Pesquise sua procura

Arquivo | 14 anos de postagens

domingo, 4 de abril de 2010

As características que diferenciam o bom evangelismo e o bom discipulado

Por Eliseu Antonio Gomes

Saber a diferença entre evangelismo e discipulado é importante. As diferenças são óbvias, no entanto é muito comum ver "peixe graúdo" equivocar-se nesta obviedade.

O que é evangelismo?

Evangelho significa Boas Novas, novidade. Portanto, entendo que evangelizar é entregar a mensagem da salvação. Cabe o direito a quem ouve receber ou rejeitar a mensagem evangelística.Evangelismo tem a ver com entregar o Evangelho às almas que ainda não conhecem Jesus como Salvador.  

Se a pessoa evangelizada der atenção, ela terá oportunidade de receber instruções de discipulado, pois disponibilizará condições para que seja informado a ela que existe a salvação em Jesus, saberá quem é o Salvador e como deve agir para receber a salvação. 

Recentemente, membros da minha família entregaram mais de 3 mil impressos de evangelismo em um hospital estadual da zona norte da cidade de São Paulo. Sempre que nos propomos a realizar eventos assim, sabemos que serão encontradas pessoas com forte oposição ao cristianismo, que proferirão palavras de baixo calão contra nós e contra tudo que cremos, ou se mostrarão totalmente indiferentes.

Ao evangelizar, sempre refazemos o trajeto de distribuição no sentido inverso e encontramos parte do material distribuído jogado no chão, às vezes até amassado ou rasgado. O panfleto que for possível recolher, abandonados em assentos, cadeiras e bancos, são recolhidos por nós para entregar a outros. E para manter a região urbana limpa.

As almas que não têm Cristo podem ser consideradas evangelizadas, tendo elas se portado com receptividade ou rejeição à mensagem passada.Pois bem, quero dizer que a panfletagem para quem já é crente em Jesus não é evangelismo e nem discipulado. A Boa Nova não é mais novidade para ela, que já é conhecedora da mensagem e participante da mesma fé que temos. Não é ético convidar quem já é convertido a Cristo a trocar de igreja, pois é uma ovelha e tem o seu pastor. Deus tem seu propósito com ela na congregação dela.

O que é discipulado?

A maior diferença entre uma alma evangelizada e uma alma discipulada é que a primeira nem sempre tem fé em Deus.

Ser um discípulo é ser um aluno. Discipular é ensinar. Portanto, todas as pessoas que são avessas à escola, rejeita-a a ponto de não participar das aulas, jamais poderão ser reconhecidas como alunas. Então, por este motivo considero que todo ato de evangelismo nunca é um ato de discipulado.

Quando evangelizamos, encontramos dois tipos de almas:

1ª - As pessoas que se candidatam à posição de discípulos, querem saber mais de nós sobre Jesus e a salvação, vão ao endereço que indicamos e passam a frequentar as reuniões da igreja, elas estão predispostas a trocarem as filosofias do mundo pela vontade de Deus.

2ª - Existem pessoas que esbravejam, rasgam folhetos, dão às costas e nos deixam falando sozinhos. Estes não são discipulados porque se afastam do Mestre Jesus e não deixam margem ao convívio com quem queira ensiná-la sobre a fé cristã.

Costumo presentear pessoas com Bíblias, e só recebem tais presentes quem eu percebo ter interesse em aprender, quem tem a característica do discípulo. Com certeza, se entregar aos que jogam folhetos no chão, farão o mesmo com a Bíblia, pois não valorizam as coisas santas.

O apóstolo Paulo ilustrou o cristão em fases: existem os meninos e os adultos. Alguém pode ser discipulada durante o período de evangelismo? Sim. Mas o processo de discipulado é um processo longo e profundo, que vai bem mais além da informação que Jesus Cristo é nosso Senhor e Salvador. As almas precisam chegar até a estatura de possuir a capacidade de responder a razão da sua fé.

Outro dia, conversei com um jovem que se diz cristão. Entrei no assunto da Bíblia e levei um grande susto quando percebi que ele não sabia explicar o que são o Antigo e o Novo Testamento. Obviamente que esta pessoa precisa continuar sendo discipulada, apesar de considerar-se e ser considerada em seu círculo social como uma pessoa cristã.

Nem todo evangelista é pastor, mas quase todos os pastores também são evangelistas. Quero salientar o seguinte: Os pastores possuem capacidade para ensinar a ovelha, realizar o discipulado, enquanto que o evangelista não é capaz disso. Portanto, é importante aos que evangelizam conduzir as almas ao pastor.

E.A.G.

Nenhum comentário: