Quem são os eleitos, quem são os predestinados a serem salvos?
João 3.16 responde esta pergunta: "Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna".
Está claro que Deus ama a todos, e elegeu a todos para serem salvos, porém, vemos na sequência deste texto, claramente, que nem toda alma amada por Deus presta reciprocidade neste amor divino. A falta de correspondência no amor divino é que faz com que uma parte da humanidade caminhe para a perdição eterna, a apostate da fé em Cristo como Senhor e Salvador.
Analisemos João 3.17-21: "Porque Deus enviou o seu Filho ao mundo, não para que condenasse o mundo, mas para que o mundo fosse salvo por ele. Quem crê nele não é condenado; mas quem não crê já está condenado, porquanto não crê no nome do unigênito Filho de Deus. E a condenação é esta: Que a luz veio ao mundo, e os homens amaram mais as trevas do que a luz, porque as suas obras eram más. Porque todo aquele que faz o mal odeia a luz, e não vem para a luz, para que as suas obras não sejam reprovadas. Mas quem pratica a verdade vem para a luz, a fim de que as suas obras sejam manifestas, porque são feitas em Deus".
A teologia calvinista erra ao afirmar que predestinação da salvação é dirigida apenas para uma parte da humanidade, não é correto crer que uns são eleitos ao céu e outros eleitos ao inferno por um decreto antes da fundação do mundo. Por que não? Porque Deus enviou Jesus para a salvação de todos: Deus amou o mundo, não amou apenas uma parte do mundo, e o amor foi tal que Jesus morreu por todos, para salvar a todos que crerem nEle.
“Se dissermos que não temos pecado, enganamo-nos a nós mesmos, e não há verdade em nós. Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados, e nos purificar de toda a injustiça” - 1ª João 1.8-9.
Usando 1ª João 3. 6, 9; 5.1, os calvinistas apregoam que os eleitos não pecam e por causa disso são uma classe que uma vez salva é salva para sempre. As citações bíblicas não dão bases para pensar assim. Elas só afirmam que o cristão não pode pecar.
Sem medo de errar, podemos considerar que as ovelhas pecam, baseados em 1ª João 1.8-9. A realidade é que não podem pecar, mas pecam. Não deveriam pecar, mas pecam... E pela misericórdia do Senhor, quando não há prazer em viver pecando, temos a Jesus como Advogado, Cristo está entre os cristãos e Deus (1ª João 2.1).
"E sabemos que todas as coisas contribuem juntamente para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito. Porque os que antes conheceu também os predestinou para serem conformes à imagem de seu Filho, a fim de que ele seja o primogênito entre muitos irmãos. E aos que predestinou a estes também chamou; e aos que chamou a estes também justificou; e aos que justificou a estes também glorificou" - Romanos 8.28-30.
João 3.16 responde esta pergunta: "Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna".
Está claro que Deus ama a todos, e elegeu a todos para serem salvos, porém, vemos na sequência deste texto, claramente, que nem toda alma amada por Deus presta reciprocidade neste amor divino. A falta de correspondência no amor divino é que faz com que uma parte da humanidade caminhe para a perdição eterna, a apostate da fé em Cristo como Senhor e Salvador.
Analisemos João 3.17-21: "Porque Deus enviou o seu Filho ao mundo, não para que condenasse o mundo, mas para que o mundo fosse salvo por ele. Quem crê nele não é condenado; mas quem não crê já está condenado, porquanto não crê no nome do unigênito Filho de Deus. E a condenação é esta: Que a luz veio ao mundo, e os homens amaram mais as trevas do que a luz, porque as suas obras eram más. Porque todo aquele que faz o mal odeia a luz, e não vem para a luz, para que as suas obras não sejam reprovadas. Mas quem pratica a verdade vem para a luz, a fim de que as suas obras sejam manifestas, porque são feitas em Deus".
A teologia calvinista erra ao afirmar que predestinação da salvação é dirigida apenas para uma parte da humanidade, não é correto crer que uns são eleitos ao céu e outros eleitos ao inferno por um decreto antes da fundação do mundo. Por que não? Porque Deus enviou Jesus para a salvação de todos: Deus amou o mundo, não amou apenas uma parte do mundo, e o amor foi tal que Jesus morreu por todos, para salvar a todos que crerem nEle.
“Se dissermos que não temos pecado, enganamo-nos a nós mesmos, e não há verdade em nós. Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados, e nos purificar de toda a injustiça” - 1ª João 1.8-9.
Usando 1ª João 3. 6, 9; 5.1, os calvinistas apregoam que os eleitos não pecam e por causa disso são uma classe que uma vez salva é salva para sempre. As citações bíblicas não dão bases para pensar assim. Elas só afirmam que o cristão não pode pecar.
Sem medo de errar, podemos considerar que as ovelhas pecam, baseados em 1ª João 1.8-9. A realidade é que não podem pecar, mas pecam. Não deveriam pecar, mas pecam... E pela misericórdia do Senhor, quando não há prazer em viver pecando, temos a Jesus como Advogado, Cristo está entre os cristãos e Deus (1ª João 2.1).
"E sabemos que todas as coisas contribuem juntamente para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito. Porque os que antes conheceu também os predestinou para serem conformes à imagem de seu Filho, a fim de que ele seja o primogênito entre muitos irmãos. E aos que predestinou a estes também chamou; e aos que chamou a estes também justificou; e aos que justificou a estes também glorificou" - Romanos 8.28-30.
Deus conhece a todos deste a fundação do mundo, e sabe quem são os que perseverarão até o fim, sabe quais serão os que o amarão até o fim.
Deus predestinou aos que O amam para a salvação, porém, não predestinou ninguém a amá-lo!
Deus predestinou aos que O amam para a salvação, porém, não predestinou ninguém a amá-lo!
Releiamos texto bíblico e atentemos para o trecho sublinhado.
"Estas coisas vos escrevemos, para que o vosso gozo se cumpra. E esta é a mensagem que dele ouvimos, e vos anunciamos: que Deus é luz, e não há nele trevas nenhumas. Se dissermos que temos comunhão com ele, e andarmos em trevas, mentimos, e não praticamos a verdade. Mas, se andarmos na luz, como ele na luz está, temos comunhão uns com os outros, e o sangue de Jesus Cristo, seu Filho, nos purifica de todo o pecado. Se dissermos que não temos pecado, enganamo-nos a nós mesmos, e não há verdade em nós. Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados, e nos purificar de toda a injustiça. Se dissermos que não pecamos, fazemo-lo mentiroso, e a sua palavra não está em nós" - 1ª João 1.4-10.
Os calvinistas precisam parar e reler: "vos escrevemos para que o vosso gozo se cumpra.
Estamos caminhando na fé sem predestinação. Existem muitos "se's na jornada cristã. Só seremos salvos se perseverarmos até o final da vida cristã considerando a Cristo como Senhor e Salvador.
Paulo escreu o seguinte em Efésios 1.4, 5: Como também nos elegeu nele antes da fundação do mundo, para que fôssemos santos e irrepreensíveis diante dele em amor; e nos predestinou para filhos de adoção por Jesus Cristo, para si mesmo, segundo o beneplácito de sua vontade".
Equivocadamente, os calvinistas apregoam que a eleição e a predestinação foram feitas arbitrariamente, sem outra razão, a não ser porque Deus assim o quis - "segundo o beneplácito de sua vontade". A frase não tem sentido absoluto, mas quer dizer a concordância plena e benevolente da vontade de Deus com algum sábio e ato divino gracioso.
Por isto lemos a seguir o seguinte em Efésios 1.11-12: "Nele, digo, em quem também fomos feitos herança, havendo sido predestinados, conforme o propósito daquele que faz todas as coisas, segundo o conselho da sua vontade; com o fim de sermos para louvor da sua glória, nós os que primeiro esperamos em Cristo".
"Segundo o conselho da sua vontade" é uma frase que diverge plenamente da noção de que a mera vontade é, em qualquer caso, a regra de conduta divina. Em outras palavras: se Deus fizesse tudo por mera vontade, isto excluiria o conselho.
O decreto aos eleitos, promulgado desde a eternidade, segundo o propósito de Deus, é este:
"Quem crer e for batizado será salvo, mas quem não crer será condenado" - Marcos 16.15.
E.A.G.
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Estamos caminhando na fé sem predestinação. Existem muitos "se's na jornada cristã. Só seremos salvos se perseverarmos até o final da vida cristã considerando a Cristo como Senhor e Salvador.
Paulo escreu o seguinte em Efésios 1.4, 5: Como também nos elegeu nele antes da fundação do mundo, para que fôssemos santos e irrepreensíveis diante dele em amor; e nos predestinou para filhos de adoção por Jesus Cristo, para si mesmo, segundo o beneplácito de sua vontade".
Equivocadamente, os calvinistas apregoam que a eleição e a predestinação foram feitas arbitrariamente, sem outra razão, a não ser porque Deus assim o quis - "segundo o beneplácito de sua vontade". A frase não tem sentido absoluto, mas quer dizer a concordância plena e benevolente da vontade de Deus com algum sábio e ato divino gracioso.
Por isto lemos a seguir o seguinte em Efésios 1.11-12: "Nele, digo, em quem também fomos feitos herança, havendo sido predestinados, conforme o propósito daquele que faz todas as coisas, segundo o conselho da sua vontade; com o fim de sermos para louvor da sua glória, nós os que primeiro esperamos em Cristo".
"Segundo o conselho da sua vontade" é uma frase que diverge plenamente da noção de que a mera vontade é, em qualquer caso, a regra de conduta divina. Em outras palavras: se Deus fizesse tudo por mera vontade, isto excluiria o conselho.
O decreto aos eleitos, promulgado desde a eternidade, segundo o propósito de Deus, é este:
"Quem crer e for batizado será salvo, mas quem não crer será condenado" - Marcos 16.15.
E.A.G.
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Os cometários sobre João 3.16-21; Efésios 1.4-5; 11-12 foram adaptados do livro Manual Prático de Teologia - de Eduardo Joiner - 2ª reimpressão, março de 2008 - Editora Central Gospel.
Veja mais neste blog: Como os calvinistas confrontam a afirmação do apóstolo Paulo sobre a apostasia dos últimos dias.
Veja mais neste blog: Como os calvinistas confrontam a afirmação do apóstolo Paulo sobre a apostasia dos últimos dias.
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