Pesquise sua procura

Arquivo | 14 anos de postagens

sexta-feira, 28 de fevereiro de 2014

Mas foi só isso o que eu disse?

E. Stanley Jones

Muitas vezes, quando prego por meio de tradutor, conheço o bastante da língua para entender o que eles estão dizendo. Alguns deles como que ampliam o que eu digo, tornando-o mais penetrante e significativo. Outros parecem diminuir a mensagem, reduzindo-a a uma sequência de trivialidades e lugares comuns.

Nas ocasiões em que vi minhas palavras tomarem aquela forma insípida, eu olhei para o intérprete pensando comigo mesmo: "mas foi isso o que eu disse?" e naqueles momentos como que eu senti o olhar de Cristo a relembrar-me das inúmeras vezes que eu tinha empobrecido o seu desafio, reduzindo-o a uma trivialidade desinteressante. E, Jesus, como eu, também dizia: "Mas foi só isso que eu disse?"

Fonte: Mensagem da Cruz, nº 109, página 32, 2º trimestre de 1996, Venda Nova - MG, Editora Betânia.

Um lugar de adoração no deserto

Por Eliseu Antonio Gomes

Em Êxodo 25.1-7, encontramos os preceitos para o culto dos israelitas, instruções para a construção do tabernáculo, um templo portátil de lona. O vocábulo "tabernáculo" é derivado de um radical hebraico que significa assentar-se, habitar, morar. tenda. 

Vemos em Êxodo 25 que o Senhor orienta os judeus para que o adorassem dia após dia, com a finalidade de que as verdades eternas entrassem na mente deles. Manda trazer ofertas para o tabernáculo, pois as ofertas são partes vitais da adoração. Os israelitas deveriam ofertar movidos através de coração voluntário e não por pressão. Deveriam contribuir entregando ouro, prata e bronze; estofo azul, púrpura e carmesim; linho fino; pêlos de cabra; peles de carneiro tingidas de vermelho; madeira de acácia; azeite; pedras de ônix e de engaste; e especiarias, para realizar unção e serem usadas em incensário aromático. O resultado da contribuição ultrapassou o limite necessário (Êxodo 36.5-7).

A planta do tabernáculo foi idealizada por Deus e entregue a Moisés, que seguiu à risca o projeto.

O santuário era dividido em três partes: o átrio; o lugar santo; e o lugar santo dos santos, ou santíssimo.

O átrio era um pátio descoberto, cercado de alpendres. Continha uma única entrada, para que os israelitas soubessem que a adoração deveria ser sempre separada do mundo. No espaço havia o altar de holocaustos, feito de madeira, e uma pia de bronze para o asseio do sacerdote (Êxodo 38.9-19; Salmo 65.4).

O átrio dava acesso ao lugar santo, onde estava o castiçal de ouro e uma mesa com os pães da propiciação e o altar do incenso. No local santo havia a passagem ao compartimento santo dos santos, lugar em que permanecia a arca da aliança entre duas estátuas de querubins com asas abertas, e que era permitida a presença apenas do sumo sacerdote um vez ao ano, no dia da expiação, data em que era aspergido o sangue do sacrifício sobre a tampa, que era o propiciatório da arca (Êxodo 25.31-40; Levíticos 16.14; 15; 17.11).

O tabernáculo possuía um significado espiritual para a Igreja. Era um santuário, o local onde Deus se encontrava com o seu povo e prefigurava a perfeita aproximação de Deus com a humanidade pelo sangue de Jesus.  Ali, era o local onde o Senhor concedia o perdão dos pecados aos israelitas mediante sacrifício vicário, tipificava o perfeito sacrifício  de Cristo na cruz pelos pecados da raça humana (.Êxodo 25.8;  29.45; Números 5.3; Ezequiel 43.7,9; João 1.14; Hebreus 8.1-2; 9.11-14; 10.19-20). 

Era chamado de tabernáculo do testemunho, porque estavam guardados nele a arca da aliança, o baú, que armazenava os dez mandamentos que o povo havia aceitado, lembrando aos judeus que eles deveriam manter o relacionamento da Aliança com Deus, ajudando-os a não esquecerem que precisavam viver em santidade. Além dos mandamentos, encontrava-se no interior da arca um vaso de maná e a vara florescida de Arão (Êxodo 16.22, 33, 34; Números 17.10; Hebreus 9.4).

No tabernáculo, estava a glória do Senhor dia e noite. Quando a glória do Senhor ia adiante, Israel tinha que ir junto. Assim Deus guiou os israelitas enquanto caminharam pelo deserto (Êxodo 40.36; Números 9.15, 16).

Os objetos visíveis no tabernáculo são símbolos para nos ensinar a ser o santuário de Deus, a sinalização para adorá-lo em espírito e em verdade, como Cristo nos ensinou. Jesus é o verdadeiro tabernáculo que o Senhor fez, Ele cumpriu tudo o que o tabernáculo no deserto simbolizava (Hebreus 8.2; 9.11).

Deus quer habitar entre nós, para que Ele seja o nosso Deus e para que nós sejamos o seu povo. Por "habitar" compreendamos que o propósito real de qualquer habitação é a comunhão.

E.A.G.

Compilações em:
A Bíblia Anotada e Expandida, Charles C. Ryrie, página 84, edição 2007, São Paulo (Editora Mundo Cristão).
A Bíblia Explicada, S.E. McNair, edição 1985, página 45, Rio de Janeiro (CPAD).
Bíblia de Estudo Pentecostal, páginas 156, 157, edição 1996, Rio de Janeiro (CPAD).
Bíblia Shedd; páginas 111, 112; edição 1998; São Paulo  (Edições Vida Nova).
Ensinador Cristão, 1º trimestre de 2014, página 40, Rio de Janeiro (CPAD).

quinta-feira, 27 de fevereiro de 2014

Descomplique


"O homem bom cuida bem de si mesmo, mas o cruel prejudica o seu corpo" - Provérbios 11.17.

Viver dói - a dor diz que você está vivo e pode ser feliz

Por Silmar Coelho

Assim também vós, agora, na verdade, tendes tristeza, mas outra vez vos verei, e o vosso coração se alegrará, e a vossa alegria ninguém poderá tirar" - João 16.21, 22.

"Está doendo, está doendo".

Anthony Quinn, o grande ator que fez Barrabás no cinema, interpreta um esquimó chamado Inuk, em "Sangue sobre a neve". Talvez, você não saiba, mas nada é mais importante para um esquimó do que seus cães.

Nunca emprestará os cachorros, porque ele depende dos cães para sobreviver no gelo. Sem esses animais, o esquimó não pode se locomover, caçar, pescar e/ou continuar vivo.

Durante o filme, Anthony Quin é preso por dois homens brancos e viaja em meio a um tempestade de neve. O vento sopra sem parar, trazendo lufadas de neve e atrapalhando a visão no caminho.

Inuk avisa aos homens brancos que eles estão viajando sobre o mar e que o gelo pode quebrar a qualquer momento. Pede para que os policiais permitam que Inuk os guie, já que ele conhece melhor o Ártico. De repente, o gelo se abre, um dos homens com o trenó entra na água gelada. Rapidamente, o outro policial segura as mãos do amigo para salvá-lo. Inuk grita para que ele não enfie as mãos na água congelante. O policial não escuta Inuk, coloca as mãos na água e puxa o amigo para fora. As roupas molhadas congelam imediatamente; o policial tenta arrancá-las, cortando-as com a faca.

Inuk avisa que o esforço é em vão. Em segundos, o homem está morto. Como as mãos do policial ficaram tempo demais na água gélida, Inuk, sabiamente, arranca as luvas do policial para ver o estrago. As mãos estão congeladas por causa do frio.

Sem tempo para acender uma fogueira, já que precisa aquecer as mãos do policial rapidamente para salvá-lo, Inuk corre até os cães, solta um deles e os trás para perto do policial. Pega a faca e, sem dó, enfia na barriga do cão, rasgando-a. Enfia as mãos dormentes do policial dentro da barriga do cão. Então, o sangue quente aquece as mãos do policial, salvando-o da morte certa.

O policial grita sem parar: "Está doendo, está doendo!" Inuk permite que o policial tire as mãos de dentro  do cão morto e diz: "Você não é capaz de suportar a dor?".

O policial querendo demonstrar coragem, enfia as mãos no sangue quente outra vez. Inuk afirma: "Está doendo, é a vida voltando. Só a morte não dói". O policial foi salvo.

Está doendo?

É sinal de que Deus está agindo para realizar o parto da vitória em sua vida.

A dor diz que você está vivo. Enquanto houver dor, é sinal de que o Espírito Santo ainda está agindo em sua vida. 

Pois bem, chegou a hora de dar à luz milagres! A ausência da dor significa que a morte está perto. É possível morrer sem dor, mas nada nasce sem dor. Portanto, não se desespere.

"A mulher quando está para dar à luz, sente tristeza, porque é chegada a sua hora; mas, depois de nascida a criança, já não se lembra da sua aflição, pelo prazer de ter vindo um homem ao mundo. Assim também vós agora, na verdade, tendes tristeza, mas outra vez vos verei, e o vosso coração se alegrará, e a vossa alegria ninguém poderá tirar" - João 16.21, 22.

Fonte: Renovação da Fé, ano 15, nº 58, 4º trimestre de 2013..
Silmar Coelho é escritor e pastor, doutor em liderança pela universidade Oral Roberts, Tulsa, USA.

quarta-feira, 26 de fevereiro de 2014

C. H. Spurgeon: o sermão Maravilhosa Graça

Algumas frases do sermão Amazing Grace, apresentado pelo pastor batista Charles Haddon. Spurgeon no Metropolitan Tabernacle, Newington, Londres - Inglaterra: 

“Em verdade, a Graça de Deus, como as grandes montanhas, não pode ser dimensionada! Assim como as profundezas do mar, ela nunca pode ser compreendida e, como o espaço, ela nunca pode ser medida! Ela é, como o próprio Deus, maravilhosa, incomparável, sem limites.” 

“Oh, quão docemente o Senhor guia os pecadores, primeiro a Seu Filho amado, e ordena a encontrar nEle o seu tudo em todos. Então, Ele leva o pecador ao propiciatório e Ele diz: ‘Pedi, e vos será dado, procurai e achareis’. Então, Ele leva o pecador para aquele grande livro antigo, a Bíblia, e Ele diz: ‘Leia ali e quando você lê-lo eu vou abri-lo para você. Eu vou abrir-lhe os olhos para ver os seus tesouros e maravilhas escondidas, e o guiarei em toda a Minha Verdade’. ‘Venha’, Ele diz: ‘Eu vou levá-lo mais longe. Vou guiá-lo em sua vida diária. Vou guiá-lo a respeito de como agir entre os ímpios. Sim, eu vou guiá-lo nas veredas da justiça por amor do Meu Nome’".

“O Bom Pastor vai atrás da ovelha – o segue, a acompanha, se apodera dela, a lança sobre seus ombros e a leva para casa com regozijo. Nós, hoje à noite, bendizemos essa poderosa Graça que não parou de nos procurar por nossa causa, mas nos procurou! Era como o orvalho que não espera por homens, nem se demora pelos filhos dos homens, mas vem em todas as suas alegres influências abençoadas e faz a terra feliz. Oh, poderosa graça de Deus, vêm dessa forma esta noite a esta multidão de pobres pecadores sem, “ses”, “mas”, ou condições!”

“O que é salvação? Que você acha que quero dizer com isso, a salvação das pessoas de descer ao Inferno e deixá-los viver como eles viveram antes? Nós nunca pretendemos qualquer coisa do tipo! Queremos dizer que Jesus Cristo cura as pessoas da doença do pecado, isto é, Ele lança fora o pecado, muda sua mente, renova seu coração e o faz odiar o pecado que uma vez eles amaram e os leva a buscar a santidade que uma vez que eles desprezaram! É verdade que Ele abriu uma casa para ladrões, bêbados e prostitutas - "Venha e bem-vindo" e defina a porta aberta e disse: Mas para quê? Para que, o pecador que entra trate de não mais ser um bêbado, em não mais ser um ladrão, em não mais ser impuro - para este objetivo é o culpado convidado a vir a Cristo – para que ele possa ter seu coração renovado!”

“Em seguida, o texto continua a dizer: ‘E o guiarei’. A pobre alma do homem, mesmo quando curada, não sabe para onde ir! Não há coisa mais desnorteada neste mundo do que um pobre pecador quando na primeira vez que ele é despertado. Você já foi com uma vela em um celeiro, onde há um número de aves empoleiradas? Você já as perturbou? Você não viu como elas se arremessam aqui e ali e não sabem por qual o caminho voar? A luz as confunde. Assim é quando Cristo vem para os pobres pecadores. Eles não sabem para onde ir! Eles veem um pouco, mas a própria luz os confunde. Agora, o Senhor amoroso chega e diz: ‘Eu o guiarei’". 

“Deus começa derrubando para fora nossos consolos. Ele tira o conforto que uma vez tivemos em nossa falsa paz e ele nos faz lamentar pelo pecado. Mas depois de um tempo ele restaura a consolação para nós. Que tipo de consolação? A consolação do perdão perfeito, a consolação da aceitação completa. O Pai dá um beijo quente sobre o rosto da criança e que é a consolação da Adoção. Considerando que eram herdeiros da ira, nos tornamos herdeiros do Céu, ter a consolação da esperança. Nós recebemos a consolação da comunhão diária, pois são admitidas para falar com Deus e para se aproximar dEle. A consolação do uma segurança perfeita, pois somos levados a sentir que se vivemos ou morremos, não importa, estamos seguros nos braços de Jesus!”

“(…) o Senhor está ciente da indignidade daqueles a quem Ele dá a sua Graça e é a glória desta Graça que Ele derrama sobre o absolutamente indigno. Ele sabe exatamente o que os homens são e ainda assim Ele é bondoso para com o malvado e para com os ingratos. Ele dá sua graça para aqueles que, como Manassés, e Saulo de Tarso, e o ladrão morrendo, não tem nada, senão o pecado sobre eles e merecem o Seu furor em vez de Seu amor misericordioso.”

“Ó, pecadores, não pensem, que porque viemos hoje à noite, para pregar a livre graça e morrendo de amor por vocês, proclamamos o perdão completo através do sangue de Jesus, que, portanto, Deus é conivente com o pecado! Não, Ele é um Deus irado e não tem por poupar o culpado! Tão certo como o fogo consome o restolho, assim a sua ira arde contra a maldade! E Ele a destruirá totalmente de sobre a face da terra, pois “Deus está irado com o ímpio todos os dias”. 

 “(...) se há ou não haverá ninguém salvo pelo Evangelho que eu prego não depende se eles vieram aqui querendo ou não, pois o Senhor disse: ‘O meu povo se apresentará voluntariamente no dia do meu poder’”. Existe um poder maior do que a vontade humana, qualquer que seja o poder que possa haver neste – e certamente há um grande poder – nem eu quero negar o fato. Mas há um poder maior do que a vontade do homem, de outra forma, o homem seria Deus e a vontade do homem seria Onipotência”. 

“(...) o meu propósito eterno será executado – Eu o curarei, eu o sararei. Vou deixar o mundo inteiro ver que a Graça é mais forte que o pecado e que a misericórdia eterna não pode ser cortada, até mesmo por transgressões infames”. Oh, as profundidades do amor Divino! Verdadeiramente ele é inescrutável!” 

Sermão nº 1279, “Amazing Grace” (Maravilhosa Graça), de C. H. Spurgeon, Metropolitan Tabernacle, Newington, Londres, Inglaterra.