Pesquise sua procura

Arquivo | 14 anos de postagens

terça-feira, 16 de março de 2010

POR QUE EXISTEM TANTAS RELIGIÕES? UMA RESPOSTA

Algumas pessoas observam a nossa sociedade brasileira, onde existe liberdade para cultuar, e reparam a quantidade de denominações evangélicas existentes. Elas não entendem isso, e se perguntam qual é a razão de haver tantas religiões. Para piorar a situação, algumas dessas instituições são portadoras de orgulho denominacional e ousam afirmar pertencerem a única religião certa.

Devemos respeitar a dúvida de quem se mostra oscilante diante de tantas placas denominacionais, precisamos ter disposição para orar por estas pessoas e procurar dissolver suas interrogações com as respostas necessárias, trazendo a explicação do que vem a ser a religião.

Na questão religiosa da vida das pessoas, existe o fator de nascimento geográfico, o meio influencia a fé das pessoas. Quem nasce em um país de predominância budista obviamente tenderá a ser budista.

É preciso dizer que as religiões são poucas, o que há aos montes são as facções.

Ao me deparar com essa situação, tive a capacidade de atinar que apesar das muitas ramificações dentro do cristianismo, com suas denominações distintas e seus sistemas de doutrinas diferentes entre si, entendi que isso não era motivo para abandonar minha fé em Jesus. O primordial para a nossa saúde espiritual é a posição firme a respeito do senhorio de Cristo. Entendi que para ser um bom cristão deveria buscar conhecer as Escrituras Sagradas e tê-las como regra de fé e conduta.

Apesar de termos o cristianismo como religião, sabemos que Jesus não se fez ser humano para fundar uma religião. Jesus se fez carne para fundar o reino de Deus entre nós. O termo religião é apenas uma palavra que significa religar-se. Jesus veio para que pudéssemos através dEle sermos religados ao Pai. A religação se dá somente por Jesus, não é através das diversas instituições fundadas por homens.
As leis que regem o nosso País obrigam aos que pregam o Evangelho fazendo reuniões em salões a ter CNPJ e estatuto. É por causa disso que o Brasil tem tantas placas denominacionais. A Assembleia de Deus é só uma entre tantas denominações evangélicas. Nenhuma denominação evangélica é a Igreja do Senhor. A placa denominacional não é o mais importante para os cristãos.

As religiões monoteístas são três: cristianismo, judaísmo e islamismo. Crêem em um único Deus, que é Jeová.

As outras religiões são politeístas, animistas e panteístas. Elas acreditam em vários deuses, adoram animais e ancestrais.

Do grupo monoteísta, dados de pesquisas apontam que o islamismo tem o maior número de adeptos e está crescendo mais que o cristianismo. Talvez, cresça mais porque tenha poucas divisões.

No islamismo, as facções mais conhecidas que encontramos são a xiita e sunita.

Sunita é uma das raízes da palavra árabe sunna, que quer dizer “tradição”, eles se constituem em mais de 80% dos muçulmanos, seguem a doutrina de Maomé por meio de seis livros compilados do Siha Satta.

Xiita significa “sectário”. A origem da dissidência aconteceu por meio de Ali, o primo e genro de Maomé. A maioria dos muçulmanos xiitas estão no Irã, onde o xiismo é a religião oficial. São conhecidos por darem maior importância à autoridade dos interpretes do sunna, que é o código de conduta do Alcorão. Dentro do xiismo existem inúmeras facções. As principais são as dos ismaelitas e zaiditas.
.
E.A.G.

Artigo escrito para este blog, parte dele é de autoria indeterminada.


[revisado em 27 de março de 2010]

2 comentários:

carloshenrique disse...

Olá, Eliseu, um bom artigo.
Você escreveu: "Do grupo politeísta, dados de pesquisas apontam que o islamismo".
Não seria "do grupo monoteísta"?
Portanto, só essa pequena correção já dará para entender bem melhor.
Agora, indo um pouco sobre o assunto, mas falando tão somente dentro do próprio Cristianismo, creio que grande parte do fato de haver diversas denominações cristãs é que cada grupo cristão entende muitas vezes de forma diferente.
Vamos a um exemplo: Um grupo cristão A crê que se deve adorar de tal forma, o grupo B crê que é de uma outra forma, o C que deve ser de uma forma diferente dos outros dois grupos, e assim sucessivamente, e com isto um grupo vai se diferenciando do outro.
E, além disso, as divergências doutrinárias entre as mais diversas denominações contribuem também para que haja no Cristianismo diversas denominações.
Agora, o que todos nós cristãos devemos fazer é justamente buscarmos vivermos em comunhão, pois um dia, independente de um ser quadrangular, outro assembleiano, outro batista, outro presbiteriano, outro anglicano, outro metodista, e assim por diante, todos nós um dia haveremos de habitarmos lá no céu.

Eliseu Antonio Gomes disse...

Olá, Carlos Henrique.

A sua participação foi providencial e a revisão está feita. O adjetivo está trocado.

Sobre o seu foco dentro do cristianismo, concordo contigo.

Alguns se acham mais espirituais por causa de usos e costumes, e outros porque possuem uma liturgia de culto européia.

Infelizmente estas coisas têm o poder de fazer com que os cristãos se afastem uns dos outros. Não deveria ser assim. Lamentável!

Abraço.