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terça-feira, 30 de março de 2010

O PROFETA JEREMIAS E O FALSO DEUS BAAL

A chamada do profeta Jeremias se consistiu na missão de alertar seus compatriotas quanto ao abandono da fidelidade ao Senhor. O povo de Judá, embora tivesse sido ensinado pelo Senhor a respeito de tão abominável pecado, que deveria evitar, se perdeu na prática da idolatria, adorava outros deuses, imitando os povos circunvizinhos. Entre estes deuses haviam Baal e Astarote (Êxodo 20.3-6).

O que era pecado, aos contemporâneos de Jeremias, era tido como correto. Eles escarneciam do profeta e de Deus. Diziam que o Criador era incapaz de agir, fosse para o bem ou para o mal. Por tamanha apostasia, o profeta predisse que Judá e Jerusalém seriam exilados. O que veio a acontecer não muito anos depois.

O nome do falso deus Baal, em sua origem, nos tempos mais remotos, não era nome próprio, significava senhor ou dono, empregou-se para caracterizar a relação da divindade com o seu senhor, também era usado para indicar a relação do homem com a sua mulher, então sendo usado o termo marido.


Posteriormente, foi usado como nome composto para designar o deus de cada lugar, como por exemplo Baal Peor, o dono do monte Peor. Cada região cultivada possuía seu próprio Baal que, segundo a crença fecundava a terra por meio de suas fontes e a quem, como dono divino, se devia tributo. Havia várias formas de Baal, que eram encontradas em diversas cidades. Baal-Berite (Senhor da Aliança), adorado em Siquem; Baal Zebube (Senhor das Moscas) adorado na cidade de Ecrom pelos filisteus). Veja: Números 25.3; Juízes 8.33; 9.4. Baal também era chamado de Hadade, e adorado em todas as povoações da fenícia.

O plural “Baalin” é referência às sua várias representações, locais ou regionais.

Baal era o mais conhecido dos deuses de Canaã, acreditava-se que ele era o principal deus responsável pela fertilidade, pela germinação dos plantios, pelas multiplicações dos rebanhos e pelo aumento dos filhos na comunidade.

Durante certo tempo o culto a Jeová e a Baal foram duas religiões que seguiram seu curso em paralelo; no entanto, com o passar dos anos a adoração ao Senhor Baal ou Senhor de Canaã assumiu hegemonia expressada em rituais hediondos e imorais.

O culto a Baal foi uma das piores tentações dos israelitas, desde os tempos antigos Levantaram altares nos terraços das casas, nas ruas de Jerusalém e em todas as cidades de Judá (Juizes 2.13; 1º Reis 16.31-32; Jeremias 7.9; 11.13; 32.29).

Baal era a divindade masculina e Asera a sua companheira, conhecida também como Astarote. Asera era a equivalência feminina de Baal entre os fenícios e os cananeus, e chamada pelos isrelitas de Poste-Ídolo.

O culto a Baal introduzido em Israel por Acabe foi o Melkart de Tiro.

E.A.G.
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Subisídio preparado com a finalidade de aproveitamente nas escolas dominicais, cujas aulas usem a revista Lições Bíblicas: Jeremias - Esperanças em Tempo de Crise; comentarista Claudionor de Andrade (CPAD). Artigo dirigido à lição 2 - Os Perigos do Desvio Espiritual.

segunda-feira, 29 de março de 2010

O QUE É E O QUE NÃO É PECADO NO LEITO CONJUGAL?


As relações sexuais se constituem em pecado quando praticadas fora do casamento.

O leito conjugal é santo. A conjunção carnal entre marido e mulher é santa. O casamento é santo.


Como estudioso da Palavra de Deus há quase 30 anos ininterruptos, o que posso dizer sobre o assunto é que o marido é o cabeça do lar, e que esta posição não lhe dá respaldo bíblico para humilhar a esposa. O dever do homem cristão casado é amar sua mulher.


O esposo não pode negar-se sexualmente para a companheira e nem a companheira ao seu conjuge, salvo em casos de mútuo acordo de curto período de afastamento com objetivo de consagrarem-se ao Senhor. Se não houver esta situação de combinação pacífica, os casos de separação de corpos se configurarão em brechas abertas possibilitando ao inimigo de nossas almas entrar no matrimônio e causar a destruição do lar.


Neste assunto das carícias, a tendência é aflorar as filosofias do Machismo, do Feminismo e da falsa aparência de santidade. Estas atitudes não têm apoio do cristianismo autêntico. Então, atenhamos só ao que a Bíblia Sagrada nos diz.


Além disso, o tema costuma não ser levado com seriedade por muitos. Uns rebaixam o assunto às vulgaridades e outros ao extremo oposto, querem espiritualizar demais a vida íntima do casal (aparentando esquecer que foi Deus quem criou os orgãos genitais com a sensibilidade que propicia prazeres).


Criei, publiquei neste blog, diversos artigos sobre sexo no casamento cristão. Veja-os, clicando aqui: Belverede.

Abraço na paz de Cristo.


E.A.G

sábado, 27 de março de 2010

COMO OS CALVINISTAS CONFRONTAM A AFIRMAÇÃO DO APÓSTOLO PAULO SOBRE A APOSTASIA EM 1ª TIMÓTEO 4.1?


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• Uma vez salvos, estamos salvos para todo o sempre?

A Carta aos Hebreus, ao contrário contrário de afirmar que "uma vez salvo, salvo para sempre", mostra a necessidade de perseverança e vigilância na jornada cristã. A propósito, essa carta é uma pedra de tropeço para aqueles que pregam a doutrina da segurança incondicional ou eterna do crente. Isso é visto, por exemplo, na interpolação que Teodoro Beza (1519-1605) sucessor de João Calvino, introduziu no texto dessa carta quando publicou seu Novo Testamento. Beza introduziu um "se" em Hebreus 6.6, que não consta no original grego, a fim de suavizar o duto tom exortativo dessa carta.


Com todo respeito aos que pensam que sim, considero esta doutrina algo sem lógica bíblica. Eu entendo que não existe a condição de uma vez salvo para sempre salvo, porque não há nenhuma base para se pensar assim. Principalmente diante do alerta do apóstolo Paulo.

Eis:
"Mas o Espírito expressamente diz que nos últimos tempos apostatarão alguns da fé, dando ouvidos a espíritos enganadores, e a doutrinas de demônios" - 1ª Timóteo 4.1.
Apostatar é o mesmo que abandonar, renunciar. Paulo não afirmaria que alguns largariam a fé se em alguma fase da vida estas pessoas não a possuíram. Não é possível apostatar, renunciar, abandonar, aquilo que nunca foi uma posse.

Diante disso, podemos dizer que algumas pessoas em alguma parte do passado delas tiveram a condição de salvas e depois perderam a salvação que Deus lhes deu. Não foi tirada delas. Ao desprezar o dom da salvação, perderam a posição de salvas.
• A condição das pessoas com ânimo duplo e a questão das doutrinas de estar ou não salvo para sempre
Ao ler a Bíblia, é preciso ater-se aos detalhes.
Tiago escreveu aos crentes, não foi aos incrédulos. Ele fez menção de cristãos com ânimo inconstante: num momento seguem a Cristo e em outro seguem os instintos da carne.
Vamos ao que está escrito pelo apóstolo: "Meus irmãos, tende grande gozo quando cairdes em várias tentações; sabendo que a prova da vossa fé opera a paciência. Tenha, porém, a paciência a sua obra perfeita, para que sejais perfeitos e completos, sem faltar em coisa alguma. E, se algum de vós tem falta de sabedoria, peça-a a Deus, que a todos dá liberalmente, e o não lança em rosto, e ser-lhe-á dada. Peça-a, porém, com fé, em nada duvidando; porque o que duvida é semelhante à onda do mar, que é levada pelo vento, e lançada de uma para outra parte. Não pense tal homem que receberá do Senhor alguma coisa. O homem de coração dobre é inconstante em todos os seus caminhos - Tiago 1. 2 - 8.

O crente com coração duvidoso é lançado para todos os lados e nada receberá do Senhor. Nada! A consequência de ser um crente inconstante leva ao mesmo resultado que as ondas recebem do oceano. Grandes movimentos ondulatórios de águas são lançados às praias e quebram-se nos rochedos ou na areia.
• A advertência de Tiago aos que apostatam da fé
Creio que os calvinistas deveriam aprofundarem-se num estudo bíblico sobre a fé. Tendo a noção do que ela representa, afirmar que uma vez salvo para sempre salvo parece ser uma afirmação totalmente sem nexo.
Reafirmando: apostatar é o mesmo que abandonar. Não é possível abandonar o que nunca tivemos posse.
Diz a Bíblia que quem tem fé em Jesus Cristo é salvo. Será que os calvinistas ousam dizer que a pessoa que abandonou a fé em Jesus como salvador continua salva?

Vamos ao que está escrito: "Chegai-vos a Deus, e ele se chegará a vós. Alimpai as mãos, pecadores; e, vós de duplo ânimo, purificai os corações" Tiago 4.8.

Para que Deus venha a nós é necessário chegar-se a Ele primeiro. Como? Santificando-se. A pessoa com ânimo duplo, em um momento agindo com fé e em outro sem ela, é alguém com coração impuro. Nós sabemos que nenhum impuro é salvo (Romanos 6.19; 2 Coríntios 12.21; Gálatas 5.19; Efésios 4.19; 5.3; Colossenses 3.5; 1ª Tessalonicenses 4.7).
E.A.G.
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O artigo está liberado para cópias, desde que sejam citados nome do autor e HTML (o link) do blog.