Objetivo

Este site tem a finalidade de, com toda a simplicidade das pombas, prudentemente, mostrar o que o crente em Jesus espera. Reflexão. Informação. Opinião. Fotografia. Troca de ideias. Blog idealizado por Eliseu Antonio Gomes. Criado em 12 de junho de 2007.

Select the language

Arquivo | 13 anos de postagens

Pesquisar este blog

sexta-feira, 9 de abril de 2021

O Pregador Evangélico

O pregador.
Lembranças de 1º de março de  2009.
 
Em tempo de pandemia, abre-fecha igrejas por causa da pandemia, voltou a mim uma imagem bem antiga, que um dia eu digitalizei. A figura do homem usando paletó e gravata, atrás de um púlpito, com o braço direito levantado e segurando uma Bíblia na mão esquerda, não estava na cor marrom, era tom cinza e preto, ilustrava um dos muitos verbetes contidos no Pequeno Dicionário Bíblico do Pastor Orlando Boyer (Editora Vida/CPAD). Fenômeno de vendagem há quase meio século.  

Após usar o desenho, eu o guardei num álbum virtual hospedado no Photobucket. As edições mais recentes desse dicionário trazem imagens novas, quem tiver a edição antiga, que guarde, pois agora é uma raridade.

Presenteei o antigo dicionário para um técnico de instalação do meu combo telefone-internet-tv por assinatura, que o encontrou sobre a mesa do computador quando fez visita para consertar algo na rede. Havia usado o dicionário no dia anterior. O técnico se apresentou como crente evangélico, se interessou muito,  então pensei em fazer a doação e depois ir atrás de outro para não desfalcar minha biblioteca. E foi o que fiz. 


O desenho serviu para ilustrar uma postagem num dos meus blogs, publicada em 1º de Março de 2009, cujo título é Ovelhas Procuram Pastores Espirituais. Não me lembro, mas deveria estar descontente com alguém naquela época. 

O texto da postagem continha um trecho bíblico, 1 Timóteo 3.1-13, extraído da tradução Nova Versão Internacional, que colocarei logo abaixo, mas agora usando a versão Nova Almeida Atualizada. A disposição das frases segue como é na separação de versículos da Bíblia Sagrada

"Fiel é a palavra: se alguém deseja o episcopado, excelente obra almeja.

É necessário, pois, que o bispo seja irrepreensível, esposo de uma só mulher, moderado, sensato, modesto, hospitaleiro, apto para ensinar;

não dado ao vinho, nem violento, porém cordial, inimigo de conflitos, não avarento;

e que governe bem a própria casa, criando os filhos sob disciplina, com todo o respeito.

Pois, se alguém não sabe governar a própria casa, como cuidará da igreja de Deus?

Que o bispo não seja recém-convertido, para não acontecer que fique cheio de orgulho e incorra na condenação do diabo.

É necessário, também, que ele tenha bom testemunho dos de fora, a fim de não cair na desonra e no laço do diabo.

Do mesmo modo, quanto a diáconos, é necessário que sejam respeitáveis, de uma só palavra, não inclinados a muito vinho, não gananciosos,

conservando o mistério da fé com a consciência limpa.

Também estes devem ser primeiramente experimentados; e, caso se mostrem irrepreensíveis, que exerçam o diaconato.

Do mesmo modo, quanto a mulheres, é necessário que elas sejam respeitáveis, não maldizentes, moderadas e fiéis em tudo.

O diácono seja marido de uma só mulher e governe bem os seus filhos e a própria casa.

Pois os que desempenharem bem o diaconato alcançarão para si mesmos uma posição de honra e muita ousadia na fé em Cristo Jesus."

Nenhum comentário: