Pesquise sua procura

Arquivo | 14 anos de postagens

quarta-feira, 28 de novembro de 2018

O assustador indulto natalino de Michel Temer e as deliberações dos ministros do STF sobre isso


No passado, para muitos o mês de dezembro era tempo de colocar uma árvore de pinheiro no canto predileto da sala de estar, espalhar luzes coloridas piscantes em seus galhos e uma estrela no topo, e depois esperar o dia 25 para realizar a dinâmica das trocas de presentes.

Acontece com todos, a infância vai embora e leva em sua bagagem a inocência junto com a capacidade de alterar em nossos pensamentos aspectos viscerais em sonhos lúdicos. E assim continuamos a viver, seguimos adiante acumulando na memória momentos de susto e temor, sobressaltos que agitam a cefaleia e causam males piores.

Para muitas pessoas, com certeza saber sobre a intenção do presidente Michel Temer de assinar o decreto presidencial para soltar políticos e empresários, corruptos e corruptores, perdoar com uma só "canetada" 80% do número de criminosos que foram alcançados pela Operação Lava Jato, foi mesmo momento de susto acompanhado de temor e enorme sentimento de indignação. Pense nestas solturas sem esquecer o custo alto de dinheiro público usado pela Polícia Federal, Ministério Público e audiências de magistrados. Coisa inédita na história do Brasil! Caso aconteçam as solturas, o dinheiro arrecadado do trabalhador, volume de impostos dos mais altos do planeta, será jogado fora como se fosse lixo fétido. O ciclo prende e solta não é barato!

E a pergunta torturante martela com força dentro de nós: Por que não pensar em trabalhar para endurecer leis contra os bandidos ao invés de afrouxá-las? E cogitamos:
• O senso crítico não usa mais o peso da moralidade. Se a ação é interpretada como constitucional, a moral vai para a lata do lixo. A corrupção é sinônimo de crueldade, mesmo nas vezes que é glamorizada. Então, que vítimas da corrupção morram amordaçadas na fogueira, observados por gente culta e sorridente degustando o mais antigo Henri Jayer Richebourg Grand Cru em taças de cristais. Sim, é bem assim o estilo de vida dos corruptos, mas figurativamente.
• A vergonha está diluída em gotas de nitrato de potássio e armazenado para temperar os pratos de Ceia Natalina de nosso Vito Corleone brasileiro;
• A ética é perfume barato, misturada com água suja, está aspergida no colarinho do nosso Elliot Ness tupiniquim, que passou a usar uma rodela vermelha tapando o seu nariz.
Vamos relembrar e refletir um pouco? Dom Corleone saiu da imaginação de Mario Puzo, do livro migrou para a encarnação de Marlon Brando, que sob direção de Francis Ford Coppola foi às telonas de cinema. E muita gente ao redor do mundo pagou para assistir a máfia glamorizada. E Elliot Ness era gente como a gente, teve carne e ossos, não era personagem da ficção, em sua profissão de policial a serviço do Tesouro Americano mostrou coragem para investigar e prender o mafioso Al Capone e outros facínoras da vida real. A saga do herói de verdade virou seriado de televisão e filme de cinema, com sucesso considerável nos dois meios de comunicação.

É... O indulto de Natal brasileiro parece coisa de ficção. Quem sabe essa história também se transforme em um bom roteiro cinematográfico e compremos bilhete e pipocas e vejamos essa vergonha nacional transmitida via tecnologia 3D? Tudo isso parece ideia saída da cabeça de roteiristas de cinema, que só sabem criar roteiros contendo situações longe da realidade.

Com o devido respeito ao poder judiciário, instalado no Supremo Tribunal Federal, para mim é complicado entender como agem os neurônios de algumas cabeças pensantes.

Como apoiar a redação do decreto presidencial de Michel Temer, que deseja abrir a porta de cadeias para pessoas que realizaram tráfico de influência, peculato, objetivando apenas o enriquecimento próprio sem se incomodarem com o fato de lesar o sistema financeiro brasileiro? Como aceitar perdoar aqueles que comprovadamente agiram como bandos inescrupulosos, e de maneira sistemática e endêmica, meteram a mão em cofres alheios, em detrimento de tantos que passam fome, sofrem com falta de remédios, morrem sem ter dinheiro para enterro digno?

Não quero crer que o benefício presidencial de Natal seja defendido pelo fato de haver envolvimentos de bandidos colecionadores de ternos Armani, usuários de óculos Dior, calçados da Harris ou Colzoleria Leopardi, ostentarem relógio e caneta da Mont Blanc. Por locomoverem-se em automóveis de luxo, helicópteros, jatos bimotores, residirem em apartamentos e casas de padrões hiper luxuosos. É provável que essas coisas sejam a parte visível da acumulação de muitos bens que são frutos de roubalheira assassina. Não do suor de trabalho honesto.

Que haja ponderação das autoridades que amam suas mães e seus filhos. Que mãe teria prazer ao tomar consciência que o filho coloca nas ruas indivíduos assassinos? Que filho sente orgulho do pai que demonstra ser amigo de gente com caráter apodrecido? A corrupção é nefasta e precisa ser controlada. Ela é mais letal que uma bomba atômica e artefato de gás sarin lançados juntos. O resultado negativo da corrupção está na precária Saúde Pública, no descontrole da Segurança, na vergonhosa estrutura da Educação, nas estradas federais, estaduais e municipais cheias de crateras. Tudo isso mal administrado resulta em óbitos.

Como será que o Indulto de Natal de 2018 será contado aos nossos filhos, netos e bisnetos? Quem será descrito como mocinho, quais serão mostrados como mafiosos e quais e quantos serão listados como vítimas? Com certeza, tudo será relatado como fato, quando desejamos que essa realidade de final de ano não passasse de boato, de outra fake news. E toda esta hediondez não será apresentada somente em páginas de livros didáticos, estarão em arquivos das mídias de áudio e vídeo que agora usamos e outras tecnologias mais modernas e precisas que em um futuro breve existirão por todo lado, embutidos em software de smartphones ainda mais modernos e outras miudezas reluzentes que ainda não são comercializadas ou nem foram inventadas.

Ainda estou impressionado com a intenção de Michel Temer. Meus tataranetos um dia saberão que essa persona existiu...

E.A.G.

Nenhum comentário: