Research | Pesquisar artigos de Belverede

Select the language

quinta-feira, 1 de abril de 2010

CALVINO E A PREDESTINAÇÃO EM CONFRONTO COM A TEOLOGIA DOS APÓSTOLOS PAULO E JOÃO

Quem são os eleitos, quem são os predestinados a serem salvos?

João 3.16 responde esta pergunta: "Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna".
Está claro que Deus ama a todos, e elegeu a todos para serem salvos, porém, vemos na sequência deste texto, claramente, que nem toda alma amada por Deus presta reciprocidade neste amor divino. A falta de correspondência no amor divino é que faz com que uma parte da humanidade caminhe para a perdição eterna, a apostate da fé em Cristo como Senhor e Salvador.

Analisemos João 3.17-21: "Porque Deus enviou o seu Filho ao mundo, não para que condenasse o mundo, mas para que o mundo fosse salvo por ele. Quem crê nele não é condenado; mas quem não crê já está condenado, porquanto não crê no nome do unigênito Filho de Deus. E a condenação é esta: Que a luz veio ao mundo, e os homens amaram mais as trevas do que a luz, porque as suas obras eram más. Porque todo aquele que faz o mal odeia a luz, e não vem para a luz, para que as suas obras não sejam reprovadas. Mas quem pratica a verdade vem para a luz, a fim de que as suas obras sejam manifestas, porque são feitas em Deus".

A teologia calvinista erra ao afirmar que predestinação da salvação é dirigida apenas para uma parte da humanidade, não é correto crer que uns são eleitos ao céu e outros eleitos ao inferno por um decreto antes da fundação do mundo. Por que não? Porque Deus enviou Jesus para a salvação de todos: Deus amou o mundo, não amou apenas uma parte do mundo, e o amor foi tal que Jesus morreu por todos, para salvar a todos que crerem nEle.

“Se dissermos que não temos pecado, enganamo-nos a nós mesmos, e não há verdade em nós. Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados, e nos purificar de toda a injustiça”
- 1ª João 1.8-9.

Usando 1ª João 3. 6, 9; 5.1, os calvinistas apregoam que os eleitos não pecam e por causa disso são uma classe que uma vez salva é salva para sempre. As citações bíblicas não dão bases para pensar assim. Elas só afirmam que o cristão não pode pecar.

Sem medo de errar, podemos considerar que as ovelhas pecam, baseados em 1ª João 1.8-9. A realidade é que não podem pecar, mas pecam. Não deveriam pecar, mas pecam... E pela misericórdia do Senhor, quando não há prazer em viver pecando, temos a Jesus como Advogado, Cristo está entre os cristãos e Deus (1ª João 2.1).


"E sabemos que todas as coisas contribuem juntamente
para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito. Porque os que antes conheceu também os predestinou para serem conformes à imagem de seu Filho, a fim de que ele seja o primogênito entre muitos irmãos. E aos que predestinou a estes também chamou; e aos que chamou a estes também justificou; e aos que justificou a estes também glorificou" - Romanos 8.28-30.

Deus conhece a todos deste a fundação do mundo, e sabe quem são os que perseverarão até o fim, sabe quais serão os que o amarão até o fim.

Deus predestinou aos que O amam para a salvação, porém, não predestinou ninguém a amá-lo!

Releiamos texto bíblico e atentemos para o trecho sublinhado.

"Estas coisas vos escrevemos, para que o vosso gozo se cumpra. E esta é a mensagem que dele ouvimos, e vos anunciamos: que Deus é luz, e não há nele trevas nenhumas. Se dissermos que temos comunhão com ele, e andarmos em trevas, mentimos, e não praticamos a verdade. Mas, se andarmos na luz, como ele na luz está, temos comunhão uns com os outros, e o sangue de Jesus Cristo, seu Filho, nos purifica de todo o pecado. Se dissermos que não temos pecado, enganamo-nos a nós mesmos, e não há verdade em nós. Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados, e nos purificar de toda a injustiça. Se dissermos que não pecamos, fazemo-lo mentiroso, e a sua palavra não está em nós" - 1ª João 1.4-10.

Os calvinistas precisam parar e reler: "vos escrevemos para que o vosso gozo se cumpra.

Estamos caminhando na fé sem predestinação. Existem muitos "se's na jornada cristã. Só seremos salvos se perseverarmos até o final da vida cristã considerando a Cristo como Senhor e Salvador.

Paulo escreu o seguinte em Efésios 1.4, 5: Como também nos elegeu nele antes da fundação do mundo, para que fôssemos santos e irrepreensíveis diante dele em amor; e nos predestinou para filhos de adoção por Jesus Cristo, para si mesmo, segundo o beneplácito de sua vontade".

Equivocadamente, os calvinistas apregoam que a eleição e a predestinação foram feitas arbitrariamente, sem outra razão, a não ser porque Deus assim o quis - "segundo o beneplácito de sua vontade". A frase não tem sentido absoluto, mas quer dizer a concordância plena e benevolente da vontade de Deus com algum sábio e ato divino gracioso.

Por isto lemos a seguir o seguinte em Efésios 1.11-12: "Nele, digo, em quem também fomos feitos herança, havendo sido predestinados, conforme o propósito daquele que faz todas as coisas, segundo o conselho da sua vontade; com o fim de sermos para louvor da sua glória, nós os que primeiro esperamos em Cristo".

"Segundo o conselho da sua vontade" é uma frase que diverge plenamente da noção de que a mera vontade é, em qualquer caso, a regra de conduta divina. Em outras palavras: se Deus fizesse tudo por mera vontade, isto excluiria o conselho.

O decreto aos eleitos, promulgado desde a eternidade, segundo o propósito de Deus, é este:

"Quem crer e for batizado será salvo, mas quem não crer será condenado" - Marcos 16.15.

E.A.G.


__________

Os cometários sobre João 3.16-21; Efésios 1.4-5; 11-12 foram adaptados do livro Manual Prático de Teologia - de Eduardo Joiner - 2ª reimpressão, março de 2008 - Editora Central Gospel.

Veja mais neste blog: Como os calvinistas confrontam a afirmação do apóstolo Paulo sobre a apostasia dos últimos dias.
-->

Nenhum comentário:

As 7 postagens mais acessadas na semana

As 7 postagens mais acessadas nos últimos 30 dias

As 7 postagens mais populares (geral - desde 12 de junho de 2007)

▲ Clique na imagem para retornar ao topo do blog.

Bola colorida na areia da praia. By Eliseu Antonio Gomes

Bola colorida na areia da praia. By Eliseu Antonio Gomes
Cidade Ocean - Praia Grande - São Paulo/SP - Brasil.