Pesquise sua procura

Arquivo | 14 anos de postagens

terça-feira, 16 de novembro de 2021

2 Timóteo 2.15 - características necessárias para ser um obreiro aprovado e não se envergonhar

"Procure apresentar-se a Deus aprovado, como obreiro que não tem de que se envergonhar, que maneja bem a palavra da verdade" - 2 Timóteo 2.15 [NAA].

Situação. O autêntico pregador cristão é um comunicador exemplar, se apresenta diante de homens, mas também está à vista de Deus. Recebe a aprovação do Senhor quando, humildemente, considera a si mesmo como operário na expansão do reino do céu aqui na terra. Ao considerar-se submisso à vontade divina, aplica-se aos estudos bíblicos com prazer, regularmente faz orações, lê e medita nas Escrituras Sagradas.

Como um bom obreiro, ele é trabalhador disponível para atender às necessidades da igreja, trabalha diligentemente, prova sua eficiência na execução de todo trabalho que se envolve. É verdadeiro, suas atitudes estão em concordância com a explicação que apresenta ao ensinar a Palavra.

O pregador aprovado por Deus não é uma pessoa incoerente, inábil no ensinamento da doutrina de Jesus Cristo. Como cidadão, não é refutável e negligente; é bom marido, pai e filho, preza pela honestidade. Não é ocioso quanto às suas obrigações e nem hipócrita em seus relacionamentos dentro do meio cristão e secular. 

Objetivo. Aquele que lida com a Palavra, apresente-se a Deus como um trabalhador em nível de eficiência, seja diligente em tudo que faz. Faça todos os esforços para ser considerado apto em sua função eclesiástica. Fale o que está nas Escrituras Sagradas de maneira irrepreensível e inspiradora, compartilhe o conteúdo bíblico com precisão, sem aumentar e nem diminuir o sentido da mensagem, ensine o Evangelho e motive a todos a fazer o mesmo.

O obreiro aprovado por Deus sabe que não é o bastante ser validado pelas pessoas que escutam sua preleção. Entende que é um equívoco alimentar a expectativa de agradar a plateia, está consciente que é necessário ganhar a aprovação total da parte do Senhor, que o vê e o ouve lidando com argumentos que evocam épocas e lugares relativos aos assuntos da Bíblia.

Ao realizar a exposição bíblica, o pregador deve ser alguém corajoso, disposto  a desempenhar com competência o papel de palestrante, pois o conteúdo da Bíblia é a mensagem da verdade que salva o pecador da condenação eterna. Deus requer do pregador a qualidade de um bom trabalhador desembaraçado, atuante como discipulador e evangelista. Portanto, o indivíduo que se dispõe a dividir o conhecimento bíblico precisa exercer tal atividade fazendo o seu melhor, empreender todos os esforços possíveis para divulgar a Palavra de Deus exatamente como ela é. 

Realização. Para ser o trabalhador que não tem motivos de se envergonhar do seu trabalho, é preciso buscar o preparo com firme disposição. Acolher o conhecimento acadêmico da teologia e sobretudo a experiência particular em conhecer a Deus através do exercício devocional na rotina diária. Todo aquele que age assim encontra a plena capacitação, espiritual e humana. E na condição de preletor das Escrituras, conquista o potencial para manejar habilidosamente o texto sagrado. 

Nenhum comentário: