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quarta-feira, 7 de abril de 2010

A IGREJA EVANGÉLICA E AS OBRAS ASSISTENCIAIS - QUAL É O CONCEITO BÍBLICO NESTA QUESTÃO?

No Novo Testamento, está claro que a Igreja deve ajudar aos necessitados, porém, a missão principal da Igreja não é essa.
Existem muitos críticos sobre este assunto, gentes muito mal informadas e mal intencionadas. Afirmam que existe o dever da Igreja em prestar assistencialismo perante a sociedade. Tais críticos parecem não conhecer o papel da Igreja no mundo e também não conhecer a Bíblia tanto quanto deveriam.
A obra social deve ocorrer de acordo com os parâmetros bíblicos. Quais são estes parâmetros da Bíblia?
O apóstolo Paulo tratou sobre este assunto em 1ª Timóteo 5, é a questão da inscrição de viúvas. Ele esclarece quais daquelas mulheres poderiam ser favorecidas com ajuda humanitária, assistência social da Igreja, e quais não. E a situação daquela época serve de padrão para nós, hoje.
Eis os critérios que servem de padrões bíblicos:
1 – o pastor deve ajudar aos membros, o pastor não tem nenhuma obrigação de ajudar aos que estão no mundo sem servir a Deus (1ª Timóteo 5.3-4; 9-10);
2 - o pastor deve ajudar aos necessitados cristãos que não possuem em sua família quem possa fazer isso por eles (1ª Timóteo 5.16);
3 – o pastor não tem nenhuma obrigação de ajudar crentes rebelados, maldizentes, o pastor deve socorrer só aos crentes fiéis, aos tementes a Deus que dão bom testemunho dentro de seus lares e na sociedade (1ª Timóteo 5.9-10).

E.A.G.

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terça-feira, 6 de abril de 2010

A sociedade de ontem e de hoje e o cristão protestante do passado e do presente

Crente, evangélico ou protestante? Dependendo do contexto destas palavras, elas podem ter o mesmo sentido. E pode ser usada de maneira respeitosa ou pejorativamente.

É lógico que o termo crente é apenas um rótulo. Crente todo mundo é, o ser humano sempre crê em algo. Os ateus creem nas teorias de Charles Darwin. Os evangélicos creem nos Evangelho de Jesus.

No passado, a sociedade brasileira discriminava os cristãos evangélicos. Éramos chamados de seitas em um Brasil que é Estado laico. Éramos chamados de protestantes, por cristãos católicos fanáticos, como a afirmar a que a Igreja de Roma era verdadeira e o protestantismo o cristianismo falsificado. A mídia era porta-voz da sociedade preconceituosa e na televisão nos ridicularizava em programas humorísticos, novelas e telejornais com as suas notícias distorcidas.

Hoje em dia, a sociedade e a mídia mudaram. Já existem canais de televisões e rádios cujos donos são evangélicos. E parte desta mídia, cujos donos não são protestantes, convida cristãos evangélicos a participar de suas programações e pautas jornalísticas, e respeitam a nossa fé.

No passado éramos ridicularizados e hoje não mais. Então, diante disso é comum encontrar cristãos evangélicos a olharem para esta multiplicação de cristãos protestantes no Brasil e para a melhoria de tratamento que recebemos e desdenharem dessa mudança, como se ela fosse totalmente negativa.

Estes cristãos evangélicos são extremamente pessimistas, eles proferem comentários cheios de desdém: “Quando eu era garoto sentia discriminação e não me chamavam pelo nome na escola, me chamavam de crente. Não me convidavam para nada. O motivo do desprezo? Diziam: 'ele é crente', e para as meninas 'ela é crentinha' e se sucediam muitos constrangimentos”.

Os evangélicos pessimistas afirmam que ser crente hoje em dia virou moda. E até parece que lembram das perseguições e discriminações religiosas do passado como se fossem tempos bons. Fazem pouco caso de quem se converte e faz parte da mídia atual, criticam quem se apresenta como evangélico na televisão, esquecendo-se que o mais importante não é como nos intitulamos, mas se aceitamos a Jesus Cristo como nosso Senhor e Salvador pessoal.

Paulo plantou, Paulo regou, mas Deus deu o crescimento (1ª Corintios 3.6).

O fato de haver maior número de pessoas se dizendo crentes, evangélicas ou protestantes, não deveria ser motivo de críticas, pois é o resultado do evangelismo que os nossos antepassados de fé plantaram. É o tempo de regar e colher! O que devemos fazer diante deste cenário? Procurar manter a doutrina bíblica, continuar sendo o crente-evangélico-protestante que protesta contra todo pecado e manter a paz e a comunhão com todos os irmãos em Cristo.

E.A.G.

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segunda-feira, 5 de abril de 2010

AS CARACTERÍSTICAS QUE DIFERENCIAM O BOM EVANGELISMO E O BOM DISCIPULADO - PARTE 2

Ora, o homem natural não compreende as coisas do Espírito de Deus, porque lhe parecem loucura; e não pode entendê-las, porque elas se discernem espiritualmente. Mas o que é espiritual discerne bem tudo, e ele de ninguém é discernido. Porque, quem conheceu a mente do Senhor, para que possa instruí-lo? Mas nós temos a mente de Cristo” - 1ª Corintios 2.14-16 .

O apóstolo Paulo ensina sobre a capacidade de entendimento de cada alma antes e depois de aceitar a Jesus como Senhor e Salvador.

Quando o evangelista sai às ruas para evangelizar, trava relacionamento com as almas que ainda não são espirituais, então precisa ter esclarecido a condição da mente humana com quem se relaciona.

A alma que é alvo do evangelismo não têm a capacidade para discernir as coisas espirituais. Quem não experimentou o novo nascimento tem a mente natural, ainda não possui a capacidade de compreender as coisas do Espírito, porque não passou por nenhuma etapa da transformação mental, não têm a mente renovada em Cristo (Romanos 12.1-2).

Portanto, entendo que não é possível pregar o Evangelho tratando de assuntos bíblicos mais aprofundados com pessoas não convertidas. O alvo das mensagem mais profundas devem ser os convertidos e não quem estamos evangelizando.

Penso que existe diferença entre evangelizar e discipular. Apesar do termo “discipular” não ser verbo nos dicionários, acostumei a usar o termo no sentido de fazer discípulos.

Na rua, a mensagem pregada deve ser diferente da mensagem pregada nos púlpitos, pelo fato de serem almas com estados espirituais diferentes. A responsabilidade do evangelista é diferente da responsabilidade do pastor. Fazer evangelismo não é o mesmo que fazer discípulos (apascentar ovelhas), porque a alma que ainda não aceitou a Cristo não é uma ovelha, pois ela não passou pelo novo nascimento, não renasceu em Cristo.

E.A.G.

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