Pesquise sua procura

Arquivo | 14 anos de postagens

quarta-feira, 20 de julho de 2022

Doze estratégias eficazes para vencer o estresse


A medicina descreve o estresse como um estado físico e psicológico provocado por agressões que excitam e perturbam emocionalmente a pessoa, afetando o organismo drasticamente, arrastando-a a um nível de tensão e desequilíbrio, em consequência do aumento da secreção de adrenalina. O estresse é consequência da vida em constante movimento, problemas profissionais, pessoais e familiares. Surge muitas vezes causado por situações inevitáveis. Em casos assim, o importante é fazer esforço para manter a calma, evitando complicações de saúde e tomadas de decisões que depois causarão remorso.

Algumas sugestões para combater o estresse:


1. Respire fundo. Agir impulsionado por fortes emoções sempre causa arrependimentos, porque cometemos atos sem pensar. Quando os problemas aparecem, e o indivíduo acredita que não consegue enfrentar a situação como deveria, é importante manter a serenidade. 

Ao respirarmos profundamente, o organismo relaxa, libera substâncias calmantes no cérebro e no corpo, que alteram a temperatura corporal e a pressão arterial, a musculação fica menos tensa, a frequência cardíaca volta ao ritmo normal, e somos tomados por uma sensação interna de paz. Isto ocorre porque a respiração tem relação íntima com nosso estado emocional.


2. Trabalhe nas tarefas domésticas. Muitas pessoas poderão discordar dessa estratégia, mas de fato é uma boa atitude fazer com que os pensamentos sensatos voltem às posições que jamais deveriam ter saído, ocupando-se em tarefas úteis dentro do nosso lar. Cuidar da gaveta esquecida, trocar a pintura das paredes, desfazer-se das roupas que não servem mais, consertar a torneira que está pingando, lubrificar o ferrolho de uma porta que está rangendo, ajuda você a descansar a mente para refletir melhor sobre as decisões que deverá realizar.


3. Seja uma pessoa carinhosa.
 Esbanje carinho, principalmente dentro do seu lar. Não economize expressões de afeto. O carinho é uma atitude meiga, doce. Beije a esposa, abrace os irmãos e filhos e diga-lhes o quanto são importantes para você. Transmitir o amor liberta o coração de sentimentos negativos e consequências indesejáveis. Ter o costume de revelar os bons sentimentos desfaz o risco de ser mal interpretado quanto ao amor que você tem. Fazer essas coisas afasta o estresse. Abaixo de Deus, a nossa casa é o nosso porto seguro.


4. Evite ficar só.
Não fique em lugares fechados e sozinho. Esteja em companhia de pessoas que gostam e querem o seu bem-estar. Sofrer injustiças e passar por decepções causam estresse e ficar isolado não o ajuda a superar os momentos ruins. Vá à igreja, socialize-se.


5. Case. Muitos acreditam que a maior parte do estresse tem origem no matrimônio, quando duas pessoas tornam-se uma só carne. A verdade é que problemas existirão em todas as fases da vida, solteiros e casados têm momentos problemáticos. O importante é deixar o orgulho de lado e enfrentar os problemas de frente. Duas cabeças juntas pensando em soluções é melhor do que uma. 

A famosa música dos Beatles 'All You Need Is Love' afirma que tudo o que você precisa é o amor. Muitas músicas, poesias, filmes e novelas possuem mensagens que enaltecem o processo de se apaixonar, mas quase sempre se esquecem ao que vem depois que a paixão acaba. Felizmente, existe a possibilidade de construir uma relação que dure. Receber as dicas bíblicas, contidas na Carta do Apóstolo Paulo aos Coríntios, capítulo 13, ajuda a evitar as armadilhas que surgem para atrapalhar os relacionamentos de longo prazo e manter a convivência conjugal saudável e feliz. Outras passagens da Bíblia Sagrada ensinam a adotar hábitos que sustentam a reciprocidade do amor duradouro na vida conjugal, e como você pode cultivá-los para o benefício do relacionamento de casal. Consulte: 1 Coríntios 11.3; Efésios 5.21 a 26; e 5.28,29,33; 1 Pedro 3.7; 1 Timóteo 5.8. Provérbios 31.

Naturalmente, todos nós que vivemos em relacionamentos amorosos gostaríamos de "viver felizes para sempre". E podemos. Apesar das civilizações ocidentais impelirem as pessoas a um estilo de vida que leva ao esgotamento físico e mental, não é utopia esperar que o amor dure. A felicidade do nosso relacionamento está mais sob nosso controle do que imaginamos. Basta ao marido e a esposa permanecerem atentos para manter organizadas as prioridades da vida a dois, e seguirem juntos as instruções da Bíblia, cumprindo corretamente os seus papéis no que compete ao laço matrimonial. 


6. Converse. Dialogar é uma saída para vencer o estresse. Procure familiares, o pastor na igreja, aceite conselhos. Como fórmula antiestresse, busque vizinhos e pessoas conhecidas para conversar assuntos que não estão relacionados ao seu problema. Conte piadas, ouça piadas, e divirta-se com eles. Nunca diga detalhes dos problemas que enfrenta para quem não tem possibilidade ou vontade de ajudá-lo a resolver.


7. Tenha bom senso durante crises familiares.
Todos os núcleos familiares carregam cargas de problemas. É uma ilusão pensar que exista alguma família que viva o tempo todo feliz. É necessário cultivar a disposição de manter a calma durante os momentos delicados, para resolver o conflito dentro do ambiente de casa. Ter o controle emocional, ouvir o que o outro quer dizer, respeitar a opinião diferente, e dar bons exemplos de vida nos ajudam a vencer embaraços e a solidificar a união familiar. 


8. Vá passear. Eventualmente, é indispensável sair com a intenção de divertir-se em locais que não costuma frequentar. É necessário escolher lugares diferentes dos habituais, simples e calmos, na companhia de pessoas amigas. Em tempo: momentos prazerosos sim, mas ajuizadamente.


9. Divirta-se com as crianças. Outra maneira de enfrentar o estresse é reservar periodicamente parte do tempo para interagir com os pequeninos. Inserir atividades interativas ao cotidiano traz uma série de melhorias ao cérebro. Brinque com os filhos. São muitas brincadeiras que podem ser aproveitadas.



10. Pratique atividade física. O cérebro precisa de distração. O exercício corporal é um excelente antídoto para superar o esgotamento emocional, ajuda na prevenção e combate do estresse. Escolha um exercício e se empenhe no dia a dia ou semanalmente. Pense em praticar musculação, ou natação, ciclismo, caminhada e corrida, ou outros esportes.  

Usar o tempo com hobbies é uma alternativa aos que não têm vigor necessário aos exercícios físicos ou preferem coisas mais amenas para passar o tempo. Neste caso, para aliviar o estresse, a prática de hobby na modalidade intelectual é um meio de afastar pensamentos carregados de apreensões e inquietudes. Estudar um novo idioma, aprender a tocar um instrumento, colecionar objetos, fotografar e reunir fotografias etc.


11. Cultive a felicidade.
Seja seletivo ao manter seu círculo de pessoas mais próximas. Estar ao lado de quem o faz bem, é uma situação capaz de fazer sentir-se tranquilo. Ter por perto alguém com quem possa compartilhar segredos é muito bom; existir uma companhia com quem possa atravessar os bons e maus momentos, é um poderoso suporte na vida. Assim como espera auxílio, seja também alguém sempre disposto a auxiliar.

Mente sã, corpo saudável, escreveu, repleto de razão, um determinado poeta romano. O equilíbrio entre a mente e o corpo nos leva à qualidade de vida melhor. Previna-se. Fatores psicológicos causam o início ou o agravamento de vários distúrbios físicos e as doenças orgânicas são capazes de afetar a maneira de raciocinar e o estado de ânimo.


12. Intimidade conjugal. 
Valorize os bons momentos Valorizar está relacionado a emoções positivas, trata-se de ser um apoiador entusiasmado das iniciativas do cônjuge. Apreciar o parceiro ao longo do tempo tem a ver com prestar atenção às suas boas qualidades, aos bons momentos vividos juntos, vai além de uma experiência inicial, é relembrar o passado e ao mesmo tempo planejar para o futuro experiências prazerosas. É decidir ser fiel em todo tempo. Ao agir assim, promove-se o bem-estar relacional, cria-se o estado de satisfação permanente no que tange às relações interpessoais entre o casal.

Muitas pessoas não percebem que é tarefa difícil manter dois relacionamentos amorosos ao mesmo tempo. Aquilo que parece ser privilégio, conduz ao caos em vários sentidos, ao invés de trazer contentamento gera mais estresse, extingue toda a alegria pois o indivíduo que assim procede demonstra ingratidão e egocentrismo. Para evitar tensões emocionais piores, convém recusar romances aventureiros. 

Artigo escrito por Vanessa Iva, publicado originalmente na página 'www.mmo.co.mz/formas-eficazes-de-lidar-stress/'. Postado com adaptação em 22 de julho de 2006 no blog Belverede. Nesta data, está novamente publicado, a republicação contém atualização de fotos e texto expandido..

Nenhum comentário: