Pesquise sua procura

Arquivo | 14 anos de postagens

terça-feira, 7 de março de 2017

Vivendo de forma moderada

Introdução.

Temperança (no grego "enkrateia / ἐγκράτεια) significa ter controle sobre desejos e atitudes. A temperança ajuda a pessoa a ser moderada em todas as suas ações  (2 Pedro 1.6; Tito 1.8).

O étimo "kratos", de maneira literal e também figurada, tem a conotação de vigor. O termo descreve a situação de "no poder" (de si mesmo); agir poderosamente, realizar algo grande.

Por sua vez, a derivação "egkrateia" tem o sentido de disciplina, expressa o estado de querer fazer o que é sabido ser uma escolha positiva por causa de suas consequências benéficas. Significa autocontenção. autodomínio, continência. É o autêntico domínio interior. é uma entre as nove características do fruto do Espírito (Gálatas 5.23); é a virtude de quem domina seus desejos desenfreados e paixões da carne (Atos 24.25; 2 Pedro 1.6).

O vocábulo  "enkrateia" (temperança) é usado pelo apóstolo Paulo para tratar a respeito da pureza sexual e destacar a disciplina de um atleta, nos leva a entender que a temperança nos ajuda a ter uma vida disciplina e feliz (1 Coríntios 7.9; 9.25).

I - Temperança, o domínio das inclinações carnais.

A temperança nos capacita a obter o domínio das inclinações carnais. No entendimento cristão, só é possível exercitar o autocontrole quando o crente se submete ao poder do Senhor. Precisamos ser comedidos em nossas palavras e atitudes, procurando ser cheios do Espírito todos os dias 9Efésios 5.18). Fomos salvos pela graça divina e essa graça nos ensina a rejeitar as obras da carne e a vivermos de modo sóbrio, justo e piedoso (Tito 2.11).

1. Vivendo de modo sóbrio.

O ser humano anda na corda bamba entre o equilíbrio e a falta de moderação. Vivemos numa sociedade onde os excessos da vida são estimulados diariamente, como o acesso ao consumo diante das propagandas midiáticas prometendo tudo, do básico ao supérfluo. O exemplo mais forte deste tipo de comportamento consumista são os Shoppings Centers.

O crente deve ser livre de qualquer intemperança. Ele precisa ter o fruto do Espírito Santo, vivendo com equilíbrio, em tudo sendo moderado a fim de que o nome do Senhor seja exaltado mediante suas ações.

2. Temperança e qualidade de vida.

Quem tem a temperança tem qualidade de vida.

Como crentes precisamos ter uma vida equilibrada e santa. A prostituição e a glutonaria são um pecado contra o nosso corpo. Tudo o que agride o nosso corpo é pecado, pois fere e macula a morada de Deus. Jamais podemos nos esquecer que o nosso corpo é habitação do Espírito, por isso, precisamos cuidar bem dele evitando tudo que possa manchá-lo e fazê-lo adoecer.

O autocontrole não significa a negação de si mesmo, mas uma avaliação real da função do nosso ego na forma mais nobre de vida.

3. A temperança na vida de Cristo.

Não sabemos nada sobre a aparência de Jesus Cristo. As fontes falam de seu olhar, de como recebias as crianças. de sua aproximação aos doentes e curas realizadas, mas nada sobre sua figura e fisionomia. Com certeza, a falta de informação sobre sua aparência é o modo de Deus nos dizer que Jesus está acima de características raciais e étnicas.

Ao apresentá-lo, através da boca de Pilatos, João escreveu: "Eis o homem" (João 19.5); por sua vez, Paulo, comparando-o com Adão, o primeiro homem, descreveu-o como o Adão novo e definitivo (Romanos 5.14).

Sabemos que é impossível falar de Jesus sem tocar no aspecto de sua divindade. Porém, sem pretender descrever tudo o que a teologia nos diz sobre Ele, o Messias, nos detemos em seu caráter humano. Partimos do fato de Ele ser o modelo perfeito do homem em sua carreira de fé em direção a Deus. Cristo não foi apenas o fundador do cristianismo, mas o modelo vivo dos cristãos e de todo homem. É nEle que o cristão encontra o seu modelo vivo e se identifica com Deus, pois mostrou-se ao mundo como o homem por excelência.

Precisamos viver imitando a Cristo, apresentar as nove características do fruto do Espírito como Ele apresentou em seu proceder em diversas circunstâncias diferentes uma das outras, porque foi o Espírito que caracterizou grandemente a vida de Cristo. É necessário aprender dEle.

II - Prostituição e glutonaria, o descontrole da natureza humana.

A prostituição e a glutonaria são um descontrole da natureza humana.

1. Fugi da prostituição.

Em Efésios 4.17-22, a vida nova é apresentada nitidamente em contraste com a antiga. A imoralidade não deve ter lugar na vida de uma pessoa que procura ser vaso de bênçãos nas mãos de Deus, se crente der vasão à carnalidade, o nome de Cristo é envergonhado através de suas atitudes.

Deus mão proíbe você de se alimentar bem, ter uma vida confortável e cheia de felicidade. Contudo, Ele deseja que vivamos de modo sóbrio e equilibrado.

Como fruto do Espírito, a temperança age em contraposição a prostituição e todas as outras modalidades de ações das obras da carne.

No grego, a palavra para prostituição é "porneia". Na sua primitiva raiz, "porné" quer dizer prostituta é mais abrangente. No seu prosseguimento de definições, essa palavra vai apontar também para o uso do corpo para a venda do sexo, daí o verbo "pernumi". Muitos gramáticos gregos preferem fazer a tradução "porneia" para imoralidade, pois desse modo ela aponta para uma série de pecados imorais praticados como o corpo.

Na palavra "porneia" está implícito também o sentido de adultério, e para os judeus tal pecado estava relacionado com a religião, pois nos cultos de fertilidade, os atos imorais praticados nos templos pelas prostitutas sagradas eram vistos como atos religiosos. O dinheiro que as prostitutas cultuais recebiam era considerado "sagrado", e era usado para a expansão ainda maior do pecado de idolatria. Historicamente, a cidade de Corinto tinha mais de mil prostitutas (Romanos 1.18-27). Paulo era consciente dos males que essa prática pecaminosa poderia causar, por isso bateu de frente contra esse pecado.

2. A disciplina em casos de prostituição.

A prostituição deve ser evitada porque nela há uma quebra geral da valorização da pessoa humana. Quando um homem se entrega aos braços de uma prostituta, a relação não é feita por amor, carinho, respeito, consideração, mas se baseia apenas em uma venda, uma compra de prazer sexual, em que a mulher é apenas um mero objeto para o homem realizar suas fantasias e desejos.

Perceba o quanto as obras da carne são maléficas. Enquanto Deus deseja o melhor para o homem e a mulher, criando o casamento para a felicidade, onde os dois podem ser respeitados, valorizados, a prostituição entra em cena tão somente para fins luxuriosos. Essa é a razão de Paulo recomendar à fuga da prostituição (1 Coríntios 6.18).

O mundo moderno fala do ficar, da moça e do rapaz serem livres para fazer o que quiserem com o seu corpo, inclusive manter relações sexuais fora do casamento sem qualquer compromisso, não levando em consideração os efeitos que um relacionamento sem responsabilidade pode causar, pois a prostituição não cria amor, respeito, mas leva o outro ou outra a serem vistos simplesmente como objetos.

A Bíblia condena a prostituição, que é vista da seguinte maneira:
a) Obras da carne (Gálatas 5.19);
b) Coisa da natureza pecaminosa (Colossenses 3.5);
c) Todos devem abster-se dela (1 Tessalonicenses 4.3);
d) É pura imundícia (Apocalipse 17.4);
e) Corrompe (Apocalipse 19.2).
3. A glutonaria e seus males.

O glutão, como sendo  aquela pessoa que come muito, no hebraico é denominado de "zaial". Este vive se entregando à comida, bebida, festividades, sem compromisso de nada (Deuteronômio 21.20; Provérbios 23.20, 21). Na concepção hebraica o termo glutão não tinha apenas o sentido de comer muito, mas envolvia o aspecto da rebeldia; por isso era aplicada a pena de morte.

No grego, glutão é "phagos", tem o sentido de comer muito (Mateus 11.19; Lucas 7.34). Jesus foi acusado de ser um comilão e beberrão, mas a citação que diz isso não está dizendo que Ele era um glutão, pois não vivia apenas para satisfazer o estômago (Tito 1.12).

Enquanto a prostituição é um pecado com o corpo, a glutonaria é um pecado contra o corpo. Como um dos aspectos do fruto do Espírito, a temperança opõe-se a glutonaria.

A gordura, o sal e o açúcar quando em uso exagerado são responsáveis por danos contra a saúde. Mas, mesmo sabendo que trarão sérias complicação para a saúde, muitos crentes maltratam o corpo ingerindo tais alimentos. Nosso corpo é templo do Espírito, por isso, precisamos cuidar bem dele, tendo uma alimentação saudável e equilibrada (1 Coríntios 6.19).

III - Vivendo em santificação e deixando os excessos.

O crente necessita ser um indivíduo autocontrolado, viver em santidade, deixando os exageros.

1. Agradando a Deus em tudo.

Pela Palavra de Deus, não há nada dentro do próprio homem que possa lhe dar forças para vencer as obras da carne, pois até  sua justiça é como trapo de imundícia (Isaías 64.6). Está claro que a inclinação da carne é sempre para a carne, e que nela o homem não pode agradar a Deus (Romanos 8.5-9; Gálatas 5.22, 25), para vencer e reprimir seus desejos seus desejos é preciso ter o fruto do Espírito.

O cristão que deseja ter um viver controlado, que não quer se entregar aos mais baixos prazeres, a não perder o equilíbrio, mas que quer manter a boa disciplina, o autocontrole, deve ser dominado pelo fruto da temperança.

Como novas criaturas, precisamos viver de modo a agradar ao Senhor. Seja santo  na sua maneira de vestir, falar, comer, em seus relacionamentos, etc.

Embora vivessem numa sociedade onde o pecado sexual era comum e aceitável, os apóstolos não transigiam com a verdade e a santidade de Deus. Não rebaixaram os padrões morais para acomodá-los às ideias e tendências daquela sociedade. Sempre que se deparavam com baixo padrões morais em alguma igreja (Apocalipse 2.14, 15, 20).

2. Santificação.

As obras da carne são conhecidas, e sua mortificação só é possível quando somos completamente dominados pelo poder do Espírito Santo. Sabemos que o que é nascido da carne é carne, mas o que é nascido do Espírito é espírito, logo vive de modo equilibrado e não tem prazer nas concupiscências desse mundo (João 3.6).

O cristão, ao identificar-se como Salvador, crucificado, realmente crucificou a carne com as suas concupiscências. Mas aquela vitória, que é potencialmente nossa, deve se tornar ativa e real. Nós, como cristãos, vivemos no Espírito. Devemos andar no Espírito para  vencer as tendências e os impulsos da natureza pecaminosa (Romanos 8.4, 5).

3. Deixando os excessos.

Por não terem temperança, como fruto do Espírito, muitos estão vivendo sem pudor, cometendo toda sorte de excessos, envergonhando o nome de Cristo e a Igreja do Senhor. Precisamos diariamente nos encher do Espírito para não cumprir os desejos desenfreados da carne (Gálatas 5.16). 

Conclusão.

A temperança está relacionada à questão do impulso sexual, glutonaria e às questões da carne, nos ajuda a termos domínio contra as inclinações carnais. A prostituição e a glutonaria, são um descontrole da natureza humana. Precisamos viver em santidade, deixando os excessos de lado, em todas as áreas da nossa vida.

E.A.G.

Subsídios: 
As Obras da Carne e o Fruto do Espírito. Como o crente pode vencer a verdadeira batalha espiritual travada diariamente. Osiel Gomes; edição novembro de 2016, páginas 131-136; Bangu, Rio de Janeiro/RJ (CPAD);
Ensinador Cristão, ano 18, nº 69, janeiro a março de 2017, página 41, Bangu, Rio de Janeiro/RJ (CPAD);
Lições Bíblicas - As Obras da Carne e o Fruto do Espírito - Como o crente pode vencer a verdadeira batalha espiritual travada diariamente. Comentarista: Osiel Gomes. 1º trimestre de 2017, páginas 78 a 82, Bangu, Rio de Janeiro/RJ (CPAD).

Nenhum comentário: