Pesquise sua procura

Arquivo | 14 anos de postagens

sábado, 27 de março de 2010

COMO OS CALVINISTAS CONFRONTAM A AFIRMAÇÃO DO APÓSTOLO PAULO SOBRE A APOSTASIA EM 1ª TIMÓTEO 4.1?


-->
• Uma vez salvos, estamos salvos para todo o sempre?

A Carta aos Hebreus, ao contrário contrário de afirmar que "uma vez salvo, salvo para sempre", mostra a necessidade de perseverança e vigilância na jornada cristã. A propósito, essa carta é uma pedra de tropeço para aqueles que pregam a doutrina da segurança incondicional ou eterna do crente. Isso é visto, por exemplo, na interpolação que Teodoro Beza (1519-1605) sucessor de João Calvino, introduziu no texto dessa carta quando publicou seu Novo Testamento. Beza introduziu um "se" em Hebreus 6.6, que não consta no original grego, a fim de suavizar o duto tom exortativo dessa carta.


Com todo respeito aos que pensam que sim, considero esta doutrina algo sem lógica bíblica. Eu entendo que não existe a condição de uma vez salvo para sempre salvo, porque não há nenhuma base para se pensar assim. Principalmente diante do alerta do apóstolo Paulo.

Eis:
"Mas o Espírito expressamente diz que nos últimos tempos apostatarão alguns da fé, dando ouvidos a espíritos enganadores, e a doutrinas de demônios" - 1ª Timóteo 4.1.
Apostatar é o mesmo que abandonar, renunciar. Paulo não afirmaria que alguns largariam a fé se em alguma fase da vida estas pessoas não a possuíram. Não é possível apostatar, renunciar, abandonar, aquilo que nunca foi uma posse.

Diante disso, podemos dizer que algumas pessoas em alguma parte do passado delas tiveram a condição de salvas e depois perderam a salvação que Deus lhes deu. Não foi tirada delas. Ao desprezar o dom da salvação, perderam a posição de salvas.
• A condição das pessoas com ânimo duplo e a questão das doutrinas de estar ou não salvo para sempre
Ao ler a Bíblia, é preciso ater-se aos detalhes.
Tiago escreveu aos crentes, não foi aos incrédulos. Ele fez menção de cristãos com ânimo inconstante: num momento seguem a Cristo e em outro seguem os instintos da carne.
Vamos ao que está escrito pelo apóstolo: "Meus irmãos, tende grande gozo quando cairdes em várias tentações; sabendo que a prova da vossa fé opera a paciência. Tenha, porém, a paciência a sua obra perfeita, para que sejais perfeitos e completos, sem faltar em coisa alguma. E, se algum de vós tem falta de sabedoria, peça-a a Deus, que a todos dá liberalmente, e o não lança em rosto, e ser-lhe-á dada. Peça-a, porém, com fé, em nada duvidando; porque o que duvida é semelhante à onda do mar, que é levada pelo vento, e lançada de uma para outra parte. Não pense tal homem que receberá do Senhor alguma coisa. O homem de coração dobre é inconstante em todos os seus caminhos - Tiago 1. 2 - 8.

O crente com coração duvidoso é lançado para todos os lados e nada receberá do Senhor. Nada! A consequência de ser um crente inconstante leva ao mesmo resultado que as ondas recebem do oceano. Grandes movimentos ondulatórios de águas são lançados às praias e quebram-se nos rochedos ou na areia.
• A advertência de Tiago aos que apostatam da fé
Creio que os calvinistas deveriam aprofundarem-se num estudo bíblico sobre a fé. Tendo a noção do que ela representa, afirmar que uma vez salvo para sempre salvo parece ser uma afirmação totalmente sem nexo.
Reafirmando: apostatar é o mesmo que abandonar. Não é possível abandonar o que nunca tivemos posse.
Diz a Bíblia que quem tem fé em Jesus Cristo é salvo. Será que os calvinistas ousam dizer que a pessoa que abandonou a fé em Jesus como salvador continua salva?

Vamos ao que está escrito: "Chegai-vos a Deus, e ele se chegará a vós. Alimpai as mãos, pecadores; e, vós de duplo ânimo, purificai os corações" Tiago 4.8.

Para que Deus venha a nós é necessário chegar-se a Ele primeiro. Como? Santificando-se. A pessoa com ânimo duplo, em um momento agindo com fé e em outro sem ela, é alguém com coração impuro. Nós sabemos que nenhum impuro é salvo (Romanos 6.19; 2 Coríntios 12.21; Gálatas 5.19; Efésios 4.19; 5.3; Colossenses 3.5; 1ª Tessalonicenses 4.7).
E.A.G.
__________
O artigo está liberado para cópias, desde que sejam citados nome do autor e HTML (o link) do blog.

Nenhum comentário: