Pesquise sua procura

Arquivo | 14 anos de postagens

sábado, 16 de julho de 2022

A sutileza da imoralidade sexual

É público e notório que a família, indistintamente, passa por uma das piores crises, desde o seu estabelecimento por Deus no Éden. Ignorar esta realidade é dar de costas às evidências.´


Por todos os meios possíveis, as forças deletérias do mal têm combatido a instituição familiar, com a finalidade de prejudicar o plano divino para a humanidade, e estabelecer o caos moral, social e espiritual no mundo. Mas, nem tudo está perdido. Ainda há uma esperança, pois Deus não apenas instituiu a família nos primórdios da história da humanidade. Deus está empenhado na preservação e bem-estar da família e do lar, instituição mais antiga que o Estado e a própria Igreja.


I - A REVOLUÇÃO SEXUAL

1. Um novo paradigma para a sociedade.

Na segunda metade da década de 1960, teve início o movimento hippie nos Estados Unidos. Caracterizava-se pela sua oposição radical à militarização da sociedade e à Guerra do Vietnã. Seus adeptos apregoavam a não violência com o slogan "Faça amor e não a guerra". Rejeitavam os padrões de valores políticos, faziam oposição à sociedade industrial e aos valores tradicionais. Abusavam de drogas alucinógenas. Mantinham uma aparência não convencional, os rapazes usavam cabelos compridos e as garotas mantinham vestuário desleixados; apresentavam moral e costumes não conformistas. Valorizavam a vida em comunidade, e praticavam sexo pré-conjugal e extraconjugal sem compromisso sério com diversos parceiros de relacionamento. Dos Estados Unidos, o movimento hippie passou pela Europa e difundiu-se por muitos países do ocidente, influenciando a música, teatro e cinema. Perdeu força de influência nas décadas seguintes, mas alguns de seus ideias ainda vivem nos partidos ecologistas e nos movimentos da Nova Era. 

A Bíblia nos diz o que é a família e nos incentiva a estar em família [Salmos 127.3-5; 128.3-6; Provérbios 18.22]. Composta de um pai e uma mãe e os filhos do casal, particularmente, tem que ter a consciência de que Deus, não apenas criou a família no princípio. Cerca de 474 vezes a família é mencionada na Bíblia Sagrada, quase sempre relacionada com o chefe da mesma, por exemplo: a família de Rúben, a família de Elimeleque etc. Além destes destaques, em muitas outras ocasiões ocorrem referências à família designada por casa ou geração: a casa de José [Gênesis 50.8]; a geração de Terá [Gênesis 11.27].

Em termo de unidade, a família é o conjunto de todas as pessoas presentes, que vivem sob o mesmo teto, que vivem na intimidade do lar, que se comunicam, que se amam e se ajudam reciprocamente. A constituição da família deve ocorrer por sincero respeito ao que Deus instituiu, valendo como fruto da oração, da fé e de um sagrado propósito para com o Criador.

Os cristãos precisam estar sempre atentos ao fato de que Deus tem estabelecido o padrão bíblico da moralidade sexual cristã. É importante refletir acerca do padrão bíblico para o relacionamento íntimo, ter o máximo de cuidado para que a banalização sexual imposta pela sociedade não corrompa o sentido da moralidade segundo o que as Escrituras Sagradas ensinam. 

2. A quebra de um "tabu".

A sociedade atual enxerga a sexualidade de maneira controversa. Os valores bíblicos foram trocados por pensamentos humanistas com o objetivo de atender aos anseios libertinos de alguns setores que encaravam as ideias conservadoras como retrógradas. O resultado foi a inversão de valores e a deterioração da família, que é a base da sociedade. Com a justificativa de que era necessário haver uma quebra de "tabu", muitas práticas, antes vistas como imorais, foram sutilmente aceitas como normais.

Se não houvesse famílias tementes a Deus, a humanidade já não existiria, teria sido varrida da face da terra pelas desastrosas consequências da imoralidade. Deus proíbe todas as práticas sexuais pecaminosas, pois em decorrência dos desregramentos a atos imorais praticamos pelos seres humanos a humanidade contrai terríveis moléstias [Deuteronômio 23.17; 1 Coríntios 6.16; 1 Tessalonicenses 4.3]. 

II - AS PRINCIPAIS DISTORÇÕES DA SEXUALIDADE SADIA

1. A prática da fornicação.

No meio evangélico, a fornicação é entendida por alguns como a conjunção de corpos entre pessoas solteiras. Porém, segundo as Escrituras, a fornicação é a prática sexual tanto entre solteiros como entre casado e solteiro. É pecado [1 Coríntios 6.18; Gálatas 5.19; Apocalipse 21.8].

2. Adultério: Não é crime, mas é pecado.

O casamento é o meio divino de constituição de família e a base moral da geração humana, é a única instituição na terra que teve início antes da entrada do pecado no mundo; antes da raça humana ser envolvida pelos aspectos básicos da natureza decaída [Gálatas 2.18; 21-24; 1 João 2.16,17]. Nem sempre os aspectos relacionais da vida conjugal são fáceis, as circunstâncias em comum ao longo do tempo não fazem dos cônjuges amantes eternos, sempre agradáveis, um casal feliz. Cada um continuará sendo uma personalidade distinta, e as divergências podem aparecer muito antes do que o esperado. É preciso fazer ajustes entre ambos, para que não ocorram perplexidades indesejáveis e surpresas irreparáveis. 

Deus proíbe o relacionamento adúltero [Mateus 5.27; Marcos 10.19; Romanos 13.9]. Mediante o casamento, homem e mulher são dois que se tornam uma só pessoa. Cabe ao cristão proteger o seu matrimônio, que os maridos e as esposas sejam fiéis um ao outro e considerem o enlace nupcial uma união do mais alto valor por todo o tempo em que viverem. Alguns fatores que poderão conduzir o casal ao necessário ajustamento, para que não haja mácula no leito conjugal, são os seguintes:
• Honestidade. Induz a pessoa a reconhecer o seu erro e admitir a razão do [a] companheiro [a];
• Paciência. É uma fortaleza resistente à ofensa sem ofender;
• Sabedoria. Não irrita e indica o caminho para a solução do problema [Tiago 3.13-18];
• Desprendimento. Não espera apenas ser ajudado, mas procura ajudar sem interesse próprio [Filipenses 2.3,4].
O escritor Aos Hebreus, sob o tema geral de se manter o amor fraternal na igreja, no capítulo 13, trata de cinco atividades específicas às quais os crentes devem se empenhar: hospitalidade para com as pessoas de fora [13.2]; visitar os aprisionados [13.3a]; ministrar aos maltratados [13.3b]; honrar o casamento com a mais alta pureza [13.4]; e rejeitar uma vida impulsionada pela avareza [13.5]. A ordenança de Deus sobre o casamento é que ele seja estimado por todos, ainda que o papado romano não admita que clérigos se casem. Deus o instituiu para o homem no Éden, sabendo que não era boa a vida em solidão às pessoas espirituais.  

3. Homossexualidade. 

Os pesquisadores estão em consenso que o movimento homossexual tem seu ponto inicial ligado aos fatos ocorridos em 28 de junho de 1969 em Stonewall, Nova Iorque. Naquela data, a polícia fechou um bar gay e expulsou os clientes. O episódio aconteceu em um contexto de manifestações sociais que marcaram a década de sessenta nos Estados Unidos. Havia a mobilização organizada pelo direito civil dos negros, o protesto que pedia o fim da Guerra do Vietnã. Foi neste cenário que o movimento homossexual começou sua trajetória.

Segundo o verbete da Enciclopédia do Conhecimento Essencial [¹], página 194, "a atração sexual e emocional por alguém do mesmo sexo pode representar um traço genético, embora se acredite que os fatores sociais e de educação desempenhem também um papel importante. A homossexualidade não é uma perturbação médica ou psiquiátrica, mas ainda é vista por muitos como imoral ou anormal." [Reader's Digest Brasil Ltda, 1ª edição 1998].

Há na sociedade quem defenda a existência do determinismo biológico, isto é, entendem que assim como uma pessoa nasce com olhos verdes, outra pode nascer homossexual e nada se pode fazer quanto a essa realidade. Muitas pesquisas são realizadas para descobrir o "gene gay". Sobre o determinismo genético, o Dr. John S.H. Tay, geneticista com dois doutorados em genética, realizou um estudo ao longo da história e afirma que todas declarações afirmando que o "gene gay" existe são carentes de fundamentação científica. Segundo este geneticista, caso a homossexualidade fosse um fator genético, todos gêmeos idênticos seriam homossexuais, pois possuem a mesma constituição genética. Porém, há milhares de casos ao redor do mundo em que um irmão é heterossexual e o outro homossexual. [²].

III - O PADRÃO BÍBLICO PARA A SEXUALIDADE 

1. O sexo atende uma necessidade da criação.

As Escrituras deixam claro que o Criador deseja, e até ordena, que os casais tenham filhos [Gênesis 1.28]. Embora haja circunstâncias que impeçam a concepção, a Bíblia ordena a sermos fecundos e a nos multiplicar. Não geramos descendentes por acaso. Deus quer que através da nossa descendência continue havendo novos crentes e assim a mensagem da salvação seja transmitida para a geração seguinte.

O fruto do ventre vem de Deus [Gênesis 30.3; Deuteronômio 7.14]. Os filhos são uma bênção àqueles que possuem um compromisso de manter seu casamento por toda a vida, além de serem mensageiros para um mundo que necessita ouvir a respeito do amor e da salvação de Deus por meio de Cristo [Salmos 127.3-5]. 

2. O sexo como complementação e satisfação.

Tudo o que o Pai criou é bom e isto inclui a sexualidade. O sexo nunca foi, em si mesmo pecaminoso e Deus o estabeleceu para ser desfrutado dentro do matrimônio, antes que o pecado entrasse no mundo. Depois da Queda, o ser humano passou a deturpar esse impulso divino, apresentado os muitos comportamentos fora do padrão divino, que existem na atualidade.

À exceção do ser humano, para todos os viventes o sexo tem a finalidade exclusiva da procriação. Para o homem e a mulher casados, a finalidade do sexo pode ir além da procriação e constitui uma parte da vida e da expressão de amor do casal, mas não exclusivamente um meio de deleite e satisfação carnal. Deus não criou o sexo para fins de imoralidades, de ciúmes, intrigas, de enfermidades e deformação do próprio gênero humano, como se vê em nossos dias, em consequência do desregramento do sexo. 

3. O pastoreio cristão e a prática homossexual.

O desafio evangelístico da igreja é aprender a lidar com a homossexualidade. Deus ama todas as pessoas que estão no mundo e por este amor enviou o seu Filho para que todo aquele que nele crer não pereça, mas tenha a vida eterna [João 3.16]. A pessoa homossexual não é menos humana que outra, heterossexual. A situação de pessoas que se relacionam com outras do mesmo sexo não pode ser tratada de maneira homofóbica. 

O Espírito Santo vive na Igreja, atua no ministério, que é o veículo direto para a edificação dos crentes em Cristo. O Espírito contribui para o aperfeiçoamento dos santos; é o instrumento de Deus para que o mundo creia; é usado para pôr as coisas em ondem. Os cristãos têm na Bíblia sua regra de fé e comportamento, através da leitura bíblica compreendem que a homossexualidade com um comportamento adquirido e não como uma causa biológica. E por amar a Deus, não participa e nem consente com nenhuma prática de ódio.

CONCLUSÃO

Deus espera que cada cristão transforme o conhecimento bíblico, em bênçãos de grande alcance para a vida de muitas almas. Nesta hora de crise, que o Espírito Santo acompanhe cada cristão e lhe dê inteligência para assimilar o propósito de Deus com a família e o lar cristão. 


1 - Enciclopédia do Conhecimento Essencial. 1ª impressão 1998, página 194. Cidade Nova. Rio de Janeiro - RJ.
2 - Eros; the myth of ancient geek sexuality. Bruce S. Thornton. Westview Press, 1997. Boulder, Colorado, EUA [via Os Ataques contra a Igreja de Cristo. José Gonçalves, 2022, CPAD].
_______
Compilação
Bíblia da Família. Tamboré. Barueri - SP. Impressão 2008. [Sociedade Bíblica do Brasil - SBB].
Bíblia de Estudo Almeida - edição ampliada. Edição 2022. Barueri - SP. Impressão 2008. [Sociedade Bíblica do Brasil - SBB].
Bíblia de Estudo Matthew  Henry. 1ª Edição 2014. Taquara. Rio de Janeiro-RJ [Central Gospel].
Bíblia de Estudo NVT. 1ª edição [capa dura] março de 2022. Vila Santa Maria. São Paulo - SP [Editora Mundo Cristão].
Bíblia de Estudo John Wesley. Edição 2020. Tamboré. Barueri - SP [Sociedade Bíblica do Brasil - SBB].
Bíblia de Estudo Preparando Casais para a Vida. 1ª edição 2013. Taquara. Rio de Janeiro-RJ [Central Gospel].
Bíblia de Estudos e Sermões de Charles Haddon Surgeon. 2021. Bacarechi. Curitiba - PR [Publicações Pão Diário].
Bíblia de Estudo NAA. Edição 2020. Tamboré. Barueri - SP. Impressão 2008. [Sociedade Bíblica do Brasil - SBB].
Bíblia Visual com Infográficos. 1ª Edição 2017. Tamboré. Barueri - SP. Impressão 2008. [Sociedade Bíblica do Brasil - SBB].
Lições Bíblicas. Os ataques Contra a Igreja de Cristo - As sutilezas de Satanás Contra a Igreja de Cristo. José Gonçalves. 3º trimestre de 2022. Bangu. Rio de Janeiro - RJ [Casa Publicadora das Assembleias de Deus - CPAD].
O Obreiro e a Convicção do seu Ministério. Felizardo Batista da Silva Filho. 4ª edição 2015. São Paulo  [Alfa e Ômega Editora].
Os ataques Contra a Igreja de Cristo - As sutilezas de Satanás Contra a Igreja de Cristo. José Gonçalves. 1ª edição 2022. Bangu. Rio de Janeiro - RJ [Casa Publicadora das Assembleias de Deus - CPAD].

Nenhum comentário: