Research | Pesquisar artigos de Belverede

Select the language

segunda-feira, 5 de abril de 2010

AS CARACTERÍSTICAS QUE DIFERENCIAM O BOM EVANGELISMO E O BOM DISCIPULADO - PARTE 2

Ora, o homem natural não compreende as coisas do Espírito de Deus, porque lhe parecem loucura; e não pode entendê-las, porque elas se discernem espiritualmente. Mas o que é espiritual discerne bem tudo, e ele de ninguém é discernido. Porque, quem conheceu a mente do Senhor, para que possa instruí-lo? Mas nós temos a mente de Cristo” - 1ª Corintios 2.14-16 .

O apóstolo Paulo ensina sobre a capacidade de entendimento de cada alma antes e depois de aceitar a Jesus como Senhor e Salvador.

Quando o evangelista sai às ruas para evangelizar, trava relacionamento com as almas que ainda não são espirituais, então precisa ter esclarecido a condição da mente humana com quem se relaciona.

A alma que é alvo do evangelismo não têm a capacidade para discernir as coisas espirituais. Quem não experimentou o novo nascimento tem a mente natural, ainda não possui a capacidade de compreender as coisas do Espírito, porque não passou por nenhuma etapa da transformação mental, não têm a mente renovada em Cristo (Romanos 12.1-2).

Portanto, entendo que não é possível pregar o Evangelho tratando de assuntos bíblicos mais aprofundados com pessoas não convertidas. O alvo das mensagem mais profundas devem ser os convertidos e não quem estamos evangelizando.

Penso que existe diferença entre evangelizar e discipular. Apesar do termo “discipular” não ser verbo nos dicionários, acostumei a usar o termo no sentido de fazer discípulos.

Na rua, a mensagem pregada deve ser diferente da mensagem pregada nos púlpitos, pelo fato de serem almas com estados espirituais diferentes. A responsabilidade do evangelista é diferente da responsabilidade do pastor. Fazer evangelismo não é o mesmo que fazer discípulos (apascentar ovelhas), porque a alma que ainda não aceitou a Cristo não é uma ovelha, pois ela não passou pelo novo nascimento, não renasceu em Cristo.

E.A.G.

O artigo está liberado para uso, desde que sejam citados o nome do autor e o link (HTML) deste blog.

Nenhum comentário:

As 7 postagens mais acessadas na semana

As 7 postagens mais acessadas nos últimos 30 dias

As 7 postagens mais populares (geral - desde 12 de junho de 2007)

▲ Clique na imagem para retornar ao topo do blog.

Bola colorida na areia da praia. By Eliseu Antonio Gomes

Bola colorida na areia da praia. By Eliseu Antonio Gomes
Cidade Ocean - Praia Grande - São Paulo/SP - Brasil.