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quarta-feira, 14 de agosto de 2019

O crente e o Evangelho de Cristo em sua vida cotidiana engajada ou superficial


Muita gente não abre jamais uma Bíblia Sagrada para ler e meditar a Palavra de Deus. Você, com seu exemplo e atitudes, é a única Bíblia, o único Evangelho que muitas pessoas leem. Nas Escrituras existe o Antigo e o Novo Testamento. Você é o Novo, em versão moderna. Há muitos olhares observando seu comportamento, lendo seu semblante, interpretando sua opinião, escarafunchando e decodificando o modo como expressa suas emoções. Capriche, então.

Muitos cidadãos compram caríssimas Enciclopédias, Dicionários, Coleções volumosas de livros, inclusive, Bíblia luxuosamente encadernada. E deixam a biblioteca à vista em uma estante na sala de estar. De nada adiante esnobar exibindo cultura, enfeitar o hall de entrada da casa e impressionar as visitas. De fato, tal situação impressiona visitantes e confere prestígio ao anfitrião, mas o Evangelho existe para ser lido, meditado, e não para enfeitar os lares de cristãos. A escassez da prática cristã é amplamente ensinada na igreja. É muito fácil verificar se estamos falhando neste aspecto.  

Portanto, se você tem sido um cristão apenas de nome, deixe o Evangelho de Cristo entrar em seu coração e transformar completamente a sua vida. Faça isso sem hesitação. No início, talvez achará que alguns desfechos de circunstâncias são meio sem sentido, mas com o passar dos dias, perceberá que o peso que havia na sua alma está mais leve e uma alegria de viver sem igual toma conta dos seus sentimentos. 

Uma das maneiras de praticar o que a Bíblia ensina, é dar lugar ao costume de oferecer perdão. Muitas vezes magoamos e prejudicamos pessoas sem intenção e sem saber. E muitas vezes outras pessoas nos magoam e prejudicam sem intenção também. Como uma pessoa cristã, é importante perdoar de verdade. A decisão de perdoar precisa ser praticada todos os dias, pois é exatamente esta pequena atitude que promove grandes mudanças.

Alguns cristãos memorizaram muitas passagens da Bíblia, estudaram teologia, conhecem a história da igreja e já devoraram muitos livros religiosos, sabem usar palavras bonitas durante às orações, são convidados como palestrantes em eventos da igreja. Porém, na vida prática, infelizmente, a gente não encontra os frutos desse estudo. O conhecimento bíblico é importante, mas não é o suficiente para agradar a Cristo e ser a personificação da Bíblia que o mundo lê. 

Como está a sua relação entre os membros da sua família? Como vai a convivência com os colegas de trabalho ou escola? Se uma das respostas for "não está bem", é necessário lidar com a situação encarando-a como oportunidade para ser praticante dos ensinos bíblicos. Não é apenas a época do Natal e a atmosfera da chegada do Ano os momentos para reconciliação. Exercite o perdão o mais rápido que puder.


Existe cristão cujo comportamento se assemelha ao balão, aquele clássico invólucro usado nas festas de aniversário de criança, com cores primárias e feito de borracha, em que se enche de ar e é mantido pendurado na parede em posição bem visível. Ao ouvir uma pregação ou ler um livro, a  pessoa se mostra entusiasmada por Cristo e o cristianismo, é tocada pela graça divina e irradia alegria em seu semblante, declara ter propósitos de evangelizar o mundo inteiro, fala sobre a vontade de ser mais tranquila dentro e fora do seu lar. Mas descobre-se que não existe coerência quando os atos dela são confrontados com suas palavras.

Tal pessoa é comparável ao balão inflado de ar porque ela vive uma situação que a qualquer momento acaba ou sempre foi apenas discurso desconectado da realidade. De repente, como a beleza do balão de ar, estoura. A intensidade do entusiasmo termina; os resmungos retomam aos diálogos; o rancor e a indiferença dominam seu coração.

Não basta apenas crer no Evangelho, é preciso vivê-lo também. É sofrível ser crente superficial, falastrão em conversas triviais e mudo quando surge a chance de anunciar a salvação em Cristo. O Evangelho de Cristo existe em forma escrita para ser divulgado, veio até nós para ser compartilhado à vida, para informar corações indecisos que encontramos em nosso cotidiano. É preciso estar consciente quanto à responsabilidade de ser crente perseverante, constante na evangelização em nosso círculo de relações pessoais. Seja apenas por meio de atitudes em correspondência com a doutrina de Jesus ou expondo o conhecimento bíblico em conversas.  

As pessoas desse mundo são propensas a viver em harmonia uma com as outras nos dias que antecedem 25 de dezembro. Para elas, parece haver uma energia positiva no Natal  Mas, será que na condição de cristãos estamos praticando a cordialidade e o perdão na travessia de todos os meses do ano? Para o cristão, a disposição de buscar a paz com todos precisa estar existir todos os dias do ano, não apenas nos dias da véspera do Natal e primeiros dias do Ano Novo. É muito importante viver a cada dia como exemplos de bom cristãos, lembrando que somos a Bíblia para este mundo que está em meio às densas trevas. 

segunda-feira, 12 de agosto de 2019

O Céu físico e o Céu como Casa de Deus e Morada dos Salvos em Cristo - Escatologia: Acontecimentos futuros no Plano da Redenção

"Jesus, porém, disse: 'Deixem os pequeninos e não os impeçam de vir a mim, porque dos tais é o Reino dos Céus."
(Mateus 19.14)

Por Eliseu Antonio Gomes

A Astronomia é o ramo da Ciência que estuda a estrutura e o deslocamento dos astros, seus posicionamentos relativos e seus padrões de movimentação. É a primeira área da Ciência a ser estudada de modo sistêmico. Está presente em nosso cotidiano: na definição do tempo, na localização geográfica, na queda de objetos e até nos desastres, já que em sua origem, a palavra desastre significa “fato que contraria os astros”.

Não é comum encontrar uma roda de conversa em que o assunto seja a Astronomia, mas também não é uma situação rara encontrar gente fascinada pelo estudo dos astros, principalmente quando acontece a passagem de um cometa dentro do raio de visão da órbita terrestre e períodos de eclipses entre o sol, a lua e a terra.

Todas as noites, nos quatro cantos do nosso planeta, crianças, jovens, adultos e idosos cheios de paixão como foram Aristóteles, Galileu Galilei, Nicolau Copérnico, Isaac Newton, Johannes Kepler, põem-se a olhar para o firmamento, muito mais vezes do que se pensa que façam. Inumeráveis profissionais e leigos, incontáveis estudantes e autodidatas, não se cansam de olhar para a imensidão azul do céu.


I - O CÉU FÍSICO E O CÉU ESPIRITUAL

O céu, no sentido da natureza física, é definido como espaço limitado, no qual se locomovem os astros, descrito como a abóboda celeste, o firmamento. Deus fez o Universo inteiro e disse que era muito bom e prometeu aos salvos dar-lhes um novo céu e uma nova terra ao chegar o fim dos tempos (Gênesis 1.31; Apocalipse 21.1).

Na Bíblia Sagrada, a palavra "céu" refere-se à realidade física que está fora da terra (1 Reis 21.24; Salmos 19.1; Atos 1.11) e à dimensão espiritual onde Deus habita em glória (1 Reis 8.27; Amós 9.6; Atos 7.55). Neste artigo, abordaremos a dimensão espiritual digitando a consoante "c" em fonte maiúscula (Céu).

Nas Escrituras, diversos vocábulos são traduzidos por céu, porém, os considerados mais significativos são o hebraico "shãmayim" e o grego "ouranos". O primeiro é plural e o segundo ocorre com frequência como existindo mais do que um céu. O termo é usado ao referir-se ao céu físico, especialmente dentro da expressão "céu e terra" (Gênesis 1.1; Mateus 5.18).

"Vaidade de vaidades, diz o Pregador. Vaidade de vaidades! Tudo é vaidade. Que proveito alguém tem de todo o seu trabalho, com que se afadiga debaixo do sol?" - Eclesiastes 1.2-3.

Abaixo deste céu físico, o ser humano vive em um corpo com as seguintes características:
Necessita de casamento e maternidade (Mateus 22.30; Marcos 12.25);
Possui tendência ao pecado (Apocalipse 21.8, 27);
Sente fome, sede, tristeza, dor e chora (Apocalipse 21.4);
Adoece e morre (Apocalipse 20.14; 21.4).
A visita ilustre dos magos a Jesus em sua tenra infância (Mateus 2.1-12).

Não era apenas os judeus que esperavam um grande rei prometido por Deus. Homens orientais, sábios e cultos, vindo de reinos distantes esperavam que um ungido do Senhor nascesse e reinasse sobre o povo israelita. Na época que Jesus nasceu, alguns astrônomos descobriram no céu uma estrela que tinha um brilho muito especial. Eles acreditavam que esta estrela seria o sinal de que um grande rei havia nascido, conforme declaravam antigas profecias. Então, organizaram uma caravana e empreenderam uma longa jornada, que durou vários meses, levando presentes valiosos próprios de um rei.

Quando chegaram à fronteira de Israel, os astrônomos seguiram direto para o palácio da capital, Jerusalém, pensando que o bebê estaria lá. O rei Herodes, quando ficou sabendo que estrangeiros ricos haviam chegado, perguntando por um novo monarca, ficou imediatamente em alerta, suspeitando que havia trama para tentar tirá-lo de seu trono. Ele também sabia das profecias da Bíblia, e ordenou que buscassem os visitantes às pressas. Perguntou aos escribas e fariseus se havia informação bíblica sobre o local onde estaria o bebê, e ficou sabendo que o profeta Miqueias havia predito que seria em Belém. Dissimuladamente, tentou fazer com que os magos descobrissem e dissessem a ele o local exato em que Jesus estava, para matá-lo. Ao anoitecer, os magos seguiram até Belém, seguindo a estrela que reapareceu no céu. Cheios de alegria, encontraram a Jesus em uma casa, louvaram a Deus e adoraram o Messias, presenteando-lhe com ouro, incenso e mirra. Depois, em sonho, um deles foi avisado por Deus que o rei Herodes não deveria conhecer a localização de Jesus, e assim eles voltaram à terra natal satisfeitos por terem encontrado o Salvador.

Observações referente aos magos no relato de Mateus:
• Astrônomos afirmam que por ano mais de 10 mil estrelas explodem na Via Láctea e sua queima causa um brilho fulgurante.
• Os magos orientais encontraram Jesus em sua casa e não deitado em uma manjedoura, dentro de uma estribaria, conforme algumas gravuras retratam o acontecimento (Mateus 2.11).
• Diferente do que muitos dizem, a Bíblia não afirma qual era o número de magos, mas tradições falam que eram apenas três pessoas.
• Diferente do que muitos dizem, a Bíblia não diz que os magos eram astrólogos.
Novos céus e nova terra.

É importante observar a narrativa escatológica sobre o termo céu, no sentido físico. Tanto no Antigo quanto no Novo Testamento, é reconhecido que o Universo como existe hoje não é eterno, mas que desaparecerá no modo em que é observado, com a finalidade de dar lugar a novos céus e nova terra (Isaías 65.17; 66.22; 2 Pedro 3.10-13; Apocalipse 21.1).

A língua grega tem duas palavras diferentes para referir-se à ideia de novo. "Neos" é uma novidade de tempo; "kainos" é uma novidade de qualidade. Um objeto "neos", significa que ele não existia, mas agora existe. Um objeto "kainos" significa que ele existia, mas sua qualidade mudou para melhor, foi refeito de modo aperfeiçoado. Neste sentido, o novo céu e a nova terra de Apocalipse 21.1 não são "neos", mas "kainos".

O que será alterado no céu?

Deus acabará com todo o lixo espacial na atmosfera terrestre. Lixo espacial é a sujeira que o homem coloca na atmosfera. A quantidade de lixo espacial é assustadora. Segundo a Agência Espacial Norte-Americana (Nasa), existem aproximadamente 500 mil pedaços de lixo e equipamentos espaciais orbitando nosso planeta. Todos eles viajam a velocidades de quase 27 mil quilômetros por hora.

São estágios completos de foguetes desgastados, ônibus espaciais, satélites antigos desativados, tanques de combustível, efluentes de motores de foguetes sólidos, fragmentos de aparelhos defeituosos ou desintegrados.

A Agência Espacial Europeia declarou que em janeiro de 2018, existiam cerca de 30 mil objetos maiores que 10 centímetros, cerca de 750 mil objetos que variam entre 1 a 10 centímetros e cerca de 166 milhões de objetos entre 1 milímetro e 1 centímetros de tamanho.

O maior pedaço de lixo espacial na órbita baixa da Terra mede cerca de 30 metros de comprimento por 16 metros de largura. Seu painel solar, de 46 metros de comprimento, dá ao satélite um perfil ainda maior. Esta espaçonave pesa 8 toneladas.

Como será o futuro determinado pelo Criador para a terra?

Após o Arrebatamento da Igreja, o crente fiel passará a conhecer todas as coisas boas que Deus fez em seu estado de planejamento inicial (Romanos 8.19-22; Colossenses 1.20). A condição final de toda a criação expressará de maneira perfeita e pormenorizadamente a vontade de Deus sobre a terra. As palavras de Jesus garantem que nenhuma coisa boa será perdida, será renovada.
• Não mais haverá destruição e os efeitos da destruição do solo ocorrida no passado serão desfeitos;
• Não mais haverá destruição e os efeitos da destruição da biodiversidade ocorridos no passado serão desfeitos;
• Não haverá poluição da água, do ar, radioativa e sonora.
O que continuará ocorrendo com o cristão quando estiver na eternidade com Deus?
Os relacionamentos dele com outros seres humanos salvos (Lucas 24.39; João 20.27);
Continuará em seu corpo físico, porém transformado (1 Coríntios 15.42-44);
Vivenciará o mundo natural (Apocalipse 22.2);
Terá o prazer de experimentar relacionamento próximo com Deus (Apocalipse 21.3);
As origens étnicas da humanidade (Apocalipse 21.24).

II - CÉU COMO DESIGNAÇÃO DA CASA DE DEUS

O Céu como dimensão espiritual é uma cidade extraordinária.

Infelizmente, muitas pessoas obtêm sua concepção do Céu da literatura, cinema e televisão em vez de pesquisar na Bíblia Sagrada. A cultura popular retrata o Céu como um lugar muito chato, etéreo e sobrenatural. A mídia evoca o Céu como um ambiente misterioso para seres desencarnados ou para seres angelicais flutuantes entre nuvens, local ao qual todos vão depois de morrer e vivem como anjos. Essa imagem separa erroneamente os mundos físico e espiritual.

Pensar no Céu como um “lugar” é mais certo do que errado, mesmo que a palavra (lugar) possa confundir. As Escrituras Sagradas descrevem o Céu como uma realidade espacial que toca e interpenetra o espaço criado. Enquanto estamos em carne e ossos, as realidades celestiais são invisíveis para nós. Entretanto, a esperança estabelecida sobre o que a fé vê dá ânimo e coragem para continuar e chegar lá. Romanos 8.24,25; 1 Coríntios 13.12.

Quatro personagens da Bíblia que viram o Céu aberto antes da morte:
Ezequiel (1.1)
Estevão (Atos 7.56);
Pedro (Atos 19.9-11);
João (Apocalipse 1.10-11).
Três situações no ambiente celestial:
A excelência da criação: "Os céus proclamam a glória de Deus, e o firmamento anuncia as obras das suas mãos" (Salmos 19.1);
O coral de aleluias: "Aleluia! Louvem o SENHOR do alto dos céus, louvem o SENHOR nas alturas" (Neemias 9.6; Salmos 148.1);
Deus está em companhia de anjos (Marcos 13.32);
A luz do Todo Poderoso sobre os salvos: "Então já não haverá noite, e não precisarão de luz de lamparina, nem da luz do sol, porque o Senhor Deus brilhará sobre eles, e reinarão para todo o sempre" (Apocalipse 22.5).
Detalhes sobre como será o Céu quando o crente viver lá: 
Ponto à estadia eterna dos salvos (2 Coríntios 5.1);
Recinto de atividades (Apocalipse 22.3);
Local de descanso (Apocalipse 14.13);
Lugar perfeito (Apocalipse 21.4; 22.3-5).
A perífrase

Céu é uma palavra que às vezes é empregada perifrasticamente em lugar de Deus. Assim é que quando o filho pródigo disse "pequei contra o céu" (Lucas 15.18, 21), ele queria afirmar "pequei contra Deus". Semelhantemente, é o caso de João 3.27: "se do céu não lhe for dada". O exemplo mais enfático sobre isso é o uso que Mateus faz da expressão "reino do céu", que é paralela à expressividade de Marcos ao escrever "reino de Deus".

A multiplicidade de Céus

Entre muitos povos antigos havia o pensamento de uma pluralidade de Céus. Segundo os judeus, existem três céus; o primeiro corresponde á região da atmosfera terrestre, onde voam os pássaros (Jó 35.11). É a esse céu que se referem as passagens que falam sobre o orvalho, nuvens e ventos. O segundo céu refere-se à expansão do espaço onde brilham o sol, a lua e as estrelas (Gênesis 1.8). O terceiro, corresponde à casa de Deus e dos anjos. Cristo veio do terceiro Céu, para lá retornou depois da ressurreição (Atos 1.11; Hebreus 4.14) e de lá virá outra vez (1 Tessalonicenses 4.16). Paulo foi arrebatado a esse Céu (2 Coríntios 12.2).

Alguns judeus mencionam sete céus. Não há base teológica para sustentar esta afirmação, se prezamos pelo uso do cânon bíblico. Eles declaram isso com base em livros apócrifos. Quais? O Testamento dos Doze Patriarcas; Levi 2 e 3; e Livro dos Segredos de Enoque.

Promessa e esperança

Grandes metrópoles como Tóquio, São Paulo, Buenos Aires, Rio de Janeiro, Washington, etc, são insignificantes diante da imensidão que é o Céu, a Cidade Santa preparada por Deus aos que nesta vida têm o Filho Unigênito do Pai no coração e o reverencia e se submete aos Seus mandamentos.

Deus é confiável. O plano de Deus para o seu povo é muito maior e melhor do que qualquer coisa que nós podemos imaginar. Desta maneira, o crente que agora vive na terra pode viver confiante que as promessas relacionadas ao Céu se cumprirão. O destino final do cristão perseverante é a morada celeste, estará lá com Deus e com Cristo para sempre, com todas as pessoas conhecidas, que permaneceram fiéis ao Senhor, e com os anjos (Salmo 33.13, 14; 1 Pedro 1.1-4; Apocalipse 21.3,4).

Há lugar para todos lá no Céu. Existe espaço para todo ser humano, de todos os tempos e nações, que invocaram, invocam e invocarão ao Senhor Jesus como Senhor com reverência. Cristo prometeu: “Na casa de meu Pai há muitas moradas. Se não fosse assim, eu já lhes teria dito. Pois vou preparar um lugar para vocês. E, quando eu for e preparar um lugar, voltarei e os receberei para mim mesmo, para que, onde eu estou, vocês estejam também" -  João 14.2-3).

Atribuições bíblicas sobre o Céu:
Trono de Deus (Isaías 66.1; Mateus 6.9);
Casa de Deus (João 14.6);
Cidade cujo arquiteto e construtor é Deus (Hebreus 11.10);
Cidade reservada aos que permitiram ser santificados pelo Senhor (Apocalipse 21.27).
É preciso entender bem que, nos dias que estamos vivendo agora neste mundo, é como se fosse um degrau abaixo à existência no porvir. Sendo o céu a morada de Deus, podemos aceitar a ideia da vida perfeita que existe lá, baseados naquilo que conhecemos aqui na terra. Lá, à direita de Deus está o trono de Cristo; lá não existem lágrimas, tristezas e nem mortes. Isaías 66.1; Efésios 1.20; Apocalipse 21.3,4.

O Céu é onde o julgamento final ocorrerá (Apocalipse 20.7-15). Após o julgamento final, a nova Jerusalém descerá do Céu para a terra (Apocalipse 21.2-10). É importante entender que a presente vivência é apenas a primeira fase das seguintes que virão: a vida eterna com Deus e a morte eterna sem Deus. Dependendo da postura que adotamos quanto à autoridade de Cristo, teremos a paz eterna ou seremos encaminhados ao castigo eterno no inferno. Confira: João 3.17,18. O Céu é reservado apenas para aqueles cujos nomes tenham sido inscritos no livro da vida (Apocalipse 20.15).

CONCLUSÃO

Cristo pede licença para entrar e permanecer em todos os corações. Quando Ele entra na vida de uma pessoa e essa pessoa não quer que Ele se vá, então, tal pessoa de livre e espontânea vontade passa a controlar mais seus pensamentos e atitudes objetivando viver em acordo com a vontade divina, reconhece a Jesus Cristo como Senhor e Salvador pessoal. Analise as palavras de Jesus sobre isso em João 14.6 e Apocalipse 3.20.

Jesus é a única fonte de vida eterna (João 11.25; Colossenses 3.4). Então, é importante investir na vida espiritual. A vida espiritual é mais importante que esta vida presente. Quem não investe no lado espiritual do seu ser, corre o grande risco de não conhecer e nem experimentar as delícias celestiais que o espera no futuro com Deus, na eternidade.

E.A.G.

Guia Profético para o Tempo do Fim. Timothy Paul Jones com Benjamin Galan e David Gundersen. Capítulo 5: O que Acontece Depois do Fim. 1ª Edição 2016;  páginas 77 a 91. Bangu, Rio de Janeiro - RJ (Casa Publicadora das Assembleias de Deus - CPAD).
O Novo Dicionário da Bíblia. Editor organizador J. D. Douglas. Volume 1. Quarta edição 1981. Páginas 283 e 284, (Edições Vida Nova).
Utopia: Tudo o que você quis saber sobre Astronomia mas não tinha a quem perguntar. Patrícia Amaral e Cássio Costa Laranjeiras. Arquivo online em PDF - https://bit.ly/2KMzmZ4

quarta-feira, 7 de agosto de 2019

Lucas 10.42: Marta, Maria, uma pergunta e a resposta do Mestre Jesus


Marta e Maria.
Pintura de 1863.
Arte de Anton Laurinds Johannes Dorph.
Por Débora Novaes de Castro

O relato contido em Lucas 10.38-42 mostra uma situação um tanto quanto conflitante para nós. A passagem bíblica mostra história das irmãs Marta e Maria, que viviam no vilarejo de Betânia, com seu irmão Lázaro, e eram admiradores de Jesus de Nazaré- aquele amigo especial que costumavam hospedar em sua casa.

Com este amigo, compartilhavam as alegrias e as destemperanças de cada dia. Era um viver simples, pelo que se percebe nas estrelinhas. O vilarejo localizava-se nas encostas do Monte das Oliveiras, no qual Jesus orou e chorou lágrimas de sangue, pouco antes de ser levado preso, para ser julgado e crucificado.

Segundo nos relata João (11.5), Marta era muito amada por Jesus, e também seus irmãos. Era uma seguidora muito atenta aos ensinamentos do amigo nazareno, em quem cria, e tinha um enorme prazer em servir. Em Lucas 10.38-42, vamos encontrar Jesus passando por Betânea, e sendo hospedado por Maria, que se desdobrava nos afazeres doméstico, para que nada faltasse ao Mestre e visitante, especialmente querido, especialmente querido, que tinham o privilégio de receber em sua casa.

Sim, mas e Maria? Como se comportava Maria nessas ocasiões, quando da visita do amigo de Nazaré? Segundo Maria, ela nem se importava em ajudá-la na trabalheira da casa... Só queria mesmo era estar ao pé do Mestre, para escutar e aprender de Jesus. A bem da verdade, será que Marta não teria a sua razão?

Em determinadas situações, assemelhamo-nos às irmãs bíblicas, Marta e Maria. E então pensamos que, nos atropelando numa trabalheira sem fim, é receber bem o visitante que surge em nossa casa. E me vem à mente a pergunta: Meu comportamento se assemelha ao de Marta ou ao de Maria? Primeiro, nos apegamos em boas conversas, assentados ao sofá, ou antes da conversa o levamos para a cozinha e preparamos um café e outras coisinhas mais, com o propósito de agradá-lo? Se somos parecidos com Marta, damos tudo de nós, para que tudo saia a contento e em tempo hábil. Se Maria, deixamos um pouco de lado os outros cuidados, que não sejam a atenção, porque queremos o contato carinhoso e receber todas as informações que o visitante tem para comunicar.

Ao instigante questionamento, consideramos que Maria é figura do discipulado diligente, responsável, seriamente assumido. Desejava aprender, aprender mais, aprender sempre. E para isso, tantas outras coisas haveriam de ser desprezadas. Tenho conhecido muitos crentes do tipo Maria de Betânea. Apegam-se ao estudo da verdade divina e dela não se afastam, nem de dia, nem de noite. São aqueles que tiveram a ventura de escolher a melhor parte.

No livro de Lucas 10.41-42, Maria recorre a Jesus e pede que mande Maria ajudá-la. mas Jesus, ao contrário do que lhe foi pedido, condena o estresse de Maria, dizendo que Maria escolhera a melhor parte. A resposta desconcertante de Jesus para Maria, e para nós, resplandece na grandiosidade do propósito divino, que é o discipulado de Jesus na igreja.

Descoberta arqueológica:  a tumba de Lázaro.
Conclusão

Nota do Editor do blog Belverede:

Jamais se esqueça. Como crentes, devemos renovar a nossa mente dia a dia. E esperar em Deus, porque Ele tem a provisão certa e na medida certa da nossa necessidade que nos afronta. Vale lembrar que você vale mais do que o mundo inteiro para Deus. Ele tem provisão para você. Você vale mais do que os lírios, que embelezam os campos. Você tem mais valor do que os pardais, que voam na direção que quiserem ir. Na medida que desejar se aproximar da Palavra de Cristo, a revelação divina será descortinada para o seu coração.

Assim como as águas dos rios não sobem ladeira acima, têm o curso natural ao mar e compõem o volume dos oceanos, a conversão espiritual implica em decidir viver em novidade de vida, aceitar caminhar no Espírito e permitir que a insignificante vontade humana se dilua na importante e soberana vontade do Criador.

E.A.G.
A autora pertence às instituições Academia Cristã de Letras (ACL) e Academia Paulista Evangélica de Letras (APEL). Congrega na sede Igreja Metodista Renovada, situado em São Paulo-SP.
Fonte: Renovação da Fé. Ano 7, número 31. Janeiro a março de 2007. Páginas 41 e 42. São Paulo / SP. www.renovada.org.br

domingo, 4 de agosto de 2019

Lições Bíblicas - O Governo Divino em Mãos Humanas: Liderança do Povo de Deus em 1º e 2º Samuel

Revistas Lições Bíblicas Adultos
4º trimestre de 2019.
Tema: O Governo Divino em Mãos Humanas – Liderança do Povo de Deus em 1 e 2 Samuel.

Comentarista: Osiel Gomes.
Escritor, conferencista, bacharel em Teologia, Direito e graduado em Filosofia; líder da Assembleia de Deus em Tirirical, São Luís – MA.

Sumário:

Lição 1 – Conhecendo os Dois Livros de Samuel
Lição 2 – O Nascimento de um Líder Profético em Israel
Lição 3 – A Chamada Profética de Samuel
Lição 4 – A Degeneração da Liderança Sacerdotal
Lição 5 – A Instituição da Monarquia em Israel
Lição 6 – A Rebeldia de Saul e a Rejeição de Deus
Lição 7 – Davi é Ungido Rei
Lição 8 – O Exílio de Davi
Lição 9 – O Reinado de Davi
Lição 10 – O Pecado do Homem Segundo o Coração de Deus
Lição 11 – As Consequências do Pecado de Davi
Lição 12 – A Rebelião de Absalão
Lição 13 – A Velhice de Davi

1º Trimestre de 2020: Sumário - Lições Bíblicas (Adulto). A Raça Humana: Origem, Queda e Redenção (Edição Comemorativa)   

A Mordomia da Adoração


Por Eliseu Antonio Gomes

INTRODUÇÃO

Mordomia, na Bíblia, quer dizer todo o serviço que realizamos para Deus; todo o comportamento que apresentamos como cristãos, diante de Deus e dos homens; é a administração dos bens espirituais e materiais, tanto em termos individuais, como através da ação administrativa dos bens espirituais e materiais à disposição da igreja local. A mordomia cristã está ligada à ética cristã.

O que são louvor e adoração? Existe alguma diferença entre louvar e adorar? A Bíblia declara que a pessoa que passou pela experiência do novo nascimento é o templo do Espírito Santo. Esta assimilação influencia como devemos proceder para adorar a Deus. Como tem sido a nossa mordomia da adoração? Esse é um assunto extremamente importante para a igreja local e para os dias atuais em que atravessamos, pois ninguém pode confundir a mera apresentação em palco com a atividade dos verdadeiros adoradores do Senhor.

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Em tempo oportuno. aprecie também: ► A Mordomia dos Dízimos e Ofertas
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I - O QUE É ADORAÇÃO

1. No Antigo Testamento.

No Antigo Testamento, existe a palavra "shaha" no hebraico, que ocorre mais de cem vezes com o sentido de curvar-se ou prostrar-se diante de Deus.

O culto a Deus teve início nos primórdios do relacionamento do homem com o seu Criador. De início, vemos que, ao desobedecer a voz de Deus, o primeiro casal perdeu uma excelente oportunidade de exaltar a Deus, preferindo ouvir a voz estranha da serpente. Tempos depois, quando Adão e Eva já eram pais, Caim, o primogênito, foi tentado a oferecer a Deus um culto que não lhe agradou, enquanto Abel, seu irmão, foi aceito por Deus ao oferecer um sacrifício apropriado ao Senhor. Àquela altura, os irmãos, com certeza, já tinham alcançado idade suficiente para entender o que faziam, pois um era agricultor e o outro era voltado para ao trabalho pastoril (Gênesis 4.1-8).

Alguns exemplos em que o termo "shaha" é usado: O Senhor mandou Moisés, Arão, Nadabe, Abiú e os 70 anciãos subirem ao monte e inclinarem-se de longe em sinal de reverência e adoração (Êxodo 24.1). Gideão adorou a Deus depois que teve a confirmação de que seria vitorioso (Juízes 7.15). O  Salmo 22, no versículo 27, numa antevisão profética, prevê que todas as nações adorarão a Deus, se inclinarão perante a face do Senhor.

Há ainda, no Antigo Testamento a palavra "abad", que significa "adorar", "trabalhar" ou "servir" a Deus (2 Reis 10.19-23), e também a palavra aramaica "sagad", que tem o significado de "prostrar-se em adoração" diante de Deus (Isaías 44.15, 17, 19; Deuteronômio 2.46).

2. No Novo Testamento.

Quando os magos foram encontrar Jesus, perguntaram: "Onde está o recém-nascido Rei dos judeus? Porque vimos a sua estrela no Oriente e viemos para adorá-lo" (Mateus 2.2). Em outras palavras, queriam dizer "viemos aqui nos prostrar diante dele". E logo, então, "entrando na casa, viram o menino com Maria, sua mãe. Prostrando-se, o adoraram; e, abrindo os seus tesouros, entregaram-lhe suas ofertas: ouro, incenso e mirra" (versículo 11).

Adorar ao Senhor de modo eficaz tem a ver com fazer escolhas certas. "Finalmente, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é respeitável, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se alguma virtude há e se algum louvor existe, seja isso o que ocupe o pensamento de vocês" - Filipenses 4.8.

Escrito em grego, o Novo Testamento registra 59 vezes a palavra "proskynio", com o significado de "prostrar-se". "ser reverente", "adorar", "venerar", "prestar homenagem a alguém", "beijar a mão".

Há a palavra "prokunein", que está intimamente ligada a "gonu" e "gonupetéo";. Em muitos sentidos, é a expressão que corresponde à palavra "adorar" Estudiosos afirmam que "prokunein" tem vinculação com a palavra "beijo". Na Grécia antiga, o ato de beijar o chão era praticado como meio de honrar as divindades terrestre, isso envolvia o gesto de inclinação.

3. Outras palavras relativas a adoração.

Latreia. Esse substantivo e a sua forma verbal "latreúo" nos levam a uma esfera inteiramente diferente daquela visada por "gonupetéo" e "proskunein".  O substantivo "latreia" é menos usado do que o verbo. O sentido básico desse novo vocábulo grego é o de salário ou o de serviço mais geral prestado a alguém, embora sem a ideia consequente de recompensa, mas, abarcando um conceito muito amplo de escravidão. A palavra também pode ser usada para indicar os cuidados com o corpo físico. Não se tratava de um termo religioso por exclusividade, apesar de podermos encontrar instâncias de uso dessa palavra em conexão com o ritual prestado aos ídolos. Parece então, que há a questão da preparação do corpo, associado ao culto.

O uso da palavra para indicar o ministério da oração ocorre nos escritos de Lucas. Primeiro, no caso de Ana (Lucas 2.37) e depois no episódio em que o apóstolo Paulo apresenta sua defesa ao rei Agripa (Atos 26.7).

Leitourgia (liturgia). Esse substantivo e o verbo "leitorgéo" estão etimologicamente relacionados ao serviço prestado em favor de um povo ou nação, isto é, o corpo político. Desde seus mais antigos exemplos, essas palavras têm certo sentido técnico no mundo grego. Elas aludem aos serviços específicos que os ricos, de modo compulsório ou voluntário, prestavam à comunidade ou cidade, usando recurso próprio.

O uso cúltico predomina na Septuaginta (LXX), apenas em alguns casos são não religiosos, em que o sentido clássico desaparece. Nas páginas das Escrituras, o termo liturgia está ligado ao Senhor, o seu Tabernáculo, assim como às funções sacerdotais no sentido literal da palavra. Com certeza, "leitourgia" não é a palavra usada para indicar as funções oficiais dos apóstolos, profetas, evangelistas, pastores e mestres da Igreja Primitiva.

"Leitourgós" é o termo usado para indicar o próprio Cristo em Hebreus 8.2: "como ministro' (leitourgós) 'do santuário e do verdadeiro tabernáculo que o Senhor erigiu, e não o homem".

Os trechos de Hebreus 1.7, 14, indicam os anjos como "leitourgós", instrumentos da vontade de Deus. Epafrodito aparece como "leitourgós" em Filipenses 2.25, pois ele era o agente executor de uma benfeitoria pública, ou serviço cúltico (versículo 30).

II - COMO ADORAR A DEUS

1. Em "espírito e em verdade".

A mordomia do louvor e da adoração envolve o homem em sua condição tricotômica, seu espírito, sua alma e o seu corpo. A dimensão interna e externa foram criadas para adorar ao Criador. A incorpórea e a corpórea nos reportam à adoração em espírito e em verdade, pois o corpo é o templo do Espírito Santo.

Os nossos sentimentos, emoções e pensamentos, que são as saídas da vida, devem estar alinhados com o princípio vital do Evangelho. Adorar em espírito e em verdade significa ter o corpo, a alma e o espírito preservados e consagrados na expectativa da vinda do Senhor. O conceito da atitude de adoração significa ter plena predisposição para viver em santidade, bloquear as ações prejudiciais possíveis, provenientes de sentimentos, emoções e pensamentos desvinculados das virtudes expostas na doutrina de Cristo.

1.2 A conversa de Jesus com a mulher junto ao poço de Jacó (João 4.1-29).

A mulher samaritana, ao ouvir Jesus, percebeu que Ele era um profeta, não negou suas colocações com respeito à sua vida imoral e admitiu sua culpa. O resumo de sua conduta a deixou completamente chocada. Apesar de não ver Jesus como o Messias, o  conhecimento penetrante a fez pensar no Messias, cujo conhecimento ela sabia ser impressionante, capaz de discernir e declarar todas as coisas.

Através de Jesus, o Espírito Santo agiu no coração daquela samaritana. Ela pareceu demonstrar arrepender-se de sua condição. Então, fez a pergunta sobre o local de adoração. Devia adorar a Deus em Gerizim ou em Jerusalém? Abraão e Jacó tinham construído altares em Siquém, nas encostas do Monte Gerizim ou em suas cercanias (Gênesis 12.7 e 33.20), mas os judeus, por outro lado, enfatizavam Jerusalém como o local único e central de adoração. "Quem estava certo?", era a pergunta implícita daquela mulher a Jesus. Então, Cristo responde que o que importa não é o local de adoração, mas sim a atitude do coração e da mente, e a obediência à verdade de Deus, no que diz respeito ao objeto e ao método da adoração. O que é realmente importante não é onde, mas sim como e o quê revelamos em nossa adoração.

A mulher samaritana perguntou a Jesus onde era o lugar em que se devia adorar a Deus. Muitos estão presos a lugares, a marcas, a tradições. Mas a grandeza de Deus é incalculável. Não tem fronteiras.

Deus se faz presente entre os verdadeiros adoradores, onde eles estiverem. O culto de adoração a Deus pode ser prestado no fundo dos mares, nas mais altas montanhas, nas maiores alturas, nos aviões, nos foguetes ou na lua. Ele “habita no meio dos louvores” (Salmos 22.3).

2. Com o "culto racional".

Etimologicamente a palavra culto quer dizer "a mais elevada homenagem que se presta a uma divindade, isto é, adoração na mais restrita acepção do termo". O culto cristão é uma série de ações, atos conjugados, praticados pelo adorador; trata-se de um conjunto de formas externas em que a própria pessoa, a família reunida ou mesmo a comunidade estabelece a sua vida religiosa. Na atualidade, o culto instituído por uma igreja, na manifestação do seu ritual, é conhecido como "liturgia".

Através do culto, a fé é transmitida em tradição viva (Salmos 78.3). O conjunto da manifestação de atos de adoração forma o culto. Por meio de Jesus Cristo, como casa espiritual, o cristão tem a possibilidade de oferecer sacrifício espiritual a Deus (1 Pedro 2.5).

Os fiéis da comunidade em Jerusalém participavam do culto do templo (Atos 2.46). A mordomia do louvor e da adoração envolve o corpo, é o culto racional ou espiritual, tem o mesmo sentido de "vida agradável a Deus"; o ponto inicial da adoração é o coração.

Precisamos ter a consciência bíblica sobre as consequências das nossas ações em nossa vida espiritual. Seja no corpo físico, na família, na igreja, no trabalho ou no lazer. A adoração proveitosa tem como base aquilo que fazemos, sabendo a razão de estarmos fazendo.

De modo consciente, o crente deve apresentar-se como oferta proativa ao Senhor, em contraste com as ofertas de animais sem vida no culto judaico. O apóstolo aborda a mordomia da adoração, assim: "Portanto, irmãos, pelas misericórdias de Deus, peço que ofereçam o seu corpo como sacrifício vivo, santo e agradável a Deus. Este é o culto racional de vocês. E não vivam conforme os padrões deste mundo, mas deixem que Deus os transforme pela renovação da mente, para que possam experimentar qual é a boa, agradável e perfeita vontade de Deus" - Romanos 12.1-2.

Deus não deseja que os crentes "vivam como" (syschematizo", em grego) as pessoas desse mundo. Esta palavra grega se refere a conformar-se com o estilo ou aparência externos, acomodando-se a um modelo ou padrão. O termo "esquema" tem raiz etimológica em "syschematizo". Para ser um adorador aprovado por Deus, não devemos seguir o esquema de valores deste mundo, mas o sistema que encontramos na Palavra de Deus.

É preciso analisar e reconhecer os nossos pecados e pedir perdão a Deus e ao próximo ofendido, quando houver situação de conflito. "Portanto, se você estiver trazendo a sua oferta ao altar e lá se lembrar que o seu irmão tem alguma coisa contra você, deixe diante do altar a sua oferta e vá primeiro reconciliar-se com o seu irmão; e então volte e faça a sua oferta" - Mateus 5.23-24.

Para que o adorador encontre a aprovação de Deus, tem que ter o seu coração puro e santo (Mateus 5.17-28). Os fariseus baseavam uma vida correta na sustentação de uma aparência externa, mas Jesus ordenou que seus seguidores dessem vez ao Espírito Santo para produzir a verdadeira santidade interior. A aparência religiosa dissimulada pode funcionar diante das pessoas da igreja e de outros ambientes, mas Deus conhece o que acontece no interior de nossas vidas. Portanto, a falta de perdão, a alimentação da ira e as ações sexuais ilícitas, mesmo que escondidas dos homens, estão patentes aos olhos do Senhor, não é a adoração condizente com o culto racional.

O Senhor dá mais valor ao que está no coração do homem diante do altar do que para aquilo que ele oferece. Ele não aceitou o sacrifício ou o culto de Caim porque viu o seu interior e as intenções com que se apresentava. Diz o texto da primeira carta de João, relativo ao episódio do primeiro homicídio: "Não sejamos como Caim, que era do Maligno e matou o seu irmão. E por que o matou? Porque as suas obras eram más, e as de seu irmão eram justas (1 João 3.12).

Nos tempos atuais, que prenunciam a Segunda Vinda de Jesus, uma das características marcantes é a falta de amor. Jesus disse, no Sermão Profético, como um dos indicativos da sua vinda, que nos últimos dias a multiplicação da iniquidade e o esfriamento do amor aconteceriam (Mateus 24.12). A falta de amor é pecado grave, considerado pecado para a morte. Quem não ama aborrece seu irmão. E João diz que "aquele que odeia o seu irmão é assassino, e vocês sabem que todo assassino não tem a vida eterna permanente em si" (1 João 3.15).

III - GESTOS E ATITUDES NA ADORAÇÃO A DEUS

1. Ajoelhar-se e prostrar-se.

1.1 - A oração de Salomão (1 Reis 8.22-53;  2 Crônicas 6.12-42)

Salomão simbolizou o início de uma nova fase no ato de dedicação ao Senhor no Antigo Testamento. Em seu reinado, construiu o templo de adoração a Deus. No dia da inauguração, ajoelhado e com as mãos estendidas, orou ao Senhor, reconhecendo que em sua grandeza o Criador o imenso Universo não pode contê-lo (1 Reis 8.27-30), observou que no templo a misericórdia divina e a necessidade humana se encontram (conforme o conceito contido em Deuteronômio 12.5) e abençoou os israelitas, pedindo ao Senhor que ouvisse as orações dos seus servos naquele lugar (1 Reis 8.54-61).

1.2 - A adoração de Jesus no Getsêmani (Mateus 26.36-56).

Próximo da crucificação, em grande agonia, Jesus prostrou-se e adorou ao Pai. Em sua oração, pediu "se possível, passe de mim esse cálice". A possibilidade de não provar o cálice existia, pois a vida do Filho só podia ser entregue voluntariamente, aquela bebida vinha do Pai, não de Satanás (João 10.17,18; e 18.11).

Nos Salmos, a figura do cálice aparece em referência à bênção de Deus (23.5) e à sua ira (75.8). Assim quando Jesus prostrou-se no Getsemani sobre o seu rosto, a explicação mais satisfatória do cálice é que se relaciona com a ira divina em que Cristo incorreria na cruz ao aceitar ter sobre si o pecado do homem. Experiência na qual Deus ficaria por algum tempo separado do seu Filho, separação que fez o Filho emitir o horrível grito "Deus meu, Deus meu, porque me desamparaste?" (Mateus. 27.46).

Quão incomparável deve ter sido a angústia de Jesus, ali no Getsemani, pois sabia o que significava assumir a culpa de todos os homens, tinha ciência que o pecado separa o homem de Deus, e que os pecados que o separariam do Pai não haviam sidos cometidos por Ele! Desde o começo até o fim, a oração de Cristo foi perfeitamente submissa ao Pai. Aquela oração foi atendida, mas não removendo o cálice, e, sim, dando-lhe forças para bebê-lo e depois de morrer ter a vida novamente em suas mãos (Lucas 22.43; Hebreus. 5.7). Jesus venceu a morte e o pecado!

2. Louvar e Cantar.

"Que a palavra de Cristo habite ricamente em vocês. Instruam e aconselhem-se mutuamente em toda a sabedoria, louvando a Deus com salmos, hinos e cânticos espirituais, com gratidão no coração. E tudo o que fizerem, seja em palavra, seja em ação, façam em nome do Senhor Jesus, dando por ele graças a Deus Pai" - Colossenses 3.16-17.

O objetivo da revelação divina procede de Cristo e diz respeito a Cristo. O cristão autêntico é aquele que guarda “a palavra de Cristo” em seu coração. A Palavra do Senhor governa cada pensamento, palavra e ação, sim, até mesmo os desejos e motivos mais íntimos. E assim produz na atividade do adorador muitos frutos espirituais” (João 15.5); capacita-o a manejar as Escrituras corretamente (2 Timóteo 2.15), e compartilha-la com o próximo apresentando-a como a verdade e a mensagem para a vida eterna (Filipenses 2.16).

Não é crença baseada em fantasia acreditar que Cristo inspira uma nova canção no coração de quem é adorador. A inspiração é dada no estrito sentido desta palavra. Na igreja do primeiro século, às vezes aconteciam pronunciamentos orais e às vezes na forma cantada (1 Coríntios. 14.15), e algumas passagens do Novo Testamento refletem que houve mensagem em formato de hino (Filipenses 2.5-11; Efésios. 5.14).

3. Glorificar a Deus.

O Novo Testamento registra a atitude de alguns crentes, que deixando de valorizar o ensino apostólico, passaram a fazer da religião um meio de inclinarem-se aos desejos desenfreados da velha natureza carnal. Paulo relata que o culto foi-se degenerando entre os colossenses, a tal ponto de haver homens que prestavam “cultos aos anjos” (Colossenses 2.18) e adverte os cristãos de Corinto sobre o cuidado para não prestarem “cultos aos demônios” (1 Corintios 10.14-33).

Tudo o que o crente precisa saber a respeito da vontade de Deus está na Bíblia Sagrada. Quando o cristão possui familiaridade com as Escrituras, conhece-a, descobre o que o Senhor espera dele (Salmos 119.6-7, 9, 105). E, a leitura devocional acompanhada de oração faz fluir a comunhão. Então, consequentemente, a paz com o Senhor cria nele a condição de discernir quais são as atitudes que o farão um adorador agradável (Colossenses 3.15).

Como é o culto que glorifica a Deus?
• Inclui adoração (Atos 10.46; 1 Coríntios 14.15; Efésios 5.19);
• Inclui oração (Atos 2.32; 4.24, 31; 1 Timóteo 2.1+8);
• Inclui ensino (Atos 2.42; 5.21, 25; 1 Timóteo 4.11, 13).
Busquemos ao Senhor em oração e leitura bíblica. A síntese de Romanos 6.15-23, nos leva ao entendimento de que a escravidão ou obediência forçada ao pecado, se contrapõe à liberdade que Cristo dá. A oração, aliada ao conhecimento bíblico, permite ao adorador viver da obediência para a justiça.

No Antigo Testamento, os adoradores ofereciam diversos tipos de sacrifício, incluindo animais, incenso, cereais, porém, são nos almos que vemos uma exortação sobre a natureza do verdadeiro louvor a Deus. Na visão do salmista, não podemos ter qualquer atitude, gesto ou ação que seja banalizada ou que desvalorize a adoração.

Entender a atualidade, a prática, a importância do louvor e da adoração trata-se de uma necessidade para que o crente experimente sempre mais as bênçãos de Deus. Portanto, sejamos zelosos com a vida espiritual. Precisamos realizar o verdadeiro culto em que o nosso corpo, alma e espírito são apresentados plenamente irrepreensíveis perante o Criador de todas as coisas. Sempre será necessário fazer periodicamente um exame de consciência. Ao seguir o conselho bíblico, desfrutarmos da boa, perfeita e agradável vontade do Senhor.

CONCLUSÃO

Enfim, é preciso entender bem a mordomia cristã da adoração, todos os crentes devem ter a consciência de que Deus é o Senhor dos senhores, o Rei dos reis e o Supremo Juiz do Universo. Ele é a autoridade suprema nos céus, na terra e na Igreja. Ao prestar-lhe culto, devemos assumir uma postura de temor e reverência.


E.A.G.

Bíblia de Estudo Plenitude para Jovens. Edição 2018. Página 1452. Tamboré, Barueri, SP (Sociedade Bíblica do Brasil - SBB).
Comentário Bíblico Moody. Volume 2.  Mateus a Apocalipse. Charles F. Pfeiffer. Páginas 136, 429 (Editora Batista Regular).
Comentário do Novo Testamento: Exposição do Evangelho de João. William Hendriksen. 1ª edição 2004. Páginas 222 e 223. Cambucí; São Paulo - SP (Editora Cultura Cristã).
Ensinador Cristão, ano 20, número 29. Páginas  25, 29, 32,  37. Bangu, Rio de Janeiro -RJ (Casa Publicadora das Assembleias de Deus - CPAD).
O Culto e suas formas. Nemuel Kesler. 6ª impressão 2013. Páginas 15 e 16. Bangu, Rio de Janeiro -RJ (Casa Publicadora das Assembleias de Deus - CPAD).
Tempos, Bens e Talentos. Sendo mordomo fiel e prudente com as coisas que Deus nos tem dado. Elinaldo Renovato. Páginas 73 e 75; 82, 83. 1ª edição 2019. Bangu, Rio de Janeiro -RJ (Casa Publicadora das Assembleias de Deus - CPAD).