Pesquise sua procura

Arquivo | 14 anos de postagens

terça-feira, 4 de janeiro de 2022

A regeneração do apóstolo Paulo

Como é possível explicar a conversão ao cristianismo de um perseguidor de cristãos? Essa mudança radical só pode ser compreendida pela ação sobrenatural do Espírito de Deus, pois com a luz de Sua Palavra, o Senhor remove toda a cegueira espiritual que em trevas encobre o entendimento do ser humano. E até aqueles que têm os corações mais duros , quando ouvem a voz de Deus, se derretem como cera diante do fogo. Portanto, uma experiência sobrenatural com Deus é tão marcante quanto o ferro em brasa, aquecido na fornalha, quando encosta no corpo.

O inexplicável amor de Deus, muito além da compreensão humana, é capaz de mudar a mente, o coração, os pensamentos, a alma e o espírito do homem. De fato, uma coisa é ouvir falar de um milagre, um arrebatamento ou a manifestação poderosa de Deus, outra coisa é ser testemunha  e ter a convicção do agir sobrenatural do Senhor. Foi isso que aconteceu com Saulo, pois ele experimentou um contato com o Senhor. No caminho de Damasco, Jesus se apresentou a ele e lhe deu uma pequena amostra do Seu grande poder. Saulo, que depois de sua conversão passou a ser chamado de Paulo, viu o Senhor Jesus. 

A certeza que essa conversão lhe deu ninguém poderia colocar em dúvida. Inclusive quando lançaram dúvidas sobre o seu ministério apostólico, ele disse: "Não sou eu apóstolo? Não sou livre? Não vi eu a Jesus Cristo, Senhor nosso?" (1 Coríntios 9.1) A sua fé o impulsionou de tal forma, que deixou tudo para trás. Abandonou o judaísmo e, por amor a Cristo, desprezou tudo que antes tinha, conforme ele mesmo escreveu aos filipenses: "Mas o que para mim era ganho reputei-o perda por Cristo. E, na verdade, tenho também por perda todas as coisas, pela excelência do conhecimento de Cristo Jesus, meu Senhor; pelo qual sofri a perda de todas essas coisas e as considero como esterco, para que possa guanhar a Cristo e seja achado nele, não tendo a minha justiça que vem a lei, mas a que vem pela fé em Cristo, a saber, a justiça que vem de Deus, pela fé, para conhecê-lo, e a virtude da sua ressurreição, e a comunicação de suas aflições, sendo feito conforme a sua morte, para ver se, de alguma maneira, eu possa chegar à ressurreição dos mortos" (Filipenses 3.7-11).

Essa transformação que ocorreu em sua vida aconteceu em decorrência do processo de regeneração, sem o qual não é possível alcançar a salvação. À vista disso, quando Jesus recebeu a visita de Nicodemos e foi reconhecido como mestre divino, disse ao fariseu: "Na verdade, na verdade te digo que aquele que não nascer de novo não pode ver o Reino de Deus" (João 3.3). Nicodemos que era mestre em Israel, sem entender o real significado  de nascer de novo, muito humilde, perguntou ao grande mestre: "Como pode um homem nascer, sendo velho? Porventura pode tornar a entrar no ventre de sua mãe e nascer?" (João 3.4). A resposta de Jesus demonstrou que as coisas espirituais são difíceis de serem explicadas aos homens que vivem e pensam de maneira natural: "Na verdade, na verdade te digo que aquele que não nascer da água e do Espírito não pode entrar no Reino de Deus. O que é nascido da carne é carne, e o que é nascido do Espírito  é espírito. Não te maravilhes de te ter dito: Necessário vos é nascer de novo. O vento assopra onde quer, e ouves a sua voz, mas não sabes donde vem, nem para onde vai; assim é todo aquele que é nascido do Espírito" (João 3.5-7).

O que Deus faz só pode ser entendido por pessoas espirituais. O homem natural pasma diante da sabedoria de Deus, a exemplo de Nicodemos perante Jesus, quando perguntou: "Como pode ser isso?

É sabido que a ciência pode explicar a maioria dos fenômenos do universo, mas ao se deparar com as obras de Deus, fica impossibilitada de propor qualquer esclarecimento. Com efeito, a sabedoria humana não pode compreender o Espírito de Deus, porque as coisas espirituais são compreensíveis apenas pela sabedoria de Deus, como está escrito: "Todavia, falamos sabedoria entre os perfeitos; não, porém, a sabedoria deste mundo, nem dos príncipes deste mundo, que se aniquilam; mas falamos a sabedoria de Deus, oculta em mistério, a qual Deus ordenou antes dos séculos para nossa glória; a qual nenhum dos príncipes deste mundo conheceu; porque, se a conhecessem, nunca crucificariam ao Senhor da glória" (1 Coríntios 2.6-8).

No caso de Paulo, a mudança radical no seu entendimento sobre Jesus Cristo é inexplicável sob o ponto de vista humano. Mas por outro prisma é explicável porque para Deus tudo é possível. Paulo foi transformado pela ação do Espírito Santo em sua vida e experimentou um novo nascimento. Ele de tornou uma nova criatura e tudo passou a ser novo em sua vida, conforme ele mesmo escreveu: "Assim que, se alguém está em Cristo, nova criatura é: as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo" (2 Coríntios 5.17).

E.A.G.

_______

Citações bíblicas extraídas da tradução Almeida Revista e Corrigida - Sociedade Bíblica do Brasil (SBB).

Artigo escrito por Aristeu Alves, pastor na Assembleia de Deus de Munhoz Jr, EM Osasco (SP). Publicado original no jornal Mensageiro da Paz, ano 91, número 1632, circulação em maio de 2021, página 22.

Nenhum comentário: