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segunda-feira, 23 de março de 2015

A Igreja e a Lei de Deus

"Não cuideis que vim destruir a lei e os profetas: não vim ab-rogar, mas cumprir" - Mateus 5.17.

Os estatutos do Senhor (Salmo 119.33-36).

O salmista faz vários pedidos que expressam o desejo de ser instruído. Ele entendeu que de si mesmo não tinha condições de aprender os caminhos divinos e usufruir o que está escrito nas Escrituras Sagradas. Nenhum ser humano tem em si mesmo essa capacidade; no entanto, quando aceitamos aprender o que a Bíblia ensina, as Escrituras Sagradas passam a ser um Livro vivo, pois o Espírito Santo atua entre os crentes ensinando e fazendo-os lembrar o que Deus tem dito (João 14.26).

O cristão e a Lei. 

O Novo Testamento diz que nós, que estamos sob a graça, não estamos subordinados a Lei (Romanos 6.14). Nosso relacionamento com Deus não depende de atender uma lista extra de leis, mas, em vez disso, de adequar-se aos estímulos do Espírito Santo.

Os Dez Mandamentos foram especialmente entregues a Israel. Mas também foram dados para nós, Igreja de Cristo, as dez ordenanças do Decálogo revelam Deus como uma Pessoa moral e amável e somos instruídos a imitá-lo (Efésios 5.1).

Somos Igreja quando estamos reunidos em nome de Cristo. "Igreja" é uma palavra vertida do grego koiné do termo Eklesia, significa "assembleia", "ajuntamento". A primeira vez que aparece no Novo Testamento, foi proferida por Cristo. A citação está em Mateus 15.15-17.

Qual o significado de Mateus 5.17?

Jesus viveu toda a Lei. Ele é o sujeito, o alvo, o cumprimento das profecias do Antigo Testamento (Mateus 1.22; 2.6, 15, 17, 18, 23, 3.3; 4.14-15). As Escrituras expõem que toda a Lei foi cumprida em Jesus, o único que cumpriu-a por inteira (Gálatas 3.11, 24). Além disso, capacitou os que creem e confiam nEle a satisfazer as suas exigências.

No Sermão do Monte, Cristo afirmou enfaticamente que não veio para destruir a Lei, pois ela não pode ser anulada. O texto de Mateus 5.17 mostra a expressa e total obediência de Jesus à Lei, tanto pela sua obediência a ela como pela sua morte sacrificial.

Como o cristão se relaciona com a Lei nos dias atuais?

Ninguém pode ser justificado pelas obras da lei (Gálatas 2.16). O Decálogo nunca teve a função de salvar, mas, de conduzir as pessoas a Cristo.

A  Lei de Deus, entregue por Moisés, tinha os seguintes objetivos:
a. veio para para expor e condenar a malignidade pecado do homem (Romanos 3.20; 7.7);
b. prover um padrão de justiça; 
c. revelar a santidade de Deus; 
d. levar o homem à plena consciência de que é pecador;
e. apontar para aquEle que a viveria integralmente.
Quem ama a Cristo guarda os seus mandamentos (João 14.23-24).

Jesus deu a Lei um novo significado, enfatizando o amor a Deus e ao próximo.

Se ao guardarmos os mandamentos damos prova de que amamos a Deus, também provamos o contrário quando não os observamos.

Ninguém pode ser salvo pelas obras da Lei, apesar disso ela é dada aos crentes.

A fé em Jesus é a chave para o cumprimento da lei.

A Lei do Espírito de Vida (Romanos 8.2).

Hoje, vivemos a Lei do Espírito de vida em Cristo Jesus. O fato de estarmos debaixo da graça não nos isenta de obedecermos aos mandamentos de Deus (Romanos 6.15). Todavia, é preciso perceber com clareza que o cumprimento da lei moral não é um mérito pessoal conquistado pelo esforço próprio, mas uma situação que surge de um coração regenerado e transformado.

As Escrituras Sagradas é a inerrante Palavra de Deus revelada ao ser humano. O Criador preservou-a de forma incontestável a sua mensagem ao longo dos séculos, o que nos traz a garantia de que podemos confiar em seu conteúdo como regra de fé e conduta, como a lâmpada para os nossos pés e luz para os nossos caminhos (Salmo 119.115).

A Lei real (Tiago 2.8).

As leis do Antigo Testamento destinadas à nação de Israel , tais como as leis sacrificiais, cerimoniais, sociais ou cívicas, já não são obrigatórias (Hebreus 10.1-4). A Lei que o crente deve cumprir se consiste nos princípios éticos e morais do Antigo Testamento (Romanos 3.31; Gálatas 5.14); bem como nos ensinamentos de Cristo e dos apóstolos (1 Coríntios 7.19; Gálatas 6.2).

A ética do Reino mencionada por Jesus no Sermão do Monte não é alcançada pelo esforço humano e, muito menos, é condição para alcançar a salvação. A única maneira pela qual a humanidade pode ser redimida é pela fé em Jesus Cristo.

A sombra dos bens futuros (Hebreus 10.1).

Pensar com prudência sobre a lei divina para os dias atuais é uma necessidade que nos pressiona, pois ela nos fornece valores e princípios eternos, sustenta nossos passos e dá em momento oportuno a garantia de felicidade perpétua.

O Evangelho isenta-nos da Lei (Gálatas 4.1-5). Mesmo depois de terem conhecido Cristo, os crentes gálatas passaram a observar o calendário de festas judaicas como se ainda fossem servos da Lei. Então, por meio de uma comparação, Paulo explicou que os que creem em Jesus são filhos de Deus e não precisam fazer coisa alguma para merecer as dádivas do Senhor, pois elas foram dadas como herança.

E.A.G.

Lições Bíblicas Jovens - Professor - Jesus e o seu Templo - Conhecendo o contexto da sociedade judaica nos tempos de Jesus, Valmir Milomen - 2º trimestre de 2015, páginas 25-31, Rio de Janeiro (CPAD).
Lições Bíblicas - Professor, Os Dez Mandamentos - Valores divinos para uma sociedade em constante mudança, Esequias Soares, 1° trimestre de 2015, páginas 90-96, Rio de Janeiro (CPAD).

Pecado: é culpa da carne ou é culpa de demônios?

Por Eliseu Antonio Gomes

Tenho ouvido no meio evangélico um debate que não tem uma firmeza de base bíblica. Uns afirmam que o ser humano peca por culpa de demônios e outros que o ser humano peca por culpa própria, inocentando o Diabo de toda responsabilidade pelo pecado cometido. No meu modo de entender, os dois lados estão certos e errados ao mesmo tempo.

Ambas as afirmações ocorrem com intensidade igual entre pentecostais e neopentecostais - não sinto segurança em dizer como os crentes reformados se posicionam sobre isso porque não tive chance de apurar.

Hoje conversei sobre este assunto com alguém. Ela me fez saber que havia conversado com outra discordando que o Diabo tinha culpa sobre o pecado e reputava o ato de pecar à natureza humana. Então lembrei a ela sobre o episódio de Eva e a serpente no jardim do Éden. Lá, o inimigo de nossas almas instigou a mulher a desobedecer ao Criador. Disse-lhe que existe a participação do Diabo e do homem na prática de pecar, há culpas mútuas.

O inimigo é chamado na Bíblia de tentador (Mateus 4.13), tem esta descrição porque tenta as pessoas a pecarem. E na Bíblia também está escrito que Deus não permite que ele lance tentação sobre o ser humano além do que o ser humano possa suportar (Tiago 1.13-15). Assim sendo, tanto o Diabo quanto o homem são culpados por ocorrências de atos pecaminosos.

O Diabo sugere o erro e quem o materializa é a pessoa tentada. Como ser humano, Jesus Cristo refutou suas investidas e é o nosso melhor exemplo nesta questão (Mateus 4.1-11). Não inocentemos o pecador contumaz dizendo que é uma vítima e nem inocentemos o Diabo, pois suas intenções malignas estão sempre em curso neste mundo, no qual ele está sempre ativo de maneira incansável, buscando oportunidades para fazer com que quem estiver andando no espírito dê vazão às obras da carne. Ver Lucas 11.34; Efésios 6.12; e 1 Pedro 5.8.

Está em pecado continuado? Reconcilie-se com Deus e dê um basta às sugestões da serpente: “Se dissermos que não temos pecado, enganamo-nos a nós mesmos, e não há verdade em nós. Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados, e nos purificar de toda a injustiça” - 1 João 1.8-9.

Vive sua vida em inimizade com alguém? Então, esforce-se e se possível restabeleça sua paz com ela o quanto antes. Perdoe quem pecou contra você porque Deus só concede perdão aos que perdoam. Confira este conselho na Bíblia: Romanos 12.18; Mateus 5.23-25; 6.12.

E.A.G.

A Bíblia e as mulheres

Por Erni Walter Seiberg

Em 8 de março, é celebrado o Dia Internacional da Mulher. Nos últimos anos, o tema mulher tem sido central na sociedade. Entre os aspectos debatidos estão os papéis desempenhados na família, no trabalho e na sociedade. A discussão desse tema também está nas igrejas. Mas, nem sempre, o debate foca na situação da própria mulher e quase nunca é citado o que a Bíblia diz sobre o assunto.

Na Bíblia Sagrada, a mulher aparece já no primeiro capítulo. Deus criou homem e mulher. Mas não é só aí, ela aparece ao longo de todo o texto bíblico. A Bíblia descreve os dramas que enfrenta, suas características especiais, seu relacionamento com Deus.

Reflita sobre alguns exemplos bíblicos de mulheres. A própria Eva de Gênesis 1, tem importância fundamental para todo o desenvolvimento da história humana. Basta ler os capítulos seguintes de Gênesis. Mas não só ela. Há outras. Sara, a esposa de Abraão, é notável. Ela é a mãe de uma grande nação. Mas também enfrentou tentação e fraquezas. Rute da exemplo de confiança em Deus e de perseverança na fé. E eu poderia citar outras do Antigo Testamento.

Quando se chega ao Novo Testamento, há outras mais. Isabel, a mãe de João Batista, é um bonito modelo de mulher temente a Deus. Maria, a mãe de Jesus, é o maior exemplo, que sendo a mãe do Salvador, ao mesmo tempo de mantém humilde. Ela dá exemplo de obediência a Deus e de vida dedicada aos propósitos do Pai Celestial.

Maria Madalena é uma pecadora, que se arrepende de sua vida e passa a seguir o Mestre. Lóide e Eunice, respectivamente, avó e mãe de Timóteo, são exemplo de educadoras. E, assim, seria possível mencionar outras que aparecem nos textos bíblicos. São mulheres reais, que viveram os dramas da vida, mas que encontraram em Deus o sentido de sua existência.

Na História da Igreja Cristã são milhares, milhões de mulheres, que não apenas creram, mas fizeram com que a mensagem do evangelho fosse passada de geração em geração. Se você olhar para as pessoas que estão em sua igreja, verá que uma grande parcela, senão a maioria dos presentes é composta por mulheres. São servas do Senhor, na maioria das vezes anônimas, mas que Deus conhece pela obra que realizam.

Mulher na Bíblia não é um tema difícil de ser encontrado. Nos últimos anos, respeitando a vontade dessas mulheres, foram criadas capas da Bíblia especialmente dedicadas a elas. Além disso, A Bíblia da Mulher, publicada pela Sociedade Bíblia do Brasil, já passou de 2 milhões de exemplares distribuídos. Muitos homens compram essa publicação para ler e aprender a entender melhor suas esposas, mães e filhas.

Diante de tudo isso, gostaria de agradecer a Deus que em sua sabedoria, como diz em Gênesis criou homem e mulher. Agradecer a Deus que, em sua graça, em Cristo, é o Salvador de homens e mulheres. Além disso, pedir a Deus que continue  concedendo à sua igreja mulheres sábias, que ajudam no desenvolvimento do seu Reino. Pedir a Deus que abençoe as mulheres, pois fazem parte do imprescindível plano providencial para a humanidade.

Erni Walter Seiberg é Secretário de Comunicação e Ação Social da Sociedade Bíblica do Brasil.
Fonte: Ceifeiros em Chamas, ano 17, nº 205, março de 2015, página 6 - Órgão Oficial CONFRADESP

domingo, 22 de março de 2015

O Evangelho Segundo Lucas

Por Eliseu Antonio Gomes

Autoria

O autor do terceiro Evangelho era claramente um escritor cuidadoso e um homem de cultura, usualmente concorda-se que deve ser identificado também como o autor de Atos, pois o prefácio de Lucas (1.1-4) é muito parecido com o de Atos 1.1, as duas obras são endereçados para Teófilo, o estilo e vocabulário favorecem a unidade de autoria, e o segundo prefácio refere-se a um livro anterior. 

A tradição concorda com o prefácio, que nos mostra que o autor não era testemunha ocular das coisas que registra, não era um dos primeiros seguidores de Jesus. e nesta posição ele fez uma pesquisa apurada de todos os acontecimentos do Mestre.

Não está grafado o nome do autor no terceiro Evangelho, porém, uma tradição antiga confere a autoria a Lucas, o médico amado, baseada nas referências de Colossenses 4.14; 2 Timóteo 4.11; e Filemon 24. Lucas não era, pelo que saibamos, um cristão de tanto destaque na igreja primitiva. O fato de um homem que não era apóstolo, sem posição de destaque que se conheça, ser universalmente considerado como tendo sido o autor, deve receber a merecida consideração.

O Fragmento Muratoriano, uma lista dos livros aceitos como parte do Novo Testamento, afirma que Lucas era gentio, nativo de Antioquia, escreveu seu Evangelho em Acaia, morreu aos 84 anos solteiro e sem filhos.

Data

A data do Evangelho de Lucas é motivo de debate entre os acadêmicos, e a questão está relacionada à sua autoria. A data mais tardia possível para a autoria do Evangelho é aproximadamente 80 d.C., uma vez que há evidências do seu uso a partir de 95, e que o livro de Ato utiliza as cartas de Paulo. Por outro lado, provavelmente o Evangelho não foi escrito antes do final dos anos 50, visto não ter sido escrito muito tempo antes do livro de Atos  (Atos 1.1), e 62 é a data do último evento registrado em Atos (a prisão domiciliar de Paulo em Roma).

Conteúdo

Lucas inicia seu Evangelho com uma declaração especial: ele mesmo havia se informado minuciosamente de tudo sobre a vida de Jesus desde o princípio. A genealogia de Cristo é rastreada desde Davi e Abraão até Adão, nosso antepassado comum, apresentando-o deste modo, como alguém da nossa raça. A obra não é uma repetição monótona de datas e ações, exibe uma fervorosa sensibilidade quanto aos detalhes pessoais íntimos, retrata Jesus como o Homem Perfeito e de grande empatia.

Seu relato é um dos mais completos e ricos em detalhes a respeito do nascimento e infância de Jesus, atrai o leitor para dentro dos eventos que ele descreve. A escrita é vívida. Narra de forma inigualável a vida do Filho de Deus, apresenta a Jesus como o Filho do Homem, o Homem Perfeito que veio salvar a todos, judeus e gentios.

Comparações com os Evangelhos de Mateus e Marcos

Quando se faz um paralelo entre Lucas e os demais Evangelhos Sinóticos observa-se a peculiaridade do vocabulário médico empregado por Lucas. Ao comparar, por exemplo, Lucas 4.38 com Mateus 8.14 e Marcos 1.30, observamos que Lucas enfatiza a natureza ou grau da febre da sogra de Pedro; ao analisar Lucas 5.12 com Mateus 8.2 e Mateus 1.40, vemos que o escritor anotou "cheio de lepra" e não apenas "um leproso"; ao confrontar Lucas 8.43 com Marcos 5.26. Somente Lucas observou que o episódio da cura do homem da mão mirrada era a mão direita que estava seca (6.6; Mateus 12.10; Marcos 3.1); e quanto a orelha decepada de Malco, foi quem assinalou que o corte ocorreu do lado direito (22.50; Mateus 26.50; Marcos 14.47).

Finalidade

1. Lucas narra a história, mas não tão-somente a história como se entende hoje em seu sentido secular e positivo, que se prende à narrativa da perspectiva humana, conta a ação de Deus entre os homens e como Ele demonstra sua soberania entre eles;
2. Escreve para esclarecer que o cristianismo tem vínculos com o judaísmo, a fé cristã possui raízes judaicas;
3. Esclarece que o cristianismo não é uma religião que veio a existir para competir com o império romano;
4. O endereçamento do Evangelho a Teófilo pressupõe que o autor tinha o objetivo de circular o livro entre pessoas cultas.

Conclusão

Sabemos que o autor do terceiro Evangelho obteve as informações sobre a vida e o ministério de Jesus entrevistando testemunhas oculares, ministros e apóstolos do Senhor e pesquisando escritos sobre Jesus. Coube a Lucas colocar a história em ordem histórica e cronológica. Assim, temos o tratado extraordinário sobre o Salvador,

Enfim, sabemos que pessoas inspiradas pelo Espírito Santo escreveram os livros da Bíblia Sagrada, e que através da instrumentalização que Deus fez de Lucas foi possível chegar até nós informações relevantes sobre os passos, pormenorizadamente.

E.A.G.

Compilação:
Bíblia de Estudo Defesa da Fé, página 1588, edição 2010, Rio de Janeiro (CPAD)
Lucas, Introdução e Comentário, Leon L. Morris, página 13, 14, reimpressão 2011, São Paulo, (Vida Nova).
Lucas - O Evangelho de Jesus, o Homem Perfeito, José Gonçalves, página 14, 16, 1ª edição 2015, Rio de Janeiro (CPAD).

Flerte, paquera, cantada agressiva


Só é possível dizer que existe flerte quando as duas partes se correspondem na intenção da aproximação. Mas, segundo o que dizem muitas mulheres, a abordagem de homens em lugares públicos não acontecesse assim, eles agem de maneira inconveniente, proferem termos vulgares e palavras cheias de segundas intenções.

E.A.G.