Pesquise sua procura

Arquivo | 14 anos de postagens

quarta-feira, 5 de janeiro de 2022

Informações básicas sobre a Bíblia de Estudo NAA - Nova Almeida Atualizada

A Bíblia de Estudo NAA tem como origem a ESV Study Bible, da Crossway, fruto do trabalho de mais de 100 especialistas, incluindo acadêmicos e pastores. Fornece informações devocionais e teológicas apuradas destinadas a ajudar o leitor a obter uma melhor compreensão e contexto do texto bíblico e edificação espiritual. Sem dúvida, é um excelente conteúdo para estudantes, novos convertidos, professores de escola bíblica, seminários teológicos, preletores, isto é, para todos que buscam crescer na graça e conhecimento da vontade de Deus, pois foi preparada para uso de toda pessoa que tem o propósito de estudar as Escrituras Sagradas seriamente.

A Bíblia de Estudo NAA se destaca por possuir uma amplitude de estudos aprofundados sobre as Escrituras Sagradas. Pode ser considerada obra imprescindível para leigos e especialistas e também para todos aqueles que a cada dia desejam conhecer mais e mais a Palavra de Deus, aos que querem mergulhar em suas gradações históricas e sociais da maneira mais categorizada possível, sem desconsiderar a precisão científica e o rigor técnico. 

Existem mais de 44 mil notas de rodapé elaboradas exclusivamente para esta obra, criadas especialmente à compreensão do significado do texto. Assim, é capaz de responder questões frequentemente levantadas, fornecer antecedentes teológicos, históricos e arqueológicos. Os comentários são uma rica fonte de coleta de informações, apontamentos harmonizados com o texto bíblico.

Os comentários da Bíblia de Estudo NAA são um tesouro inestimável, abrangem aproximadamente dois milhões de vocábulos do texto bíblico, incontáveis palavras transliteradas do hebraico, aramaico ou grego, dão farto material de referência com o objetivo de ajudar o leitor a compreender as Escrituras de uma forma aprofundada. As ilustrações presentes ao longo das notas de estudo ajudam a visualizar elementos  como estruturas de casas, templos, objetos e outros detalhes culturais.  

A Bíblia de Estudo NAA tem outros recursos adicionais como extensas introduções para cada livro e seção de livros (Pentateuco, Livros Históricos, Livros Proféticos, Evangelhos e Cartas). Foca a autoria e data da escrita dos 66 livros, cenário histórico, assuntos principais, características literárias, esboços detalhados. Há resumos de como cada texto bíblico se encaixa na história global da salvação e um número extenso de tabelas contendo temas-chave e abordagens de personagens nas próprias notas de estudo, objetivando contextualizar e sistematizar informações ao leitor.

Possui  mais de duzentos mapas coloridos, criados com o objetivo de mostrar o cenário do livro em leitura. Imagens de satélites, tecnologia digital e técnicas cartográficas. Os mapas são impressos em duas cores, ajudando a fazer com que os acontecimentos, as pessoas e lugares ganhem vida. Outra característica é a inclusão de artigos úteis sobre tópicos tais como A Arqueologia Bíblica; A Confiabilidade dos Manuscritos Bíblicos; Doutrina Bíblica; Lendo a Bíblia para Aplicação Pessoal e muitos mais. Também, estão disponibilizados os auxílios Concordância, que facilita a localização de versículos e trechos bíblicos; Plano de Leitura Anual da Bíblia; referências bíblicas cruzadas, para incentivar o leitor das Escrituras Sagradas a encontrar o sentido do texto através da explicação das próprias Escrituras Sagradas.

Além de tudo isso, embora seja de conhecimento de quase todos, é importante não esquecer de dizer que a Bíblia de Estudo NAA carrega a tradução Nova Almeida Atualizada, projeto de aperfeiçoamento da Sociedade Bíblica do Brasil para a Almeida Revista e Atualizada, encampado por eminentes biblistas e vernaculistas brasileiros, e representantes de igrejas brasileiras, com vista a entregar às novas gerações um texto clássico em roupagem moderna, sem deixar de ser fiel aos textos originais das Escrituras Sagradas. 


Nenhum comentário: