Pesquise sua procura

Arquivo | 14 anos de postagens

sábado, 28 de abril de 2018

Lições de superação: Nick Vujicic e Kanae-Miyahara


Nicholas James Vujicic, conhecido como Nick Vuijicic, é o filho mais velho de um casal de imigrantes sérvios, da Iugoslávia, que se estabeleceram na Austrália. Nasceu em Melbourne, em 4 de dezembro de 1982.

Nick Vuijicic veio a este mundo vitimado por uma doença congênita rara, caracterizada por uma falha embrionária que causa deformação física e  leva a maioria dos portadores à morte pouco depois do nascimento. A síndrome chama-se Tetra-amelia, conhecida também como focomelia. Os bebês afetados por este mal, durante todo o desenvolvimento na fase da produção intra-uterina, têm seus membros superiores e inferiores formados de maneira inadequada. Esta condição fez com que faltassem a Nick pernas e braços normais. Ele possui dois pés pequenos, um dos quais com dois dedos. Exceto pela deficiência física, Vujicic é uma pessoa que goza de saúde.

Nick é apontado como um dos sete indivíduos sobreviventes do planeta que vivem com a síndrome. Originalmente, os dedos de Nick eram fundidos, uma operação foi realizada para separá-los, para que pudesse usá-los para agarrar objetos, virar uma página e executar outras funções. Após a intervenção cirúrgica, é possível a ele manusear o copo de água e bebê-la, barbear-se, pentear o cabelo e escovar os dentes, operar uma cadeira de rodas elétrica, escrever, usar um computador, atender ao telefone celular. 

De acordo com sua autobiografia, após sua mãe dar-lhe à luz, recusou-se a vê-lo ou abraçá-lo enquanto a enfermeira o segurava na frente dela. Declarou em palestra que sua mãe, por estar em choque emocional, não conseguia tê-lo nos braços e nem amamenta-lo. Mas ela e o marido acabaram aceitando a condição do filho e consideraram que seu estado físico era o plano de Deus para sua vida.

Depois que sua mãe lhe mostrou um artigo de jornal sobre um homem que sofria de uma deficiência grave aos dezessete anos, ele começou a dar palestras em seu grupo de oração.

Devido ao problema de saúde, Vujicic cresceu afligido por dificuldades e privações. Ainda menino, foi proibido de frequentar uma escola regular por causa de sua deficiência física. Durante a sua escolaridade, as leis foram mudadas e Vujicic foi um dos primeiros estudantes deficientes físicos a ser integrado numa escola regular.

Apesar de se ver intimidado por sua realidade, sofrer bullying e depressão e ter pensado em suicidar-se aos oito anos de idade, pedir a Deus que fizesse seus braços e pernas crescerem, afirma que o período da sua infância foi surpreendentemente normal, e prosperou em sua juventude e adolescência. Aos dez tentou se afogar e desistiu por causa do amor de seus pais, não quis provocar neles o sofrimento causado pela atitude de dar cabo da própria vida.


Aos nove anos de idade, residia em Malbourne, com seus pais, um irmão e uma irmã. Era depressivo, achava que nada de bom poderia acontecer a sua vida, via pessoas com braços e pernas e perguntava a razão de não ter esses membros. Pensava que nunca seria feliz e que sua vida jamais teria um propósito além da dor e da humilhação. Acreditava que nunca teria um emprego e que seria um peso financeiro para seus pais. Tinha a certeza que jamais iria se casar e que nunca estaria pronto para segurar os filhos quando eles chorassem.

Os pais de Nick também oravam pedindo a Deus braços e pernas para ele, porém, conscientes que se não fossem atendidos acreditavam que havia um bom propósito de Deus para aquela situação. E lhe disseram: "confie em Deus, faça o seu melhor; aceite o que não pode mudar e tente mudar aquilo que você pode". Então, Nick se deu conta que suas realizações poderiam ser inspiradoras para muitas pessoas e começou a agradecer por estar vivo.

A grande mudança ocorreu quando sua mãe lhe mostrou um artigo de jornal sobre um homem lidando com uma grave deficiência.  Isso o levou a perceber que ele não era o único que lidava com grandes problemas, que mesmo que não recebesse um milagre poderia ser um milagre para a vida de outras pessoas.

Aos 15 anos de idade, começou a sua jornada de fé, acreditando em Deus e numa vida de orações, sem ter nenhuma ideia de qual plano Deus tinha para sua vida, cujo objetivo principal era que ajudasse outras pessoas. Quando leu o Salmo 139 entendeu que foi feito pelo Criador de maneira maravilhosamente assombrosa. Entendeu que havia uma Força Maior, que na verdade não precisava de braços e pernas, e sim, de Deus! Compreendeu que não precisava de dinheiro, o que realmente precisava era da paz de Deus. Entendeu que todo o dinheiro, todo o sexo, todas as coisas desse mundo se comparadas com a paz de Deus são apenas lixo.

Aos dezessete anos, demonstrou haver superado sua deficiência ao realizar palestras em seu grupo de oração. Depois do período de ensino regular, Vujicic frequentou a faculdade. Graduou-se na Griffith University aos 21 anos, obteve o grau de bacharel em Comércio, com dupla especialização em contabilidade e planejamento financeiro.

No colégio, uma funcionária o fez entender que poderia ser um bom palestrante, e o colocou diante de colegas estudantes. Assim que começou a falar, se apaixonou pela ideia de transmitir esperança e dizer que todos podem ter sonhos, “sonhar grande”. Ao ouvi-lo, algumas pessoas começaram a chorar, e uma adolescente desabafou dizendo-lhe: “nunca alguém havia me dito que eu era bonita como eu sou e que me amava do jeito que eu sou”. 

Em 2005, fundou a Life Without Limbs (Vida sem Membros), uma organização sem fins lucrativos. Em 2007, a empresa Attitude is Altitude, pela qual passou a viajar como palestrante motivacional, recebendo a cobertura da mídia de massa devido a essa atividade. Concedeu sua primeira entrevista de televisão, com potencial alcance mundial, a Bob Cummings, em 28 de março de 2008, apresentada pela ABC. Esteve como entrevistado no programa The Oprah Winfrey Show.



Dirige-se às congregações cristãs, escolas e reuniões empresariais. Ele dá palestras regularmente, mostra sua experiência de vida como exemplo aos que buscam a felicidade. apresenta a superação de sua dificuldade, como vive plenamente apesar da dificuldade. Fala sobre esperança e o sentido da vida. Enfoca temas que os adolescentes de hoje enfrentam.

Até o momento, o número de sua audiência ultrapassa três milhões de pessoas, esteve em 24 países e  e participou de conferências nos cinco continentes. Reflita sobre duas frases motivacionais de Nick:
"Nós temos feridas abertas, nós todos temos medos. O medo de falhar, o medo do escuro ou de o que quer que seja. Mas o bonito disso é que podemos transformar as nossas fraquezas em grandes oportunidades."
"O seu valor não é determinado por quem te reconhece, ou que tipo de instrução secular você teve ou quanto dinheiro você tem. Dinheiro, drogas, álcool, sexo, pornografia.. Se você colocar a expectativa da sua felicidade em coisas temporárias, sua felicidade será temporária também. Precisamos descobrir a verdade sobre nosso objetivo e o nosso valor." 
Vujicic estrelou o curta-metragem"Butterfly Circus" (O Circo da Borboleta) e em 2010 no Method Fest Independent Film Festival  foi premiado como Melhor Ator por sua atuação como Will. 

Vujicic escreveu o livro intitulado Life Without Limits: Inspiration for a Ridiculously Good Life (Vida Sem Limites: Inspiração para uma Vida Ridiculamente Boa), publicado em 2010 pela editora Random House. 


Em 2006, ele se mudou para a Califórnia, e dois anos depois conheceu nas proximidades de Dallas a jovem Kanae Miyahara, filha de um engenheiro agrícola japonês e uma mãe mexicana, nascida no México e residente no Texas. Ela compareceu em uma de suas palestras e se casaram em 2012. Atualmente Nick tem quatro filhos com ela e todos moram no sul californiano.

Na fase adolescente, pensava que jamais poderia se casar, e se casasse jamais pegaria na mão de sua esposa e filhos. Ao entrar na fase adulta e já casado, disse em entrevistas e palestras que compreendeu que mesmo não tocando na palma da mão de sua mulher é possível segurar o coração dela. Na questão da paternidade, lamentava não haver a possibilidade de abraçar os filhos quando chorarem, e ao ser pai de duas crianças entendeu que precisa ser o melhor pai do mundo, se não pode abraçá-los, eles têm que sentir o desejo de lhe abraçar.

Nick trabalha com órgãos governamentais em seis países da Europa. Governantes europeus implementam o seu método nas escolas, cuja didática aborda o valor do caráter, a responsabilidade, a identidade, a boa auto-estima, o empreendedorismo, o bullyng e como refutá-lo, como criar bons líderes para a sociedade.

É evangelista cristão. Em suas páginas virtuais, Vujicic declara ter renascido espiritualmente e sua adesão ao Cristianismo. Expõe abertamente aos internautas sua crença na inerrância da Bíblia Sagrada. Fala sobre as doutrinas do pecado, da redenção e da Segunda Vinda de Cristo. Porém, não compartilha qual é a denominação evangélica na qual congrega.

E.A.G.

Com informações de:
Arquivos Gerais, Nick Vujicic no Encontro com Fátima Bernardes - 13/12/2016 - completo, https://www.youtube.com/watch?v=z_ns6-Lehds&t=180s
Arquivos Gerais, Lindo e Emocionante! Nick Vujicic no Caldeirão do Huck - 31/12/2016 - completo, https://www.youtube.com/watch?v=ALcjrF1h_hw&t=482s
Wikipedia Estados Unidos - https://en.wikipedia.org/wiki/Nick_Vujicic
Wikipedia Brasil - https://pt.wikipedia.org/wiki/Nick_Vujicic 

Nenhum comentário: