Pesquise sua procura

Arquivo | 14 anos de postagens

sexta-feira, 15 de julho de 2022

Quatro dicas para manter saudável as finanças pessoais em tempo de inflação dos preços

Sem dúvida, a inflação é o assunto número um ao redor do mundo, não apenas nos noticiários que abordam pautas econômicas. A subida do valor de produtos e serviços determina o comprometimento relativo do valor do dinheiro ao longo do tempo e é mais frequentemente cotado numa base anual. É, em última análise, a inflação que determina a quantidade de dinheiro que permanece nas nossas carteiras. Isto não significa, no entanto, que estejamos indefesos contra a inflação elevada. Veja algumas instruções práticas que economistas compartilham sobre como manter as finanças pessoais controladas em um momento em que mercadorias e serviços aumentam de valor constantemente.

 
1. Compare os preços de tarifas de bancos
 
A Internet permite que você verifique facilmente as condições de créditos, depósitos ou fundos de investimento. Basta reservar um momento para descobrir qual a instituição bancária oferece o melhor negócio. Não é em todos os casos que vale a pena ficar em um banco do qual já é cliente há muito tempo. O desapego é importante, especialmente se você planeja obter um empréstimo de baixo custo para indivíduos ou empresas. A comparação de produtos financeiros permitirá que você classifique a melhor oferta de taxa de juros e também as condições e possibilidades que os candidatos são obrigados a oferecer. Como você verá, a economia pode ser surpreendentemente grande.

2. Faça um orçamento familiar 

Planeje seu orçamento doméstico cuidadosamente. Recolha recibos de loja e faturas de prestações de serviços. Anote detalhadamente todas as despesas e verifique quanto sobra no final do mês. Há software especializado capaz de ajudar a fazer os cálculos, mas é possível criar uma planilha usando uma simples caderneta. Elabore seu orçamento não só para o próximo mês, faça um planejamento anual. Claro, se você for uma pessoa casada, não se esqueça de além de registrar suas rendas e gastos, incluir também as receitas e despesas de seu cônjuge. Também, deixe espaço para despesas inesperadas. Afinal, você precisa ter algum dinheiro reservado para o caso de sua máquina de lavar roupa apresentar defeito, por exemplo. Considera-se que a garantia para os imprevistas precisa ser pelo menos três vezes ao costume da despesa mensal.

3. Pense em pedir um aumento salarial 

O aumento excessivo de preços enfraquece o poder aquisitivo dos salários. Embora pedir um aumento não seja fácil, vale a pena se esforçar e exigir um salário maior. Afinal, não só a inflação aumentou, mas você também desenvolveu suas habilidades profissionais ao longo do último ano. Ao falar sobre o aumento, prepare-se com antecedência. Tome nota de todas as suas realizações no trabalho para que tenha argumentos com os quais convença o seu chefe. 

4. Corte alguns gastos fixos e supérfluos

O aumento dos preços da gasolina também pode levá-lo a mudar o meio de locomoção que está habituado. Use menos o seu automóvel. Trocar o veículo particular por carros de empresas de aplicativos, como Uber ou 99, taxi ou transporte público, pode ser compensador. Ao usá-los, em muitos casos, também estará livre do custo com local de estacionamento e pedágios.

Analise se você realmente precisa ter mais do que uma tela disponível para assistir os programas na plataforma Netflix. Mudar o plano de cinco telas abertas para duas ou apenas uma reduz o preço da assinatura. 

Você pode alterar sua assinatura de telefone celular para uma operadora mais barata. Também, é possível trocar a conta bancária para uma com taxas de cartão mais baixas, ou, simplesmente, mudar o status da conta, reduzindo assim as diversas cobranças de serviços - que geralmente nem são usados.

Conclusão

É possível poupar muito ao fazer uso de uma planilha de despesas. Vale a pena lutar contra a inflação, porque não é assim tão complicado - afinal você estará cuidando do seu dinheiro, que é sempre mais difícil ganhá-lo do que vê-lo sumir. E se você não tiver o sucesso esperado na primeira tentativa, pelo menos você será mais capaz de controlar o balanço de suas despesas e persistir no combate à inflação que envolve sua vida.

Artigo baseado em 'Jak Utrzymac Finanse Osobiste w Dobrej Kondycji ze Wzrostem Inflacji' com utilização de 'deepl.com/pt-BR/translator', 'reverso.net/tradução-texto' e 'translate.google.com.br/'.

Nenhum comentário: