Pesquise sua procura

Arquivo | 14 anos de postagens

quarta-feira, 5 de janeiro de 2022

Salmos-37.5 - Devoção integral e confiança continua

No princípio, Deus criou um mundo lindo cheio de animais, plantas, insetos, aves, os mares e mais (Gênesis 1.16,27; 2.7). Porém, guardou sua melhor criação para o final. No último dia da criação, Deus fez algo único: o ser humano. Ele desejou que essas primeiras pessoas fossem como Ele, e os criou à sua própria imagem (Gênesis 1.26). Ele criou Adão primeiro e soprou seu fôlego de vida nele. E então, como não queria que Adão estivesse só, criou Eva. Deus desejou ter um relacionamento íntimo com Adão e Eva. É por isso que os criou à sua própria imagem. Eles eram diferentes de tudo o que o Senhor havia criado. Diferentemente dos animais, eles podiam raciocinar, sentir emoções, conversar com Deus e adorá-lo. O Criador planejou que essas duas pessoas enchessem a terra com mais pessoas que o amariam e falariam com Ele. O detalhe é que Deus não precisava de pessoas, mas Ele nos criou para que houvesse um relacionamento conosco. Assim, fomos criados para adorá-lo e estar perto dEle.

São tolas as pessoas que atribuem tudo ao acaso e acreditam ser os senhores do próprio destino. Todos os que acham que controlam sua vida têm de aceitar a realidade que as doenças graves ou as tragédias provam que essa é uma crença errada. Ambas alteram radicalmente o curso que traçamos para nós.

A Bíblia afirma que Deus se agrada em dar aquilo que o nosso coração deseja, e que não nos dará o que não estiver de acordo com a sua vontade (Salmos 37.5; Tiago 4.3). Não convém tentar viver à procura de satisfazer deleites individualistas. Se estamos em comunhão com o Senhor, então Ele mesmo coloca em nosso coração desejos bons e proveitosos para nós e nossos semelhantes e se alegra em fazer com que eles se tornem realidade. Se caminhamos com Cristo, certamente existem sonhos em nosso coração que estão em sintonia com a vontade de Deus e serão realizados para o nosso bem-estar e bem estar do nosso próximo. 

Adorar ao Senhor é uma experiência de tempo integral. Estejamos sempre prontos para reconhecer que Deus tem as soluções de todas as necessidades essenciais à manutenção da nossa vida. É comum cometer o erro de acordar sem lembrar que continuamos vivos porque o Criador conservou a nossa vida; esquecer que continuamos a respirar porque Ele mantém nossos pulmões em funcionamento, disponibiliza ambientes contendo o ar cheio de oxigênio puro. Com pouco ou muito alimento na dispensa e sobre a mesa, temos o necessário para continuarmos nossa jornada diária. Com aplicações financeiras rentáveis ou sem se quer ter a capacidade de chegar ao fim do mês com algum dinheiro guardado, a mão poderosa do Senhor não deixa de proteger quem o ama e caminha de acordo com a Sua vontade.

Muitas pessoas oram ao Senhor e interpretam a resposta "não" como falta de amor, acreditam que Deus tem o dever de nos dar tudo o que queremos. Muitas vezes agimos como crianças, tentando convencê-lo a nos dar tudo o que queremos e no momento que consideramos o mais adequado e, ao não receber o que pedimos, ficamos desapontados. Deus sabe o que é melhor para a nossa vida e precisamos confiar nEle em todas as circunstâncias. Se a resposta é "não", é melhor aceitar, pois a vontade de Deus é sempre perfeita e agradável. 

Quando a resposta da oração não acontece de acordo com a nossa expectativa, não vacilemos em nosso relacionamento com o Senhor. A fé inconstante faz com que uma pessoa adore ao Senhor durante o culto de domingo mas no dia seguinte viva como se a presença de Jesus Cristo fosse uma intromissão. No domingo, dentro das quatro paredes do templo, o crente vacilante declara amor a Deus e no restante da semana falha em demonstrar através de atitudes cristãs o amor ao Criador e aos semelhantes.

No livro de Salmos vemos com clareza como é o caminho daqueles que valorizam a amizade com Deus, independente de qual seja a resposta da oração, e daqueles que desprezam o Senhor, comportando-se fora dos padrões da fé cristã. Os bons vivem corretamente, são sinceros e verdadeiros (15.2), emprestam aos pobres sempre que necessário, não cobram juros e nem aceitam suborno (15.5), compartilham generosamente as bênçãos que recebem (37.21), falam com sabedoria (37.30), realizam a vontade de Deus com satisfação (37.31). Enquanto que todos aqueles que desprezam a amizade de Deus hostilizam os pobres através da indiferença ou agressões verbais ou físicas (10.2), recusam-se a viver de acordo com a vontade de Deus e sempre o desprezam (37.14), planejam maneiras de prejudicar o próximo (37.12,32), pegam emprestado e não pagam (37.21).

25.550. Este é o número de dias de alguém que chega aos 70 anos. Se viveremos mais ou menos, que seja aproveitando bem o tempo, mantendo o coração completamente aberto diante de Deus, e confiantes ao apresentar a Ele nossos anseios e nossa gratidão (Hebreus 4.16). A revelação do segredo que leva ao conhecimento necessário para viver como amigos de Deus não está escondida e inacessível, basta relacionar-se com o futuro considerando que o Criador de todas as coisas já está lá e sempre disposto a fazer o que for preciso em nosso favor, pronto para proporcionar a nós os dias de amanhã melhores do que o dia de hoje. 

Sejamos sempre gratos a Deus. Obrigado Senhor, por responder com respostas "sim" e "não" e nos perdoar pelos momentos de ingratidão.

Consultas:
Bíblia de Estudo Esperança, edição 2013, página 522, São Paulo - SP (Edições Vida Nova).
Bíblia em Ação de Estudo, edição 2019, página 5, Santo André - SP (Geográfica Editora). 
Bíblia Visual com Infográficos, edição 2017, página 529, Barueri - SP (Sociedade Bíblica do Brasil - SBB).
Pão Diário. Janeiro a dezembro 2008. Artigo: Confiança. Ana Cláudia Gusso. 3 de julho. São Paulo - SP. (Rádio Transmundial).

Nenhum comentário: