Pesquise sua procura

Arquivo | 14 anos de postagens

domingo, 5 de fevereiro de 2012

EBD 2012 - Tudo posso naquele que me fortalece

Proposta de subsídio para a lição nº 7 da lição publicada na revista Lições Bíblicas, 1º Trimestre de 2012, cujo título é Tudo Posso Naquele que me Fortalece, com comentários de José Gonçalves, a ser lecionada em 12 de Fevereiro de 2012.

"Não digo isto como por necessidade, porque já aprendi a contentar-me com o que tenho.Não digo isto como por necessidade, porque já aprendi a contentar-me com o que tenho.Sei estar abatido, e sei também ter abundância; em toda a maneira, e em todas as coisas estou instruído, tanto a ter fartura, como a ter fome; tanto a ter abundância, como a padecer necessidade. Posso todasas coisas naquele que me fortalece" - Filipenses 4.11-13.

Algumas pessoas afirmam, categoricamente, que os discípulos que andaram com Jesus Cristo não foram ricos. E eu me pergunto qual seria a fonte para eles terem a certeza de que nenhum deles o foram. Não temos base bíblica nenhuma para afirmar que sim ou não.

Podemos ter a certeza que todos foram ricos da graça de Deus, cheios do Espírito, mas não há informação bíblica sobre o conceito da riqueza, ou pobreza, desse mundo.

Não defendo a Teologia da Prosperidade. Mas a prosperidade bíblica sim. Precisamos nos ater ao que está escrito nas Escrituras Sagradas. E nas páginas do Novo Testamento, a respeito da vida financeira dos apóstolos, pouco sabemos deles após a subida de Jesus Cristo aos céus.

Temos alguma informação sobre João, Pedro e Tiago. Mas e os outros nove? Quem sabe do futuro de Mateus após a ascenção? E Matias (substituto de Judas Iscariotes), André, Tomé, Filipe, Bartolomeu, Simão Zelote, Lebeu (Tadeu), Tiago (filho de Alfeu)? O Espírito Santo não revelou para nós sobre eles... Aumentar ou diminuir informações das páginas bíblicas não nos convém e nem nos edifica

Não é uma boa escolha ir além do que está escrito.

Quem queira manipular textos bíblicos para defender a Teologia da Prosperidade, erra. E hoje em dia existe alguns manipuladores assim. Da mesma maneira, estão errando, aqueles que ensinam que só podem ser considerados espirituais, e abençoados, quem vive em pobreza

Não falsiquemos a Palavra de Deus, nem para um e nem para outro lado. Não nos corrompamos jamais, não nos deixemos levar pelos interesses e tendências de doutrinas denominacionais.

Todos sabemos que existe diferença em ser rico para com Deus e rico com às coisas do tempo presente. Os discípulos de Jesus andavam com Ele em simplicidade. Nós devemos ser iguais. Ser simples não conota riqueza e nem pobreza, é um traço de caráter e não de posição socioeconômica. Existe gente abastada simples e gente pobre cheia de orgulho.

É necessário resistir na fé até o final para ganhar a coroa da vida.  A graça divina vale muito mais que todos os valores da vida passageira aqui na Terra. Vivamos, com pouco ou muito dinheiro, sem esquecer que não somos desse mundo. Olhemos para o alto, colocando o Senhor acima de todas as coisas e pessoas. Pobre ou rico, o cristão deve ser alguém honrado, com as mãos na  labuta do dia-a-dia e o coração entregue nas mãos de Deus.

Confira todas as abordagens sobre as matérias da revista no blog Belverede: EBD 2012 primeiro trimestre: Verdadeira prosperidade - vida cristã abundante.

E.A.G.

Nenhum comentário: