Pesquise sua procura

Arquivo | 14 anos de postagens

quinta-feira, 29 de novembro de 2018

O medo que apaga o brilho de personalidades da televisão brasileira

Uma boa parte das inúmeras pessoas que fazem televisão, aberta e por assinatura, quando comentam sobre os internautas que compõem as mídias sociais, opinam de maneira negativa, como se todo usuário da esfera virtual fosse gente idiota que só transmite opiniões desprovidas de inteligência e capacidade de fazer análises equilibradas.

Tal comportamento, ao mesmo tempo que entristece, irrita. Esta crítica é generalizante e tosca. É simplória e digna de pena.

É coisa comum de gente que usa o faro, encontra o cheiro ruim sem lembrar que existe o aroma das flores, das frutas, do tempero culinário.

É comportamento atrelado ao indivíduo acostumado com a visão embaçada e é incapaz de apreciar o calor da luz trazida pelo sol nascente, não admira a diversidade das cores nas florestas, em matas e jardins. reação daqueles que preferem envolver-se na fumaça misturada ao barulho desconexo da poluição sonora, ao invés de apreciar os tons naturais e instrumentais, o sonido organizado da música, que em sete notas bem posicionadas representam a vida saudável, é capaz de animar a alma triste vibrando o martelo, a bigorna e o estribo de nossos ouvidos.

Menos generalização e mais especificação, distinção, particularização. Por quê? Porque generalizar é apenas a força do hábito de quem não tem comprometimento com fatos, segue a vida posicionando-se abaixo da linha da mediocridade.

Enquanto há vida há esperança. Rejeitamos a escuridão porque amamos a luminosidade; indicamos o falso porque sabemos o que é verdadeiro; não queremos o medo porque apreciamos a utilidade da coragem.

Respire mais pausadamente. Pense mais. Ouça mais. Veja mais. Fale mais, não se cale.

Mostre-se ser alguém intelectualmente privilegiado. Presenteie-se com o privilégio de voltar atrás naquilo que falou, entendendo que mudar também significa evolução. Ou vá além e reforce tudo com argumentos bem pensados, porque todos têm liberdade de expressão. Porém, jamais seja monossilábico na temporada da comunicação com excelência, nunca seja generalizante porque viver é o eterno diálogo composto de boa explicação.

E.A.G.

Nenhum comentário: