.____________________________________________

Este site tem a finalidade de, com toda a simplicidade das pombas, prudentemente, mostrar o que o crente em Jesus espera. Reflexão. Informação. Opinião. Troca de ideias. Blog idealizado por Eliseu Antonio Gomes. Criado em 12 de junho de 2007.

Research | Pesquisar artigos de Belverede

segunda-feira, 6 de fevereiro de 2012

Efésios 5.4: o que significa torpeza no idioma grego

Adultério: torpeza moral.


"Nem torpezas, nem parvoíces, nem chocarrices, que não convêm; mas antes, ações de graças" - Efésios 5.4.

No dicionário Michaellis, o verbete torpeza é definido assim: tor.pe.za sf (torpe+eza) 1 Qualidade de torpe. 2 Procedimento indigno ou ignóbil. 3 Desonestidade, desvergonha, impudicícia. 4 Brutalidade, selvageria. 5 Torpidade, torpitude.

No idioma português, tendemos a pensar que seja apenas a falta de vergonha, o torpe seria o sujeito que não se ruboriza com nada e causa rubor em quem convive com ele.

Torpeza, em grego é aischrotes, da raiz aischros. Significa vergonha, vil, infâmia, obscenidade, corrupção, baixeza. E muito mais do que as inconveniências das piadinhas sujas e palavreados de baixo calão. Vai um pouco além da explicação que os dicionários em português nos dão.

Segundo a definição bíblica, ser uma pessoa torpe é falar e agir no papel do vilão. É ser aquela pessoa que  "joga sujo", falta com o decoro, desrespeita regras, comete ações vergonhosas, aceita a corrupção e é corruptor. Ser desonesto, amoral, desleal, traidor de confiança, com vista a ter algum privilégio pessoal contra quem age honestamente. O torpe não é amigo de ninguém.

Isto posto, fica o seguinte conselho bíblico: fuja da aparência do mal (1 Tessalonicenses 5.22).

A definição do termo grego para parvoíce

E.A.G.

8 comentários:

Katia Santos disse...

Muito completo o estudo das palavras. Interessante ver junto a o contexto da palavra ...amei

Eliseu Antonio Gomes disse...

Olá, Kátia.

Obrigado por manifestar sua opinião. Tudo que faço tem como objetivo a glória de Deus e a edificação dos irmãos e irmãs em Cristo. Para mim, como blogueiro, é importante saber como as publicações chegam aos leitores, porque a intenção é proporcioar a edificação espiritual.

Abraço.

Ana Idonete Rios disse...

Parabéns muito importante essas informações.

Leandro Mariano da Cruz disse...

Muito bem explicado! Graça e paz vos seja multiplicado!

Eliseu Antonio Gomes disse...

Olá, Ana.

Saiba que fico contente em perceber o seu amor pela Palavra de Deus e notar a sua busca por mais conhecimento sobre ela. Todos que assim fazem são abençoados pelo Pai celeste.

Agradeço por manifestar sua opinião a respeito do tema desta publicação.

Abraço.

Eliseu Antonio Gomes disse...

Leandro.

Ore por este Blogueiro. Ao criar o blog Belverede, a intenção que havia no meu coração era buscar conhecimento bíblico e compartilhá-lo. Que o Senhor preserve este desejo, mantenha acesa a chama da comunicação virtual, conceda renovada a luz da inspiração para criar novas pautas que encontrem a necessidade dos internautas.

Abraço.

Unknown disse...

Que Cristo Jesus derrame a cada dia de sabedoria e conhecimento em seu amor sobre sua vida irmão 🙌

Eliseu Antonio Gomes disse...

Prezado (a) Internauta (Unknown).

Para tudo o que acontece em nossas vidas existe um propósito muito bem definido por Deus. Ele quer nos usar como fontes de bênçãos, entregar suas bênçãos para nós mesmos, e nos fazer propagadores de bênçãos que serão perfeitamente úteis para outras pessoas. Então, que seja assim conforme você digitou, em nome de Jesus Cristo para a glória de Deus.

Que a cada dia haja em nós mais sabedoria, maior conhecimento e melhores atitudes para expressar o amor do Senhor com a exatidão do seu significado, sempre que houver oportunidade.

Que também existam sabedoria, conhecimento e amor em todas as pessoas que visitaram e leram, visitam e leem, e, visitarão e lerão os artigos que eu publiquei no blog Belverede. E que através das mensagens aqui publicadas, todos possam interagir e expandir as informações expostas, objetivando espalhar edificação espiritual para muitos.

Abraço.

Voltar ao início da página


Blog Belverede 12 anos de atividades - https://belverede.blogspot.com.br

Lições Bíblicas 2019

Tabernáculo: Símbolo da Obra Redentora de Cristo


EBD - Escola Bíblica Dominical.

13 Lições comentadas por Elienai Cabral (CPAD)

Entre 7 de Abril e 30 de Junho, as igrejas evangélicas que usam o currículo pedagógico da Casa Publicadora das Assembleias de Deus (CPAD) estarão lecionando as treze matérias da revista Lições Bíblicas, cujo comentarista é Elienai Cabral e o tema é O Tabernáculo: Símbolos da Obra Redentora de Cristo.

A vontade deste Blogueiro é trazer aos Leitores de Belverede postagens relativas aos assuntos abordados pelo articulista da CPAD. Se assim Deus permitir, é o que farei, pois é perceptível que o subsídio é algo de extremo interesse do povo cristão. Certa vez, um irmão moçambicano declarou ter enorme expectativa por esta espécie de postagem.

Abaixo, os nomes de 13 lições. As lições marcadas em negrito e sublinhadas possuem hiperligação, ao clicar sobre elas você será encaminhado para outro espaço deste blog, abrirá para você a página da postagem correspondente.

A nossa oração é para que cada publicação seja de bom proveito espiritual a todos, lembrando que cada uma delas não substituem o conteúdo criado pelo Pastor Elienai Cabral.

Não existe interesse comercial nesta iniciativa. Peço sua gentileza, divulgue estas matérias, tanto presencialmente quanto em suas redes sociais.

Sumário

Lição 7
O Lugar Santo

Lição 8
O Lugar Santíssimo

Lição 9
A Arca da Aliança

Lição 10
O Sistema de Sacrifícios

Lição 11
O Sacerdócio de Cristo e o Levítico

Lição 12
A Nuvem de Glória

Lição 13
O Sacerdócio Celestial

Introdução aos livros da Bíblia Sagrada.
Objetivo ainda em fase de conclusão.

Antigo Testamento
GênesisÊxodoLevíticosNúmerosDeuteronômioJosuéJuízesRute1 Samuel • 2 Samuel • 1 Reis • 2 Reis • 1 Crônicas • 2 Crônicas • Esdras • Neemias Ester • Jó • Salmos Provérbios • Eclesiastes • Cantares • Isaías • JeremiasLamentações • Ezequiel • Daniel • Oseias • JoelAmósObadiasJonas • Miqueias • NaumHabacuqueSofonias Ageu ZacariasMalaquias