Research | Pesquisar artigos de Belverede

Select the language

domingo, 10 de dezembro de 2017

Os perigosos desvios doutrinários dos testemunhas-de-jeová



O internauta deve tomar cuidado com os ensinamentos - doutrinas - que não são conforme a Bíblia que, por certo, lhe serão apresentados a qualquer momento. Nos referimos, especialmente, àquelas pessoas que se cham de Testemunhas-de-jeová. Elas se apresentam à porta das nossas casas, sorridentes, bem-falantes, vendendo seus livros e revistas. Se lhes perguntarmos quem são, habitualmente se identificam como "estudantes da Bíblia" e, só em último caso, como Testemunhas-de-jeová. Ao receberem essas visitas, as pessoas que não as conhecem, levadas pela simpatia de suas conversas, senão pela impertinência, recebem-nas em suas casas. Outros as confundem com pessoas de igrejas evangélicas, quando não o são. Elas se misturam como joio no meio do trigo.

Conseguindo a atenção das pessoas, elas se põem a pregar suas doutrinas antibíblicas, pretendendo que sejam bíblicas. Para que o prezado leitor tenha uma ideia, apresento-lhes algumas das suas principais doutrinas que são frontalmente contrárias ao ensino bíblico:

Sobre Deus

Eles somente aceitam a Jeová como Deus (Jeová é o nome de Deus). Não aceitam e não acreditam na Santíssima Trindade: Pai, Filho e Espírito Santo. Eles falal que a palavra "Trindade" não existe na Bíblia e acusam os cristãos de adorarem um "deus de três cabeças" etc.

Vemos na Bíblia, entretanto, que, embora não exista, de fato, a palavra "trindade", nem por isso a Trindade deixa de aparecer nas páginas bíblicas, pois lá nas narrativas das Escrituras Sagradas estão presentes o Deus Pai, o Deus Filho e o Deus Espírito Santo.

A nossa mente finita nunca será capaz de entender o Deus infinito (Isaías 45.15).

Deus não pode ser explicado, mas pode ser aceito e compreendido pela fé. Lendo a Bíblia, constatamos que na Divindade estão contidas três pessoas - não há três deuses. Para facilitar a compreensão da Trindade, vamos ao seguinte exemplo:

Uma firma comercial se chama Elo S/A. Essa firma possui três diretores: um diretor presidente; um diretor comercial; e um diretor industrial. Todos são donos dela. Quando um desses diretores viaja a serviço da firma, onde ele estiver será o representante legítimo da Elo S/A, pois ele será parte dessa organização.

Reverentemente, aplicaremos esse à Trindade:

1. Deus é a nossa Divindade espiritual.
2. As pessoas da Divindade são três: Pai, Filho e Espírito Santo.
3 Essas três pessoas divinas não são três deuses, mas três pessoas que compõem esse Deus.

1 Elo S/A é uma firma comercial.
2. Os diretores são três.
3. Esses três diretores não são três empresas Elo S/A, mas três pessoas da empresa Elo S/A.

Agora vejamos alguns textos bíblicos que nos mostram sempre juntas essas três pessoas divinas: Mateus 3.16-17 e 28.19; João 14.10, 16, 17; 2 Coríntios 13.13; Efésios 2.18; 1 Pedro 1.2; 1 João 5.7.

Sobre Jesus Cristo

Se os Testemunhas-de-jeová não aceitam a Trindade, está claro que não aceitam, também, Jesus Cristo como Deus. Aproveitando o exemplo da Elo S/A, podemos dizer que Jesus Cristo, sendo divino, veio da parte de Deus viver entre nós como gente como gente (João 13.3).

Temos na Bíblia um número enorme de textos comprovando que Jesus é Deus, apesar da posição de os Testemunha-de-jeová não aceitar essa verdade. Jesus Cristo é Deus Criador: João 1.1, 3 e 10; Colossenses 1.16; e Hebreus 1.2 e 2.10.

Compreendamos porque Jesus certa vez disse: "o Pai é maior que eu" (João 14.28). Ao vir ao mundo, Cristo assumiu "a forma de servo" (Filipenses 2.7). Por causa dessa necessária humilhação, ele foi feito "um pouco menor do que os anjos" (Hebreus 2.9) e, por esse motivo, menor do que o Pai. Mas, após a sua ressurreição, foram-lhe restituídos, pelo Pai, o poder e a glória (Mateus 24.30 e 28.18 e João 17.5).

Sobre o Espírito Santo

A terceira pessoa do Deus que adoramos é o Espírito Santo. Veja os versículos bíblicos que provam a sua divindade, mostrando que o Espírito Santo não é uma "força ativa de Deus" como querem os Testemunhas-de-jeová nos fazer crer, mas um Ser divino espiritual" Mateus 28.19; Marcos 3.29; João 14.16-17; Atos 5.3-4; 1 Pedro 1.2; e 1 João 5.7.

Sobre a alma do homem

Os Testemunhas-de-jeová dizem que o ser humano é em si uma alma e que quando o homem morre, morre a alma e assim tudo se acaba.

Ora, a Bíblia mostra que a alma está dentro do homem. Alma e corpo são partes distintas no homem, sendo que a alma é imortal (Mateus 10.28; Romanos 8.10; 1 Coríntios 7.34 e 1 Tessalonicenses 5.23).

Sobre o inferno

Os Testemunhas-de-jeová não creem no inferno como acreditam os cristãos. A palavra "inferno" no original grego é "hades" e significa "mundo dos mortos", cova, sepultura. Eles dizem que inferno é só sepultura. Entretanto, a Bíblia mostra que Deus criou o inferno para o Diabo e seus anjos (Mateus 25.41; 2 Pedro 2.4). E que é um lugar de castigo eterno para os ímpios: Salmos 9.17; Mateus 5.22 e 8.12; 2 Tessalonicenses 1.9 e Apocalipse 19.20.

Estes textos nunca dão a entender que o inferno seja uma simples sepultura.

Sobre o céu

Os Testemunhas-de-jeová negam que todos os justos vão para o céu e dizem que apenas vão para lá 114 mil pessoas e que os demais "justos" vão ficar neste mundo, o qual se tornará num paraíso. Mas a Bíblia fala do céu como a morada dos justos, de todos eles: João 14.2; 2 Coríntios 5.1-2; Filipenses 1.23 e 3.20; 1 Timóteo 6.7; 1 Pedro 1.4; e Apocalipse 7.9-17.

Esses são apenas alguns pontos principais dos muitos erros doutrinários dessa seita que surgiu nos Estados Unidos em 1972. Muito cuidado, pois, quando você for visitado pelos Testemunhas-de-jeová. Ficará ao seu critério dispensar algum tempo de atenção. O mais importante de tudo é saber discernir que eles não transmitirão a sã doutrina.

Conteúdo adaptado, extraído de folheto sem nome de autoria e data.
Fonte: Cruzada Mundial da Literatura -  http:// www .cruzadamundial .org. br 

Nenhum comentário:

As 7 postagens mais acessadas na semana

As 7 postagens mais acessadas nos últimos 30 dias

As 7 postagens mais populares (geral - desde 12 de junho de 2007)

▲ Clique na imagem para retornar ao topo do blog.

Bola colorida na areia da praia. By Eliseu Antonio Gomes

Bola colorida na areia da praia. By Eliseu Antonio Gomes
Cidade Ocean - Praia Grande - São Paulo/SP - Brasil.