Research | Pesquisar artigos de Belverede

Select the language

sábado, 27 de março de 2010

COMO OS CALVINISTAS CONFRONTAM A AFIRMAÇÃO DO APÓSTOLO PAULO SOBRE A APOSTASIA EM 1ª TIMÓTEO 4.1?


-->
• Uma vez salvos, estamos salvos para todo o sempre?

Com todo respeito aos que pensam que sim, considero esta doutrina algo sem lógica bíblica. Eu entendo que não existe a condição de uma vez salvo para sempre salvo, porque não há nenhuma base para se pensar assim. Principalmente diante do alerta do apóstolo Paulo.

Eis:
"Mas o Espírito expressamente diz que nos últimos tempos apostatarão alguns da fé, dando ouvidos a espíritos enganadores, e a doutrinas de demônios" - 1ª Timóteo 4.1.
Apostatar é o mesmo que abandonar, renunciar. Paulo não afirmaria que alguns largariam a fé se em alguma fase da vida estas pessoas não a possuíram. Não é possível apostatar, renunciar, abandonar, aquilo que nunca foi uma posse.

Diante disso, podemos dizer que algumas pessoas em alguma parte do passado delas tiveram a condição de salvas e depois perderam a salvação que Deus lhes deu. Não foi tirada delas. Ao desprezar o dom da salvação, perderam a posição de salvas.
• A condição das pessoas com ânimo duplo e a questão das doutrinas de estar ou não salvo para sempre
Ao ler a Bíblia, é preciso ater-se aos detalhes.
Tiago escreveu aos crentes, não foi aos incrédulos. Ele fez menção de cristãos com ânimo inconstante: num momento seguem a Cristo e em outro seguem os instintos da carne.
Vamos ao que está escrito pelo apóstolo: "Meus irmãos, tende grande gozo quando cairdes em várias tentações; sabendo que a prova da vossa fé opera a paciência. Tenha, porém, a paciência a sua obra perfeita, para que sejais perfeitos e completos, sem faltar em coisa alguma. E, se algum de vós tem falta de sabedoria, peça-a a Deus, que a todos dá liberalmente, e o não lança em rosto, e ser-lhe-á dada. Peça-a, porém, com fé, em nada duvidando; porque o que duvida é semelhante à onda do mar, que é levada pelo vento, e lançada de uma para outra parte. Não pense tal homem que receberá do Senhor alguma coisa. O homem de coração dobre é inconstante em todos os seus caminhos - Tiago 1. 2 - 8.

O crente com coração duvidoso é lançado para todos os lados e nada receberá do Senhor. Nada! A consequência de ser um crente inconstante leva ao mesmo resultado que as ondas recebem do oceano. Grandes movimentos ondulatórios de águas são lançados às praias e quebram-se nos rochedos ou na areia.
• A advertência de Tiago aos que apostatam da fé
Creio que os calvinistas deveriam aprofundarem-se num estudo bíblico sobre a fé. Tendo a noção do que ela representa, afirmar que uma vez salvo para sempre salvo parece ser uma afirmação totalmente sem nexo.
Reafirmando: apostatar é o mesmo que abandonar. Não é possível abandonar o que nunca tivemos posse.
Diz a Bíblia que quem tem fé em Jesus Cristo é salvo. Será que os calvinistas ousam dizer que a pessoa que abandonou a fé em Jesus como salvador continua salva?

Vamos ao que está escrito: "Chegai-vos a Deus, e ele se chegará a vós. Alimpai as mãos, pecadores; e, vós de duplo ânimo, purificai os corações" Tiago 4.8.

Para que Deus venha a nós é necessário chegar-se a Ele primeiro. Como? Santificando-se. A pessoa com ânimo duplo, em um momento agindo com fé e em outro sem ela, é alguém com coração impuro. Nós sabemos que nenhum impuro é salvo (Romanos 6.19; 2 Coríntios 12.21; Gálatas 5.19; Efésios 4.19; 5.3; Colossenses 3.5; 1ª Tessalonicenses 4.7).
E.A.G.
__________
O artigo está liberado para cópias, desde que sejam citados nome do autor e HTML (o link) do blog.

Nenhum comentário:

As 7 postagens mais acessadas na semana

As 7 postagens mais acessadas nos últimos 30 dias

As 7 postagens mais populares (geral - desde 12 de junho de 2007)

▲ Clique na imagem para retornar ao topo do blog.

Bola colorida na areia da praia. By Eliseu Antonio Gomes

Bola colorida na areia da praia. By Eliseu Antonio Gomes
Cidade Ocean - Praia Grande - São Paulo/SP - Brasil.