Pesquise sua procura

Arquivo | 14 anos de postagens

segunda-feira, 6 de fevereiro de 2012

Efésios 5.4: o que significa torpeza no idioma grego

Adultério: torpeza moral.

"Nem torpezas, nem parvoíces, nem chocarrices, que não convêm; mas antes, ações de graças" - Efésios 5.4.

No dicionário Michaellis, o verbete torpeza é definido assim: tor.pe.za sf (torpe+eza) 1 Qualidade de torpe. 2 Procedimento indigno ou ignóbil. 3 Desonestidade, desvergonha, impudicícia. 4 Brutalidade, selvageria. 5 Torpidade, torpitude.

No idioma português, tendemos a pensar que seja apenas a falta de vergonha, o torpe seria o sujeito que não se ruboriza com nada e causa rubor em quem convive com ele.

Torpeza, em grego é aischrotes, da raiz aischros. Significa vergonha, vil, infâmia, obscenidade, corrupção, baixeza. E muito mais do que as inconveniências das piadinhas sujas e palavreados de baixo calão. Vai um pouco além da explicação que os dicionários em português nos dão.

Segundo a definição bíblica, ser uma pessoa torpe é falar e agir no papel do vilão. É ser aquela pessoa que  "joga sujo", falta com o decoro, desrespeita regras, comete ações vergonhosas, aceita a corrupção e é corruptor. Ser desonesto, amoral, desleal, traidor de confiança, com vista a ter algum privilégio pessoal contra quem age honestamente. O torpe não é amigo de ninguém.

Isto posto, fica o seguinte conselho bíblico: fuja da aparência do mal (1 Tessalonicenses 5.22).

A definição do termo grego para parvoíce
Patrícia Abravanel, filha de Silvio Santos, cita a Bíblia e diz que esposas têm que fazer sexo com seus maridos para evitar traição deles 

14 comentários:

Simplesmente.katia disse...

Muito completo o estudo das palavras. Interessante ver junto a o contexto da palavra ...amei

Eliseu Antonio Gomes disse...

Olá, Kátia.

Obrigado por manifestar sua opinião. Tudo que faço tem como objetivo a glória de Deus e a edificação dos irmãos e irmãs em Cristo. Para mim, como blogueiro, é importante saber como as publicações chegam aos leitores, porque a intenção é proporcioar a edificação espiritual.

Abraço.

Unknown disse...

Parabéns muito importante essas informações.

Unknown disse...

Muito bem explicado! Graça e paz vos seja multiplicado!

Eliseu Antonio Gomes disse...

Olá, Ana.

Saiba que fico contente em perceber o seu amor pela Palavra de Deus e notar a sua busca por mais conhecimento sobre ela. Todos que assim fazem são abençoados pelo Pai celeste.

Agradeço por manifestar sua opinião a respeito do tema desta publicação.

Abraço.

Eliseu Antonio Gomes disse...

Leandro.

Ore por este Blogueiro. Ao criar o blog Belverede, a intenção que havia no meu coração era buscar conhecimento bíblico e compartilhá-lo. Que o Senhor preserve este desejo, mantenha acesa a chama da comunicação virtual, conceda renovada a luz da inspiração para criar novas pautas que encontrem a necessidade dos internautas.

Abraço.

Unknown disse...

Que Cristo Jesus derrame a cada dia de sabedoria e conhecimento em seu amor sobre sua vida irmão 🙌

Eliseu Antonio Gomes disse...

Prezado (a) Internauta (Unknown).

Para tudo o que acontece em nossas vidas existe um propósito muito bem definido por Deus. Ele quer nos usar como fontes de bênçãos, entregar suas bênçãos para nós mesmos, e nos fazer propagadores de bênçãos que serão perfeitamente úteis para outras pessoas. Então, que seja assim conforme você digitou, em nome de Jesus Cristo para a glória de Deus.

Que a cada dia haja em nós mais sabedoria, maior conhecimento e melhores atitudes para expressar o amor do Senhor com a exatidão do seu significado, sempre que houver oportunidade.

Que também existam sabedoria, conhecimento e amor em todas as pessoas que visitaram e leram, visitam e leem, e, visitarão e lerão os artigos que eu publiquei no blog Belverede. E que através das mensagens aqui publicadas, todos possam interagir e expandir as informações expostas, objetivando espalhar edificação espiritual para muitos.

Abraço.

Michel disse...

Me ajudou muito ,continua com o pensamento de esclarecer a verdade da lavra para a edificação do corpo de Cristo.

Eliseu Antonio Gomes disse...

Olá, UnkNown [31 de agosto de 2019].

Eu me sinto bem ao saber que a postagem que escrevi serve de esclarecimento aos irmãos e irmãs em Cristo. Obrigado por permitir que eu saiba.

Tudo ocorre com a permissão de Deus e é a Ele que eu rendo glórias por essa situação. Sem Ele nada somos. Glórias ao Senhor por tudo.

Abraço.

Unknown disse...

Muito esclarecedor abre a nossa visão e entendimento sem menosprezar e criar contendas visão espiritual 🙏🙏🙏🙏😇😇😇😇

Eliseu Antonio Gomes disse...

Caro internauta de 05/09/19.

A intenção ao manter este blog em atividade é, com o auxílio do Senhor, buscar e compartilhar conhecimento. Se este post é visto desta maneira, então, ficamos felizes, pois é sinal que estamos alcançando o objetivo.

Visite o blog em outras postagens. É bem-vindo.

Abraço.

Unknown disse...

DEUS seja louvado em sua vida meu amado irmão, que ele venha abrir seu entendimento, cada vez mas em nome de JESUS CRISTO NOSSO SENHOR AMÉM!

Eliseu Antonio Gomes disse...

Unknown | 27 de agosto de 2021 19h59.

Amém, assim seja. Que o nosso Deus queira proporcionar isso não só a mim, a você também.