Pesquise sua procura

Arquivo | 14 anos de postagens

quarta-feira, 6 de abril de 2022

Abigail - pacificadora, viúva de Nabal e esposa de Davi

Abigail era uma mulher impressionante, incrivelmente inteligente, possuía discrição e beleza, sempre se comportava de modo agradável, nunca indelicada. Casou-se com Nabal - nome que soava parecido com a palavra "tolo" e este é significado do nome. Apesar de ser muito rico, seu esposo era um indivíduo mau caráter, grosso, vulgar, insolente, insensato.


Sua história ocorre cerca de 1005 a.C. , está relatada no livro 1 Samuel, capítulo 25. 

Nabal teve muita sorte muita ao casar-se com Abigail. Ele foi um idiota casado com uma mulher inteligente, não poderia encontrar uma esposa melhor. Mas Abigail, não poderia ter encontrado homem pior.  

Nabal era uma pessoa que só pensava nas coisas mínimas; homem glutão e beberrão, acostumado a se acalmar com comida agradável e vinho. Era uma pessoa com tendência a reclamar de tudo. Completamente sem noção frequentemente insultava a todos. 

Porém, certo dia ele insulta a pessoa errada: Davi, desprezando o acordo de paz que havia entre ambos. Insulta sem motivo algum o servo fiel de Jeová a quem Samuel, o profeta, tinha ungido ao trono de Israel, revelando que era a pessoa escolhida de Deus para substituir o rei Saul. Nessa época Davi lutava para sobreviver, fugia do ciumento Saul. 

Davi e seus homens caçavam para comer e enfrentavam diversas dificuldades. Como dava muito trabalho alimentar todos os homens no ermo, resolve enviar dez mensageiros a Nabal com um pedido de ajuda. Eles dizem a Nabal: “Paz para você, paz para a sua casa e paz para tudo o que é seu!" 

Davi escolhe o momento certo, a época de colheita e fartura para fazer seu pedido. Era festa da tosquia de ovelhas, quando era comum os mais prósperos aos fazer banquetes demonstrar generosidade aos aos pobres ou necessitados. Com humildade, refere-se a si mesmo como "teu filho Davi". Usa as palavras certas, esperava que Nabal mostrasse gratidão pela maneira como havia protegido seus rebanhos no deserto. Mas Nabal em vez de oferecer provisões ao seu exército, naquela oportunidade mostra mais uma vez a sua tolice ao responder com muita grosseria. Trata a Davi como um ser insignificante: "Quem é Davi? E quem é o filho de Jessé? Muitos são, hoje em dia, os servos que fogem do seu senhor. Vocês acham que eu vou pegar o meu pão, a minha água e a carne dos animais que abati para os meus tosquiadores e dar a homens que eu não sei de onde vêm?" 

Ao ser insultado Davi fica enfurecido, ordena aos seus homens: "Cingi-vos cada um da sua espada!”. Davi jura que até o amanhecer eliminará todos os homens da casa de Nabal. Armados, Davi e quatrocentos de seus homens que se sentem humilhados dispõem-se a tomar os bens de Nabal e sua vida.  

Percebendo o perigo, um dos servos de Abigail vem diretamente falar com ela. Ao saber dos acontecimentos, acostumada a gastar muita energia para manter a paz, Abigail pensa, quer agir rápido. Nabal havia agido iniquamente contra um servo ungido de Deus. A ação dele está prestes a resultar na morte de muitos membros inocentes de sua casa. Ela tem pressa para encontrar uma solução ao problema, precisa impedir a iminente catástrofe. Se não fizer nada, será conivente com a ação de seu esposo e se tornará culpada tanto quanto ele.
 
Fica claro que Abigail sabe bem o que tem à sua disposição e é uma excelente dona de casa. Visa reparar as consequências do péssimo comportamento do marido e prepara um presente generoso para Davi e seus homens, como uma forma de pedir desculpas. Inclui duzentos pães, dois odres cheios de vinho, cinco ovelhas assadas, uns duzentos quilos de grãos de trigos torrados, cem cachos de passas e duzentas pastas de figos secos e faz com que tudo seja posto em jumentos. Sem perder tempo, ela ordena aos seus servos irem na frente levando as provisões para Davi. Ela os segue sozinha, atrás. Não conta o que faz ao marido. Deixar de contar na altura daqueles fatos não é sinal que Abigail tornava-se avessa à autoridade que Nabal tinha sobre ela e seu lar.

Não demora para Abigail se encontrar com Davi vindo em sua direção. Ao vê-lo, apressa-se em descer do jumento e imediatamente se curva diante dele suplicando por misericórdia em favor de seu marido e os homens de sua casa. Assume a responsabilidade de tudo o que havia acontecido e pede perdão a Davi. Ela sabe usar palavras gentis, sábias e tocantes, faz isso com a intenção de comovê-lo e fazê-lo mudar de ideia sobre o ataque vingativo. 

Tamanha coragem não fica sem recompensa. Davi fica impressionado ao ver aquela atitude, louva a Deus por ter enviado Abigail para encontrá-lo, aceita seus presentes, reconhece sua sensatez, agradece a ela por ter impedido de entrar em uma guerra que traria o sentimento de culpa pelo sangue derramado. Ele desiste da desforra. E diz a ela: “Sobe em paz para a tua casa”, e humildemente acrescenta: “Escutei a tua voz.” — 1 Samuel. 25.32-35. 

Lembre-se: Devemos colocar a submissão ao Senhor Deus acima de tudo. 

Após ser bem-sucedida em seu objetivo de pacificação, ela retorna para casa. Sabe que seu marido é um adulto com o temperamento de uma criança de dois anos de idade, sabe que precisa ter coragem para contar para seu esposo sobre os presentes que deu a Davi para aplacar sua sede de vingança. Porém, Nabal está totalmente embriagado e, sabiamente, resolve não contar nada a ele naquele momento, decide falar ao amanhecer do dia seguinte. 

E pela manhã o encontra Nabal em melhor situação, capaz de entender o que ela tem para dizer. Abigail dirige-se a ele e conta tudo. Talvez esperasse uma reação explosiva e muito violenta. Nabal fica imóvel, os olhos crescem mais com cada palavra. Sua boca se abre, mas não há palavras, só grunhidos e gemidos. Permanece imóvel como pedra. De repente, ele cai como se tivesse sido transformado em pedra. Dez dias depois, falece. Sua morte não foi consequente de um mero problema de saúde, mas sim porque o próprio Deus havia entrado com providência (1 Samuel 25.38). Com isso, o casamento de Abigail que parecia um pesadelo, chega ao fim. Em seu coração ela deve ter experimentado ao mesmo tempo o sentimento de alívio e alguma tristeza por sua morte.

Quando Davi sabe da morte de Nabal, envia seus mensageiros a Abigail com uma proposta de casamento. Abigail aceita o pedido. E acompanhada de cinco empregadas parte em companhia dos mensageiros de Davi e casa-se com ele.

Abigail foi um exemplo de esposa muita sábia e sensata.  

Nenhum comentário: