Pesquise sua procura

Arquivo | 14 anos de postagens

sexta-feira, 9 de dezembro de 2016

Palavra que transforma

Por Vitor Hugo Mendes de Sá

Sempre que posso, visito uma boa livraria e permaneço lá durante um bom tempo, principalmente nessas novas e grandes livrarias, que agora existem no Brasil e já existiam há algum tempo nos Estados Unidos e em países da Europa, onde a leitura sempre foi cultivada. São livrarias modernas que favorecem ao leitor passar horas e horas, em ambientes apropriados, atraentes e confortáveis, pesquisando e consultando todo tipo de literatura que desejar.

Hoje, neste novo conceito de livrarias, conhecido também como megastore, é possível desfrutar de um ambiente que inclui em seus espaços área de café, piano e música ambiente, utilizando, de forma inteligente, de um produto antigo, mas que seduz as pessoas em busca de conhecimento e de informação. As pesquisas revelam que, normalmente, o visitante sai satisfeito, pois o ambiente é acessível e atende a todas as camadas sociais.

Nessas livrarias, um point muito procurado pelos visitantes é onde se encontram os livros de autoajuda, pois a sociedade está, a cada dia, mais carente e necessitada de ajuda, procurando uma solução para os problemas do cotidiano. Muitas pessoas querem vencer os traumas, os medos, as crises, a insegurança, a falta de paz, etc.

A maioria dos livros que são encontrados nas livrarias seculares fala de autoajuda com "U", onde são apresentados conceitos e técnicas, que podem, sim, ajudar as pessoas a adotarem princípios que poderão contribuir muito para um estilo de vida melhor. No entanto, podem simplesmente deixar de oferecer o resultado esperado porque tratam apenas de "técnicas de conceitos". Muitas vezes são baseados nos estudos científicos, que são importantes, mas são finitos e muitas vezes falhos. Porém, quando os princípios são bíblicos, estes sim, são infinitos e eternos, pois são do "alto", dos céus, divinos.

É interessante como, particularmente, no livro de Salmos, uma coletânea de poesia hebraica, e no livro de Provérbios, um livro de sabedoria, identificamos princípios de vida, , que são mais do que simples "técnicas". Eles falam ao coração e ao íntimo da alma por serem a Palavra de Deus, proporcionando ao leitor, não somente o conhecimento, mas satisfazendo a alma e o espírito. Dessa maneira, trazem o bálsamo e o consolo espiritual, transmitindo vida em abundância por ser a mensagem do próprio Deus, como nos dizem as Escrituras: "Pois a palavra de Deus é viva e poderosa e corta mais do que qualquer espada afiada dos dois lados. Ela vai até o lugar mais fundo da alma e do espírito, vai até o íntimo das pessoas e julga os desejos e pensamentos do coração delas" - Hebreus 4.12 (NTLH).

É esta mensagem que Deus colocou à disposição da humanidade (...) instrumento de transformação e desenvolvimento integral do ser humano.

E.A.G.

A Bíblia no Brasil, ano 65, nº 238, janeiro a março de 213, coluna Opinião, página 34, Barueri/SP (SBB).

Nenhum comentário: