Pesquise sua procura

Arquivo | 14 anos de postagens

segunda-feira, 15 de março de 2010

O BLOGUEIRO E O DIREITO AUTORAL

Saiu hoje na Folha de São Paulo, coluna Outro Canal, que a MTV notificou extrajudicialamente o Google, dono do site de vídeos YouTube, informando que quer receber pelo conteúdo de sua propriedade que está sendo veiculado. E enquanto não houver pagamento, o documento informa que deseja que todos os vídeos sejam retirados do site.

Dois artigos que valem a nossa atenção:

Direito autoral

Manual de sobrevivência na selva dos bits

Comunidades evangélicas, e sites de relacionamentos como o Orkut, e alguns blogs, ditos cristãos, estão oferecendo vídeos dos capítulos da minissérie A História de Ester, produção da Rede Record Televisão, para serem baixados nos computadores pessoais.

Três situações que merecem nossa reflexão.

• Primeira: gravar conteúdo restringido pelo direito autoral e lançar na Internet;

• Segunda: fazer o download aos nossos computadores do conteúdo restrito encontrado na Rede e transportá-los para outras mídias;

• Terceira: assistir e compartilhar o conteúdo.

Bem, confesso que não compro CDs e DVDs piratas. Também não considero correto trazer arquivos ao meu computador cujo dono use a lei do direito autoral e proíbe cópias. Mas, uma vez na Rede de Computadores, assisto esses conteúdos. E até tenho transportados coisas para este blog. Faço compartilhamentos online porque não encontrei definição se isto é legal ou ilegal. A colunista Andréa Michael (Folha) lembra aos leitores: "não há lei para regular a exibição de conteúdos na Internet".

A minissérie A História de Ester é ótima. Estou acompanhando na televisão, penso em comprar os DVDs originais quando estiverem à venda. Até o momento do que eu vi, posso dizer que o roteiro não contradiz em nada a narrativa bíblica.
.
Temos que pensar na situação da regularidade daquilo que fazemos. Publicar vídeos na Internet, sem a autorização de distribuição do autor e dono dos direitos da obra é uma prática ilegal? Muitas estão aí nos blogs e sites de relacionamentos... Ainda estou buscando uma opinião definida sobre compartilhamento de arquivos, tenho certeza que fazer o up load não é correto.
.
Não colocaria na Internet material cujo dono não fosse eu. Observação: quando abrimos o profile no YouTube, encontramos o seguinte:



E.A.G.

Nenhum comentário: