Research | Pesquisar artigos de Belverede

Select the language

sexta-feira, 18 de abril de 2014

João 5.39-40: comentário bíblico


"Examinais as Escrituras, porque julgais ter nelas a vida eterna, e são elas mesmas que testificam de mim. Contudo, não quereis vir a mim para terdes vida" - João 5.39-40.

Como os judeus poderiam distinguir o verdadeiro e o falso, reconhecer se Jesus, o carpinteiro que cresceu na casa de Maria e José, no humilde povoado de Nazaré, realizava ou não a vontade de Deus, e dizia a verdade ao se apresentar como o Messias?

O princípio da lei judaica exigia mais de uma testemunha para validar uma declaração (Deuteronômio 19.15). Para esclarecer que o testemunho era verdadeiro, em defesa da sua reivindicação que era o Messias, Jesus apresenta aos judeus as três testemunhas que confirmam sua missão divina (João 5.31-47; 8.13-18). Primeiro, sua ação em favor da vida e da liberdade, através das realizações de milagres, que eram atividades divinas do Pai em testemunho do Filho que os faziam também; segundo, o testemunho de João Batista, que o apresentou como o Salvador; terceiro, as Escrituras, que anunciaram muito antecipadamente o que Ele realizava.

Os líderes judeus estudavam as Escrituras nos mínimos pormenores. Jesus não critica-os pela aplicação aos estudos, mas, porque, a despeito da reverência pela letra, não reconheceram que elas, acima de tudo, testemunhavam com toda ênfase a seu favor.

As Escrituras são fonte de vida, porque nos transmitem a Palavra de Deus (Deuteronômio 4.1; 8.1,3; 30.15-30; Salmo 119). Lidas à luz do plano da salvação, do Verbo que se fez carne, as Escrituras relatam os acontecimentos e as palavras por meio dos quais Deus declara o advento de seu Filho, e através dEle oferece para toda a humanidade a plenitude da vida.

E.A.G.

Nenhum comentário:

As 7 postagens mais acessadas na semana

As 7 postagens mais acessadas nos últimos 30 dias

As 7 postagens mais populares (geral - desde 12 de junho de 2007)

▲ Clique na imagem para retornar ao topo do blog.

Bola colorida na areia da praia. By Eliseu Antonio Gomes

Bola colorida na areia da praia. By Eliseu Antonio Gomes
Cidade Ocean - Praia Grande - São Paulo/SP - Brasil.