Pesquise sua procura

Arquivo | 14 anos de postagens

terça-feira, 16 de março de 2010

Sobre pastores e lobos no cristianismo do século 21

.

Jesus Cristo nos alertou: "Acautelai-vos, porém, dos falsos profetas, que vêm até vós vestidos como ovelhas, mas, interiormente, são lobos devoradores" - Mateus 7.15.

Como identificar um falso profeta, lobo devorador? Sabemos que eles existem. Lobos não poupam ovelhas, e eles estão em nossa volta bem disfarçados.

Para que a ovelha sobreviva, precisa discernir corretamente quem é ovelha e quem é lobo. Pensar que um lobo é pastor é perigoso. Mas confundir pastor com lobo leva a ovelha a correr perigo também!

Não podemos rotular os líderes evangélicos como pastores e lobos apenas por causa de sua denominação evangélica, seus dogmas, liturgias de cultos, usos e costumes. Temos que discernir e classificá-los pela Bíblia Sagrada.

Para saber quem é quem na Igreja do Senhor, é necessário ir mais além do que as impressões pessoais sobre as pessoas. Não basta ter a empatia, ou falta dela, para afirmar que determinado alguém é uma ovelha e outro alguém é um lobo.

Não basta pedir a sabedoria do céu para identificar quem realmente fala por Deus e quem fala por si mesmo. Através dos ensinamentos bíblicos podemos facilmente identificar quem é quem entre nós. O escape é ler e absorver a Palavra de Deus, buscar aprender nela. A leitura bíblica gera discernimento espiritual.

Conhecendo as Escrituras Sagradas, temos condição de analisar corretamente se a pregação e o estilo de vida do pregador condizem com a vontade de Deus, se o vento que assopra é doutrina bíblica ou o fétido hálito dos lobos devoradores.

O discernimento espiritual se consiste em comparar o proceder das pessoas com o conteúdo da Bíblia Sagrada, de maneira totalmente imparcial . Inclusive enquadrando a nós mesmos na crítica bíblica.

Definimos pastores e lobos comparando-os com a descrição do fruto do Espírito e as obras da carne (Gálatas 5.16-23; Colossenses 2.1-23; 3.1-6). Basta observar a vida deles, ver qual testemunho eles dão. Leiamos os trechos bíblicos, eles mostram perfeitamente que ovelhas produzem o fruto do Espírito e os lobos têm comportamentos meramente da natureza humana.

O líder que é um lobo faz da ovelha um negócio, quer devorar a ovelha para saciar suas necessidades supérfluas. Para ele importa crescer, mesmo que neste crescimento Cristo pareça estar diminuído.

A lista de compromissos da agenda pastoral dos lobos é pequena, enquanto a lista de compromisso pessoal é grande. Quer encontrá-los facilmente? Não os procure nos templos, será o último lugar que poderá achá-los.

É raro ver os lobos trabalhando em favor do Evangelho de Cristo, o comum é encontrá-los ocupados em atividades fora dos objetivos do ministério cristão, são vistos atarefados com as coisas desse presente século. São excelentes políticos eclesiásticos. Para eles, as placas denominacionais são mais importantes que o Evangelho de Cristo.

Lobos são contenciosos, ovelhas são pacificadoras. Longe de nós esteja a posição de semeadores de contendas. A classe dos bem-aventurados é composta apenas de pacificadores. Provérbios 6.19; Mateus 5.9.

A Igreja é Corpo de Cristo, a Noiva do Cordeiro, o Organismo Espiritual Invisível.

A Igreja do Senhor não é um templo construído com cimento e tijolos. Ela é composta de crentes salvos, gentes convertidas. Estes cristãos são o trigo, a luz, o sal da terra.

Negar a existência de salvos e convertidos é o mesmo que dizer que a morte de Cristo na cruz foi um fracasso. Jesus não fracassou. Assim sendo, mesmo que esteja fora do nosso conhecimento, precisamos aceitar a informação que ainda existem pastores apascentando as ovelhas corretamente e existem membros convertidos a Deus obedecendo e honrando a eles.

Sempre haverão ovelhas de Cristo, líderes e liderados se comportando de forma parecida com Abel, os apóstolos (que não venderam Jesus), Paulo e os crentes da Igreja de Filadelfia. Estas pessoas estão existindo porque Deus é misericordioso e o sangue de Jesus Cristo nos purifica de todo pecado.

Também temos que aceitar que a falta de amor, os lobos, os pecadores e despostas, que existiram no passado, continuarão existindo no presente e no futuro, até Jesus Cristo voltar. Eles são o joio. São gentes parecidas com Caim, Judas Iscariotes, Demas, os nicolaitas.

Então, sempre precisamos abrir os olhos com cuidado, fazer esforço para olhar o lado positivo da vida cristã, enxergar a operação de Deus entre nós!

"Aquele, pois, que cuida estar em pé, olhe não caia" - 1 Coríntios 10.12.

"Mas vós, amados, edificando-vos a vós mesmos sobre a vossa santíssima fé, orando no Espírito Santo, conservai-vos a vós mesmos no amor de Deus, esperando a misericórdia de nosso Senhor Jesus Cristo para a vida eterna. E apiedai-vos de alguns, usando de discernimento; e salvai alguns com temor, arrebatando-os do fogo, odiando até a túnica manchada da carne" - Judas 20-23.

E.A.G.

4 comentários:

Unknown disse...

estou muito triste por que essa semana fiquei sabendo que um pastor de uma grande igreja aqui da minha cidade foi afastado da liderança de sua igreja,
o motivo? orgia, swing e troca de casais.

lamentável.

Eliseu Antonio Gomes disse...

Kassio

Nas situações de acusações, é sempre importante tomar bastante cuidado ao falar. Nem todo acusado é culpado.

Deus te abençoe.

Abraço.

Anderson Oliveira disse...

Kassio. Não acredite em tudo que falam, mas mantenha seus olhos em Cristo.

Eliseu, parabéns pelo post. Seu blog é uma benção. Deus o abençoe.

www.conversadc.blogspot.com

P
a
z
.

Eliseu Antonio Gomes disse...

Anderson

Deus abençoe você.

É pela graça de Deus que estamos aqui.

Abraço.