Pesquise sua procura

Arquivo | 14 anos de postagens

sexta-feira, 9 de dezembro de 2016

Por que a Bíblia é importante para você?


Dia-da-Biblia-Por-que-a-Biblia-e-importante-para-voce-livros-antigos-empilhados-tinteiro-e-pena-de-escrever-sobre-a-mesa
O Dia da Bíblia.

Comemorado no 2º domingo de dezembro, o Dia da Bíblia faz parte do calendário oficial do Brasil, desde dezembro de 2001. A comemoração especial passou a integrar o calendário oficial do País, graças à Lei Federal 10.335, que instituiu a celebração em todo o território nacional. Neste ano, a celebração cairá no próximo dia 11, quando os cristãos celebram a existência da Palavra do Senhor no formato da escrita.

O Dia da Bíblia foi criado em 1549, na Grã-Bretanha pelo Bispo Cranmer, que incluiu a data no livro de orações do Rei Eduardo VI. O Dia da Bíblia é um dia especial, foi criado para que a população intercedesse em favor da leitura da Bíblia. No Brasil a data começou a ser celebrada em 1850, quando chegaram da Europa e EUA os primeiros missionários cristãos evangélicos. Porém, a primeira manifestação pública aconteceu quando foi fundada a Sociedade Bíblica do Brasil, em 1948, no Monumento do Ipiranga, em São Paulo (SP).

A história da Bíblia.

Podemos dizer que a Bíblia é uma biblioteca, ou antologia. Devemos considerá-la mais que um simples livro. É uma coletânea de muitos tipos diferentes de livros ou escritos, a qual contém história, poesia, parábolas, códigos de lei, provérbios e dizeres, descrições visionárias apocalípticas, hinos, cartas; em resumo, é um livro repleto de livros. E é daí que vem o seu nome, do grego - ta biblia - que significa "os livros".

A primeira pessoa a usar em seus escritos a expressão "ta biblia" para descrever as Escrituras foi Clemente de Alexandria, por volta de 215 d.C. E ele se referia apenas as Escrituras hebraicas. O primeiro uso registrado de "ta biblia" a incluir as Escrituras judaicas e as cristãs foi em cerca de 223 d.C. Jerônimo, em escritos do século 4 d.C. utilizou a palavra "bibliotheca", ou seja "biblioteca" ou "coletânea de livros", e este foi o termo comum usado por séculos entre os falantes também.

O que encontramos na Bíblia?

São 66 livros em um só volume. Esses livros estão agrupados em duas seções, sendo que algumas Bíblias também trazem uma terceira seção.
• O Antigo Testamento (39 livros). Contém escritos sagrados tanto para judeus quanto para cristãos. Essa seção abrange história, profecia, sabedoria e o que algumas pessoas cham de "Pentateuco" ou Livro da Lei". Os livros dessa seção foram originalmente escritos em hebraico, com algumas passagens em aramaico.
• O Novo Testamento (27 livros). Contém escritos sagrados apenas para os cristãos. O Novo Testamento está dividido em duas partes principais: os Evangelhos com Atos dos Apóstolos e as Cartas de pessoas como Paulo, Pedro e João. Os livros dessa seção foram originalmente escritos em grego. Eventualmente, há algumas frases em aramaico e latim.
 • Livros deuterocanônicos ou apócrifos. Algumas Bíblias apresentam uma terceira seção conhecida como deuterocanônicos ou apócrifos. As Bíblias católica e ortodoxa contém esses textos, mas a maioria das Bíblias protestantes não, por considerá-los não inspirados por Deus, mesmo tendo valor histórico.
Autores.

Os livros da Bíblia foram escritos e compilados por muitas pessoas diferentes e durante um período de milhares de anos. "Testamento" significa "promessa". Os cristãos acreditam que o Antigo Testamento narra a história da promessa de Deus aos israelitas, enquanto o Novo Testamento fala da promessa dEle a todas as pessoas.

Os primeiros leitores.

Os primeiros cristãos não possuíam "a Bíblia" da maneira como nós a conhecemos. Quando os primeiros cristãos faziam menção às Escrituras, referiam-se às Escrituras hebraicas, ou ao que conhecemos hoje como Antigo Testamento. A Igreja primitiva provavelmente cantava os Salmos e lia os Profetas para ver como esses textos apontavam para Jesus.

As referências aos textos.

Para ajudar as pessoas a localizarem-se no texto bíblico, cada livro da Bíblia está dividido em capítulos; cada capítulo em versículos. No total existem 1.189 capítulos, e todo o texto bíblico somo em torno de 750 mil palavras.

Os capítulos e versículos da Bíblia não existiam no texto original. Nosso sistema de capítulos foi introduzido no século 13 d.C.; e a divisão de versículos, no século 16 d.C.

Por que a Bíblia é importante?

A Bíblia é o livro mais importante já escrito. Nenhum outro influenciou mais o mundo - principalmente o mundo ocidental. A arte, a literatura, a política, a história, as leis - foram todas influenciadas pela Bíblia. E ainda mais importante: como a Bíblia é a base de duas das maiores religiões do mundo, seus escritos são considerados sagrados. Os cristãos acreditam que a Bíblia foi inspirada por Deus, o que quer dizer que as pessoas que a escreveram estavam transmitindo as mensagens de Deus - mensagens que não eram apenas para as pessoas daquela época, mas para todas as pessoas, em todos os lugares e em todos os tempos.

Na Bíblia, há preocupação de se tratar de todas as grandes questões da vida. São abordadas questões fundamentais: Por que estamos aqui? De onde viemos? O que devemos fazer de nossa vida? Como devemos tratar uns aos outros? E embora essas pessoas tenham vivido muito tempo atrás, elas passaram exatamente por problemas iguais ou semelhantes aos que enfrentamos hoje.

Acima de tudo, os cristãos creem que, na Bíblia, Deus fala conosco. É uma das formas de ouvirmos o Senhor e de aprendermos mais sobre Ele.

Conclusão

Você ainda não é leitor da Bíblia Sagrada? Por que não começar a lê-la ainda hoje?  Há várias traduções modernas disponíveis para você em seu idioma escolher e com o vocabulário  que melhor lhe agradar.

E.A.G.

Fonte:
A Bíblia de Maneira Simples, Nick Page, páginas 5 e 4, 1ª edição 2014, Barueri/SP (SBB).
O Dia da Bíblia, Sociedade Bíblica do Brasil - www . sbb . org . br / eventos / diadabiblia / historia - do - dia - da - biblia

Nenhum comentário: