam. Apenas digo que é preciso conhecer a mensagem que eles pronunciaram, em sua inteireza, para interpretá-las corretamente.

Esclarecimento posto, informo que fui pesquisar, ler o conteúdo dessas profecias (ou, "profecias"). Havia uma data específica à vitória? Aquelas que eu tive oportunidade de ler, não apresentam dia e ano. Eu não encontrei no conteúdo das mensagens datas de triunfo eleitoral. Assim sendo, penso que mesmo que a Marina não tenha alcançado seu objetivo nessa eleição de 2014, poderá disputar outras e se sair vencedora. Então, não me sinto confortável em dizer que as tais manifestações são profetadas. 

Não faço comparativo em paralelo ao lembrar que existem profecias bíblicas com mais de 4 mil anos que ainda não se cumpriram. Vamos dizer que são falsas por causa disso? Não, porque no futuro poderão se cumprir plenamente, mesmo que não testemunhemos o cumprimento delas.

É contundente o que constato, mas é a realidade: Apenas quando Marina morrer, sim, falecer, haverá base para dizer categoricamente que essas tais predições são apenas profetadas. É impossível aos mortos concorrerem à presidência, não é? Só após o fim da vida de Marina haverá capacidade de julgar esses anúncios e declarar se são profecias falsas ou verdadeiras, pois em vida ela poderá entrar em outros pleitos e existe ampla possibilidade de concorrer e ganhar futuras eleições presidenciais.

E.A.G.

Os detalhes perfeitos da criação divina


domingo, 5 de outubro de 2014

Vídeo do Pastor Silas Malafaia é censurado por Dilma em dia de eleição

O Pastor Silas Malafaia fez críticas em vídeo contra Dilma por pedir na ONU aos países que formam coalizão para combater o grupo Estado Islâmico, ela pediu que dialogassem ao invés de irem à guerra. Para quem ainda não está informado, este grupo mata cristãos no Iraque e Síria, corta cabeça de pessoas gravando e mostrando ao mundo a degolação, e ameaça explodir bombas nos metrôs de Nova York e Paris. Malafaia mostrava algumas barbáries contra cristãos, alertando para crianças não assistirem as imagens extremamente chocantes de homens e crianças tendo as vidas ceifadas.

A intenção do pastor é conscientizar os eleitores sobre os posicionamentos, censuráveis, da presidenta em favor do terrorismo e em favor de anticristãos. 

O PT buscou um mandado para que este vídeo saísse do ar no site Vitória em Cristo. Cadê a Democracia? ‪

O discurso da Dilma na ONU é uma vergonha ao Brasil, porque o Estado Islâmico não é um país, é um grupo terrorista que tomou de assalto cidades do Iraque e Síria e fez dessas regiões reduto do terror. E se não é país, não é possível que países, legitimamente constituídos, dialoguem com o grupo. A Dilma é nota zero em questão de diplomacia! 

E.A.G.

sábado, 4 de outubro de 2014

Crônica do Bolsa família

Por Heraldo Costa

Aconteceu com uma amiga minha:

Uma mãe foi pegar o boletim de sua filha na escola, e é avisada na secretaria de que sua filha foi eliminada da Unidade Escolar por faltas, a mãe meio desorientada argumenta que todos os dias a sua filha se arrumava no mesmo horário dizendo que iria para a escola, mas a atendente insiste em dizer que sua filha não consta na lista de matriculados devido ao excesso de faltas.

A mãe triste, arrasada faz mais uma perguntinha: "Então eu perdi o bolsa família?"

O Brasil está perdido mesmo!

E.A.G.

Fonte: perfil Facebook
Heraldo Costa, 03/10/2014,

sexta-feira, 3 de outubro de 2014

Daniel, nosso contemporâneo

Por Eliseu Antonio Gomes

O nome Daniel é a forma grega do nome hebraico, que quer dizer "Deus é meu juiz". Diversas passagens do livro informam que sua autoria pertence a Daniel. A narrativa em primeira pessoa, a partir do capítulo 7 e versículo 2 e as palavras de 12.4, como também as palavras de Jesus em Mateus 24.15 nos faz entender que Daniel é o autor da obra.

A vida de Daniel resume o exílio do povo de Judá. Poucos detalhes se sabe sobre ele, a não ser o que está relatado no livro que carrega seu nome. Sabemos que foi levado à Babilônia por volta de 605 a.C., quando adolescente. O fato ocorreu, aproximadamente, vinte anos antes da queda de Jerusalém. Durante décadas viveu distante de sua casa e próximo aos amigos Hananias, Mizael e Azarias. Viveu a maior parte de sua vida como exilado e serviu a reis idólatras sem se deixar influenciar pelos costumes da sociedade pagã.

Cristo em mim
Fidelidade
Dez propostas para que o pregador convidado se saia bem na igreja que o convidou
O cuidado com a língua
O ministério profético: os profetas maiores e menores e outras classes de profetas...
Os heroicos colportores
Organização para viver mais e em melhor qualidade de vida
Quando é para acontecer até quem tenta atrapalhar ajuda

Dilma Rousseff, a guerrilheira

Por Eliseu Antonio Gomes
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Olá, pessoal.
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Estamos na reta final da corrida eleitoral mais uma vez, e como cristãos precisamos ser eleitores que dão vez aos políticos que estão alinhados com os ensinamentos bíblicos ou mais aproximados deles.
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Quem assistiu ao último programa do Horário Eleitoral do PT ontem, 2 de outubro, deve ter reparado que entre às últimas imagens de Dilma Rousseff que apareceu na tela foi o rosto dela na época em que agia como guerrilheira. Aquela foto estilizada não foi algo sem pensar, foi pensado e realizado por publicitários e autorizado por quem gerencia sua campanha eleitoral. A imagem reflete perfeitamente pronunciamentos dela na ONU, ao defender o grupo terrorista Estado Islâmico (grupo que mata cristãos na Síria e Iraque!) e com o pronunciamento dela ao se colocar em favor do grupo terrorista Hamas e em desprezo a Israel. Os pronunciamentos são estratégias de estreitamento de relações entre colegas.
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Em tempo: a Dilma não lutou por uma Democracia no Brasil, lutou para estabelecer uma Ditadura sobre a Ditadura Militar e sobre todo o povo brasileiro. 
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Pense nisso. Não se deixe enganar. Cristão consciente jamais vota nesta mulher e no PT.
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E.A.G.

quinta-feira, 2 de outubro de 2014

Cuidado com os políticos do PSOL

Convenção PRTB / foto G1


Entrevista ao término do debate:



Eleitor brasileiro, se você aprecia a liberdade de expressão, concorda que todos os cidadãos devem ser livres para dizer o que pensam, deve tomar muito cuidado nas próximas eleições, que serão realizadas em 5 de outubro em todo o território nacional. 

O partido PSOL persegue quem não pensa como seus partidários pensam. Eles tentam calar muita gente, perseguem a jornalista Rachel Sheherazade, a psicóloga Marisa Lobo e até o candidato a presidente Levy Fidelix (PRTB). Por quê? Os três são cristãos e usaram a liberdade, que é um direito constitucional garantido, para dizer que casamento, segundo a Bíblia, é a união de um homem com uma mulher. Todos os três são acusados por políticos do PSOL de incitação à homofobia.

No debate realizado pela Rede Record, Fidelix foi interpelado pela candidata do PSOL sobre sua postura quanto ao casamento. Resposta:

"Aparelho excretor não reproduz. Como é que pode um pai de família, um avô ficar aqui escorado porque tem medo de perder voto? Prefiro não ter esses votos, mas ser um pai, um avô que tem vergonha na cara, que instrua seu filho, que instrua seu neto. Vamos acabar com essa historinha. Eu vi agora o santo padre, o papa, expurgar, fez muito bem, do Vaticano, um pedófilo. Está certo! Nós tratamos a vida toda com a religiosidade para que nossos filhos possam encontrar realmente um bom caminho familiar."  

Na segunda-feira, devido a repercussão negativa da fala de Levy Fidelix na Record, seu comitê eleitoral amanheceu com proteção policial.

A Comissão Especial de Diversidade Sexual do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil pediu abertura de instauração do procedimento à Procuradoria Geral da República. A PGR anunciou que apurará as declarações de Fidelix durante o debate na TV Record.

O procurador-geral da República, Rodrigo Janot, entende que ser contra homossexuais ou contra a união homoafetiva é uma opinião protegida pelo direito à liberdade de expressão. Mas isso tem como limite a proteção da dignidade da pessoa humana. "Ser contra homossexuais e suas práticas ou contra a união entre eles é opinião que se insere na proteção da liberdade de expressão. Todavia, da fala de Levi Fidelix decorre convite à intolerância e à discriminação, permitindo, em princípio, sua caracterização como discurso mobilizador de ódio”, afirmou Janot no documento. O procurador-geral destaca ainda que Fidelix não se retratou em declarações dadas após o debate.

A Comissão Especial da Diversidade Sexual do Conselho Federal da OAB também pede ao TSE (Tribunal Superior Eleitoral) a cassação da candidatura de Fidelix, à presidência pelo PRTB. Paralelamente ao pedido de cassação do Conselho Federal da OAB, o candidato a deputado federal Bill Santos (PSOL/SP) prepara uma representação para ser entregue ao Ministério Público Federal.

O ex BBB e deputado federal Jean Wyllys (PSOL-RJ) - eleito pelo com a menor quantidade de votos daquele estado - tentando capitalizar votos com a situação ocorrida no debate, anunciou via Facebook que irá pedir na justiça eleitoral a punição do presidenciável Levy Fidelix.

Fidelix pronunciou-se sobre o pedido de desculpas:

“Se eu não fiz nada, por que tenho que pedir desculpas a alguém? Eu não ofendi ninguém [...]. Eu não falo contra homossexuais, eu falo em defesa do homem e da mulher. Não sou contra a união homoafetiva. Não sou homofóbico e nunca farei isso. Nunca ataquei ninguém. Eu só disse que é eles lá e eu, cá.”

Não vote em quem deseja destruir princípios bíblicos e a liberdade de religião. Eleger gente que pensa como a gente é a melhor maneira de protestar. Proteste no próximo domingo contra o PSOL, não vote em políticos do PSOL!

E.A.G.

http://oglobo.globo.com/brasil/pgr-vai-investigar-declaracoes-de-levy-fidelix-sobre-homossexuais-14110434#ixzz3ExZvfmI3 
http://g1.globo.com/politica/eleicoes/2014/noticia/2014/10/pgr-instaura-procedimento-e-pede-que-fidelix-explique-fala-sobre-gays.html
http://levyfidelix.com/eu-nao-sou-homofobico-apenas-represento-maioria-diz-levy-fidelix-infomoney/

quarta-feira, 1 de outubro de 2014

Elias no monte Horebe - medo, desânimo ou depressão?

O ministério do profeta Elias é repleto de grandes milagres: orou e interrompeu o ciclo das chuvas; orou, e fez surgir fogo sobrenaturalmente; foi sustentado através de corvos e pela farinha multiplicada na panela da viúva e botija de azeite que não esvaziava, não morreu de fome; ressuscitou um rapaz; orou outra vez e os céus se abriram e voltou a chover.

Entretanto, ameaçado de morte pela perversa rainha Jezabel, Elias perece ter se esquecido do poder de Deus e foi para bem longe dos olhos de todos.

"E Acabe fez saber a Jezabel tudo quanto Elias havia feito, e como totalmente matara todos os profetas à espada. Então Jezabel mandou um mensageiro a Elias, a dizer-lhe: Assim me façam os deuses, e outro tanto, se de certo amanhã a estas horas não puser a tua vida como a de um deles. O que vendo ele, se levantou e, para escapar com vida, se foi, e chegando a Berseba, que é de Judá, deixou ali o seu servo. Ele, porém, foi ao deserto, caminho de um dia, e foi sentar-se debaixo de um zimbro; e pediu para si a morte, e disse: Já basta, ó Senhor; toma agora a minha vida, pois não sou melhor do que meus pais. E deitou-se, e dormiu debaixo do zimbro..." - 1 Reis 19.1-4, 5a.

Aparentemente desanimado, o profeta  ora e pede que Deus permita que ele deixe de viver, depois deita-se para descansar e dormir.

"...e eis que então um anjo o tocou, e lhe disse: Levanta-te, come. E olhou, e eis que à sua cabeceira estava um pão cozido sobre as brasas, e uma botija de água; e comeu, e bebeu, e tornou a deitar-se. E o anjo do Senhor tornou segunda vez, e o tocou, e disse: Levanta-te e come, porque te será muito longo o caminho. Levantou-se, pois, e comeu e bebeu; e com a força daquela comida caminhou quarenta dias e quarenta noites até Horebe, o monte de Deus. E ali entrou numa caverna e passou ali a noite; e eis que a palavra do Senhor veio a ele, e lhe disse: Que fazes aqui Elias? - 1 Reis 19.5b-9.

Ali, Elias tem suas forças renovadas, mas volta a deitar-se para dormir, então passa a ter uma comunicação extraordinária com o anjo do Senhor. Não está claro se esta experiência é ainda acordado. Seja através de um sonho ou não, Elias ingeriu o alimento que o anjo do Senhor lhe ofereceu e a ingestão da comida restabeleceu sua força física, pois teve disposição para empreender uma longa viagem. Dirigiu-se ao Monte Horebe, o mesmo local em que 500 anos antes Moisés havia orado pedindo que Deus o deixasse morrer.

"E ele disse: Tenho sido muito zeloso pelo Senhor Deus dos Exércitos, porque os filhos de Israel deixaram a tua aliança, derrubaram os teus altares, e mataram os teus profetas à espada, e só eu fiquei, e buscam a minha vida para ma tirarem. E Deus lhe disse: Sai para fora, e põe-te neste monte perante o Senhor. E eis que passava o Senhor, como também um grande e forte vento que fendia os montes e quebrava as penhas diante do Senhor; porém o Senhor não estava no vento; e depois do vento um terremoto; também o Senhor não estava no terremoto; E depois do terremoto um fogo; porém também o Senhor não estava no fogo; e depois do fogo uma voz mansa e delicada. E sucedeu que, ouvindo-a Elias, envolveu o seu rosto na sua capa, e saiu para fora, e pôs-se à entrada da caverna; e eis que veio a ele uma voz, que dizia: Que fazes aqui, Elias?" -  1 Reis 19.10-14.

No Monte Horebe, distrito montanhoso no centro do qual estava o monte Sinai, Elias dialoga com Deus como se fosse um tolo: gloria-se de seu zelo pelas coisas de Deus; demonstra acreditar ser o único homem piedoso de sua geração; demonstra medo; justifica sua fuga e motivo de esconder-se; ao invés de interceder pela nação, se queixa de Israel. Nesta conversa, o Senhor ensina-lhe uma grande lição sobre sua presença e poder. Mostra que não pretende interagir com o profeta através das forças da natureza, como as ventanias, abalos sísmicos e a destruição pelo fogo, mas pela brandura de uma brisa suave.

Podemos entender que Jesus Cristo está presente nesta conversa, pois disse: "Tomai sobre vós o meu jugo, e aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração; e encontrareis descanso para as vossas almas" - Mateus 11.29.

Deus ensina a Elias que não é correto prender-se ao passado, ordena-lhe que volte ao serviço profético e o ocupa com novos serviços futuros.

Tal qual o profeta no interior da caverna, em tempos de crise o cristão tem disponível o recinto de seu quarto à porta fechada, momento que recebe é possível desfrutar do isolamento para descansar, trocar as atividades deste mundo e estabelecer contato com a esfera espiritual, refletir, orar, receber  o consolo de Deus e a orientação para continuar a enfrentar todos os problemas deste mundo como servo fiel. Mas, o quarto não é o seu lugar permanente, é preciso abrir o coração ao encorajamento divino e sair do isolamento para enfrentar os reveses, sabendo que mesmo que não pareça, o Senhor está presente durante os momentos difíceis oferecendo proteção, comida e bebida.

E.A.G.

A Bíblia Explicada - S. E. McNair, página 126, edição 1997, Rio de Janeiro (CPAD)
Manual Bíblico Henry H. Halley, edição 1994, página 189, São Paulo (Edições Vida Nova).

sábado, 20 de setembro de 2014

Os pecados de omissão e de opressão

Por Eliseu Antonio Gomes

Deus fez o ser humano em triplicidade: o corpo, a alma e o espírito. Na condição de Criador e Deus, ama o homem como ele é e tem como objetivo o seu bem-estar de maneira plena. Assim , clama ao arrependimento de pecados. As Escrituras abrangem todos os aspectos do cristão com o objetivo de que viva praticando o bem a si mesmo e ao próximo. Em Tiago 4.17 e 5.1-6, encontramos exortações sobre relacionamentos no campo profissional.

Ter bens materiais adquiridos honestamente não é pecado

O Senhor espera que seus servos usem os recursos materiais para ajudar os necessitados. A prosperidade que Ele permite ao cristão experimentar, não é dada para uso de deleites e prazeres egoístas.

Possuir riqueza não é sinal de fé e nem de aprovação de Deus

A Bíblia adverte aos cristãos a não colocarem o coração nas riquezas materiais e aos ricos para que não depositem sua confiança nelas (Salmo 49.6, 7).

Quando alguém tem seu o coração na riqueza, ele corre o risco de ser induzido à inveja e a praticar ações incorretas para possuí-la. E se o rico passa a acreditar que suas posses materiais são recursos suficientes para responder a tudo que ele necessitar, comete idolatria, pois age considerando o dinheiro o seu deus.

Exortação apostólica aos patrões opressores

Tiago condena a exploração econômica e toda a manobra fraudulenta que os ricos deste mundo, crentes ou descrentes, usam para manterem-se no topo da pirâmide financeira. Na geração do apóstolo, existiam poucas pessoas da classe alta que se mostravam abertas ao Evangelho. Devido a perseguição contra a igreja, muitos crentes perderam seu meio de subsistência e passavam apuros financeiros. Enquanto isso, pessoas ricas faziam mau uso de suas posses, viviam de maneira extravagante, extasiados em seus deleites pareciam cegos e surdos aos clamores dos irmãos que precisavam do auxílio. Diante desta situação, ele exorta os ricos, pois eram capazes de ajudar mas se recusavam a realizar esta prestação, e além disso exploravam os crentes pobres (2.5, 6).

Conclusão

Deus se posiciona em relação às injustiças sociais, abomina aqueles que adquirem riquezas às custas da exploração de desvalidos e necessitados, não aceita nenhuma espécie de opressão e injustiça na relação entre ricos e pobres, funcionário e patrão.

O Senhor está ao lado de trabalhador humilde e honesto, ao lado de explorados e oprimidos. É importante estar consciente que para Deus os cristãos são irmãos, independente das posições socioeconômicas, empregador ou empregado. O crente é ensinado pela Palavra de Deus a fazer o bem, seja pagando salário ou trabalhando para recebê-lo.

Os bens são ferramentas para tornar viável a expansão da mensagem do Evangelho e para socorrer os irmãos que precisam de ajuda. Através da oferta voltada ao evangelismo e missões, as almas famintas são alimentadas; por meio da ação social, o corpo humano, que é templo do Espírito Santo, recebe oportunidade para continuar a louvar e servir para Deus.

E.A.G.

Compilações:
Ensinador Cristão, ano 15, nº 59, página 42, julho-setembro de 2014, Rio de Janeiro (CPAD).
Lições Bíblicas - Mestre, Elinaldo Renovato de Lima; 1º trimestre de 1999, páginas 73-79, Rio de Janeiro (CPAD).
Lições Bíblicas - Mestre, Eliezer de Lira e Silva; 3º trimestre de 2014, páginas 82-90, Rio de Janeiro (CPAD).

quarta-feira, 17 de setembro de 2014

Reflexão sobre Colossenses 3.16 ao 25



"Que a mensagem de Cristo, com toda a sua riqueza, viva no coração de vocês! Ensinem e instruam uns aos outros com toda a sabedoria. Cantem salmos, hinos e canções espirituais; louvem a Deus, com gratidão no coração. E tudo o que vocês fizerem ou disserem, façam em nome do Senhor Jesus e por meio dele agradeçam a Deus, o Pai." - Colossenses 3.16 - 17 (NTLH).

O terceiro capítulo da carta de Paulo aos crentes de Colosso, e consequentemente também para todos os cristãos de todos os lugares ao redor do mundo e de todas as gerações, contém ensino precioso sobre as causas do sofrimento humano. 

A orientação da prática da mensagem de Cristo na vida das pessoas abrange todos os setores da vida. Toda orientação bíblica deve ser considerada como regra de procedimento indispensável. Vejamos três aspectos:

No casamento, para homens e mulheres, o ensino é: 

"Esposa, obedeça ao seu marido, pois é o que você deve fazer por ser cristã. Marido, ame a sua esposa e não seja grosseiro com ela." - Colossenses 3.18-19 (NTLH).

Penso ser difícil para as senhoras aceitarem este versículo bíblico. Apesar da dificuldade, é preciso incorporá-lo ao viver cotidiano. Como homem casado, posso dizer que para muitos maridos não é fácil amar suas esposas em todo tempo. Para ambos os sexos, o exemplo de obediência e amor é Cristo, que obedeceu a Deus em tudo.

 Na relação entre pais e filhos, o comportamento ideal, é: 

"Filhos, o dever cristão de vocês é obedecer sempre ao seu pai e à sua mãe porque Deus gosta disso. Pais, não irritem os seus filhos, para que eles não fiquem desanimados." - Colossenses 3.20-21 (NTLH).

Hoje, testemunhei a discussão entre pai e filho. O pai irritando o filho e o filho gritando com seu pai. Tive a oportunidade de recitar para ambos os versículos 20 e 21, de Colossenses 3.

Na relação de patrão e empregado: 

"Escravos, em tudo obedeçam àqueles que são seus donos aqui na terra. Não obedeçam só quando eles estiverem vendo vocês, procurando com isso conseguir a aprovação deles. Mas obedeçam com sinceridade, por causa do temor que vocês têm pelo Senhor. O que vocês fizerem façam de todo o coração, como se estivessem servindo o Senhor e não as pessoas." - Colossenses 3.22-23 (NTLH).

Assim como a Palavra de Deus orienta o trabalhador a ser honesto em suas funções, pede aos empregadores a agirem de maneira justa com seus empregados, embora o versículo em apreço não cite isso. Confira: Tiago 2.5-6; 5.2-4.

Atos e consequências

Quem segue as orientações bíblicas tem a mensagem de Cristo viva em seus corações e é considerado por Deus o seu povo. Mas, quem não as segue revela por atitudes que não ama a Deus de verdade, mesmo sendo um religioso fervoroso, e não deixará de experimentar as consequências por desprezar o que Ele manda fazer, receberá todo o desprezo do Senhor. 

Lembrem que o Senhor lhes dará como recompensa aquilo que ele tem guardado para o seu povo, pois o verdadeiro Senhor que vocês servem é Cristo.. E quem faz o mal, seja quem for, pagará pelo mal que faz. Pois, quando Deus julga, ele não faz diferença entre pessoas." - Colossenses 3.24-25 (NTLH).

E.A.G.

Deus aprovou a escravidão? Confira neste blog o seguinte artigo: As leis civis entregue por Moisés ao povo israelita

domingo, 14 de setembro de 2014

1 Samuel - nono livro da Bíblia Sagrada

O jovem Davi toca harpa perante o rei Saul.
Por Eliseu Antonio Gomes

Aproximadamente, o livro 1 Samuel cobre um período de 115 anos. A cobertura narrativa vai da infância de Samuel ao início do reinado de Davi. Além de Samuel, as duas outras personagens centrais do livro são Davi e Saul.

Samuel foi o último dos juízes, período que durou cerca de 350 anos, e o primeiro dos profetas. Nasceu num dos períodos mais negros da história israelita, era homem de profundo discernimento espiritual, dedicado à realização dos propósitos de Deus referente à Israel (Atos 3.24). Foi chamado para guiar Israel em tempos de crises graves. Sem qualquer vontade de sua parte, viu-se no papel de "fabricante de reis": ungiu Saul e depois Davi ao trono de Israel.

Na Bíblia Hebraica, 1 Samuel e 2 Samuel formam apenas um único livro. Embora 1 Samuel e 2 Samuel recebam seu nome, o profeta não poderia ter escrito mais do que uma parte, já que sua morte é relatada no capítulo 25. Entretanto, o fato de que ele escreveu um livro fica evidente em 1 Samuel 10.25, assim como 1 Crônicas 29.29 evidencia que Natã e Gade também fizeram seus relatos. Os dois livros registram a transição teocrática para certo tipo de monarquia.

Certas características literárias da obra levam a crer que seja uma compilação de várias fontes documentárias independentes a princípio, o qual o autor deve ter incorporado à sua composição, conservando, à medida do possível, a forma original delas. As Escrituras não fornecem sua identidade. O autor e compilador, anônimo, possivelmente, pode ter feito uso do Livro de Jasar (2 Samuel 1.18) e registros históricos de Davi (1 Crônicas 27.24). Alguns estudiosos acreditam que tenha sido Zabude, filho do profeta Natã, apresentado como conselheiro pessoal do rei Salomão em 1 Reis 4.5, ele poderia ter aproveitado os conhecimentos do pai sobre a vida de Samuel e Davi, além de possuir livre acesso ao acervo da corte.

O relato de 1 Samuel tem inicio nos últimos dias dos juízes e termina com a narração da morte de Saul. Suas páginas contém uma exuberante exposição escrita, oferecem o registro das relações de Deus com o povo de Israel, bem como abordam como Deus realizou a preservação daquele povo e preparação para seu duplo propósito: fazer com que os israelitas fossem recebedores dos oráculos divinos e, no tempo devido, de meio deste povo nascesse o Salvador Jesus Cristo.

As principais lições do livro tem a ver com os efeitos do pecado em relação ao povo e seus líderes. Uma das passagens bíblicas mais conhecidas encontra-se em suas páginas, o confronto entre Davi e Golias (capítulo 17).


Consultas:
A Bíblia Anotada - Charles C. Ryrie, página 359, 1ª impressão 1991, São Paulo (Editora Mundo Cristão).
Bíblia Shedd, página 387, 2011 São Paulo, (Edições Vida Nova).
Bíblia King James, página 390, julho de 2013, São Paulo (Abba Press).

sexta-feira, 12 de setembro de 2014

São Paulo, São Paulo (Premeditando o Breque - Premê)

No meu passado, muitas vezes levantei cedo da cama para ir trabalhar sendo despertado por rádio-relógio. E, não poucas vezes, o aparelho sintonizou uma emissora em que o radialista colocava a música "São Paulo, São Paulo". Essa melodia, que com um humor refinado começa com acordes de "New York, New York", era como a trilha sonora que precedia meus dias na Capital paulistana, onde nasci, cresci, e vivo até hoje sem vontade de sair. 


É sempre lindo andar na cidade de São Paulo,de São Paulo
O clima engana, a vida é grana em São Paulo
A japonesa loura, a nordestina moura de São Paulo
Gatinhas punks, um jeito yankee de São Paulo, de São Paulo
♦♦♦
Ah!
Na grande cidade me realizar
Morando num BNH.
Na periferia a fábrica escurece o dia.
♦♦♦
Não vá se incomodar com a fauna urbana de São Paulo, de São Paulo
Pardais, baratas, ratos na Rota de São Paulo
E pra você criança muita diversão em São Paulo
São Paulo lição
Tomar um banho no Tietê ou ver TV.
♦♦♦
Ah!
Na grande cidade me realizar
Morando num BNH
Na periferia a fábrica escurece o dia.
♦♦♦
Chora Menino, Freguesia do Ó, Carandiru, Mandaqui, ali
Vila Sônia, Vila Ema, Vila Alpina, Vila Carrão, Morumbi, Pari,
Butantã, Utinga, M'BOI MIRIM, Brás, Brás, Belém
Bom Retiro, Barra Funda, Ermelino Matarazzo
Mooca, Penha, Lapa, Sé, Jabaquara, Pirituba, Tucuruvi, Tatuapé
♦♦♦
Pra quebrar a rotina num fim de semana em São Paulo
Lavar um carro comendo um churro é bom pra burro
Um ponto de partida pra subir na vida em São Paulo, em São Paulo
Terraço Itália, Jaraguá, Viaduto do Chá.
♦♦♦
Ah!
Na grande cidade me realizar morando num BNH
Na periferia a fábrica escurece o dia
Na periferia a fábrica escurece o dia.

Fonte: https://www.youtube.com/channel/UClranOO9BT6bfpkw1_Jn0Qg 

quinta-feira, 11 de setembro de 2014

As três peneiras

Conta-se que um jovem procurou o filósofo Sócrates dizendo-lhe que precisava contar-lhe algo. Alguns citam Platão...

Sócrates ergueu os olhos do livro que lia e perguntou:

- O que você deseja contar já passou pelas três peneiras?

- Três peneiras?

- Sim. A primeira peneira é a verdade. O que você pretende revelar sobre outras pessoas é um fato comprovado? Caso tenha ouvido contar e não há provas, a coisa deve terminar aí mesmo. 

Sócrates prosseguiu:

- Suponhamos então que seja verdade. Deve então passar pela segunda peneira: a bondade. O que você quer contar é coisa boa? Ajuda a construir ou contribui para destruir o caminho, a fama do próximo?

O jovem permaneceu em silêncio, ouvindo-o:

- Se o que você quer contar é verdade e é coisa boa, deverá passar pela terceira peneira: a necessidade. Convém contar? Soluciona alguma coisa? Ajuda a comunidade? Pode melhorar o planeta?

E, arremata Sócrates:

-Se passar pelas três peneiras, conte! Tanto eu, você e seu irmão nos beneficiaremos. Caso contrário, esqueça e enterre tudo. Fazendo isso, será uma fofoca a menos para envenenar o ambiente e levar discórdia entre irmãos, amigos, colegas do planeta. Devemos ser sempre a estação terminal de qualquer comentário infeliz.

E.A.G.

Conteúdo adaptado a partir da postagem no blog Rosa de Sarom, de Ledjane Santos, publicação feita em  10 de setembro de 2014 http://ladjaneadoradora.blogspot.com.br/

Os escarnecedores pirraçam

Encontrei no blog de um colega da Blogosfera Cristã uma postagem sobre o Salmo 1. Chamou minha atenção a seguinte frase:

“Também está em foco em Salmos que não devemos nos associar a pessoas que zombam de Deus (escarnecedores)."

Participei com a seguinte resposta:

Concordo com sua afirmação. Porém, o texto do salmista tem uma amplitude maior que sua descrição. Ao observar o significado do vocábulo, percebemos que abrange mais do que o relacionamento com Deus, tem a ver com o relacionamento com o próximo.

Escarnecer é fazer pouco caso; é pirraçar; é ironizar; é zombar. Mofar, desprezar, troçar, ridicularizar, motejar. Criticar em caráter pessoal e sem fundamentos.

O mandamento que recebemos da parte de Cristo nos diz para amar a Deus e ao próximo como a nós mesmos, e até amar os inimigos. No entanto, muito que se dizem seguidores de Cristo, compõem os quadros de departamentos das igrejas e realizam as liturgias de culto, escarnecem dos irmãos.

E.A.G.

quarta-feira, 10 de setembro de 2014

Silas Malafaia na revista Época: "Marina levará 80% dos votos evangélicos"

Foto: Nidin Sanches/Nitro/Época 
Em matéria sobre as Eleições 2014, a revista Época, edição de 8 de agosto de 2014, apresenta Silas Malafaia como pastor "visto como pivô da mudança no programa de governo do PSB".

Confira a entrevista, realizada por Felipe Patury e Tereza Perosa: aqui.

E.A.G.

terça-feira, 9 de setembro de 2014

O julgamento e a soberania pertencem a Deus

Por Eliseu Antonio Gomes

No capítulo 4, versículos 11 ao 17, Tiago destaca a questão do relacionamento interpessoal entre os irmãos e o planejamento da vida, aconselha sobre a atitude ideal que as pessoas devem ter com seus semelhantes e com elas mesmas.

O apóstolo alude a Jesus Cristo, que declarou que a lei está resumida em dois mandamentos: o primeiro é "amar a Deus acima de todas as coisas" e o segundo é "amar ao próximo como a si mesmo".

A maledicência é proibida

A ligação entre o texto encontrado em 4.11-12 em que o apóstolo proíbe 'falar mal" (katalaleõ) e o restante do contexto deve ser visto como uma ênfase ao repúdio ao orgulho, que frequentemente está ligado à inveja (2 Corintios 12.20; 1 Pedro 2.1) e porfias (2 Corintios 12.20). Este texto reprisa às abordagens anteriores da carta, capitulado em 3.13 - 4.10, sobre os pecados da língua.

Literalmente, katalaleõ significa "falar contra", descreve muitos discursos nocivos: a contestação à autoridade legítima (Números 21.5); caluniar alguém secretamente (Salmo 101.5); fazer acusações improcedentes (1 Pedro 2.12; 3.16).

O Soberano Juiz 

Sabemos, só existe um único juiz e legislador, que é Deus. Apenas o Todo-Poderoso tem poder para legislar corretamente em favor das suas criaturas, Somente Ele é santo e justo, possui a capacidade para julgar sem cometer erros no julgamento, tem condições de conhecer todas as nossas intenções, declaradas e secretas,  pois é o único que possui o atributo da onisciência.

É muito perigoso colocar-se como juiz dos irmãos, pois a vida é breve e o sentimento pecaminoso de autossuficiência custa muito caro. Antes de pensar em pronunciar sentença de condenação ou absolvição do outro através de opinião própria, é preciso lembrar do ensino de Cristo, que nos manda examinar a nós mesmos (Mateus 7.1-3).

Como seres humanos, somos limitados, falhos, imperfeitos. Não temos capacidade de conhecer o que há no interior do coração alheio. E se nesta condição de incapacidade realizamos julgamento contra o próximo, estamos semeando para o nosso futuro o resultado da nossa insensibilidade, impiedade e injustiça (Gálatas 6.7), Ao condenar uma pessoa usando o senso de justiça errado, estamos condenando também o Criador que o fez.

O julgamento genuinamente cristão

Sobre o ato de julgar, devemos ter em mente as advertências de Jesus:

"Não julgueis, para que não sejais julgados. Porque com o juízo (falho) com que julgardes sereis julgados, e com a medida com que tiverdes medido vos hão de medir a vós" - Mateus 7:1-2 - parênteses meus.

Não julgueis segundo a aparência, e sim pela reta justiça” - João 7.24 (grifo meu).

Muitos religiosos não baseiam seus julgamentos nas Escrituras Sagradas, que é a reta justiça.

Quando alguém emite parecer embalado por pensamentos humanos, deixa-se guiar pelo gosto pessoal e se coloca como juiz, colocando conceitos próprios acima do conceito divino. Falar mal do irmão e julgá-lo é descumprir o mandamento do amor a Deus e ao próximo e quem assim procede, arrogantemente, comporta-se como juiz da lei. Julgar a  lei, segundo Tiago 4.11, significa considerar inútil a orientação encontrada em Levíticos 19.16, como também considerar digno de desprezo o conjunto de ensinos de Jesus sobre o dever de amar a Deus e ao próximo. Agir assim é uma atitude de afronta à soberania do Senhor.

Julgar segundo a sabedoria desse mundo é o mesmo que vestir-se de trajes rasgados, usar trapos de imundícias fedorentos que causam vergonha ao usuário e repugnância a quem sente o cheiro. No dia da avaliação divina, toda ideia concebida pela inteligência humana que ignora a vontade de Deus será queimada. É recomendável reconhecer o valor das Escrituras Sagradas, usar o tempo se ocupando em meditar e fazer e falar tudo segundo a Palavra de Deus, porque só ela é a reta justiça, só ela possui valor espiritual. Ninguém deve ignorar que perante Deus a justiça emitida pelo homem é imprestável, é semelhante panos velhos e sujos (Isaías 64.6) .

Não podemos esquecer que o senso de justiça praticado pelo ser humano só tem valor quando está fundamentado em Cristo. Para opinar, é importante ao cristão ter o suporte de referências bíblicas. É triste ver defensores de causas que não possuem apoio das Escrituras. A vida delas não pode ser comparada com a casa edificada sobre a rocha, o  futuro dessas pessoas  está construído sobre a palha e o feno, constantemente espalhados pelo vento, cujo destino final é o fogo (Salmo 1.4-6; Mateus 7.24; 1 Corintios 3.11-13).

A fabilidade dos planos humanos

Tiago exorta aos negociantes cristãos, e cristãos em geral, sobre o futuro, cujo controle pertence apenas a Deus, que detém o atributo da onipresença.

A raça humana é efêmera, limitada, mortal, no entanto, muitos fazem planejamentos arriscados, confiando na própria sorte. São audazes e tendem ao fracasso porque possuem corações soberbos que se recusam à consulta da vontade de Deus.

O apóstolo descreve a consistência da existência humana na terra como um "vapor que aparece por pouco tempo e depois desvanece" (4.14). Ele enfatiza a duração extremamente curta da vida, que pode ser interrompida por uma enfermidade, morte acidental ou a volta de Cristo, assim como o sol dissipa a neblina e o rumo do vento afasta a fumaça. Outras afirmações realistas descrevem a brevidade da vida como um sopro:  Provérbios 27.1;  Jó 7.7, 9, 16; Salmos 39.5-6.

Provavelmente, Tiago tenha se inspirado no ensino de Cristo registrado em Lucas 12.15-20, quando Jesus adverte as multidões sobre a avareza e as lembra que a vida de uma pessoa não se consiste na quantidade de acúmulo de bens, usando uma parábola com a figura de um homem rico que fez planos para o futuro, guardando em celeiro toda sua produção como se a riqueza pudesse preservá-lo, sem levar em consideração que a morte poderia estar iminente.

Sendo a vida do homem frágil e breve, é importante que o cristão faça planos usando a sabedoria do alto, reconhecendo-se dependente de Deus e mantendo-se humilde perante Ele, que é o Criador de todas as coisas.

Como crentes em Deus, se quisermos ser bem sucedidos em nossos planos, devemos nos posicionar como servos de Cristo e reconhecer o valor da vontade divina a despeito de quaisquer circunstâncias, considerando a fragilidade da vida e a soberania divina. Apenas assim, descansando nEle e confiando em seu direcionamento, teremos plena convicção da realização, à contento, de nossos projetos.

Oremos para que jamais venhamos permitir que a presunção e o orgulho dominem os nossos corações e que nos faça acreditar que podemos controlar nossa vida sem a ajuda do Senhor.

A omissão

"Aquele, pois, que sabe fazer o bem e não o faz, comete pecado" - Tiago 4.17.

No quarto capítulo e capítulos anteriores de sua carta, Tiago mostrou o que é o bem. E agora afirma que se os seus leitores não o fazem estão pecando.

Os pecados de omissão são tão graves quanto o de comissão. Jesus Cristo esclarece isso na parábola registrada em Lucas 19.11-27, quando reprova o servo que se omitiu a usar o dinheiro que lhe fora confiado à administração; também, em Mateus 25.31-46, ao relatar como a de ser o julgamento final, e esclarece que uma multidão - descrita ser composta de "cabritos" - será condenada por tudo que eles deixaram de fazer.

Conclusão

A atitude correta do cristão para com seus irmãos é esforçar-se para compreendê-lo e amá-lo. O procedimento adequado do cristão em relação ao pecador "é convencê-lo do erro do seu caminho" e não criticá-lo com palavras desprovida de amor e contexto bíblico (Mateus 7.1-5; Tiago 5.20).

A pessoa que no momento de fazer planos ora e busca a Deus, e ao pronunciar julgamentos com relação ao próximo lança mão de conceitos bíblicos, e não o parecer deste mundo, realiza o bem, é alguém que aprendeu a usar a língua com sabedoria, reconhece a soberania de Deus, e, portanto, manifesta ser um cristão amadurecido.

E.A.G.

Compilação: 
Belverede, Eliseu Antonio Gomes, 6 de setembro de 2008, A reta justiça e os trapos imundos - http://belverede.blogspot.com.br/2008/09/reta-justia-e-os-trapos-imundos.html 
Lições Bíblicas - Mestre, Elinaldo Renovato de Lima; 1º trimestre de 1999, páginas 66-72, Rio de Janeiro (CPAD). 
Lições Bíblicas - Mestre, Eliezer de Lira e Silva; 3º trimestre de 2014, páginas 76-82, Rio de Janeiro (CPAD). 
Tiago - Introdução e Comentário, Douglas. J. Moo, páginas 150-158; 1ª edição 1990, reimpressão 2011, São Paulo (Edições Vida Nova).

quarta-feira, 3 de setembro de 2014

Minhas intenções de votos

Sei que minha impressão pode estar errada, mas ela me diz que Levi Fidelix receberá um número de votos que envergonharão os institutos de pesquisas, que o apresentam como um candidato que não pontua. Ele não deve ganhar as eleições, mas penso que deixará às claras que essas pesquisas não são sérias, não representam as intenções dos eleitores.

Alguns me perguntaram quais são meus candidatos. Resolvi declará-los:

Presidente
Levi Fidelix (PRTB)

Senador
José Serra (PSDB)

Deputado Federal
Jorge Tadeu (DEM)

Governador
Geraldo Alckimin (PSDB)

Deputado Estadual
André Soares (DEM)

Chuvas de setembro de 2014 em Recife PE

Dia 2 de setembro, inteiramente chuvoso e frio. Clima atípico na região, que de setembro até maio costuma ser muito quente.

Bela imagem do Brasil no centro de Recife - Pernambuco! O bairro Boa Vista; o rio Capiberibe; a Rua da Aurora; o edifício Ébano, ladeado à esquerda pelo Recife Plaza Hotel e à direita por construções menores cujas fachadas são de arquiteturas em estilo mais antigo.

terça-feira, 2 de setembro de 2014

José Nêumanne Pinto comenta comportamento estranho de Dilma, que atira em Marina e Collor, aliado petista

"O PT cospe no prato que está comendo."

José Nêumanne Pinto veio ao ar no Jornal da Gazeta, segunda a sexta-feira de 19 às 20 horas. e comentou sobre o estranho comportamento da equipe de campanha eleitoral de Dilma Rousseff, ao "bater" em Marina Silva. Há uma comparação depreciativa entre Marina com Fernando Collor de Mello, sem levar em consideração que Collor é aliado político de Dilma.

Além de citar Collor, os publicitários de Dilma fazem uma comparação entre Marina e Jânio Quadros. Nêumanne observou que nenhum eleitor votou neles para que renunciassem ou fossem impedidos de exercer suas funções. E diz que  tais ataques citando os dois ex-presidentes demonstra desrespeito aos eleitores que os elegeram, e que a atitude dos petistas parece ser "demofobia" (horror ou medo do povo).

Além disso, o comentarista aborda os comportamentos de Marina, reagindo a comparação com Collor. Segundo ele, Marina parece desconsiderar que o ex-presidente, antes do exercício presidencial e saída desastrada da presidência, foi prefeito de Maceió e governador de Alagoas e agora é senador por Alagoas.

Nêumanne também opinou sobre Aécio, reprova o candidato ao falar sobre Marina enfatizando que ela não tem apoio político, como se fosse necessário tê-lo para candidatar-se. Neste discurso contra Marina, Aécio estaria se assemelhando aos petistas. Ao criticar o político mineiro, lembra que a população brasileira foi às ruas nas manifestações de junho porque está cansada de conchavos, barganhas de votos por apoio no congresso federal.

Veja o vídeo no portal da TV Gazeta ou abaixo.




E.A.G.

Atualizado em 03/09/14 às 09h13 e 09h27.